quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Sobre o potencial construtivo e a Baixada, por Augusto Mafuz

Bastante lúcida a coluna de Augusto Mafuz na Tribuna do Paraná de hoje. Confira:

Dinheiro público

Potencial construtivo é o direito do município correspondente à capacidade construtiva das áreas vinculadas ao sistema viário. É direito só disponível pelo agente público. Vendido e aplicado na Baixada, será dinheiro público. Se o conceito decorre de lei, não precisa, portanto ser uma autoridade em administração pública ou ficar ansioso por um parecer do Tribunal de Contas para se concluir pela natureza de bem público do potencial construtivo. Esse conceito jurídico, portanto, nessa discussão sobre a garantia dada para tomar o empréstimo do BNDES para a construção da Baixada, é irrelevante.

A questão única, e relevante, é outra. Pode o dinheiro público ser na Baixada, sendo o Atlético uma pessoa de direito privado? A lei diz e os tribunais superiores confirmam, que desde que o investimento do dinheiro público repercuta em benefício do povo, é legal.

Ao fato concreto. O Brasil decidiu sediar a Copa do Mundo de 2014. Se deveria ou não, reclama a opinião pessoal, portanto, razões subjetivas. E seja qual for, está superada, pois a Copa do Mundo é irreversível. Detalhe: não foi o Atlético quem trouxe a Copa do Mundo para o Brasil.

Curitiba foi escolhida como sede. Se deveria aceitar ou não, é questão de ponto de vista pessoal de cada um, portanto subjetiva. E seja qual for a razão, está superada. Curitiba será uma das sedes. Detalhe: não foi o Atlético, quem a escolheu.

O poder público tinha dois caminhos: construir um novo estádio, o que exigiria dos seus cofres um gasto próximo de um bilhão de reais ou fazer uma parceria que iria lhe exigir apenas o equivalente a 12% por cento daquele valor? Os governantes seriam irresponsáveis e deveriam responder por improbidade, se investissem um bilhão ao invés de 130 milhões.

A Copa do Mundo é de interesse público, não é discurso político nem de atleticano. É a expresso conceito na Lei Geral da Copa. Está expresso na Lei Geral da Copa. A expressão “interesse público”, portanto, não pode ser interpretada de acordo com o interesse do intérprete, mas na literalidade da lei. Interesse público, aqui, é o que atende a vontade do povo. Detalhe: não foi o Atlético quem fez a Lei da Copa.

Como se conclui, a questão não é jurídica ou econômica, é política. Da proposição shakespeariana “restaure-se a moralidade ou nos locupletemos todos”, a opção não é a sugestão imediata, mas a condição da imoralidade.

Ao se fazer um estrondo com um eventual parecer do Tribunal de Contas é pretender manipular a opinião pública contra o Atlético. Potencial construtivo é dinheiro público, sim. Tem a mesma natureza do dinheiro que sempre serviu como mamadeira para pagar e aposentar assessores, jornalistas e políticos, e para que sejam aprovadas contas dos pobrezinhos do interior.

51 comentários:

Alan Bike disse...

Para ver que, o tão maldizido por alguns atleticanos, Mafuz tem bom senso e "muitas vezes" enxerga luz até na ambiguidade da Lei.

Rubro-negro Bocaiuva disse...

Fazia tempo que eu não lia um texto que presta do Maixfugil.

Rudolf disse...

A mesma mão que afaga é mão que estapeia.

Quase Tudo disse...

Até que enfim Mafuz!

Alexandre disse...

Li pq me disseram que o Mafuz escreveu algo que preste e não acreditei.... De fato, aconteceu....vai chover....

Anônimo disse...

Alguém pegue esse texto e esfregue na fuça daquele porco do Airton Cordeiro!!

Markera, sabadão no barrancão do janguitão..rsrsr

Anônimo disse...

Ou enfia no rabo daquele vagabundo - o único "ex-político" que já tive notícia...
E a torcida no jogo contra o ASA em Paranaguá cantou que o filho dele é maconheiro.
Enéas

Anônimo disse...

Mas falando sério, não dá para levar a sério o Mafuz - nem quando ele acerta...
Enéas

Anônimo disse...

Vai na esteira de um texto publicado no Fala a uns 5 meses...

"Quem nasceu antes: o ovo ou a galinha? O Clube Atlético Paranaense impôs a Copa ao Estado do Paraná e à Cidade de Curitiba, ou o Estado do Paraná e a Cidade de Curitiba, que estão sendo e serão enormemente beneficiados pelo Mundial, é que aceitaram os encargos por livre e espontânea vontade e, sobretudo, por serem escolhas naturais dentro da Federação?

Vamos aos fatos.

Escolhida a Sede (Brasil), deveriam ser apontadas 12 Subsedes. Assim se fez e Curitiba foi uma das escolhidas, com justiça.

Curitiba está entre as 12 maiores cidades do País sob os prismas geográfico, populacional, cultural e financeiro. Curitiba está entre as 12 maiores cidades do País no aspecto futebol. Justa a indicação do Brasil. Justa a indicação de Curitiba.


Mais em http://www.furacao.com/opiniao/fala.php?cod=23389

Anônimo disse...

Pena que em matéria de cabeça de nossos governantes somos uma bosta, onde se viu toda esta campanha contra o CAP...
Enéas

RICARDO disse...

Os atleticanos estao lambuzados ate as "zoreia" de podridao, falcatruas e corrupcao de toda essa cena hollywoodiana que se tornou o evento "Copa de 14", orquestrados pelo maior de todos os bandidos que presenciei em vida nesse estado que nos moramos.

A imoralidade que o CAP vai absorver com tudo isso, que ja era ruim, sera eterna.

Fora isso meus caros, a opcao mais coerente para resolver o estadio da Copa eh a seguinte:

Da mesma forma que "brotaram" 130milhoes de reais em potencial construtivo, poderiam ter feito "brotado" 1 bilhao, se eh isso mesmo que custa um estadio do zero, tenho certeza que eh muito menos que isso inclusive se feito com diversas parcerias.

Pois bem, problema resolvido e sendo no Pinheirao ou no Reboucas, serviria como uma excelente revitalizacao para essas areas que estao abandonadas pelo poder publico, soh nao ve quem nao quer.

Acreditem no que quiserem, mas os Governantes, os Dirigentes e os Atleticanos sairao dando risada as custas dos outros, se vc que esta lendo isso agora esta com esse sentimento vc eh mais um cidadao que nada contribui para que o mundo ao nosso redor melhore, enquanto houver interesses politicos e financeiros ante ao interesse do povo, continuaremos na merda.

Sou um cidadao apaixonado pela minha cidade. Nao sou politico mas sou politizado e nao condeno apenas essa falcatruagem do estadio e sim, todas as outras que acontecem na politica do Parana.

Botem a mao na consciencia e sem clubismo, reflitam por um mundo melhor.

Anônimo disse...

Ok, e depois "doa" para o teu coxinha cuidar...
Vai tomar no zóio do seu cú vagabundo de plantão.

Anônimo disse...

Esse Ricardo aí é um Imbecil e Babaca que de tanta dor de cotovelo, está cego de corpo, espírito e alma. Quem ama esporte e é contra Copa do Mundo vir ao Brasil não há qualificação literária, é uma escória da pior qualidade, tal como um radialista esportivo que falou, "sou contra pois o Brasil tem outras prioridades". Ora vá então cuidar de outra freguesia pois não é aqui e nunca de esporte.
O caso de Curitiba ser escolhida como uma das sedes da Copa decorre de um sonho que vem desde o século passado e não é do Atlético é da comunidade. Atlético possibilitou a realização idealizado por um homem capaz e não um mero sonhador.
Assista e admire o resultado, ou se de jogue no abismo da inveja.

Carlos Henrique disse...

Coxinhas defendendo os benefícios de um estádio novinho para a Copa no Pinheirão. "Revitalização", hahaha. Comparando com o Pinheirão, até o estádio de Manaus será mais útil.

Herança Maldita disse...

Beleza de dedução; o Atlético cedeu o Joaquim Américo para o evento máximo do esporte mundial, é imbecilidade querer que o proprietário pague pela adequação do imóvel para o interesse público.
Se potencial construtivo é público nada mais justo que o utilize para esse fim. A inveja que advém deste fato é que no fim o CAP terá um Estádio à altura de suas tradições administrativas. O Atlético mereceu pois, não deixou escapar as poucas oportunidades que surgiram.
Os adversários que empecilharem este acontecimento são os derrotistas que sucumbem na autofagia.

Rudolf disse...

Tem gente que por mais que você mostre só enxerga o que quer. Tentar convencer um coxinha invejoso e chorão de que a arena é a melhor solução é utopia.
Por isso, desnecessário esse texto do Mafuz. Mafuz é oportunista.

CAVEIRAHHH DE TOLEDO-PR disse...

Mais interessante é gastar milhões com uma Arena nova na ideia destes invejosos verdes.

O que gasta menos é a Arena. Pronto.

Deixem as galinhas morrerem de inveja e continuarem com o anel deles aberto.

Anônimo disse...

Aliás graças ao dono do Expoente, que "pensou" que estava nos ferrando mantendo o coleginho ali no anexo a Baixada e não devolvendo as bolas...
Como sempre pensam miúdo... quando pensam... e "infelizmente" não pudemos terminar a Arena nos moldes do caderno velho da Fifa...
Que pena, né?
Hahahahahaha
Titio Enéas, fechando o macarrão com vinho e indo pro Barigui

CAVEIRAHHH DE TOLEDO-PR disse...

Contra o Goiás jogamos bem e perdemos.

Hoje foi o contrário.

Ainda bem. Pq os times de time ganharam também com exceção do Goiás.

Marcão meu vilão, hoje foi o herói.

Gol importante na hora certa.

Sem querer criticar o Maranhão que anda mal, mas que sirva de lição para todos. Tem hora que chutão é necessário e jogar sério também.

Agora temos que jogar mais do que jogamos hoje para ganhar do Bragantino fora de casa.

Anônimo disse...

É a máxima do futebol: "Não existe feiura na vitória".

Anônimo disse...

"Feio é perder".

Anônimo disse...

E o Bruno Mineiro continua mostrando ao Caveira que ele não manja nada de bola, kkkkkk

Anônimo disse...

Todo mundo reconhecia que o B.Mineiro era batalhador mas que infelizmente era ruim demais, chutando geralmente fraco.
O que vale é podemos vender ele neste dezembro, por que voltar pra cá - por favor: NÃO!!
Enéas

Anônimo disse...

furacãão ê ôo atlético ooo..chupa coxarada!!!

Anônimo disse...

parabéns mafuxs txt tec e jdco foda+++sem contestação

anónimo muito louco disse...

E de novo o tal Henrique joga muito mal... E nem venha me dizer que ele "joga sem a bola, o pessoal não entende o futebol dele". Jogar sem é a pqp. Só atrapalhou o time. Maranhão falam dele, mas o lance do primeiro gol começou com ele. E de novo pedem o paulo baier e ele entra e não faz vista nenhuma... Ou melhor, ele entra e fica dando toquinhos bem curtos pra ver se no final a bola sobra pra ele dentro da área.

Anônimo disse...

PQP, anônimo muito louco, até parece que o time perdeu. O Henrique é ,sim, bom jogador. Importantíssimo taticamente pro time,OU VC ACHA QUE CONHECE MAIS QUE O NOSSO TÉCNICO SOBRE FUTEBOL??? pqp, MAS COMO TEM CARA CHATO EM NOSSA TORCIDA. Ao cara que meteu o pau aí em cima no Bruno Mineiro, fique sabendo que se considerar a média de gols ( jogos feitos : gols feitos ) o Bruno é o artilheiro do campeonato da série A. VC sabia????

Anônimo disse...

Se o time perde todos jogadores são ruins, se o time ganha a maioria dos jogadores são ruins, PQP o time está em quinto lugar e tem gente achando ainda que temos jogadores ruins, tem gente que não entende nada de futebol e ainda vem aqui da pitacos.

Anônimo disse...

15:45
Se vc quer o B.Mineiro de volta, parabéns - mas vc não deve ter ido ao estádio este ano, os gols que ele está fazendo não condizem com tudo que ele fez aqui este ano, ou é uma maré de sorte, ou foi mais uma maré de azar com a camisa do CAP, ou o cára é muito sem vergonha (que eu não acredito).
Enéas

Anônimo disse...

Ricardo vê se paga seu IPTU em dia para que a nossa ARENA seja concluida rapidamente, o seu pinga mijo vai continuar deteriorando.

CAVEIRAHHH DE TOLEDO-PR disse...

Quem está com saudade do Bruno Mineiro que leve ele para casa e dê a bunda para ele.

Anônimo disse...

Caveira, não precisa apelar, cara. Cada um , aqui, tem sua opinião. Eu por exemplo, acho que o Bruno Mineiro teria lugar( pelo menos na suplência) neste time. O cara tá jogando na Portuguesa , um time mediano da série A, e vem se destacando. Contra números não tem como lutar. Vc até parece o comentarista da Transamérica que quando pega no pé de um jogador não para mais. Bola pra frente...


Paulo André

Anônimo disse...

Tem coxa aqui de memória curta defendendo o Bruno Mineiro. Vai ver porque ele é mais bonito que o Marcão. Tem gente com memória curta e que agora idolatra o Bruno Mineiro.

Anônimo disse...

É ridículo um atleticano chamar outro atleticano de coxa só porque existem opiniões discordantes. Anônimo das 15:08, que tal argumentar de uma forma mais inteligente???

Paulo André

anónimo muito louco disse...

Pois é, o time ganhou então não importa mais o sufoco que tomamos no começo do segundo tempo. O Henrique é um lixo. Não acerta a bola nem no aquecimento. Ele é o Marcão aquecendo juntos e ele só chutando bola pra fora. Ele lembra o netinho jogando: não acerta lançamentos, tira o pé nas disputas de bola e foge quando o adversário tem o domínio de bola. Concordo com o caveira sobre o bruno mineiro, quem não conhece, que compre ele.

anónimo muito louco disse...

Ah, só mais uma coisa, o técnico só mantém o tal Henrique no time porque provavelmente o empresário dele é um cara muito bom e exige que ele jogue.

Quem estava no jogo viu a lambança que ele fez e o corredor que virou nossa direita quando o Felipe entrou.

Anônimo disse...

Tem torcedor que acha que o time tem que ganhar todos os jogos de goleadas, hoje no Brasil juntando a série "A" e "B" talvez não exista meia dúzia de craques, são esses o jogadores que estão aí e é esse o limite deles, tem que se adaptar a esse tipo de jogador que não é craque, mas está aí jogando e quem gosta de futebol é isso aí que tem no Brasil.

CAVEIRAHHH DE TOLEDO-PR disse...

Precisa de craque pra ganhar do Bragantino?

Obrigação vencer.

Anônimo disse...

Caveirah lave essa boca fedendo à mijo.

Anônimo disse...

Anonimo muito louco, primeiro aprenda um pouquinho de tática pra não vir falar merda aqui no blog. Vc e o tal caveira só falam merda.

Bruno disse...

Ao amigo anonimo aí de cima:Quem disse que precisa estudar tatica pra tecer opiniões sobre o Clube Atlético Paranaense? Deixa os caras dizerem o que quiserem, falar o que bem entendem...estamos num espaço democratico, se não gostou da merda alheia, pule para o proximo coment. É simples.

Rudolf disse...

Só digo uma coisa, vai ser foda até o fim. Menosprezar o Bragantino como fez o caveirah, não nostrará a vitoria pois cada jogo é uma historia e só serão vencidos com raça e superação.

Bruno Mineiro nos pertence mas no momento é jogador da portuguesa portanto, qualquer discussão sobre isso é irrelevante.

Srn

Anônimo disse...



Divirtam-se: dêem uma espiadinha nos coxanautas.com.br e morram de rir! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...


KKKKKKKKKKK!!!!!!!!

Do Site dos Coxinhas (Blog Confabulando):


"O Coritiba, que não era time para fugir do rebaixamento, segundo o presidente Vilson Ribeiro de Andrade, já faz as contas enquanto a torcida inicia sua série de orações e novenas na Igreja do Pérpetuo Socorro."

E Lá Tem Mais, Muito Mais dos Patetas !!!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKK

Anônimo disse...



KKKKK! MAIS UMA DOS COXINHAS (coxanautas.com.br)

"Para finalizar: vai melhorar??? Analisando fria e racionalmente, eu acho que não, embora no meu coração eu continue acreditando no renascimento do clube dentro da competição. É como usar uma máxima justa e perfeita "Ordo ab Chao" (Ordem a partir do Caos), já vimos vários exemplos disso. Como melhorar??? Bom, isso quem deve saber mais profundamente é a diretoria. Mas eu penso que, dependendo de como o processo tenha sido executado, é perfeitamente possível que os envolvidos consigam driblar as adversidades que se apresentam. Mas só se consegue sair dessa com tranquilidade, serenidade e calma. E é nos momentos de crise que a gente cresce e renasce. E que Deus nos ajude, porque toda a NAÇÃO COXA BRANCA anda tendo mais medo que o normal."

Desculpa aí galeara por postar coisas dos coxinhas,mais eles são muito, muito hilários KKKKKK !!!!!!

E BOA QUARTA A TODOS !!!!


Anônimo disse...

BRUNO, leve então o caveira pra casa. Ele, e seus comentários de merda.

Anônimo disse...

BRUNO, este aqui é um espaço democrático e não um espaço para atleticanos que reclamam de tudo, até quando o time está bem e ganhando. Entendeu agora??????????????

anónimo muito louco disse...

Colega, vamos combinar o seguinte, o dia que você for no estádio e ser o técnico, eu aceito você vir aqui dizer que fulano faz parte de uma tática, ficando plantado em campo. Ou ainda mais fácil, o dia que você estiver em campo com mais de 60 mil torcedores do seu time, a gente conversa. Respeite meus cabelos brancos e meus 30 anos de futebol. Tática... O cara não sabe o que é um meia de ligação e quer me falar em tática. E é o seguinte, não estou reclamando de bosta nenhuma, só falei que o tal Henrique é um lixo e o time seria muito melhor sem ele.

Anônimo disse...

Anônimo muito louco, vc chama o jogador de LIXO e quer respeito em troca. Acho isto ridículo. O Henrique tem sim uma importância tática pro time e ponto final. Muitos jogadores foram queimados no CAP por torcedores- entendidos-
como vc. Deixem o nosso técnico trabalhar.

BrunoBafu disse...

E enquanto isso as paquitas choram!
Agora o esgoto perera é pinga mijo e pinga lagrimas!

Hahaha

Bruno.

Anônimo disse...

quero acrescentar,por que ninguem fala nada a resepito de se tomar uma area de terra em pleno centro da cidade de Curitiba sem pagar um centavo? é propriedade federal e tem dinheiro dos impostos do povo ali na rede ferroviaria federal, tomar na mão grande é moral? .