sábado, 5 de maio de 2012

Meus Atletibas decisivos

I

O Atlético já disputou o título estadual contra o Coritiba em 12 oportunidades. Saiu campeão em sete delas. Mas, nesse aspecto, a minha geração é privilegiadíssisma. Dos anos 80 para cá, pude presenciar seis finais de campeonato contra os coxas. O Furacão venceu nada menos do que cinco delas. Isso sem contar o clássico decisivo pela Seletiva da Libertadores, em 1999.
Então, às vésperas de mais uma decisão, vou relembrar um pouco destas partidas históricas aqui no blog.
O time campeão de 1983 transformou o Couto Pereira num salão de festas.
Em 1983 eu era um piazote de nove anos. No ano anterior, eu já havia perdido a oportunidade de assistir a decisão entre Atlético x Colorado, no Couto Pereira - que terminou numa goleada de 4 a 1 que nos garantiu o título. Desta vez, não deixaria passar.

O Atlético já tinha vencido a primeira partida dos coxas por 1 a 0, gol de Joel. No segundo jogo, um empate bastava.
Era minha primeira final de campeonato. Adrenalina tomando conta geral. Era pequeno, lembro-me de pouca coisa. Como a ida ao estádio no Corcel II dos meus primos mais velhos. Da festa fenomenal feita por aquelas torcidas organizadas, das quais imediatamente virei fã: Os Fanáticos, Nação e, principalmente, a Guerrilheiros da Baixada.

Meu ídolo daquele time era o goleiro Rafael - substituto de Roberto Costa, meu ídolo anterior, que havia sido vendido para o Vasco. Mas eu curtia muito o Détti, o Ivair e o Renato Sá.

Lembro-me que, ingênuo e tolo, cantei "É isso aí" quando a torcida estava gritando "É Ivair!"...

Lembro-me do gol de Joel, de cabeça, e a explosão da massa rubro-negra.

Lembro-me do apito final e nós, de volta ao Corcel II, fazendo buzinaço pela cidade e provocando os coxinhas.

Eu mal sabia que iria comemorar tantas outras vezes um título de campeão em cima dos coxas... 1983 foi só o começo.

E você, esteve neste jogo?


* * * 

II


Os dois Atletibas finais de 1990... ah, esses foram os melhores de todos, sem dúvida.

O Atlético tinha um time razoável, com alguns remanescentes do título de 88, como Carlinhos Sabiá, Marolla, Odemílson, Cacau e Serginho. Mas fez um segundo turno péssimo, que deixou a torcida ressabiada. Para o hexagonal final, o presidente José Carlos Farinhaque trouxe um reforço de peso: Gilberto Costa, o "canhão". Além disso, o técnico Zé Duarte, o "vovô", assumiu o comando do time.
Deu resultado: o Furacão ficou em primeiro lugar e levou para a final contra os coxas a vantagem de jogar por dois empates.

Os coxinhas, por sua vez, tinham um time superior tecnicamente, principalmente na meia-cancha, que tinha nomes como Hélcio, Tostão, Serginho, além do bom ataque formado por Moreno e Pachequinho.

Não me perguntem o motivo, mas as duas partidas da decisão foram realizadas no Couto Pereira (na época, o Atlético mandava seus jogos no inacabado Pinheirão).

E, apesar de eu ter citado acima tantos craques, os protagonistas das finais foram outros - um de cada lado.

Naquela temporada, disputava a vaga no comando do ataque do rubro-negro um jogador limitado mas voluntarioso, cheio de disposição e raça. No começo do campeonato, Dirceu não era unanimidade entre a torcida. Mas ganhou a simpatia ao judiar dos coxas: em dois Atletibas na primeira fase, marcou um gol em cada um. A boa fase rendeu a ele o apelido de "Schilatti", o desconhecido atacante da Itália que desandou a marcar gols na Copa do Mundo daquele ano.
Mas seu grande momento ainda estava por vir.

Dia 1º de agosto, noite fria de quarta-feira. Os coxas dominaram a partida de cabo a rabo e venciam por 1 a 0. Mas, aos 44 minutos do segundo tempo, o imponderável acontece. O goleiro Gérson inexplicavelmente pega a bola com a mão fora da área, próximo à linha de fundo. Falta, daquelas que parecem um "mini-escanteio". Eu já havia descido as escadas do chiqueirão e me dirigia ao portão de saída, mas, ao ouvir o lance no radinho, voltei. Me amontoei com a galera ali, no primeiro anel. Engraçado, parece que a gente sabia que o gol ia sair. Não deu outra. Gilberto Costa colocou com maestria a bola na cabela de Dirceu: 1 a 1. Vantagem mantida, e o atacante já começava a ganhar um outro apelido. Era o "Carrasco dos coxas".

Enfim, chega o domingão. Os últimos 90 minutos de jogo definiriam o campeão.

Mal começa a partida, Carlinhos arranca pela direita e cruza na área. Sempre ele, o Carrasco Dirceu salta à frente e acerta em cheio a cabeçada no contrapé do goleiro: 1 a 0 para o Furacão. A partir daí, os coxas partiram com tudo pra cima e conseguiram empatar com Pachequinho. No último lance do primeiro tempo, a catástrofe. O escanteio cobrado na área do Furacão tinha como endereço certo as mãos do goleiro Marolla, na pequena área. Não é que ele se atrapalhou todo, largou a pelota nos pés do zagueiro Berg, dos coxas, que encheu o pé: 2 a 1.

A torcida rubro-negra gelou. Um gol besta desses, numa final de campeonato, na casa do adversário, poderia pôr tudo a perder.

E, de fato, no segundo tempo o Furacão pressionava de maneira estabanada, pressionado pela necessidade de marcar um gol de qualquer jeito, e esbarrava na tranqüilidade dos defensores coxas.
Até que, de repente, surge novamente ele, o imponderável.

O gol de empate do Furacão foi um gol totalmente trabalhado... pelos próprios coxas! O lance foi assim: Odemílson cobrou o lateral na área. Os zagueiros do coxa trocaram um, dois passes de cabeça e, no terceiro, o zagueiro Berg, assustado, tentou colocar a bola para escanteio. Acabou encobrindo o goleiro Gérson e fazendo o gol do título.

Nunca vi uma comemoração como aquela. Nem mesmo a gente acreditava no que tinha acontecido.
E o zagueiro Berg entrou para sempre na história... é de jogadores como esse que os coxas precisam! Berg Eterno!

Quem estava lá, sabe do que estou falando. Quem não estava, assista ao vídeo abaixo. Ele fala muito mais do que eu consegui narrar neste post.

53 comentários:

Anônimo disse...

O Rafael foi campeão brasileiro pelo Coritiba. Agora é o Chico que vai torcer pra eles...
- Não é estranho. Quando você está no meio do futebol, aprende a gostar do lugar em que você está. Tem que torcer pelos seus companheiros. Não é diferente. Vou torcer pelo Coritiba, pois têm grandes jogadores que trabalham bastante para conseguir o título.

Anônimo disse...

Agora tem coxa postando aqui? Cai fora seu viadinho de merda, seu lugar é no chiqueiro.

MIke

Anônimo disse...

Guerillheiro te mandei um e-mail olha lá.

Anônimo disse...

As paquitas agora estarão de chico e não mais menstruadas, kkkkkkkkkkkkkkk

Rudolf disse...

Precisamos reescrever a historia dos atletibas, vence-los, com garra e força. Vencer um atletiba traz muita moral.

Ainda estamos engatinhando. Vai demorar pro atletico recuperar o respeito. Graças aos ultimos anos, viramos uma especie de presa facil pros adversários. Isso precisa ser mudado. A postura tem que ser a de vencedor. Se jogar bem e fazer gols, não tem juiz no mundo que altere resultado. É preciso ser maior.

Se ganharmos esse titulo, lembraremos desse time como os caras da virada, se perdermos, Petraglia terá descumprido a primeira promessa que é a de nos dar um time vencedor no campo.

Sei que não se faz um time grande da noite pro dia mas o Atletico deve isso a sua torcida.

Srn....amanhá será superação.

Luiz Andrade disse...

É tudo ou nada.
As 18:00 hrs do próximo domingo 13, ou Carrasco será um herói ou será lembrado injustamente como mais uma invenção do Petráglia.

Eu tenho um motivo a mais para torcer que tudo dê certo. Admiro o uruguaio que quebrou aquele paradigma de que o mais importante é não tomar gol, cujo maior representante recente foi o Adilson.

Flávio Jacobsen disse...

Estive em 1983. No gol do joel rolei arquibancvada abaixo, num bolo de gente. Alegria Geral e festa na praça e no ginásio do Atlético depois.

Anônimo disse...

E pra variar o primeiro gol deles foi erregular, o bosta do Pachequinho totalmente impedido, claro que o bandeira não viu...
Titio Enéas

Anônimo disse...

Engraçado que depois de ganharmos tantas vezes lá, eles mudaram o local da torcidinha local.
Passaram a usar o espaçoe que era nosso.
Titio Enéas

Herança Maldita disse...

Não esqueçamos que o primeiro empatamos e o 2º Atlecoxa do Pet perdemos e demos-lhe de bandeja o returno. Já é hora de Pet & Cia mostrar serviço. pois estamos caindo nas provocações "programadas" pelos cocó-rôo-coxas.
Devemos-lhes o troco em grande estilo.

Anônimo disse...

Eu acho q o MCP é Mario Coxa Petralia...

Anônimo disse...

Mais uma vez o Paulo Baier não jogou bem contra os xoxas... q medo e esse, errou ate falta?????? Fora PAULO BAIER

Anônimo disse...

mEU ATLETIBA INSESQUECIVEL FOI QUANDO OS PORCO TAVAM TUDO FELIZ PELOS 2X0 MAS O HDI DE 1,50 METEU UMA CABECADA E FOI 2X1 E FOI CAIXA

Anônimo disse...

Esses anônimos que escreveram aqui, fãs do Marcos Malluceli, são como os abutres: são covardes, e só esperam um momento para dar uma bicada de carniça.

Novamente, o juiz não deu um penalty a favor do CAP, em cima do Zezinho, e não expulsou o xoxa Lincoln, que chutou o Diego Furlan no chão - por isso não teve mais condições de jogo desde os cinco do primeiro tempo. É uma vergonha essa federação de futebol do PR. Só tem bandido.

O Carrasco errou quando colocou o Renan Teixeira. Não tivemos mais força ofensiva. O Baier é craque, mas já tava cansado, devia ter saído pro Liguera ficar. O Baier meteu um golaço no último atletiba, que ninguém se esqueça disso.

Por mim, já que pela Lei não é possível dar um jeito nessa roubalheira que é arbitragem do Paraná, deviam pegar um ou dois árbitros na rua e dar uma espancada violenta, deixar morimbundo e aposentar pra sempre. Já que por bem não foi, vai por mal mesmo.

MIke

Anônimo disse...

Ficou na Saudades 22 anos,... e enquanto isso o Coritiba ja comemorou 3 títulos no caldeirão do diabo.. e está prestes a comemorar o TRI em cima do furacão.. 2010, 2011 e 2012, só o Vasco conseguiu essa proeza de perder 3 títulos consecutivos para o rival.. Onde rolava aquela música ÔÔÔÔÔÔ VICE DE NOVO... Triste !! Mas é a realidade..

Anônimo disse...

Ficou na Saudades 22 anos,... e enquanto isso o Coritiba ja comemorou 3 títulos no caldeirão do diabo.. e está prestes a comemorar o TRI em cima do furacão.. 2010, 2011 e 2012, só o Vasco conseguiu essa proeza de perder 3 títulos consecutivos para o rival.. Onde rolava aquela música ÔÔÔÔÔÔ VICE DE NOVO... Triste !! Mas é a realidade..

Anônimo disse...

Lembrando: O caldeirão do Diabo onde somos imbatíveis , e o Coxa Carimbou no primeiro atletiba e meteu 3x0

Ficou na Saudades 22 anos,... e enquanto isso o Coritiba ja comemorou 3 títulos no caldeirão do diabo.. e está prestes a comemorar o TRI em cima do furacão.. 2010, 2011 e 2012, só o Vasco conseguiu essa proeza de perder 3 títulos consecutivos para o rival.. Onde rolava aquela música ÔÔÔÔÔÔ VICE DE NOVO... Triste !! Mas é a realidade..

Anônimo disse...

Como que voces cantavam para o Neymar?

Neymar cuzão, aqui é o caldeirão?

QUAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
QUAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
QUAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

8 mil pessoas hoje?
Eu te sigo em toda parte?

Utilizam slogan de torcida Argentina... ja batido diga se de passagem poque todas as torcidas do Brasil falam isso faz tempo, e vcs esse ano em 2012.. te sigo em toda parte?

QUAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

Qual o MaIS ENGRAÇADO?
NEYMAR CUZÃO AQUI É O CALDEIRÃO?
OU TE SIGO EM TODA PARTE, 8 MIL?

quaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Ficou na Saudades 22 anos,... e enquanto isso o Coritiba ja comemorou 3 títulos no caldeirão do diabo.. e está prestes a comemorar o TRI em cima do furacão.. 2010, 2011 e 2012, só o Vasco conseguiu essa proeza de perder 3 títulos consecutivos para o rival.. Onde rolava aquela música ÔÔÔÔÔÔ VICE DE NOVO... Triste !! Mas é a realidade..

Anônimo disse...

O premiere escondeu a festa da torcida mais bonita do mundo na entrada do Furacão em campo(faz tempo que o grupo rpc faz isso)...o lixo de comentarista Militão fez de conta que não viu a agressão do imundo Lincon ao Furlan, que era expulsão direta(lembram do Manoel na baixada expulso aos 7 minutos?)disse tb que Ricardinho tinha que sair...o cara foi lá e fez o lance do 2°gol, ridícula transmissão.

Paulo Baier não desiquilibrou pro nosso lado, foi incompetente nas 2 cobranças de falta e como sempre cansou. Liguera foi melhor que nas outras partidas, falta pegada e marcação pra esses dois jogadores quando não estão com a bola( os meias tem que marcar também)Zezinho entrou no lugar de Ricardinho e jogou mais avançado, diferente de como vinha atuando, se tivesse entrado mais atrás, deixando o velho Baier mais a frente ajudaria na compactação e não deixaria os ramisters com tanta liberdade. Renan Teixeira entrou no lugar de Liguera e não arrumou a marcação, entrou mal. A zaga, que é jovem, fica desguarnecida quando tem um meio pobre, que não combate e quando tem a bola perde...lamentável.
Só não vê quem não quer...o Atlético pede pro adversário marcar o gol...ridículo.

R7

Anônimo disse...

porra, revendo melhor os gols...O goleiro tava adiantado nas duas...na hora achei que não foi falha, mas não dá pra negar em sr. Vinícius chama gol do caralho VTNC.
Precisamos de um goleirão faz tempo

R7

Anônimo disse...

mas não dá pra culpar só ele.

R7

Mylla disse...

Berg eterno!!! Meu primeiro Atletiba vai ficar pra sempre na memória.

Anônimo disse...

Bola rasteira o Vinicius não pega uma!

Luiz Andrade disse...

Concordo que não dá para culpar só o Vinicius.

Mas já que o técnico quer preservá-lo seria uma boa se ele "se contundisse" nos treinos, antes da partida contra o Cruzeiro.

Anônimo disse...

O cabaço do Bruno Costa dando chutão na bola dentro da área é pracabá tb. O culpado é o Carrasco que deixou o Paulo morto Baier em campo, com o buraco na frente da zaga, só com Deivid marcando e os demais sem posicionamento.

R7

GUSTAVO CN disse...

"Por mim, já que pela Lei não é possível dar um jeito nessa roubalheira que é arbitragem do Paraná, deviam pegar um ou dois árbitros na rua e dar uma espancada violenta, deixar morimbundo e aposentar pra sempre. Já que por bem não foi, vai por mal mesmo"
UII QUE POODLE MAIS REBELDE ESTA NA HORA DE TOMAR A VACINA CONTRA RAIVA

Luiz Andrade disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
acesso103 disse...

Bom , juiz metendo a mão como sempre, nenhuma novidade... e o treinador mais uma vez cagou no time...impressionante a incapacidade desse cara em ler o jogo, tirar o Liguera que era o nosso jogador mais ligado e efetivo no jogo e manter o Paulo Baier que ontem não jogou nada, mais uma vez retrancou a equipe (como já tinha feito contra o cruzeiro) e deu no que deu... com esse treinador fazendo merda todo jogo a segundona será mais difícil do que eu esperava!!

Parabéns aos Atleticanos que pelo menos ontem estiveram na Vila, e pros sócios filhos da puta bundas-de-veludo que moram em Curitiba e nem numa final tiveram capacidade de comparecer, VÃO TOMAR NO CÚ SEUS MERDAS!!! ABANDONEM O BARCO DE UMA VEZ O ATLÉTICO NUNCA FOI PRA VCS SEUS VERMES, SIMPATIZANTES DE MERDA!!!

Anônimo disse...

Mike
Continuamos sendo roubados como sempre, só que como vcs disseram, o Pet ia peitar essa gente e nunca mais seríamos roubados... contra a gente é vermelho direto, quando é a favor o cara "pede calma".
Tinha a promessa de time também...
Vc sabe o resto da novela, saiu o MM, entrou o Pet e absolutamente nada mudou.
Para quem tá reclamando do Carrasco, daqui a pouco volta o Givanildo que tá fazendo boa camapanha no América de minas...
Enéas

Anônimo disse...

não tem como ficar quieto.
Chega de chorar galera, tenho dúvidas se houve penalti no Zezinho mas pra eles tbm teve, e o Roman não deu nenhum cartão, não adianta ficar comparando a arbitragem do Roman com a do outro jogo. Vários jogadores nossos tbm mereceram cartão e ele não deu.
Se ficar só nessa choradeira e acreditar nessa bobagem de twitter o time vai chegar assim no domingo e vai ser massacrado.
E se não fossem as cagadas deles não teriamos feito nenhum gol, o time é fraco, e vai mostrar isso essa semana. Sem estádio e sem time e o MCP trolando na net...tá tudo ótimo. parem de ser ingenuos, tá fácil jogara responsa no juiz quando o presidente não fa a sua parte.

Anônimo disse...

MIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMI KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Herança Maldita disse...

A paciência vai-se esgotando... O pior é que estamos patinando num campeonato mais fácil do mundo deixando ficar cada vez mais para o inimigo declarado corocorô-coxa.
Vejam lá, hein?
O Cruzeiro também não é nada do que se julgava e não podemos deixar escapar a classificação para a próxima fase.
Na sequência teremos que sobrepor ao traste verde lá onde escorre o esgoto. É ficar esperto pois, os caloteiros públicos são traiçoeiros. É hastear a bandeira do Furacão nas respectivas casinholas.

Anônimo disse...

MIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIM KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Anônimo disse...

Enéas

Você realmente tem problema com o Petraglia. Não sou procurador dele, mas escreva para ao clube reclamando que ele não entrou no gramado e deu um tiro na cabeça do juiz.

Essa roubalheira na FPF é coisa antiga, na década de 60 e 70 o xoxa ganhou tudo na base do apito, e agora a palhaçada voltou. Eu apóio colocar o time sub-23 para jogar nesta merda de campeonato marmelada. O Roman apitou MUITO mau, só não vê quem assiste RPC.

MIke

Anônimo disse...

MIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMI KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Anônimo disse...

A tendência verde-mofo do GLAUCIO JOSAFAT BORDUN ficou patente ao recorrer da sentença dada no julgamento dos atletas atleticanos. Quero ver denunciar o Lincon e o Lucas Mendes por faltas violentas, além das xingações do Tcheco e pelas omissões do senhorinho Evandro Rogério Roman.

Bernardo Wolf disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcelo disse...

Tem que pegar o IP do tal MIKE aqui deste blog e encaminhar para a Polícia. Piá de prédio que se esconde atrás de um teclado. Fala tanto nas escondidas. Porque vc não vai lá e faz o que tanto fala???? Ou tem medo e só fala escondido no seu quarto?? Seu idiota!

Anônimo disse...

Não é justificativa e sim constatação...
O tal de Roman não deu nem amarelo pro tal de Lincon em dois lances: no primeiro agrediu violentamente Bruno Furlan no chão e no segundo, com o jogo já parado, continuou a jogada sem respeitar o apito...Dois lances capitais, de no mínimo um amarelo, ou até vermelho( lembram do Manoel expulso aos 7 min por uma suposta cotovelada? nessa o mesmo porco de juiz não teve dó né?)
Agora estão falando que o tal de anderson Equino estava impedido no 2° gol...o lixo de premiere sequer tinha uma camera na linha do impedimento, ou fez de conta que não viu e não reprisou o lance.
Passado isso, que o sr. Carrasco arrume esse meio de campo e mande estes caras tocarem a bola de pé em pé, se colocando e se movimentando de forma inteligente. Essa de chutão do zagueiro pro ataque é ridículo, coisa de várzea.
Joguem decentemente contra o cruzeiro.

R7

Anônimo disse...

Marcelo/Tiago

Vá a merda seu idiota. Se quer saber quem eu sou, é só marcar qualquer lugar seu retardado. Não sei o que eu escrevi que tanto mexeu com você, seu bichinha de merda!

MIke

Alan Bike disse...

Hoje, para o Clube importa o número de sócios adimplentes e os que pagam ingressos.
Os associados que pagam suas mensalidades e não vão ao jogo, são também patrimônios da Instituição e ao contrário de críticas merecem louvor.
Pior torcedor é aquele que não é associado, nem vai aos jogos e só critica.

Tiago CAP disse...

MIKE, meu nome é Tiago seu capadócio. Não me chamo Marcelo. Jamais me escondi aqui no blog. Sempre postei com meu nome.
E os cães continuam a ladrar...

Anônimo disse...

AU AU!!! CAIN CAIN CAIN!!!!!!

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

CHUPA POODLE!!

Anônimo disse...

Guerrilha,
Tem uma cadela do selinho no pedaço!

Anônimo disse...

"cadela do selinho" KKKKKKK HOHOHOHO HAHAHAHAHA HIHIHIHIHI Q engraçado

Ô INCAIVEL, vai rebolar sua bundeenha no aniversário do freguês na rua XV, vai lá bailarina, gazela saltitante. Depois podem ir pra parada, aquela que o "vereadô", que só falta o trampo por motivos de saúde, aprovou sem pensar KKKKK pra alegria dos incaiveis.

Anônimo disse...

Bichina de merda das 09:37 enquanto escreve aqui tem um Atleticano arrombando a puta da sua mãe, cadela alvinegra!!!

Tiago CAP disse...

O nível aqui já foi muito melhor. SRN

Anônimo disse...

prof.tiago capoodles incaiver cerá que dha oje pra nóiz ou nóiz vai toma de 4 de novo,eu num guento mais to arronbado!

Anônimo disse...

Olhem aí outro parlapatão verde estuprado...!

Tiago CAP disse...

Anônimo das 16:43 vc tentou ser engraçadinho? Cresce piá!!!

Tiago CAP disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
CAVEIRAHHH DE TOLEDO-PR disse...

De Aruba e com muita chuva sofri de longe nesta maiúscula classificacão de hoje.

Guerrón jogando muito.

Domingo vai ser um a um e vamos ganhar nos penaltis dos porquinhos.

Estmoa nos reestruturando. Mas precisamos de mais reforços.

Herança Maldita disse...

A raposa começou com 12, ficou com onze, deveria ter ficado com 10 mas a vossa senhoria não deixou. Se o Santos não levou nem cartão por ter agredido o Héracles explicou o porquê do Lincon continuar solto.
Mas, o que é que é isto de a arbitragem virar contra o Furacão, alguém explica?