quinta-feira, 8 de março de 2012

Dia Internacional de las Atleticanas

Dona Gessy, 80 anos, não perde um jogo do Furacão.
E simboliza, em carne, osso e paixão, todas as atleticanas do mundo.

Como explicar o fascínio pela combinação do vermelho e preto? Não se assuste, passa longe de mim a idéia de trazer alguns dos incontáveis significados e usos das duas cores, mesmo porque são também incontáveis as linhas/orientações que pretendem interpretá-las. Mas vou arriscar uma incursão pela mitologia grega, plena de sugestões de interpretação do nosso imaginário. Orfeu canta a noite, "mãe dos deuses e dos homens, origem de todas as coisas criadas", e esse preto da noite "reveste o ventre do mundo, onde, na grande escuridão geradora, opera o vermelho do fogo e do sangue, símbolo da força vital". Resultado: uma operação/combinação que envolve as entranhas...

Tal é o caso de Dona Gessy, há mais de cinqüenta anos magnetizada pelas cores rubro-negras. Ela nasceu em Guarapuava e quando casou veio morar em Curitiba - sorte das sortes, bem pertinho da Baixada. "Por influência de tudo, acho que nasci atleticana: lá no interior meu pai já era atleticano, eu adoro o vermelho e o preto e morei 32 anos perto da Baixada. Tinha um barranco, era só terra ali, mas era nossa arquibancada. A gente levava banquinho, pipoca, água e bandeira. Não perdíamos um jogo, meu marido, eu e meus três filhos, domingo era sagrado para nós".

Dona Gessy tem sete filhos, 10 netos, 10 bisnetos e, com o orgulho de uma matriarca do futebol, contabiliza: "entre 27 pessoas na família, apenas quatro coxas e um paranista". Ambas comemoramos essa "goleada" e ela continuou: "Eu tenho muiita saudade daquela Baixada. Inclusive, eu tenho as pedrinhas da Velha Baixada, guardo ali na pratileirinha do meu quarto os pedacinhos, a lembrança. Uma saudade mesmo porque ali era o amor pelo time, os jogadores jogavam por amor, pela camisa do Atlético. Hoje são poucos os que jogam assim. Mas eu continuo apaixonada pelo futebol, pelo Atlético, uma coisa que não sei explicar. Você viu, né? Meu quarto, meu banheiro, é tudo vermelho e preto".

Trecho do livro Dez atleticanas e uma fanática, de Antonia Schwinden.

63 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns a todas as mulheres e em especial a todas as Atleticanas do mundo!!!

Alguém sabe por onde anda a Cida Teixeira?! Ela por muito tempo apresentou um programa de rádio chamado "Paixão Rubro-Negra" durante a década de 80...lembro que eu ainda menino não perdia um programa...rsrsrs

Marcos

Anônimo disse...

.
Que exemplo legal esse da dona Gessy heim?
..
A Cida Teixeira era uma loira que tinha o programa 'paixão rubro negra" na rádio capital, na esquina da Saldanha Marinho com a Muricy. Nunca mais ouvi falar dela.
...

Permita-me a repetição:
às eternas viúvas:

1. Reservo-me ao direito de cobrar o Sr. Mário Petrálha apenas após o 3º ano do seu mandato. (lembram, na campanha, a promessa de título internacional?)
Por enquanto nem vô falá nada.

2. O Mafuz é tão ruim só porque não gosta do Mário Petrálha?
Quem conhece um pouco de história e do CAP não tem moral de falar desse ilustre advogado e ateticano, o Dr. Mafuz.

_____
profano. (Só respeito atleticanos anteriores à era da internet)

Herança Maldita disse...

Sou do tempo que "futebol não era para mulheres" pelo menos "decentes". Hoje não vemos como puderam prescindir da presença delas... não só em futebol, mas em todos eventos de massa!
Somos meio, as Mulheres nos completam a outra metade. Portanto:
Muito obrigado!

Anônimo disse...

Agora que o CAP está entrando no eixos, com um grupo unido, sem desunião, sem panelinhas que derrubam o técnico e fazem corpo mole no campo quando são frequentemente substituídos, eles trazem o folgado e rei das panelinhas Alan Bahia? Isso só pode ser brincadeira de mal gosto.

MIke

Bernardo Wolf disse...

AAAAAA-LAN-BAHEEEEA!!!!!

Alan Bike disse...

Aaahhahhaeeehhh! Meu xará bom de bola voltou!

Tiago CAP disse...

Se o Alan Bahia fosse folgado e formador de panelinhas, a diretoria do Goiás não estaria lutando pela sua permanencia, não é mesmo ????
Acho muito boa a volta do Bahia, principalmente pra dar mais experiência ali na meiúca do time, já que Devid e Harrison são muito jovens. SRN

Anônimo disse...

Boa é a grama do vizinho... essa é a nossa Curitiba.
Titio Enéas

Rudolf disse...

To com o Tiago. Tá faltando motivo pra galera criticar então, Alan Bahia foi a bola da vez.

Hoje a gazeta na falta de um bom motivo já que não pode criticar jogador, fala mal e zomba da metodologia usada por nosso técnico pra comandar o time.

Curioso! Porque eles não investigam esse tipo de coisa lá pelos lados dos porcos coxas.

Metro Night Club disse...

É com muita alegria e Satisfação
que nós da Metro Night Club e Café Paris damos as Boas Vindas ao nosso maior e melhor ilustre Cliente o Sr. Alan Bahia!

Esperamos que este traga seus companheiros Morro Garcia e Federico Nieto para fazermos uma Linda festa em homenagem ao retorno do Maior Desagregador Baladeiro e Paneleiro do Clube Atlético Paranaense!

Obrigado Petraglia!! Sua administração está um succeso!!

Rudolf disse...

Clap, clap, clap,clap....
Atrás de um pseudônimo é fácil criticar, ainda mais quando pelos seus verdes lados as coisas começam a pegar.
Seja bem vindo coxinha. conhecemos vc´s pelo cheiro de mijo.

Anônimo disse...

Alan Bahia mete gol...
A imprensa é o seguinte...
Saiu alguma nota sobre álcool e o motorista assassino do audi que matou o piá no barigui?
Comparem com a imprensa tirando fotode lata de cerveja num terreno baldio onde ficou o carro do acidente do Alan...
Pra burro eu não sirvo, paz sem voz é conveniência da dona gazeta.
Titio Enéas

Anônimo disse...

As CADELAS la de cima quando estão no cio, descem pra buscar macho, essas CADELAS são as famosas GILITIBAS, dentro do grupo RPC exstem várias cadelas que gostam de falar mal do CAPGIGANTE.

CAVEIRAHHH DE TOLEDO-PR disse...

Até quando insistremos com Marcinho e Bruno Errante Mineiro?

Bruno Mineiro não joga nem no time semi-amador do Rio Branco, que hoje veio sem a zaga titular e este merda não consegue fazer gol.

Se jogar assim contra Bragantino, Guarani, etc, bão sobe.

Alan Bike disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Cmo a CAVEIRAHHH DE TOLEDO-PR, 22:11?

12 de março de 2012 09:44

Luiz Andrade disse...

Na vila a cada jogo temos (eu e família) ficado em um lugares diferentes. Ainda não achei meu cantinho. Ontem ficamos nas cadeiras cobertas.

PQP. Que o povo reclame de de uma sequência de más jornadas como do Bruno Mineiro, tudo bem. Mas tem gente que sai de casa só para xingar o time. São uma espécie de Mafuzes de arquibancada. O cidadão vai ao estádio provavelmente para descarregar tudo que ele tem que aguentar do chefe, da esposa e da sogra. O detalhe é que ele poderia fazer isso, em cima do adversário ou do árbitro. Mas ele prefere passar a partida inteira xingando o time pelo qual supostamente torce. A que ponto chegamos. No meu continho na baixada não era assim. Nos anos 80 torcedores assim não demorariam muito para apanhar na arquibancada.

Anônimo disse...

Tá dificil de ver em campo Marcinhoe Bruno Mineiro. PQP será que são só os torcedores que estão vendo estes dois anadrem em campo?

Bruno Mineiro, Marcinho, Morro Garcia e Nieto tem que "vazar" o qto antes. Não adianta mais dar oportunidades pra esses pernas de pau.

Tiago CAP disse...

Será que é tão difícil comentar sobre as coisas boas mostradas pelo time ontem??? Harrison, jogando a cada dia melhor. O Baier mostrando que pode ser muito útil na volta para a primeira este ano. O Bruno Furlan mostrando muita regularidade. O Pablo jogando bem, apesar de deslocado de sua posição original. O Foguinho subindo de produção e correndo muito pelo time, etc. É... realmente dá pra falar bem do time também. Boa parte da nossa torcida (???) tá cada vez mais chata. E o pior é que acham que sabem mais de futebol do que realmente sabem.

Rudolf disse...

Gostei do Jogo. Não gostei da atuação do Bruno Mineiro e nem do Edigar Junio. Ontem definitivamente não era o dia deles mas era dia de Harrison (de novo, Baier e Marcinho.

Vamos deixar uma coisa bem clara.

Guerron, Nieto, Marcinho e Baier são jogadores do Clube atletico Paranaense. Eles tem contrato.

Ninguem está se apegando a nenhuma herança maldita não como diz Mafuz. Não existe isso de botar eles pra correr ou vazar com eles do time. São funcionários da empresa, são remunerados em dia e possuem em seus contratos clausulas que os protegem de dispensas .
Até que que apareçam propostas serão utilizados.

Só louco rasga dinheiro e come bosta então dispensar por dispensar não existe.

Anônimo disse...

Marcinho participou muito bem do jogo de ontem, cobrindo o lateral deles, criando e finalizando.
Implicância pura de quem acredita no rádio e não acredita no que está vendo no jogo, ou não tem opinião própria.
Outros jogos ele pode ter ido mal, mas ontem e contra o Operário, jogou bem.
Titio Enéas, que não acredita em crítica de véspera

CAVEIRAHHH DE TOLEDO-PR disse...

Então fazer gol é jogar bem.

O Bruno Mineiro tem 8 gols no forte campeonato estadual e não tem cacife para jogar em time de terceira divisão.

Marcinho é ex-jogador em atividade.

CAVEIRAHHH DE TOLEDO-PR disse...

Marcinho fez gol contra o Operário (2) e um ontem.

GRANDE BOSTA.

Marcou os laterais? Se no segundo tempo jogou de centroavante. Meu PFC deve ter transmitido outro jogo.

O cara é morto e só anda em campo. no fim do jogo dá umas entrevistas bonitinhas e engana uns bobinhos.

Com o salário dele dá para trazer 2 jogadores muito melhor que ele.

Rudolf disse...

Fazer gol é jogar bem sim caveirah. Se Edigar Junio fizesse os 2 que perdeu provavelmente se exigiria que ele não saísse mais do time.

A gente ganhou. Se fizessemos 10 no Rio Branco nada mudaria. Nosso objetivo maior é a volta pra primeira divisão. Um bom time tem que ser lapidado. Não se precipite caro amigo caveirah. Chegaremos na ponta dos cascos pra disputar a Bezona. Fique susse.

Anônimo disse...

Vixi! A Caveiraahhh tá no cio ou com tpm, cassete!

Anônimo disse...

Caveirah...
A TV mostra a bola, não mostra o jogador sem a bola.
Não mostrou o pique do Guerron que motivou o passe do Pablo por exemplo.
Assim como não mostrou as reações do próprio Marcinho quando o ataque perdia a bola e ele corria cercar o lateral adversário. Nada de corridinha em direção ao centro do campo.
E defesa seja feita ao Edgar... se perceberem o replay do lance em que o Baier mete a bola para o Edgar, tem o arranque que foi perfeito e infelizmente antes do chute a bola deu uma quicada mais alta que seria o normal.
E futebol é sequência, na minha ótica - para quem não jogou nenhuma inteira, é um bom começo.
Bruno Mineiro pode até ser um reserva importante, ou precisa melhorar muito.
Titio Enéas, que estava lá.

Anônimo disse...

Parodiando aquele comercial, Caveirah:
- APPPAAAARRREEEÇÇÇÇÇAAAAAAAAAAA!!

Anônimo disse...

Com Marcinho e B. Mineiro em campo ganhamos de quem? Só chutaram cachorro morto.

Quando apareceu uma zaga melhorzinha não fizeram nada.

Se realmente o que almejamos é algo mais serio então esses caras aí não poderão ser nem banco.

Se continuar teimando com B;Mineiro, Nieto, Marcinho, Foguinho, Morro Garcia e B. Costa... verão o resultado logo logo... o pior possivel.

Anônimo disse...

Quer dizer que todo jogador ruim sendo do time tem que jogar... não pode tirá-lo do time, emprestar ou mesmo tentar rescindir seu contrato... tem que atura-lo jogo a jogo... mesmo sendo um perna de pau como esses ai. Vixxxxi tem cada comentario que dá licença.

Anônimo disse...

Não gosto do Marcinho, acho que seu ciclo por aqui passou, não vejo nada que possa melhorar.

Quanto ao Morro Garcia, Nieto e Bruno Mineiro como disse um amigo meu "é queimar vela com defunto ruim".

Será que é tão dificil pra diretoria contratar um bom atacante? Faz e muito tempo que precisamos de um matador, um artilheiro, não esses que aí estão.

Pra que contratar refugos de outros times? Se não deram certos em outros times vai dá certo por aqui? Não tô entendendo essa diretoria.

SRN

A. José

Luiz Andrade disse...

A. José.

Dá para escalar um time inteiro e ainda sobra jogador, com os "refugos" do Atlético que deram certo em outros times.

O Michel Bastos chegou até a seleção brasileira.

Então te pergunto:
1) se jogador que "não dá certo" aqui, dá certo em outros times, por que não pode ocorrer o inverso?
2) A diretoria deveria trazer jogadores que estão dando certo de quais clubes? Do porte de Flamengo, Corinthians, Internacional? Ou de clubes de menor porte? Neste caso não teria que esperar o término dos estaduais? Vc sabia que o Morro estava dando mais que certo lá no clube dele?

Luiz Andrade disse...

Eu me alisto entre os que viram uma melhora no Marcinho na partida de ontem. Aliás contra o Operário ele só jogou mal no 1º tempo.

Tiago CAP disse...

O Marcinho fez um jogo tático muito importante no jogo de ontem, mas tem gente que só sabe olhar negativamente. Muito má vontade com o cara. Imaginem se estivéssemos perdendo os jogos. Aguentem os chatos de plantão. É óbvio que a diretoria sabe que novas contratações são necessárias . Porém, isto só ocorrerá após o final dos principais estaduais. SRN

Rudolf disse...

Jogador "ruim " é questão de opinião. Anoninmo das 18:34, "ruim" pra vc mas, de grande valia para o grupo na opinião de outros.

Claro que esses caras não são um primor mas não dá pra rifar todos a toda hora. Marcinho é rodado. Pode contribuir e muito. Vai trazer quem pro lugar dele ?
Nieto é caneleiro e ruim de bola mas pode entrar num jogo e meter 2 de cabeça ou ajudar na area na hora da pressão.
Veja de uma forma coletiva e não individual.

Anônimo disse...

Se me lembro bem o Michel quase não teve chance no Atletico, e o dignissimo Morro foi só tirar o "antídoto" que morreu seu futebol.

O que eu realmente quiz dizer é que na pelenga que estamos as apostas não servirão para resolver nossa situação. Precisamos sim de jogador tipo Liguera, chega hoje e joga amanhã, apostas são bem vindas quando a situação é favoravel, agora, esses que aí estão quem garante que vão dar certo? Se já rodaram meio mundo e não achou seu futebol prq iria dar certo aqui?
Outra coisa deixar pra reforçar apos o inicio da segundona é meio complicado. Não seria mais oportuno ter um bom time pra inicio de competição?

SRN

A. José

Tiago CAP disse...

O que é complicado é conseguir reforçar antes do término dos principais estaduais. SRN

Alan Bike disse...

Marcinho que eu saiba saiu daqui quando o seu futebol estava no auge, voltou melhor do que quando saiu, deu uma decaída depois que pagou ônibus para torcedores (TOF), nada se disse mas desconfio que deve ter havido um quiproquó dos diabos.

Anônimo disse...

QUEM TEM BUNDINHA DE VELUDO NÃO VAI ASSISTIR OS JOGOS DO NOSSO FURACÃO NA VILA CAPANEMA.

dscholze1979 disse...

Só pode ser sacanagem da RPCoxinha:

"Pedro Oldoni marca três e é destaque em jogo-treino
Atacante jogou pelo time sub-23 do Atlético e espera oportunidade de Juan Ramón Carrasco na equipe principal

"

Anônimo disse...

CAMPANHA: vá ao jogo para torcer pelo Atlético e xingar os jogadores adversários ou fique em casa e encha o saco da sua mãe !

Anônimo disse...

Porque não dar uma oportunidade pro P. Oldoni. Cruel é ver o B. Mineiro em campo e nada faz, até penalti ele perde.

Quem sabe ele não se dá bem. Pior que o Bruno Mineiro, Nieto e Morro Garcia sei que não é.

Herança Maldita disse...

Pelo amor de Deus, seja quem for escalado, é porque teve mérito que tem dado mais certo do que errado no método Carrasco de avaliação por notas. Portanto sem vaias. Despachar atletas de potencial sem saber nunca mais, heim?

CAVEIRAHHH DE TOLEDO-PR disse...

Pedro Oldoni é melhor que Nieto e Bruno Mineiro. Juntos.

Sotero é melhor que Marcinho.

E são da base. Sabem o que representa o Atlético para os atleticanos.

Se tá dando oportunidade para um monte de gente pq não para os dois?

Ainda espero mais uma chance para o Morro. Que também é menos pior que Nieto e Bruno Mineiro. Juntos.

Não me iludo com 8 gols no ruralito do fraquíssimo Bruno Mineiro.

Tiago CAP disse...

Assim como o Fernando Gomes e Mafuz, aqui no blog tem gente que gosta de bater sempre na mesma tecla a respeito de algum determinado jogador. É foda de aguentar sempre o mesmo papo.

Anônimo disse...

Quanto ao B.Mineiro, até concordo... mas para quem vê o jogador com e sem a bola no jogo, é nítida a evolução de participação do Marcinho em campo. Temos melhores? concordo que talvez, que se testados poderíamos ter reposição a altura. Mas uma coisa é supor e outra é constatar fisicamente.
Enéas

CAVEIRAHHH DE TOLEDO-PR disse...

Mafuz, para ajudar o orçamento atleticano, deveria ser sócio. Isto em primeiro lugar.

Ou então trabalhar de pedreiro nas obras para ajudar o orçamento.

Esse véio tá gagá.

Atleticano porra nenhuma.

acesso103 disse...

Tem gente que não encherga um palmo a frente do nariz mesmo... Bruno Mineiro está longe de ser o avante dos nossos sonhos, perde gols, perde pênaltis (nesse caso é erro do treinador que o mantém batendo, penal nunca foi pra fazer artilheiro e sim pra quem sabe bater) mas pelo menos ele cumpre uma função tática importante, faz o pivô, sabe tabelar, dá assistências, abre espaço pros demais atacantes.. Nieto não mete medo em ninguém, são tem a menor intimidade com a bola, é o típico a "natureza cuida".. Pedro Oldoni é outro do tipo a bola bate na canela e volta quadrada... e o Morro quem sabe um dia se recupere e seja útil, mas hoje ainda está distante disso, então parem de chorar porra!!!

Anônimo disse...

Acho que não é chorar, apenas trocar idéias a partir de pontos de vista diferentes.
Saudações rubronegras

CAVEIRAHHH DE TOLEDO-PR disse...

Bruno Mineiro contra a defesa reserva do rio Branco não conseguiu ganhar UMA jogada e não dominar NENHUM bola.

Isto é ser importante taticamente?

Com Marcinho e Bruno mineiro, infelizmente não há previsão de dias melhores.

Anônimo disse...

A grande verdade é que esses caras ganham uma grana preta, e como deixá-los fora do time?

A pressão deve ser grande, e daí põem essas perebas pra jogarem.

Quanto aos jovens tem mais é que dar oportunidades, agora esses velhos é perda de tempo.

acesso103 disse...

Pro tal Caveira de Toledo:

Cara desde o primeiro jogo do campeonato vc tá reclamando do Bruno Mineiro...também não o acho grande coisa, mas entre os que temos no momento é o menos ruim..ou contrata ou não tem outro!!

Tiago CAP disse...

Chamar o Marcinho de pereba é uma heresia. Podem reclamar que ele não participa do jogo, mas pereba ele nunca foi. Jogou bem os dois últimos jogos, apesar dos chatos de plantão não acharem.

CAVEIRAHHH DE TOLEDO-PR disse...

Para quem acompanha futebol sabe que o Corínthians tinha opção de compra do Marcinho quando ele surgiu e não fez a compra. O Palmeiras dispensou. O São Caetano também. Os cruzeirenses nem podem ouvir falar desta inhaca.

Aí ele vem para Curitiba, dá umas entrevistas bonitinhas (e enganadoras), dois pique em campo e pronto. Marcinho é o tipo jogador-engana-bobo.

Bruno Mineiro e Marcinho não servem para jogar no Cianorte.

Anônimo disse...

O pior de tudo é que certos torcedores e conhecedores de futebol acostumaram com a mediocridade, qualquer perna de pau já acha que é craque.

Bruno Mineiro e Marcinho se sairem do time ninguem vai notar, não faz falta nenhuma, só atrapalha.

Anônimo disse...

Do Marcinho nem falo nada, o cara parece que vive morrendo em campo, mas o Bruno M. realmente entre todos que temos é o menos ruinzinho. Se com ele tá uma merda, quando entra o Nieto aí fodeu de vez, e o Pedro oldoni a gente conhece bem, é outro Nieto versão nacional, sem falar no Morro que até agora pelo o que mostrou é também pior que o Bruno M.

Herança Maldita disse...

No momento que o Carrasco vir nota ficar baixa ele tirará seja quem for, enquanto isto temos que acreditar na montagem do time por pontos que tem-se mostrado o melhor desde 2011. Pessoal que não aceita a ação da atual diretoria uma sugestão: Entrem no twitts ou facebook e falem com o presidente. Neste momento é importante não lavarem roupas sujas em público "gratuitamente!

Luiz Andrade disse...

17:04

Eu estou acostumado desde os anos 80 em torcer para os jogadores do meu time, sejam eles o Pirata, o Fião ou quem for.

Alguns do atual elenco são ruins de doer? Sim mas continuo torcendo, pensando que no próximo lance vai dar cero o cabra vai se redimir. Entre os ruins de doer eu jamais incluiria o Marcinho, pois já vi ele fazer excelentes jornadas sendo decisivo para não cairmos em anos anteriores. O Bruno quero crer que está em uma fase ruim, a hora que entrar um, abre a porteira e entra o resto.

Em resumo, prefiro odiar os caras depois que forem embora, enquanto estiverem por aqui, procuro apoiar e o Carrasco já provou que não é daqueles que tem peixe que jamais sai do time, senão o Morro era titular absoluto.

Rudolf disse...

Estou em viagem e necas de ir na Vila mas pra minha surpresa e boa, jogo pelo Sportv amanhã. Vou pra casa de um amigo aqui em Ponta Grossa, comprar umas bera e torcer pra uma vitória. Aliás acredito nela e no potêncial desse time.

Marcinho eu já tinha comentado é um cara bom, pricipalmente pela empreitada dificil que temos esse ano.

Se Marcinho estivesse chegando agora, com status de reforço porém com o mesmo futebol, todos comemorariam.

Anônimo disse...

Que educação heim, Rudolf, botar teus tênis no encosto da minha cadeira! Está pensando que está no pinga mijo?

Herança Maldita disse...

Eu tenho duas caeiras na Arena e quero mais duas contíguas, mas não vagam. Nem por isso deixarei de ser associado.
É triste, a locomoção nas cadeiras da social do Durival de Britto. Se aquilo lotar vai ser pior que o Pinheirão, mas assim mesmo prefiro este do que o pinga-mijo.
Como é confortante torcer por um clube que tem estrutura física e financeira!
Pela nossa Arena Sagrada, não haverão sacrifícios que não compensem.

Herança Maldita disse...

Cadeiras, oó!

Tiago CAP disse...

O seu CAVEIRAHHH continua o mesmo: o dono da verdade ( a dele, é claro ).

Tiago CAP disse...

O Marcinho fez 99 gols em 42 jogos no São Caetano. Com tudo isso, ainda tem gente que fala que o cara foi dispensado de lá. hehehe