sábado, 18 de fevereiro de 2012

Torcida ou torcidas?

Volta à tona a discussão sobre a divisão de torcidas no Atletiba.
Vale lembrar que a ideia de fazer o clássico com torcida única não surgiu agora; vem sendo maturada há tempos.
Eu mesmo já cheguei a defender a ideia aqui no blog, no longínquo ano da lavra de 2007.
Em 2009, quando de quebra-pau no clássico e houve até a morte de um torcedor do Atlético, a proposta ganhou bastante força. Mas não saiu do papel.
Ano passado, enquete feita pelo site oficial do Atlético mostrava que a maior parte da torcida atleticana era a favor de clássicos com torcida única.
Agora, Petraglia resolveu tirar novamente a proposta da gaveta. E o presidente dos coxas aceitou prontamente - o que não surpreende, pois o sr. Vilson Ribeiro tenta aplicar em sua administração todos os itens da CPGCF (Cartilha Petraglista de Gerenciamento de Clubes de Futebol). Todas as ideias apregoadas por Petraglia na última década foram adotadas, totalmente ou em parte, pelo cartola verde. [ Aliás, como o Virsão gosta tanto das ideias do Pet, acho que agora era uma boa hora para que os dois clubes voltassem a discutir a cobrança pelas transmissões de rádio em seus estádios - chega de jabaculê! ]
Mas, voltando o clássico.
Desta vez parece que a torcida não recebeu tão bem a proposta - pelo menos pelo que observei nas mídias sociais como o Facebook e o Twitter.
A situação para o Atletiba de quarta-feira ainda está enrolada. Primeiro, porque o acordo entre os clubes foi feito apenas ontem (sexta-feira), antes do feriadão de Carnaval. E, segundo, porque o Ministério Público não teria autorizado sob a alegação de que a medida desrespeitaria o Estatudo do Torcedor. Sei não, pois em Minas Gerais a prática já vem sendo adotada há algumas temporadas, o que resultou numa brusca diminuição no número de incidentes e confrontos envolvendo as torcidas de Cruzeiro e Galo.
Enfim, ainda penso que a realização de clássicos com torcida única podem realmente ser uma solução contra a violência no futebol. Mas não comemoro a iniciativa, porque um Atletiba sem poder zoar com o adversário perde muito de sua graça, de seu brilho, de sua história.
Parece que, graças à intervenção do MP, os clássicos deste campeonato ainda terão as duas torcidas.
Pois que elas saibam se comportar e que os jogos transcorram sem pancadaria.
Porque, senão, a proibição dos visitantes no estádio acabará sendo a última alternativa para as autoridades tentarem botar um fim nas barbáries que têm ocorrido antes, durante e depois dos jogos.

11 comentários:

Herança Maldita disse...

O Ministério Público é um órgão federal que só intercede quando há "denúncia" não faz acusação nem pré-julga.
Portanto, quem será que protocolou o "pedido"? Parece-me coisa partido de algum torcedor.
Só que não podemos passar por cima do MP temos que acatar.

Eloi disse...

Em Belo Horizonte os clássicos entre cruzeiro e atlético/mg foi feito para torcidas únicas e provavelmente este ano continuará sendo, porque aqui não?

Anônimo disse...

É, mas o Procurador doutor Ciro, responsável pelo caso, é coxa, assim como o chefe e amigo dele, doutor Olympio, este inclusive é Conselheiro do coxa !!

Rodrigo disse...

Quando tiver um estádio pra 70 mil pessoas no mínimo, se divide o estádio e daí faz-se o tal "clássico"...faz tempo que é burrice esse negócio de torcida adversária....mando de jogo...só o mandante.

Anônimo disse...

É mais um bando de gente que alimentamos e que não serve para nada.
Se servisse nosso país não seria esta lástima sobre diversos aspectos que infelizmente é.
Querem aparecer ou agir em causa própria.
Titio Enéas

Anônimo disse...

Guerrilheiro...
Sou coxa branca e peço permissão para comentar aqui e conto com sua ajuda.
Sempre venho a este blog, comecei a vir para me divertir quando seu time está mal, ler comentários etc.., diante disso, comecei observar as matérias que você posta, apesar da rivalidade muita coisa interessante, você me parece um torcedor contra o Futebol moderno, de verdade o admiro , admiro seu blog, muitas vezes tenho raiva de algumas posts, obviamente, outras tantas apesar de Coxa é legal como você trata o blog, um verdadeiro torcedor de arquibancada, lembro de uma matéria que você fez com o cara que inventou o hino que vocês cantam para nós.. enfim, você é um cara que me parece totalmente contra o futebol moderno e por isso peço sua ajuda, Pq atletiba com uma torcida só .. é matar o Atletiba é lamentável.. vou postar um texto e quero que você comente, e saiba separar.. quando cito seu time e o que eu penso como Coxa Branca.. obviamente terá parte que você não gostará e tbm os frequentadores desse blog.. mas gostaria de sua opinião seprando isso e entrar na briga para que esse atletiba de amanhã seja o único com uma só torcida, que no Couto, vocês estejam presentes , e assim seja daqui pra frente, se não..
A Vitória de Mario Celso Petraglia:
Tudo começou em 1996 no atletiba na velha baixada que valia vaga para a final do paranaense contra o Paraná. Coritiba jogava pelo empate o ingresso custava 7 reais, e MCP colocou a torcida do Coritiba no tobogã e cobrou 40 reais, para época era um absurdo. MP entrou em ação e baixou para 20 reais . Coritba empatou em 0×0 e foi para final eliminando o time de lá.

Quando foi inaugurada a nova baixada em 1999, MCP chegou a dar entrevista falando que o Coritiba nunca jogaria no estádio deles, e que a torcida do Coritiba nunca entraria lá.

Em 2008 não deixou dar a volta olímpica após nossa conquista do título.

Agora em 2012, ele faz uma jogada de mestre, atinge seu objetivo, consegue ter atletiba com torcida única, abriu a porta para que nunca mais tenhamos atletibas com duas torcidas. Conseguiu como sempre com a ingenuidade e desconhecimento de causas dos dirigentes do Coritiba a enganar a todos e atingiu seu objetivo. Nós Coxas novamente frustrados e revoltados com a fallhas de nossos dirigentes e mais ainda, com o Poder Politico que o Time da baixada tem, que infelizmente nesse quesito, estamos muito atrás do CAP, essa é a verdade e a vitoria de MCP.

Eu como Coxa Branca entendo e sei porque MCP sempre quis isso: Pq eles sabem que nós Coritiba na bola e na camisa somos maiores que eles são nossos fregueses , e que o Coritiba sempre fará a festa no seu estádio.
É assim, é a historia não sou eu quem falo e comprovo, desde o primeiro atletiba na baixada nós vencemos … a mística Caldeirão deles vai por terra quando joga com o Coritiba, mas tendo clássicos com apenas uma torcida fica mais fácil para a mística Caldeirão empregar na cabeça das pessoas.
Dizem que o sonho de MCP é um time só na cidade..
Sem mais.
Desabafo de um Coxa P da vida.

Anônimo disse...

Engraçado que o Atletiba "da torcida única" com mando do Atlético é durante o carnaval, enquanto o dos verdes...

Arbitragem do Heber...ai ai

Mas isso tudo é chororô nosso, né?!

Em todos os jogos, ele nunca nos prejudicou deliberadamente, imagina!

E o coraçãozinho suíno batendo mais forte não, Héber?!

SRN

Ricardo

Anônimo disse...

Caros Atleticanos.. vamos levar a discussão numa boa e com respeito.. se formos entrar em chororô.. posso citar diversos motivos que vocês choram.. igualmente vocês tbm tem diversos motivos os quais nós choramos.. e não é essa minha intenção..
A intenção do meu post, é contra o futebol moderno.. qualquer um de nós torcedores, sabemos que o clássico na vila Capanema.. teria segurança sim.. que quem briga é quem procura quem faz arruaças em terminais de ônibus etc.. os Carçudo que não aguentam um tapa sozinho.. Vocês sabem disso..

Eu sou contra esse futebol moderno o qual um clássico com uma torcida só, seja no Couto, baixada aonde for.. Não tem graça um clássico sem a torcida adversaria.. Somente para o MCP.. Que já divulgou que o interesse dele é um clube na cidade, a primeira batalha ele venceu.. uma torcida só.. a segunda jamais vencerá... Mas o futebol moderno perde a graça..
E,u um saudoso torcedor que sempre curtiu cervejas, fogos de artifícios, bandeiras no estádio e a festa do povo ficam tristes.. Acho lamentável o atletiba de amanhã...
Sei que o Guerrilheiro é um torcedor antigo amante das magias da arquibancada por isso vim postar aqui..

Para quem falou que não se importa se na baixada terá Coxa ou não daqui um ano nos clássicos.. deve ser torcedor da geração Arena.. acostumado a milk-shakes no estádio.. que nunca foi a um Atletiba no pinheirão.. no Couto etc.. Nunca vivenciou a emoção de Atletibas .. seja na vitória ou na derrota... que jamais vivenciou a magia de arquibancadas.. dever ir em jogos na arena e somente contra times pequenos.. torcedor de sofá... que jamais viajou com seu time.. discípulo de MCP.. que toparia matar os 3 clubes da capital e criar um só..

Não ao futebol moderno!!!. É só isso que peço.. Espero que alguns de vocês apoiem.. com ARGUMENTOS PROPRIOS, não precisa concordar com o que falo.. Mas defendam o ATLETIBA, temos quase 100 anos de rivalidades.. Defendam o futebol.. Defendam o futebol paranaense e Curitibano...

Só isso, é pedir demais?
Sinceramente.. já é uma verdadeira merda clássico com 10% de visitante, ok, estamos acostumados.. mas sem torcida visitante.. aí sim será melhor ficar no sofá em casa porque a graça acabou...

Não tem sentimento melhor que ganhar um jogo na casa do rival.. ganhar um título então?

Tudo bem , eu sei que vocês não ganham um título na nossa casa a 23 anos, o sentimento dessa emoção em vocês está esquecido.. Mas eu duvido, duvido que todos os Atleticanos que foram na final de 1990 com o gol do Berg contra de cabeça o qual vocês ganharam o título, esqueceram aquela emoção..
Duvido se não ficou eternizado no coração de vocês.. e se seguirmos essa tendência.. nunca mais vocês poderão sentir essa emoção..

Poderiam quebra o tabu esse ano e sentir.. Pois o campeonato pode se decidir no Couto no 2º turno.. Mas parece que é o que vocês querem.. Ver futebol de longe e matar a rivalidade...

Sem mais e vamos manter a discussão sadia.

Gostaria de uma posição do Guerrilheiro

Anônimo disse...

Sobre o Heber meu caro.. na boa não quero levar a discussão para esse lado.. se não teremos inúmeros chororôs.. mas leia essa materia por favor:
http://www.coxanautas.com.br/noticias/conteudo.phtml?id=32608

E vamos manter o foco contra o futebol moderno, prometo que não postarei nada de heber aqui.. e outras coisas que vão fugir do foco da discussão...

Anônimo disse...

Sobre o Héber não tem discussão, o cara é larápio e ponto.
Sobre Atletiba? Para mim é só um jogo que alimenta os mortos vivos da vila Zumbi. Eles não têm rivalidade com São Paulo, com Corinthians, com Flamengo, Santos, Fluminense. A máxima rivalidade que possuem é contra o Guarani (acreditem, tenho conhecido ervilha que até camisa da Ponte Preta tem, além das "tradicionais de SP, SCaetano, Santos...) e contra o Botafogo (Decisão do "torneio de futebol do SBT, AHAHAHAHA).
Então, alimentar atletiba é alimentar a coisa ruim, eles morrem sem este jogo e suas tradicionais falcatruas do apito.
Titio Enéas

GUERRILHEIRO DA BAIXADA disse...

Coxa-branca respeitadô e cavalheiro e com argumentos que fazem sentido pode dar seu pitaco por aqui sim. Já defendi Atletiba com torcida única após presenciar, com esses olhos aqui, tantas barbaridades e atos de pura demência partindo de uma corja que usa os dois times pra extravasar sua própria ignorância. Mas que é totalmente sem graça, isso é. Espero que isso possa se reverter. Até porque, se o Atlético não ganhar os dois turnos, é possível ter atletibas nas finais.