sexta-feira, 1 de abril de 2011

A Vila é nossa

Meus amigos...

Domingo é dia de pegarmos o Paraná na Vila Capanema, estádio que é sinônimo de alegria para a massa rubro-negra. Não lembro os números totais, mas o domínio é amplo. Desde que o estádio da Rede Ferroviária Federal foi remodelado, por exemplo, não sabemos o que é perder: foram seis partidas, com quatro vitórias e dois empates.

No entanto, tratarei de uma passagem épica lá do início dos anos 90. Corria o ano de 1991 e a vitória era fundamental para as nossas pretensões no Paranaense. Mais ou menos como agora. A diferença estava do outro lado.

Enquanto hoje eles sofrem para fugir da humilhação suprema do rebaixamento, naquela época os paranistas estavam cheios de marra, surfando na onda do "time do ano 2000", em busca de seu primeiro título estadual diante de um oponente desacreditado.

Mas do outro lado da cancha estava a camisa Clube Atlético Paranaense., e aí o bicho pega. Pior, um conjunto bombado pela raça uruguaia de seu treinador, Sérgio Ramirez, o bugre que pôs Rivelino pra correr. "Estampa de campeão, porra!".

Azar ainda maior para eles, nos fundos do velho Durival encontrava-se a elite da galera rubro-negra. Vagabundos, desvalidos, maconheiros, embrigados, sóbrios, apaixonados em geral. Um sol incomum para novembro castigava a massa, e soma de suor, chulé, bafo de cana e fumaça de cigarrinho de artista fez surgir uma arco-íris vermelho e preto que encantou o nosso escrete.

De quebra, o velho Washington, amaciado pelo tempo, carregava a jaqueta número 9. Aí só podia mesmo dar em caixão e vela preta! E não teve jeito. Resultado final, 1 a 0 para o Furacão, num chute venenoso do eterno parceiro de Assis que a torcida atleticana coagiu o goleiro Celso Cajuru a frangar.

Mais detalhes vocês podem curtir no video abaixo, em mais um clássico da cinematografia rubro-negra, disponibilizado pela Guerrilha Produções.


22 comentários:

CAVEIRAHHH DE TOLEDO-PR disse...

Nobuakimoradamu era o juiz! Cara me lembrei deste japa.

Lembrei do Roberson o craque do Pinheiros de 88. Treinava slãso no Ginásio da baixada (era o Atlético/Sesc da Esquina) e saia do treino e via o Roberson fumando na banca de jornal da baixada, aquilo foi uma decepçao para mim ainda piá.

O jogo inesquecível para mim é aquele 4 x 0 na Vila Capanema, sou péssimo para lembrar datas, mas acho que foi em 93.

Agora chamar de nova vila é sacanagem. os cara fazem um puxadinho na favela e dão duas "demão"de tinta e pronto: Nova Vila.

O Paraná é um exemplo de má administração. Tinha tudo para reinar absoluto até hoje.

Teve até um tal de Ocimar que já presidiu este clube hoje falido eno ostracismo.

E o pior é ouvir que domingo tem clássico. Contra o Paranazinho de tantas origens nunca será clássico.

Guilherme A disse...

MAIS UMA CONTRATAÇÃO DE MERDA. Romulo. Emprestado, até o fim do ano, para testarmos, se der errado, foi mais uma naba que veio pro Atletico, dentre tantas outras. E que se der certo volta pro Cruzeiro, recuperado, sem o Atletico receber um centavo. MEEEEEU DEUS.

A partir de agora nao ia ser com dinheiro? O Pierre ja nao veio, pq sera? JOGADOR DE FUTEBOL É MOVIDO A DINHEIRO. E o salario nao deve ter sido dos melhores.

E segue a vida.

Fernando disse...

Porra cara, este teu blog é demais...cada vídeo que deixa a gente emocionado!!! Lembro que este jogo foi transmitido ao vivo pela rede OM... Abraço direto de Campo Mourão..
Fernando Magalhães

Alan Bike disse...

Pelo que me contaram o Pierre não vem por que foi desaconselhado por Danilo!

Jefferson disse...

Neste jogo a torcida deu o show, calou a boca do Paraná. Depois do gol a torcida gritava Celso Cajuru, você tomou no c.......

Eloi disse...

Se o RESERVA não vem, então iremos trazer emprestado para recuperar o RESERVA DO RESERVA, esta é a nossa diretoria que resolveu liberar o dinheiro. pqp....

ftmaestrelli disse...

Esse time de CAP de 91, mesmo sem gandes estrelas colocava o atual elenco atleticano de hoje no bolso tranquilamente!! FORA MALUCELLI INCOMPETENTES E BURRO!!! FORA O.B!!!

FORA T.O.F, MERCENÁRIOS!

RodrigoM disse...

caraca que irado esse video. tomara que domingo o time afunde de vez esse paralixo favelado do kct.

mesmo achando que o Paranaense ja era, é sempre bom manter uma esperança.

q fase lazarenta que nao passa

Black disse...

É de ficar emocionado vendo esse vídeo...!!! Saudades do tempo em que o futebol não era tão profissional como hj...

caveiradedurepoxi disse...

É IMPRESSIONANTE como alguns por aqui tem uma obsessão por Malucelli e Ocimar. SEJA QUAL FOR O POST, sobre qualquer assunto, essa turma não consegue tirar os dois da boca. Pelo jeito é só isso que importa pra eles no Atlético, nada mais (a história do clube que se exploda). Acho que eles nem passam o olho no post. Não sei não, mas isso tá com um jeitão de HOMOSSEXUALISMO REPRIMIDO.

No mais, RECORDAR É VIVER!

diogo disse...

Sensacional o vídeo e muito inspirado o texto kkkk, a galera atleticana era muito louca. Interesante como naquele tempo os dois times podiam jogar com uniformes praticamente idênticos, calções e meias brancas e camisa com predominância do vermelho, a confusão deve ter sido tanta que os favelados mudaram de camisa pro segundo tempo.

Diego Jorge disse...

O futebol era do povão!

Victor disse...

O que acontoceu com os clássicos das prelimanares? a piazada já sentia a presão da massa, enquanto a galera já esquentava biritando pro jogo principal, ewwwwww lasquera véia, saudade do povão! Não tem como não comentar, esse time do Paranázim era uma esquadra de futebol.
Aguante huracán!

Luiz Andrade disse...

Hey coxa vai tomá no...

Alan Bike disse...

Ó 100ternada coxa, errou o Blog, seu lugar é no pinga mijo!

Guilherme A disse...

Sabe cara, eu até concordo em partes com esse coxa. Quem vive de passado é museu mesmo. Eu nao gosto de ficar lembrando bons momentos do passado enquanto o presente o time está um lixo. A historia é importante, é. Mas ja foi, e nao volta. Temos que pensar do presente e futuro, principalmente essa diretoria monga.

Abraços.

Alan Bike disse...

Aí já deu para perceber que esse coxa aí não é do pinga mijo... É fake!

Capzão disse...

Adailton talismã!!!

MIke disse...

Leiam isso e tirem suas próprias conclusões:


http://pt.scribd.com/doc/52138875/petraglia

Antonio Eduardo disse...

Ah, claro, depois que "sua majestade" MCP saiu, o mundo virou de pernas pro ar...
Eu não defendo o MM, mas esses petraglistas fazem uma oposição BURRA.
Os times grandes SEMPRE tiveram rendas maiores que o CAP.
O que a "diretoria internacional" do MCP fez? Trazer o Lothar Matthäus e ser vergonha nacional?
Ah, o CT está abandonado, claro...
E outra... o MCP não brigava com ninguém, era um santo...

Tsc, tsc.
Pior são os energúmenos que acreditam nessas histórias da Carochinha...

Por enquanto vamos comemorar o tabu na Vila... pelo menos isso.

Farpa disse...

Leiam o link passado pelo Mike:

http://pt.scribd.com/doc/52138875/petraglia

Só para não restar dúvidas, eu acho o Malú um dos piores diretores dos últimos 20 anos no CAP.

Ainda assim, jamais votaria no MCP mesmo antes de ter lido isso. Agora então...

O cara se queima sozinho. Leiam e passem, pois o indivíduo não tem o menor respeito por nenhuma instituição atleticana, nem pela torcida. É impressionante a quantidade de besteira e a voracidade pelo poder.

E mais: deixa claro que é contra salários altos, ou seja, tem como meta para o futebol do clube um nível de atletas ainda mais baixo que o do elenco atual.

É isso aí, seu Mario. Já imaginou o jogo contra o Paraná sem Madson e Paulo Baier?

Julio disse...

Adailton e Adalton, qualquer semelhança não será mera coincidência!