sábado, 30 de abril de 2011

Bem que poderia ter sido como em 1970...

A partida de hoje contra o Rio Branco, em Paranaguá, poderia ser histórica.
Tivesse o Atlético disputando o título, ou pelo menos o turno, a torcida poderia reprisar o feito de 1970, quando um mar rubro-negro invadiu a cidade litorânea para ver o Furacão sagrar-se campeão paranaense diante do Seleto, o antigo e extinto clube parnanguara, na última rodada da competição.
Em 70 eu sequer era nascido, mas um áudio da narração daquela partida nos transporta mentalmente para o estádio Orlando Gomes:
"Um dia na história de um sonho. 13 de setembro de 1970, após 12 anos de sofrimento de uma torcida. Cidade de Paranaguá. Local destinado para o Clube Atlético Paranaense conquistar o título de Campeão Paranaense de Futebol. Estádio Orlando Mattos superlotado. Intensa emoção dominando as torcidas do Seleto e do Atlético."

Assim começa o compacto da jornada daquela tarde festiva. O narrador era Ayrton Cordeiro, ainda jovem. E que, pasmem, era um bom narrador. A cada grito de gol, o bordão: "Sucesso Rubro-Negro em Paranaguá!". No final da fita, aparece também o então repórter Carneiro Neto.
Mas quem rouba a cena, mesmo, é o locutor do compacto. Um desconhecido, de voz grave, pausada e elegante. Que anunciava, desta forma, o quarto gol do Furacão: "Morria a tarde, e o sonho vivia. Vamos confirmar: Toninho. O Furacão renascido no crepúsculo da batalha. A festa estava chegando. A vitória final, com mais um gol!"
Gol após gol, até este último de Toninho, aos 41 do segundo tempo, quando a torcida sofrida e angustiada, após 12 anos sem ver o Atlético conquistar um título sequer, rompe os portões do alambrado e invade o gramado euforicamente, ouvindo este áudio você sente como se estivesse lá em Paranaguá, naquela tarde, naquele estádio. E se emociona.
Até que o misterioso locutor chama para a parte final do compacto: "A emoção, as lágrimas, o supremo delírio. Clube Atlético Paranaense, campeão do estado! Bandeiras. Foguetes. (...) Atlético, a caminho do torneio Roberto Gomes Pedrosa. É dia de festa."
Ao apito final do árbitro, quando a torcida rubro-negra já cantava o tradicional "É campeão", a voz embargada e emocionada do presidente Passerino Moura toma conta do microfone. Djalma Santos dribla os repórteres e os torcedores e corre para o vestiário. Não quis dar sua camisa. Preferiu guardar a relíquia, último uniforme com o qual foi campeão em sua vitoriosa carreira. Zico, o zagueiro, é erguido nos braços da massa.
Meu amigo, se você acha que não tem mais motivos para se emocionar com o futebol, ouça este compacto.
E se emocione.
Para baixar o arquivo, clique aqui.
•••
Ah. É mesmo. Sobre o jogo de daqui a pouco.
Só servirá, mesmo, como laboratório para o técnico Adilson Batista, que não contará com os zagueiros Rafael Santos e Manoel, suspensos. Além disso, Flávio, Wagner Diniz, Kleberson, Guerrón, Adaílton e Nieto seguem em tratamento no departamento médico, além de Paulo Baier, que será poupado na partida.
A equipe titular deve entrar em campo com: Renan Rocha; Deivid, Dalton, Gabriel e Bruno Costa; Fransérgio, Róbston, Héverton e Branquinho (Jenison); Lucas e Madson.
* Com informações de um post publicado em março de 2010 e da Furacao.com.

31 comentários:

LuizCosta disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
GUERRILHEIRO DA BAIXADA disse...

porca deletada

peterson disse...

os porcos estão soltos!!!

Antonio Eduardo disse...

Que história é essa do Everton, hein?
Não acredito que o Atlético perdeu o cara pros coxas, sinceramente.

Outra coisa, acabei de ouvir pelo rádio o gol do Rio Branco. Que vergonha...

LuizCosta disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Rodrigo disse...

Esse Evérton é uma bosta pessoal...ganhamos com a não vinda desse lixo...vi ele no Inter e agora contra os porcos...Jogador de mierda. Ponto pra Diretoria.

Rubro-negro Bocaiuva disse...

LuizBosta CAP 2x1 Rio Branco.

Rubro-negro Bocaiuva disse...

3x1 luizBosta.

ae_rs disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ae_rs disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Antonio Eduardo disse...

Sério... fiz meu comentário PARA ATLETICANOS. Precisamos dedetizar esse blog, tirar umas porcas sujas que ousam aparecer por aqui.

O Atlético tem que ir atrás de um atacante BOM. De fato seria uma furada comprar esse Éverton por R$ 1,5 milhão. Com esse dinheiro dá pra investir em coisas melhores.

Rodrigo disse...

Galera, temos que constatar sobre o time e avaliar os jogadores: Madson ganhou o jogo novamente. Assim como contra os favelados, ele foi o diferencial do time. O Dalton é fraco, assim como Gabriel. Precisamos de zagueiros de alto nível pra ontem. O Robston tem estatura e físico, bom desarme, mas é lento e o Fransérgio limitado. Dois jogadores improvisados de lateral(Deivid tem vaga de volante nesse time e B.Costa se esforça, mas não sei se dá pra confiar nele na zaga, já se mostrou ser juvenil outras vezes). Branquinho não brilhou novamente no meio campo, assim como esse Heverton que até agora não vi nada. Meio campo ainda fraco, sem dar liga. No ataque, infelizmente o Lucas é fraco pessoal, não dá, eu dei baixa, tá lembrando o B.Mineiro ano passado, não consegue ganhar no corpo...sem chance. Na quarta voltam peças importantes, Rômulo e Paulinho, David na dele junto com Robston. Manoel e Rafael Santos.Paulo Baier e Madson(Branquinho).Adailton(Guerron) e Nieto.

Antonio Eduardo disse...

O Atlético precisa de uma lista de dispensa/empréstimo. Fransérgio está no primeiro lugar. É MUITO limitado, MUITO lerdo. Sinceramente, não serve nem para reserva. Quem sabe se emprestar para algum time, mostre melhor seu futebol.

Manoel é outro. Mas este é pra ser vendido. E com o dinheiro comprar um zagueiro BOM. BOM, no meu pensamento, não é aposta, atletas desconhecidos, ou de times de quinta categoria; é zagueiro que encare grandes clubes. Sai mais barato comprar UM jogador bom, do que DEZ inúteis.

Por fim, coitado do Lucas. Para não queimá-lo (casos de Alex Mineiro, Claiton, etc.), acho melhor que ele faça parte da criação do time de showbol do Atlético. Ele, o Paulo Rink, o Alberto, etc. Não dá mais. Um atacante que não faz gol nem no Rio Branco é brincadeira. E não faltaram oportunidades, não só nesse jogo.

S.R.N.

MIke disse...

Eu já comi a bunda do coxa LuizCosta. E você?

MIke disse...

O Luiz Costa é um covarde. Já falei para ele marcar hora e lugar para ver se ele fala essas merdas na minha cara, mas o bunda mole sempre foge.
Bundão que se esconde atrás de teclado é bem típico de covarde galináceo verdinho de merda.

Paulo disse...

Hahahaha! Esse Luiz é um gozador nato.

Carlos Henrique disse...

LuizDiCosta está gozado.

RodrigoM disse...

vai tomar no teu cu seu coxa de merda.
a tua inveja do CAP te faz acessar esse blog todo dia neh seu corno.

todo coxa branca nao se conforma de ver o CAP ter crescido tao rapido em tao pouco tempo...
além disso todos sabemos que vcs só sao conhecidos e tem algum exito aqui no Parana, pq a nivel de gente grande, ou seja, a nivel nacional, vcs sao SEGUNDA DIVISAO

FATO

OS COXAS PRECISARAO DE MAIS 98 anos para desfazer o MAIOR FIASCO do futebol do BRASIL UHAUHUAHUAHUHAHUA

CHUPA CENTENADA INVEJOSO OTARIO

Alan Bike disse...

É, Atleticanos, o Blog do Guerrilheiro tem virus coxa cap_four_ever há muito tempo.

Antonio Eduardo disse...

O remédio para a desinfecção do blog é ignorarmos os comentários verdes até que o Guerrilha os exclua.
Na verdade, tenho pena do Guerrilho; o melhor blog do Atlético não merece que tenham porcos sujos aparecendo por aqui.

E ah, outra coisa, vai tomar no cú (que é o que vc gosta) LuizCosta. Vai fazer outra coisa seu filho da puta. Seu time não é "o melhor do Brasil"? hahahaha. Então vá lá na suruba com teus amigos gays, e não apareça mais por aqui, seu otário, verme de internet, energúmeno que atrasa o progresso do país.

Pronto, essa é a última referência que faço à um azeitoninha. A partir de agora, é indiferença total.

S.R.N.

Fran disse...

ÔÔÔ babaca Luiz Costa, seria você uma bela melancia? Verde e branco por fora, porém por dentro vermelho e preto? Pô cara você adora esse blog que é só para atleticanos de verdade, que sabem torcer como ninguém, que tem uma maravilhosa torcida fiel. Mas se você quiser assumir ser rubro negro, chega mais que aqui tem viiiuuuuuu... hahahahah

Saudações rubro negrasssssssssss

Eloi disse...

O luizbosta diz que sai com o manoel, e agora apareceu um paulomerda que gosta chupar pau, PQP AS PAQUITAS GOSTAM DE MACHOS, estão fazendo uma concorrência com as mulheradas!!!

Rudolf disse...

Me recuso a comentar novamente nesse blog enquanto for permitido essa avacalhação. Um espaço que era sério
ficou chato. E vez de comentar sobre o atletico a a galera fica discutindo com dois atleticanos que usam pseudonimos e passam por coxas. Lamentável.

Carlos Henrique disse...

Os vileiros vão chupar a buceta da tua mãe.

Rodrigo disse...

Existe algum mecanismo que bloqueie esses porcos no blog?

Quando eu digo que é uma subraça essa do cocôtiba, que é um câncer na cidade, um lixo desprezável...

Se eu der um tiro na cara de um ser desse, perco a bala.

Lixos da cidade de Curitiba.

Rubro-negro Bocaiuva disse...

Atirei o pau nos coxa
e mandei toma no cú
coxarada filha da puta
chpa rola e da o cú
ei coxa vai toma no cú
A galera rubro-negra da porrada Bambu

Rubro-negro Bocaiuva disse...

P/ o sr luizBosta

Quem manda nessa cidade sou eu!
A Império quando me viu... correu!
Quem manda nessa cidade sou eu!
a Império quando me viu... correu!
Cercado de gambé, eu vou andando a pé
Pro ATLEtiba!
Que pira!
Se é no Pinheirão, vou ver meu Furacão,
Ninguém segura!
Eu pego a Fúria!

Uooow!
A Caveira chegou!
Uooow!
A Caveira chegou!

GUERRILHEIRO DA BAIXADA disse...

Mas você dão trela pra esses bostas? Pelamor.

Rudolf disse...

Galera assisti ao jogo do vasco e flamengo sendo que o vasco perdeu nos penaltis. Nada excepcional no time deles. Felipe só cisca, diego souza tá em má fase mas chuta bem de fora da area. Dá pra gente ganhar na arena, não com a facilidade do jogo do bahia mas, dá pra ganhar. Esse sim será um jogo de 190 minutos. Ganhar aqui é imprecindivel para nossa sobrevivência na copa do brasil

Luiz Andrade disse...

Por mim, podem liberar o Madson para faltar a um treino por semana, treinando a metade, fumando e enchendo o caneco ele joga mais que seus companheiros exceto Baier

Tiago CAP disse...

O Everton foi para os coxas porque a diretoria do CAP não deu retorno no prazo estabelecido pela diretoria do Caxias ( até o último sábado ). Esta história de que o jogador foi para o melhor clube e coisa e tal é papinho de torcedor coxa. Igual ao Everton já temos o Branquinho. Assisti uns três jogos do Everton e, sinceramente, tanto os coxas como o CAP têm jogadores da mesma qualidade, ou de melhor qualidade, do que o jogador do Caxias.