segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Tarde de protagonista

Em 2001, Adauto recebeu a estatueta de melhor jogador coadjuvante da campanha do título nacional. O negão foi o nosso Robert De Niro em O Poderoso Chefão 2, Sean Connery em Os Intocáveis, Joe Pesci em Os Bons Companheiros -- lembrando performances clássicas que renderam um Oscar por atuações secundárias na telona. Antes de Alex Mineiro chamar no Marlon Brando e roubar a cena na reta final, o atacante anotou cinco gols pela fase regular, mesmo na condição de reserva. Só golo importante.

Agora, sabe como é... chega o momento que o cara quer deixar de fazer papel de serial killer, mordomo, leão de chácara, sargento. Pois o saudoso Adauto teve a manha de pular de categoria com extrema competência. E vocês já sabem do que eu estou falando. Em 2002, contra o Grêmio, nosso próximo adversário, e no Olímpico, palco do jogo de sábado, ele foi Adau Pacino (perdão pelo trocadilho infame).

Numa onda Tony Montana, o atacante foi protagonista na semifinal da Copa Sul-Minas, responsável por três gols na sapecada de 5 a 1 aplicada pelo Furacão. Tratou os gremistas com a mesma crueldade empregada pelo personagem de Scarface na batalha contra os traficas colombianos - e sem afundar a napa no capeta ralado, como apreciava o refugiado cubano. Só na bola, para o desespero da gaúchada, reconhecida por odiar futebol.

Infelizmente, essa passagem violenta da cinegrafia do esporte não está disponível no Youtube. Mas quem teve a oportunidade de assistir a intensa e agressiva atuação de Adauto, diante dos hoje auto-denominados "imortais", jamais esquece. Lembro bem das três cenas que arrepiaram os tiozinhos da Academia da bola:

Cena 1 - "I'm Tony Montana"
Longe dos holofotes, Alex Brando Mineiro surge sagaz pela direita e cruza na confusão. Adauto entra na segunda trave e, econômico no gestual, escora de direita fazendo 2 a 1 e matando pela primeira vez o Grêmio.

Cena 2 - "Fuck"
Mais uma vez, Alex serve de escada para Adauto brilhar. O carequinha entra na área, dribla o zagueiro e toca por elevação. A bola ultrapassa o goleiro e encontra o negão, que fuzila de cabeça, executando pela segunda vez o Grêmio.

Cena 3 - "Say hello to my little friend!"
Para sacramentar a performance premiada, uma imagem sublime precede os créditos finais. Alex, humilde, lança Adauto. O que vem a seguir é inesquecível, capaz de arrancar lágrimas do mais empedernido rubro-negro. Com o pé esquerdo, o avante dá um tapa. E, com o direito, fuzila o ângulo, aniquilando pela terceira vez o Grêmio.

34 comentários:

Ciro disse...

Queria aproveitar a oportunidade para rechaçar a forma como o Alex Mineiro foi tratado. Ele é um jogador que demora para engrenar, e já estava jogando bem no CAP. Foi deixado de lado por causa da chegada do argentino que não joga nem metade do que o Alex joga. Neste ano, no seu último jogo pelo CAP, o Alex jogou MUITO contra o Santos. Hoje, estaria ajudando muito a equipe, abrindo espaços e jogando de costas para o gol, como ele sabia fazer muito bem. Depois da cagada que esta diretoria de merda fez, agora temos que aturar estes centroavantes de hoje. É complicado.

Blog do Trétis disse...

Além de toda a arte de Adauto, não nos esqueçamos de sua camiseta branca por baixo da rubro negra, contando com a frase: EU JÁ SABIA!!! hahaha

O cara foi jogar contra o Grêmio no Olímpico e colocou uma camisa escrito que já sabia.. haha Tem como não achar um cara desses FODA??

Gustavo GR disse...

Do you wanna play rough ? Ok, say hello to my little friend !!! hahahaha... grande Tony Montana. Excelentes analogias Guerrilha. Um dos meus filmes favoritos.

Cara, eu assisti esse jogo pela TV. Nao lembro muito mas acho que o Dagobambi jogou muito tambem nesse jogo nao ??? E o Gabiru tambem. Posso estar enganado, mas acho que eles jogaram muito nesse jogo tambem.

Eu tenho uma camisa com o nome do Adauto atrás. Camisa de nº 18. Sabado é dia de vesti-la. Torcer para que encarne um Adauto no Guerron, por exemplo hehehehe nem precisa ser daquela forma, que seja metade daquilo ja esta bom. Nao precisa ser um Tony Montana, que seja um Carlito Brigante, já está de bom tamanho hahahaha

Abraço
Gustavo

Anônimo disse...

Gustavo... o Dagoberto não jogou aquela partida. Já o Adriano esteve em campo sim, fez o primeiro gol, inclusive. O outro gol do Atlético foi marcado pelo Alex Mineiro, de pênalti. Sofrido por quem? Claro, Adauto.

Anônimo disse...

http://www.futebolparanaense.net/not.php?id=10177&titulo=ouca-os-gols-do-atleticopr-no-prudente--banda-b

Marcelo disse...

Como pode ? Tem uma tal de Márcia no site furacão.com ( fala atleticano ), metendo o pau em alguns jogadores ( não denonimados ) que foram vistos no batel tomando uma gelada após o jogo. Agora pergunto: Não mereceram ? quem não tomou uma gelada para comemorar Domingo ? Os jogadores nem treino tinham ontem ( segunda ), porra, até quando o time está bem, tem sempre alguém para encher o saco. PQP !!!!!!!!

Anônimo disse...

Segundo esta Márcia "Agora sei porque atacante não faz gol, sei também porque no segundo tempo alguns jogadores se arrastam em campo, não conseguem sequer voltar para ajudar os companheiros". Vou pedir licença, mas não é Bruno Caneleiro Mineiro, e sem Bruno Cachaceiro Mineiro. Seria uma pinginha mineira da boa?

Anônimo disse...

Se os jogadores saíram para comemorar no domingo eu só lamento por não terem me convidado!

Vamos parar de papo furado!

E viva ADAUTO!

CAVEIRAHHH DE TOLEDO-PR disse...

ESTE FOI UM LITERALMENTE UM FURACÃO QUE ASSOMBROU PORTO ALEGRE.

ATÉ HOJE OS GAYMISTAS SOFREM COM ESTE HUMILHAÇÃO IMPOSTA PELO ATLÉTICO.

DESTA VEZ NÃO PRECISA SER DE MUITO...

ESTAREI DE LONGE SOFRENDO E TORCENDO MUITO. REZANDO PARA QUE O HOTEL TENHA TV A CABO (SPORTV) E PASSE O JOGO...

Gustavo GR disse...

Se o time nao aguentasse correr, nao marcaria o gol aos 47 do 2º tempo. Essa Marcia nao sabe nada de bola... ontem nao teve treino. Foi folga do elenco. O jogo de Domingo foi uma batalha vencida. Nada mais justo que uma comemoraçao. Os atletas merecem. O Bruno Mineiro está correndo, está se esforçando, mas nao está numa fase boa. O Nieto, que é fraco tambem, esta melhor. Ontem nao jogou pq foi vetado. Mas nao está faltando luta e correria da parte de ninguem. A prova é a colocaçao do time nesse campeonato durissimo.

Dona Marcia, vai cuidar das suas coisas...

Anônimo Revoltado disse...

Para fazer a festa pela "derrota" do Furacão e se orgulhar de ser a ASSOMBRAÇÃO do Time, não é, fóssil COXA Caveirahhh?

Gustavo GR disse...

E o Ferreirinha fazendo gol la nos USA. Seria um belo reforço para o ano que vem... ele e o Marcinho. O Marcinho nao sei onde está... Arábia ??? Se for, vai ser foda, pois todo jogador que vai para lá, volta um CACO. Os caras nao treinam la. O cara que volta da Arábia parece que desaprende... mas enfim, seriam 2 bons reforços e quem sabe um Diego Tardelli como camisa 9 ???

Anônimo disse...

Muito bom, Guerrilha! Por esses e outros textos o blog é o melhor do Brasil de clube de futebol.

Ri muito e lembrei com saudade do nosso Adau Pacino hehehe...

peterson disse...

diego tardelli é um bom nome para o ano que vem. o ricardo oliveira dos bambis também.

peterson disse...

o ferreira volta de empréstimo no final do ano.

Anônimo disse...

O Ferreira acho que nao volta mais, o contrato dele com o Furacão encerra no final deste ano e, devido sua idade (acho que uns 32 anos), o CAP nao devera realizar um novo contrato com o mesmo. infelizmente nao veremos mais o baixinho por aqui.

Anônimo disse...

Vi no cadastro da Furacão.com Marcia Scucato, 51 anos, jornalista.

Anônimo disse...

Os gols do Adauto não estão no youtube mas os achei aqui:

http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Gremio/0,,MUL1318238-9868,00-JOGOS+NA+MEMORIA+CONFIRA+OS+MOTIVOS+DE+ORGULHO+E+VERGONHA+DOS+GREMISTAS.html

Basta clicar no "vergonha". Dá pra ter uma noção.. abraços

Anônimo disse...

Desculpem.. segue o link correto:
http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Gremio/0,,MUL1318238-9868,00-JOGOS+NA+MEMORIA+CONFIRA+OS+MOTIVOS+DE+ORGULHO+E+VERGONHA+DOS+GREMISTAS.html

Anônimo disse...

http://globoesporte.globo.com/
Esportes/Noticias/Times/Gremio/
0,,MUL1318238-9868,00-JOGOS+NA+MEMORIA+
CONFIRA+OS+MOTIVOS+DE+ORGULHO+
E+VERGONHA+DOS+GREMISTAS.html

Geca disse...

Pois é, confrades, pós feriado + chuvinha curitibana = desânimo laboral total.

Mas vamo lá, pois o Furacão na base da raça tem nos animado, principalmente na figura do grande "véi" Baier.

Minhas sinceras homenagens a Adauto. Esse jogo com o modafãquer Gaymio é digno de constar nas páginas mais importantes da história do nosso Furacão.

E nosso "CORAÇÂO VALENTE"? Com a licença do Guerrilha, desvirtuarei do post. Lembro-me da moçada que defendia ardentemente a volta do UÓXITO. Com todo respeito a esses meus confrades, discordei veementemente. A torcida do FlorMerdense hoje concordaria comigo. No link abaixo... esse bom atacante, a quem alguns denominaram ÍDOLO rubronegro com o epíteto de Coração Valente, dá a resposta ao nosso torcedor e ao clube que o trouxe de volta ao futebol:

http://esportes.terra.com.br/futebol/brasileiro/2010/noticias/0,,OI4794591-EI15406,00-Washington+confirma+desejo+de+encerrar+carreira+no+Fluminense.html

Particularmente não lamento. Que fique atrapalhando por lá, pelo menos mais uns 20 jogod sem fazer gols.

Anônimo disse...

Washington confirma desejo de encerrar carreira no Fluminense


"O Fluminense foi o clube onde me identifiquei." (Washington)

CAVEIRAHHH DE TOLEDO-PR disse...

DEPOIS DESSA PREFIRO APOIAR O BRUNO MINEIRO DO QUE WASHINGTON. ATÉ PQ É MAIS BARATO... E AMBOS NÃO MARCAM GOLS HÁ TEMPOS...

ADAUTO VIVERÁ ETERNAMENTE.

ESTE 5X1 NA SEMIFINAL DA SUL-MINAS EM 2001 FOI UMAS DAS MAIORES ALEGRIAS DA MINHA VIDA.

ESTUDAVA EM UMUARAMA E NA FRENTE DO PRÉDIO ONDE MORARA TINHA UM MONTE DE GAYMISTAS (CERCA DE UNS 15 REUNIDOS ASSISTINDO O SHOW).

CASA GOL DO FURACÃO ERA UM GRITO NA JANELA E DÁ-LHE BANDEIRA TREMULADA.

E OS GAYMISTAS MURCHINHOS...

QUE O TIME JOGUE COM A MESMA RAÇA E SEM MEDO.

Anônimo Revoltado disse...

Baixa essa ABTENA, caveirahhh COXA FDP!

Anônimo disse...

valeu guerrilheiro. bom lembrar desse jogo. melhor hora impossível. abraço.

Anônimo disse...

o washigton que vá encerrar a carreira na pqp!!!

Anônimo disse...

o washigton está é querendo ter unimed pelo resto da vida....hahahah

Anônimo disse...

Então moçada, de volta no Brasil, mais precisamente fazendo hora em Guarulhos...
Ontem almoçamos em Londres, um restaurante de parede vidro, de repente um motoqueiro fazendo gestos no semáforo fechado do lado de fora, hehehe.
Bate no capacete e mostra o adesivo do CAP no cocoruto, faz 4 com a mão, e eu com o manto sagrado e cachecol, só alegria, que apareça por aqui aquele figura!!
Minha conclusão: não é o mundo que é pequeno, é o CAP que é grande!!!!!
Titio Enéas

Anônimo disse...

Concordo. Não é o mundo que é pequeno, é o CAP que é grande! E o Enéas que é chato pra cacete!!!!

Anônimo disse...

O tio é fácil de entender, sofre de psicose delirante crônica.

NetSauro disse...

"...e sem afundar a napa no capeta ralado"

auauahhshahaaaaaaaaaaa ahahahaaaaaaa to chorando de rir


aaaaaaaaaaaaahahahaaaaaaaaaaa

Vocês se lembram como o Tite ficou mordido qdo o Adauto levantou o manto sagrado e a camisa de baixo dizia: "Eu já sabia"

k k k o Tite ficou macho k k k

Anônimo disse...

Quer que mande as fotos, caro anônimo??
Titio Enéas

Gustavo GR disse...

Ttio, nao precisa mandar fotos nao. É que voce dá detalhes desnecessarios nos seus comentarios. Na boa, sem ofensa. Nao me entenda mal. Mas é que voce cita coisas realmente desnecessarias. Tudo bem que no seu trabalho voce precisa viajar bastante e realmente é tesao conhecer outros lugares do mundo, mas na boa, beira o ridiculo, para nao dizer petulancia as vezes, ficar citando que está em tal lugar numa hora, tal lugar em outra hora. Eu ja morei na Alemanha, na Espanha, nos USA, vou direto para a Argentina e nem por isso fico citando isso toda hora. Mas na boa, nao me leve a mal.

Fica 1 abraço

Gustavo

Anônimo disse...

Nada a ver Gustavo, isso é um blog e serve justamente para trocarmos idéias, experiências e fatos curiosos como este motoqueiro rubronegro na Inglaterra.
Se presenciar algum fato engraçado ou peculiar como este, manda aí que serei o primeiro a fazer questão de ler.
Você deve saber como é ruim ficar alijado de poder acompanhar o furacão de perto, e o sentimento é realmente de procurar estar por dentro das notícias, comentários, etc.
Grande abraço
Titio Enéas, torcendo pelo Furacão onde foi e onde for