domingo, 28 de novembro de 2010

O velho e bom Cartola, nosso legítimo mascote

Em maio noticiou-se que o Atlético faria uma pesquisa entre os torcedores para a escolha de seu novo mascote. Segundo o site Máquina do Esporte divulgou à época, o cartunista Ziraldo desenharia e a galera escolheria entre o Cartola e o Furacão.
Bem, passou o tempo e, finalmente, o Atlético abriu uma votação para a escolha de seu novo mascote oficial. São três opções, cujos autores não foram divulgados, e que reestilizam o velho Cartola.
Apenas os sócios podem escolher, por meio do site oficial, entre um dos três personagens:

O primeiro é um cartola modernoso, meio sinistro; o segundo, um estranho cartola com corpo de Furacão e rosto de personagem de desenho infantil; já o terceiro é um cartola queixudo e metido a fortão, que faz questão de fazer poses e mostrar seus musculosos braços, desproporcionais em relação ao tamanho do corpo.
Honestamente.
Não dá.
Por mais boa vontade que se tenha, nenhum dos três tem qualquer possibilidade de representar oficialmente o Clube Atlético Paranaense. São desenhos sem qualquer relação com as tradições do Furacão, exceto pelo fato de terem uma cartola na cabeça; versões modernosas para um clássico. Ilustrações para alguma ação específica, até vá lá. Mas mascote oficial, nem a pau. Mascote oficial, senhores do marketing, é esse aí ó:

O Cartolinha, o eterno
mascote oficial do CAP.

O mínimo que poderiam ter feito era colocar o tradicional Cartolinha entre as opções. Simplesmente excluí-lo é atitude lamentável.
Espero que os sócios tenham bom senso e rejeitem essa votação.
Ao invés de votar, mandei um e-mail ao clube pedindo que o Cartola tradicional seja oficializado como mascote. Para fazer o mesmo, clique aqui.
O Atlético tem suas tradições. Modernizar o clube não significa atirá-las no lixo.
•••
PS: Dessa história toda, o marketing clube deu pelo menos uma bola dentro. Além do mascote oficial, o Atlético terá outro, voltado para o público infantil: o Furacãozinho. E esse ficou bem bacana, dentro do propósito a que se propõe:

O Furacãozinho, novo mascote do clube voltado para as crianças.

47 comentários:

Anônimo disse...

Atlético = Furacão , cartola já era nunca foi (cartola é fluminense) tem que colocar este furacão de mascote ou aprimorá-lo e ponto final., atlético é furacão!!!

Anônimo disse...

Sei que o cartola é histórico, mas não condiz mais com a identidade da maior e mais popular torcida do paraná. Creio que se deveria criar um mascote que representasse a vibração e a paixão do povo rubro-negro e a sua íntima ligação com a baixada.

Anônimo disse...

Always Hurricane!!
O do meio une o Furacão ao Cartola, mas o Furacãozinho na minha opinião é o mais legal.
Titio Enéas

Anônimo disse...

Concordo com os camaradas que acham o cartolinha superado. Deixemos ele para o nosso museu. Lá ele será bem lembrado. Mas, independentemente disso, as três opções estão horrorosas. Sério, desenhos completamente amadores. Tem que dar pra alguém que manje MESMO do assunto. Não se economiza na marca do clube.

E o Furacãozinho também. A ideia é boa. Mas a execução foi TENEBROSA. O que é aquele boné na cabeça dele, completamente fora do prumo? O escudo também tá fora do desenho. O cara recortou o símbolo e colou no boné. Parece que eu que fiz isso aí.

Anônimo disse...

Em relação a escolha do novo mascote mandei um e-mail para o clube demonstrando minha insatisfação com as opções a escolher, deveríam no mínimo ter incluído como opção o nosso velho e tradicional mascote e não excluí-lo definitivamente.

At.

Side

Anônimo disse...

eu votei no primeiro!

Não vai deixar de ser cartola e vai ser muito mais estiloso. não somente uma cópia com outras cores de um outro mascote que tem por aí

mascote é pras crianças, tem que ser desenho infantil mesmo...

o furacãozinho ficou meio tosco, concordo com quem disse ai anteriormente... mas é só tirar esse boné esquisito daí.

quando mudaram o escudo foi a mesma falação, mas hoje não vejo o Atlético com aquele escudo parecido com o do fla... ficou pra história mesmo.

Anônimo disse...

cartola é coisa antiga , desta vez tenho que discordar totalmente do dono do blog, o furacão é nosso legitimo símboro conhecido no brasil todo , agora cartola vários times tem

Anônimo disse...

cartola é coisa antiga , desta vez tenho que discordar totalmente do dono do blog, o furacão é nosso legitimo símboro conhecido no brasil todo , agora cartola vários times tem

Anônimo disse...

cartola é coisa antiga , desta vez tenho que discordar totalmente do dono do blog, o furacão é nosso legitimo símboro conhecido no brasil todo , agora cartola vários times tem

Hélio Rubens Godoy disse...

Também acho que precisamos renovar a imagem do mascote, nos últimos quinze anos o Clube passou por uma grande renovação, em muitas áreas houve mudanças, dar um upgrade no mascote está em consonância com este processo.

Particularmente, votei no primeiro, acho que é o que está mais adequado ao que a molecada de hoje e de amanhã possui como referência. Com o macote maismoderno acho até que dá para desenvolver um game com ele e ter mais uma fonte de receita.

SRN

Anônimo disse...

CONCORDO COM A RENOVAÇÃO NO MASCOTE, MAS PARA MIM, TEMOS DE EXCLUIR O CARTOLA (ELITISTA E REPRESENTADO POR OUTRAS AGREMIAÇÕES - EX:FLU).

POR ISSO MEUS VOTOS PARA INSTITUÍREM O FURACÃO COMO MASCOTE DO ATLÉTICO-PR. ASSIM COMO A MODERNIZAÇÃO DO EMBLEMA, O AFASTANDO DO FLAMENGO, SERIA UMA FORMA DE CARACTERIZAR E FORTALECER A IMAGEM DO CLUBE, COM O QUE O REALMENTE REPRESENTA.

TEMOS DE SER ÚNICOS ATÉ MESMO QUANDO A QUESTÃO FOR O MASCOTE.

DEVIAM CONTRATAR O ZIRALDO E DESENHAR UM FURACÃO QUE PRESTE PONTO FINAL.

Anônimo disse...

Este COXA das 15:23, pescador de corvina de água doce não desiste nunca?

Anônimo disse...

Eu votei no FURACAO DE CARTOLA, pois o nosso time é conhecido como o FURACAO, e nada mais justo de que um FURACAO DE CARTOLA!!!!!!!

E viva o furacao da baixada

Anônimo disse...

ACHEI AS TRES OPÇOES UMA MERDA. DEIXEM O CARTOLINHA QUE TÁ BOM.

MIKE

Anônimo disse...

Sérgio Soares já mostrou que é burro. Colocar o maldito do Netinho no time, tirar o Vitor, Marcelo no lugar do lateral, acabou com o time no segundo tempo. BURRO!
O CAP está nas mãos de amadores, desde a comissão técnica até a presidência, e só poucos que enxergam isso, o resto do povo está cego!!!

Anônimo disse...

Perdemos a Libertadores por incompetência pura do Sergio Soares! Concordo com o anônimo aí das 19:09H. O "burrão" acabou com nosso time! Jogamos um tempo pràticamente inteiro com um a mais e não fizemos o segundo gol. Aliás, quase tomamos o segundo e o terceiro! E vamos ter que aguentar esta bosta no Paranaense!!! Netinho??? PQP, aí é demais!!! E o Branquinho, hem? Hem? Tem que chutar a bunda do vadio! Não quer nada com a bola! Passeou em campo sem fazer bosta alguma! Acorda!!!

Anônimo revoltado disse...

Anônimo disse...
CONCORDO... - EX:FLU).
...
...
... PONTO FINAL.
28 de novembro de 2010 15:23

Esta caveira de Toledo é a maldição e o culpado destes tropeços!
Está explicado?

Anônimo disse...

Como sempre faltou qualidade no nosso ataque, a defesa marca gol e cadê nosso ataque!!!!!

Com este elenco está muito bom até onde chegamos.

Anônimo disse...

Furacao = Figueirense... poodles ainda ta vago...

Anônimo disse...

Hoje eu tive um sonho que foi o mais bonito....

Anônimo disse...

SER CAMPEÃO DA SEGUNDA DIVISÃO É IGUAL A TIRAR O FILHO DA CADEIA, SÓ O PAI FICA FELIZ E NÃO FALA PRA NINGUÉM.

Eduardo disse...

O mascote do atlético é a caveira.

Anônimo Revoltado disse...

Eu escrevi:
" Anônimo Revoltado disse...
Com o post do fóssil caveirahhh a esperança Atleticana já morreu, infelizmente!

18 de novembro de 2010 14:53

Veja a data da "profecia". Assim cmo KV de Toledo, não erramos nem uma vez. Esse MALDITO COXA alcunhado de CAVEIRAHHH DE TOLEDO um FDP da pior espécie, um covardão que "finge" ser atleticano é incapaz de tentar uma simples "simpatia" para levar o Furacão às grandes conquistas. Há quem deixa o vício, usa cueca e meias de determinada cor, tudo para"tentar" atrair sorte ao time querido! "Todos secretamente" somos superticiosos. O idiota do caveirahhh infernizou o post com o estigma do AZAR (mal). Tomara que 2011 em diante, a maldição o acompanhe com toda a força contra esse fóssil lunático! Fraco pois se deixa dominar por um "trouxa" que é essa "maldição".

Anônimo disse...

O mascote poderia ser o Netinho e o Bruno Mineiro. Duas figuras decorativas.

Anônimo disse...

Time mais enganador dos utlimos tempos!! Na hora que a gente mais precisa eh isso q acontece sempre quebramos a cara!

Como falaram ai em cima ate onde chegamos ja esta loco de bom pq com esse time ai nao da pra disputar libertadores nenhuma!!

Bruno mineiro e Netinho Eh brincadeira de mau gosto!!!

Anônimo disse...

Vamos trazer um simbolo que tenha garra, coragem, combine com a gente!!! E que seja bonitinho!!! Vamos votar no "Poodle"!!!!!!!

Anônimo disse...

Qualquer um menos o simbolo do ceará o tal vovô, até que pro nordeste vai lá, mas pra trazer issso aqui pro sul só time de imigrante batateiro que curte dar uma de paquita

Anônimo disse...

Não tem muito oq reclamar, melhor tar na sexta colocação do brasileiro que comemorando titulo da segundona. estar entre os seis do brasileiro mostra que o time tem um nivel de razoavel para bom, estar na série b e perder pro guaratinguetá em casa é ser o guarani ou o goianiense de amanhã

Leandro disse...

Não é mole não, pedir desenho pro Cartoon network é humilhação.

que desenhos feios, prefiro o oficial é melhor desenhado inclusive.

Geca disse...

O... Guerrilha...
abriram a porteira pra porcarada aqui? Tem um monte de paquitas detected poluindo o lugar.

Nâo fiquei lá muito feliz com o resultado dos mascotes. Acho que o primeiro foi o melhor, ficou menos infantilizado, todavia, o segundo é uma idéia boa, mas mal executada. Muito infantil. O terceiro é horrível.

Acho que o cartola nunca pegou. Eu apostaria no furacão como mascote. É mais a nossa cara, além de ser diferenciado. Entretanto, pra escolher um símbolo só essas 3 opções não dá.

Beto Suc disse...

Fala meu amigo Guerrilheiro... vamos pore tópicos:
1º Não acho o cartola adequado para o Clube como mascote, mas aquele furacãozinho alí com rosto de gente e cartola também não é legal! Realmente o primeiro ficou muito estilozinho! Tem um ar sinistro e misterioso, merece os parabéns, infelizmente o cartola não é nosso mascote oficial a anos! O furacão seria uma boa! Mesmo sendo o mascote do Figueirense, tenho uma imagem de um furacão com dentes e tals com a camisa do Atlético, é muito mais bem feito do que os 3! Desses eu votaria no cartola nº1!
2º Não posso falar do jogo, pois infelizmente (ou felizmente) não vi mas o técnico é bom! Temos material humano limitado no elenco, agora temos que dizer 2 coisas, Paulinho bate falta bem d+, é quase perfeito, e Rafael Santos vai ser vendido ano que vem mais caro que o Rhodolfo esse ano! Escutem o que eu digo, Rafael vai ser uma mina de ouro!!!
Fora isso, um abraço pro amigo de twitter e blog!

Gustavo GR disse...

FURACAO. Esse cartola é muito páia...

Tiago disse...

Pra mim, um mascote tem que passar simpatia e alegria. Que tal adotar o furacãozinho da piazada também como nosso mascote???

NetSauro disse...

Pela amor de deus esse marketing ta procurando pulga em cabeça de piolho....CARTOLA É O CARA MEU!!!!! É O TRADICIONAL E ETERNO MASCOTE ATLETICANO.. SE O FLUMERDENSE TEM UM IGUAL QUE SE DANE...

O FURACAOZINHO É TÃO VELHO QUANTO O CARTOLA, OS DOIS SÃO DA DECADA DE 40.

O CARTOLA DE 1943 E FURACAOZINHO DE 49 EM HOMENAGEM AO TIME DAQUELE ANO.

A PREOCUPAÇÃO DO CLUBE NÃO DEVERIA SER COM OS MASCOTES QUE TEM, E SIM COM OS ELENCOS QUE MONTAM. ISSO SIM DA MAIOR RETORNO FINANCEIRO DO QUE QUALQUER DESENHO.

Gustavo GR disse...

Esse Cartola pouco tem a ver com o CAP. Na boa. Tudo bem que, antigamente era esse o mascote, bla bla bla. Mas, nosso time é conhecido no Brasil INTEIRO por FURACAO. A torcida canta FURACAO. A imprensa fala do FURACAO. POR QUE NAO ADOTAR O FURACAO COMO MASCOTE ???

NetSauro disse...

Se for para mudar, vamos por o Bolinha, ele mesmo... é um caricatura de pessoa... Preciso coisa mais moderna e viva que essa ? k k k

JMK disse...

Cheguei atrasado, mas eu votei no 1° que até achei legal, um pouco melhor estilizado e sem máscara ficaria um T(grande) "sinistro".
O Furacãozinho ficou bacana mas a parte superior não gostei; o boné poderia ficar virado para a direita mais para frente mostrando o escudo e arredondar o topo fechando aquela aparência de ôco e colocar uma bonita cabeleira rubro-negra tomando cuidado de não deixar parecendo "Emília do pica pau amarelo".
Repito, é minha opinião! hehe!

Anônimo disse...

Net Sauro, o cara que aparece pouco aqui, mas quando aparece, só fala merda.

Átila disse...

Também cheguei atrasado, mas permita-me comentar só o Furaconzinho. Já viram o furacão por cima? Eu já, e posso afirmar que não forma buraco como apresentado. Isto ai mais parece o redemoinho da banheira quando vai esgotar a água por exemplo. O Furacão de verdade suga o ar de baixo e o expele para cima formando uma "cabeleira".

Anônimo disse...

O CARTOLA É A TRADIÇÃO, quem não gosta que va brincar de video game.

NetSauro disse...

Escuta anônimo, primeiro aprenda respeitar a opinião dos outros, pois, é um espaço público e democrático;

Segundo, tem algum lugar aqui alguma espécie de cartão ponto com compromisso de ficar dando opinições ?

Terceiro, se não gosta dos meus comentários ao ver o autor, pule para o próximo autor, nem leia então.

Quarto, aprenda interpretar textos e ter a percepção das coisas que são escritas;

Quinto, tome vergonha na cara e use pelos menos um pseudominos ao invez de ficar se escondendo atras de um usuário anônimo.

Sexto, alguém aqui tem algum preconceito quanto ao Bolinha ?

Saudações atleticanas aos demais atleticanos que sabem respeitar opinião dos outros, mesmo CONCORDANDO PARCIALEMNTE OU TOTALMENTE.

NetSauro disse...

ou discordando parcialmente ou totalmente...

e digo mais: Tem gente que não tem opinião própria, e prefere falar sobre opinião dos outros.

NetSauro disse...

PRA MIM, O CARTOLA É E SERÁ O MASCOTE ETERNO DO NOSSO FURACÃO!!!

Anônimo disse...

NET SAURO ,faltou a opção 7 : VÁ TOMAR NO CÚ SEU XAROPE. Este negócio de ¨digo mais ¨é coisa de piá de prédio prepotente.

Gustavo GR disse...

O CAP tem um dos apelidos que NENHUM time no Brasil tem, que é o FURACAO. Nao entendo porque ficar insistindo num cartola, com imagem de aristocrata e que NUNCA apareceu, senao muito antigamente. Esse cartola é igual o do Fluminense. Igual. Só mudam as cores. O FURACAO ninguem tem. Acho um erro manter esse cartola. As 3 opçoes sao bizarras e esse tradicional que o Guerrilha mostra é clone do fluMERDENSE. Depois aguentem a xaropeaçao. Além do que, é tricolor... calça branca, coletinho branco... extremamente insatisfeito com isso...

A originalidade do FURACAO seria de vanguarda...

NetSauro disse...

não faria isso por uma questão de principio e de educação.

nunca morrei em prédio, e jamais me acostumaria...

Jorge Ramiro disse...

Um desenho animado muito bonito. Eu gosto muito e acho é uma idéia muito inteligente. Além disso, o cartoon é bonito, tem cores vivas e é muito criativo. No ano passado eu participei de um concurso organizado pela empresa Pedigree para projetar seu novo logotipo. Mas alguém ganhou, eu nao ganhei.