domingo, 21 de novembro de 2010

O mais querido do estado

O Atlético é o time mais querido entre os paranaenses, de acordo com mais uma pesquisa que demonstra a realidade sobre a preferência futebolística do Paraná publicada neste domingo na Gazeta do Povo. Desta vez, a Paraná Pesquisas foi a campo para saber por qual time de Curitiba os moradores de todo o estado simpatizam - excluindo aí, é claro, os times forasteiros paulistas, gaúchos e cariocas, que possuem um grande número de torcedores no interior do estado.
Quase metade dos paranaenses - 48% - respondeu “nenhum”. Preferem não ter time a torcer por Atlético, Coxa ou Paraná. Lamentável, mas já estamos acostumados a isso.
Mas, dentre os que escolhem um time daqui, a maioria absoluta se diz simpática ao Atlético: 25% dos paranaenses torcem ou gostam do Furacão. Mais do que coxas e paranistas somados - juntos, atingiram apenas 22%. Números aos quais também já estamos acostumados:
Para o levantamento, publicado neste domingo na Gazeta, foram ouvidas 16.025 pessoas, em 165 municípios, en­­tre os meses de agosto e outubro.
Levando em conta as regiões do estado, notamos também que o Furacão domina em todas elas. E que, se no interior há menos simpáticos ao Atlético, mesmo assim eles são ampla maioria se comparado com os rivais locais:
A pesquisa também mostra como se dividem os torcedores por sexo. O Atlético é o mais querido tanto para os homens quanto para as mulheres do estado.
Quanto à escolaridade, uma surpresa: quanto mais estudo tem o paranaense, mais ele gosta de um time daqui. Novamente o Atlético lidera em todas as faixas, com vantagem ainda mais ampla sobre os rivais dentre os que possuem ensino médio ou ensino superior:

Católico, Apostólico e Atleticano. Quem não se lembra desta frase de autoria de José Carlos Farinhaque e que virou faixa levada aos estádios, principalmente ao Pinheirão, nos anos 90? Pois o levantamento da Paraná Pesquisas publicado pela Gazeta mostra que essa é a mais pura realidade. Afinal, 26% dos católicos deste estado são atleticanos. Mas o Furacão é também o mais querido entre os evangélicos e entre os que seguem outras religiões, como mostra o gráfico:



O mais querido do Paraná, desde sempre e para sempre.

8 comentários:

Anônimo disse...

É uma pena que essa supremacia não mexe com a cabeça de nossos dirigente, somos roubadas em campo e eles acham que está tudo bem!

Geraaaaaaldo disse...

Sempre e sempre.

Espírito Atleticano disse...

Esta pesquisa é antes da Copa 2014.
Com a competência da administração pos Khury, a austeridade do MCP, o bom senso do MM, e de outro(s) que virá, fará do Atlético um dos maiores no cenário Nacional.
O Imediatismo deixemos para os alheios, aqui tem que ser sem precipitação com o pé no chão.

JMK disse...

Há coisa de 10 anos atrás era dúvida se o Atlético era tecnicamente "empatado" com os coxas. Hoje é indiscutível: A hegemonia absoluta é nossa!

Anônimo disse...

EU JÁ SABIA!!!!

Anônimo disse...

Apesar da 1236548759ª pesquisa com o mesmo resultado, os dementes vão continuar com os seus delírios de serem a maior torcida do estado.

Anônimo disse...

Deixa os dementes que pereçam...
Enéas

Anônimo disse...

Viram a comemoração coxa 2010? Torcedores (diria vandalizadores) pulando sobre o teto de ônibus e a Transamérica elogiando a atitude até hoje...
Isto é uma vergonha!