quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Quem são eles: as respostas

Nem Pirata, nem Roberto Cavalo, muito menos Leomar ou Pateta. Muitos chegaram bem perto, mas só o Tutty acertou os nomes de todos os 12 guerreiros do passado.
E eu já estava me esquecendo de publicar as respostas do quiz. Lá vão elas:

1976
1 - Gerson Andreotti (volante) - Além do Furacão, jogou pelo Fluminense e pelo América-SP, entre outros. Atualmente é treinador. Mais aqui.
2 -
Buião (atacante) - No dia 2 de setembro de 1973, em Fortaleza (CE), marcou contra o Ceará o primeiro gol do Clube Atlético Paranaense num Campeonato Brasileiro. Atualmente é dono de uma empresa de ônibus, a "Viação Buião". Mais aqui.
3 -
Tião Marçal (atacante) - Começou a carreira no Campo Grande (RJ), onde o Atlético foi buscá-lo. Depois, defendeu o Colorado, Cruzeiro (onde foi campeão mineiro em 1977) e pelo menos mais uma dúzia de times. Encerrou a carreira no Cruzeiro FC - não o de Minas, mas de Cruzeiro, no Vale da Paraíba (SP). Mais aqui.
1977
4 - Altevir (goleiro) - Defendeu o Rubro-Negro entre 1972 e 1977 e chegou a ficar 1.066 minutos sem tomar gol. Atualmente treina times da Suburbana curitibana. Mais aqui.
5 - Katinha (atacante) - Tinha 11 anos quando começou nas categorias de base do Furacão. Foi subindo de categoria até chegar ao profissional, onde ficou conhecido pela velocidade e pelos cruzamentos certeiros. Depois ainda defendeu Avaí e Vasco. Mais aqui.
6 - Bira Lopes (meia atacante). Contratado junto ao Grêmio, clube que o revelou, defendeu o CAP de 1973 a 1978. Defendeu também a seleção paranaense, em 78 - sim, na época existiam seleções estaduais. Depois, ficou por muito tempo no Avaí. Atualmente, mora em Florianópolis. Mas sempre visita Curitiba, onde é visto frequentando botequins pés-sujo no centro da capital paranaense. Mais aqui.
1991

7 - André (meia atacante) - O popular Andrezinho era o cérebro daquele time que começou arrasador o Brasileirão de 1991, ao lado de Valdir, Odemílson, Ratinho, Tico, Carlinhos Sabiá, Éder Aleixo e por aí vai. Participou também daquela famosa excursão à Suíça, onde oAtlético faturou a Cup Schutzi - mais conhecida como "Torneio de Wintherthur". Mais aqui e aqui.
8 - Tico (atacante) - Veio para o Atlético após a diretoria comprar uma "jogada pronta" do Matsubara, o tradicional time revelador de talentos de Cambará, junto com o lateral Jorge Luís e o ponta-direita Ratinho. Para cada gol marcado perdia uns outros 10 feitos, o que despertou um certo sentimento de ódio por parte da torcida.
9 - Luis Carlos Martins (meia armador) - Meia de sucesso no Internacional-RS, veio para o Atlético já no final de sua carreira. Mas desempenhou um bom papel.
1992
10 - Biluca (zagueiro) - Folclórico. Formou, junto com Caçula, uma das piores duplas de zaga da história do Atlético. Mais aqui.
11 - Roberson (volante/zagueiro) - Também conhecido como Foguinho, o curitibano do Guabirotuba veio para o Atlético depois de defender Pinheiros e Coritiba. De muito vigor físico mas pouquíssima técnica, teve uma passagem, digamos, discreta pelo Furacão. Como demonstrava muita raça, mesmo assim conquistou fãs. Mais aqui.
12 - Ozias (atacante) - Veio do União São João, contratado após boas temporadas no time de Araras, e também entrou para o folclore atleticano. Morreu em trágico acidente automobilístico.
•••
Logo vem mais um quiz pro pessoal se divertir!

25 comentários:

Anônimo disse...

Tenho alguns albuns de figurinhas de Brasileiros entre 88 e 92. Estou quase jogando fora. Se tiver interesse entre em contato pelo forum FF.

Andrei

Raphael Fleury Rocha disse...

Muito legal essas figurinhas. Demos boas risadas com a dupla Caçula e Biluca em 1992. Só comparável mesmo com o ataque Barbosa e Pirata, um ano depois. Mas só para corrigir uma injustiça, a dupla Caçula e Biluca não foi uma das piores da história. Caçula era sim um jogador fraquíssimo, que não jogou em lugar nenhum, nem antes, nem depois. Mas qto ao Biluca, quem acompanhava o futebol sabia que era um zagueiro de bom nível, até de certo reconhecimento no interior de SP, fez dupla com o Andrei no XV em 1995 e andou até pelo futebol japonês. No CAP não deu certo, porque nada dava certo!!hehe..

Anônimo disse...

andrei
se o guerrilheiro não quiser, eu quero!

cezar

Anônimo disse...

andrei
se o guerrilheiro não quiser, eu quero!

cezar

Anônimo disse...

andrei
se o guerrilheiro não quiser, eu quero!

cezar

Maycon disse...

Andrei,

Eu aceito os albuns.
Não jogue fora não.

Julio disse...

Isto é que são vacas magras. Vcs notaram a diferença com a foto do Marcão e Cocito, ufa, quanta diferença!!!!!

GUERRILHEIRO DA BAIXADA disse...

Pô, o Andrei ofereceu pra mim! hahahah

quero sim Andrei.

Entrarei em contato.

Anônimo disse...

Pessoal, alguém sabe por onde anda o goleiro Gilmar que jogou no FURACÃO no começo da década de 90? tenho um amigo que considera ele um dos melhores goleiros do ATLÉTICO, acreditem, é verdade!!

Anônimo disse...

GILMAR É TÉCNICO NO RS.

Maycon disse...

Grande Altevir....

Ele é primo do meu pai...e mora aqui no bairro..

Anônimo disse...

E ninguém falou que o SPBambi levou o técnico empresário do Mityuê...
Titio Enéas, indo pro jogo.

Anônimo disse...

Esse Mityuê deve ter aprendido a jogar bola em Toledo...
Enéas

Tiago disse...

Aos cornetas de plantão: o CAP não cai mais de jeito nenhum ( 46 pontos ). Lembro-me que semana passada, após derrota pro santos, apareceram alguns aqui falando que havia ainda perigo de cair.

CAVEIRAHHH DE TOLEDO-PR disse...

REALMENTE TOLEDO TEM UNS GAYÚCHOS E UNS CATARINAS VEADOS.

AINDA BEM QUE SOU PARANAENSE E ATLETICANO.

ESTE MITYUÊ É A MAIOR FRAUDE NO CAMPO. QUE VOLTE A JOGAR SALÃO E OLHE LÁ.

QUE SUFOCO NOVAMENTE. ESTAMOS INDO A TRANCOS E BARRANCOS, MAS INDO.

AGORA QUE O PANELEIRO HE-MAN É MELHOR JOGADOR QUE BRUNO MINEIRO, NIETO E CIA ISTO É.

GOSTEI DA DISPOSIÇÃO DO GUERRÓN, CHICO E, PRINCIPALMENTE, VITOR HOJE.

SE VENCERMOS O FLORMINENCE VOLTAREMOS A SONHAR MESMO JOGANDO MAL E PASSANDO SUFOCO. E PELO QUE FIQUEI SABENDO A CONMEMBOL DECIDIRÁ ESTA SEMANA SOBRE A QUARTA VAGA NA LIBERTADORES E HÁ GRANDES CHANCES. AÍ SIM ESTAMOS NO PÁREO.

Anônimo disse...

ressucitaram o mitiuê, o cara entrou em campo e não queria jogar, só não percebeu que não quiz ver!! vá puta que

Anônimo Revoltado disse...

Jogar por jogar o pior em campo foi Paulinho, caveirahhh tem só buraco ocular, não enxerga ou não tem olhos. Mas, se o time venceu, o mérito é de todos, portanto jogaram o suficiente para vencer. Os dois gols atleticanos foram de bola rolando, enquanto que o do Goiás foi de bola parada. Isto conta muito em futebol.
Revoltado estou com os bafos de vermes desse tal de caveirahhh, ursurpador da marca da TOF e fala mal dela.
Fale da "briga" que teve com a Ultras (esta to é encrenqueira e decepção!

Anônimo disse...

Ressucitaram não... é um zumbizaço em campo, dio mio!!
E o Simon continua não vendo faltas nos nossos jogadores, dois pequenos exemplos:
- Gol do Goiás: RM se apoia sobre o peito e o ombro do Rodolpho, falta clara.
- Branquinho tomou um chutasso no tendão de aquiles (se antecipando a um cara do Goiás) e ele deixou o lance seguir (defesa do Neto).
Vamo que vamo.
Titio Enéas

Anônimo disse...

Alguem entendeu a substituição do Branquinho pelo genio Mitiuê? O Branquinho cansado e com as duas pernas arramadas joga muito mais que ele. Agora e foda ver o time sem um atacante de area. Será que no Juniores não tem um guri que possa entar no ataque?

Anônimo disse...

digo" pernas amarradas"

Anônimo disse...

digo" pernas amarradas"

Anti-caveirahhh disse...

Atlético, Atlético, Conhecemos seu valor!

Anônimo disse...

PQP, sentir saudades do Rafael Moura é prakabá mesmo. Mas fazer oque nem igual a ele temos...

Anônimo disse...

Acho que o Gerrilha tomou todas ontem... até agora não apareceu.

Dindo disse...

O de cima descobriu que a roda é redonda...hahahaha.