terça-feira, 21 de setembro de 2010

Com a bênção de Joaquim Américo

Clotilde Guimarães, ao lado de João Cláudio Derosso e Gláucio Geara:
neta de Joaquim Américo
participou de dia histórico na Baixada.
Em um dia importante na história do Clube Atlético Paranaense, o governo do estado e a Prefeitura de Curitiba assinaram nesta segunda-feira o convênio financeiro para as obras de conclusão da Baixada nos padrões Fifa para a Copa 2014. Além de cartolas e políticos de todas as esferas e espécies, uma elegante senhora chamou a atenção na solenidade, realizada nas dependências do estádio Joaquim Américo. Era Clotilde Guimarães, neta do próprio Joaquim, fundador do Internacional Foot-Ball Club - que deu origem ao Atlético - e idealizador da primeira praça esportiva do Paraná. "É a realização de um grande sonho. A história do estádio começou com o meu avô doando o terreno e aqui vi meu pai e meus tios atuando. A vinda da Copa para a Arena é um sonho realizado. Tenho certeza que meu avô, se estivesse vivo, ficaria muito satisfeito com essa grande conquista", disse.
Um dia histórico, abrilhantado ainda mais com tão ilustre presença.
Com a bênção da família Guimarães, a Copa será na Baixada e ninguém tasca.
Leia mais:

16 comentários:

Kaipora77 disse...

A presença da D. Clotilde é algo que engrandece o Furacão.

Enaltecer os quadros do clube, aqueles que foram responsáveis por 86 anos de histórias é glórias, é um reconhecimento a todo torcedor atleticano que em todos estes anos acompanhou e torceu pelo Atlético. Mais do que personalidades e pessoas abastadas é da massa de torcedores que se faz um grande clube de futebol.

A presença de D. Clotilde e a homenagem ao seu avô Joaquim me faz sentir orgulho de ser atleticano, torcedor de um grande clube cheio de tantas histórias e glórias, o Clube Atlético Paranaense, o único Furacão da Baixada.

Dá-lhe Rubro-Negro!

SRN

Mylla disse...

Sensacional a presença da dona Clotilde.

O único adendo é que a doação do terreno não foi feita pelo Joaquim Américo. Ele construiu o estádio em terreno alugado.

A doação do terreno aconteceu só em 1929 pelo Affonso Camargo. Que era o terreno do Juvevê, onde hoje é o setor de Agrárias da UFPR. Na época foi feita uma permuta entre Atlético e governo do estado para que o governo ficasse com o terreno do Juvevê e o Atlético com o terreno da Baixada.

CAVEIRAHHH DE TOLEDO-PR disse...

QUANTO MAIS CONHEÇO OS HOMENS, MAIS GOSTO DO MEU CACHORRO...

VIVA! OBA! COPA NA ARENA!!

E NENHUMA PALAVRA DE GRATIDÃO AO EX-PRESIDENTE MCP, QUE AO LADO DE JOFRE CABRAL, FORAM OS HOMENS MAIS IMPORTANTES QUE O CLUBE TEVE.

SERÁ QUE NESTE CÍRCULO DA HISTÓRIA SERÁ LEMBRADO OS FEITOS DO PASSADO TAMBÉM?

SE O VISIONÁRIO PETRAGLIA NÃO TIVESSE SIDO LOUCO DE TER ERGUIDO A ARENA (ATÉ EU DUVIDEI NA ÉPOCA...) A COPA SERIA EM OUTRO LUGAR.

POR ESTE MOTIVO, E SÓ POR ISTO, DEVERIA HAVER EM QUALQUER LUGAR AO MENOS UMA LINHA, POR MENOR QUE SEJA, DE AGRADECIMENTO.

VOLTO A DIZER: A INGRATIDÃO É O MAIOR DEFEITO QUE O SER HUMANO PODE TER...

Geca disse...

Conspícuos Confrades Furaconenses, por incrível que pareça, concordo com o osteoporósico amigo Caveira acerca da menção honrosa ao MCP (embora não morra de amores por ele), mas concordo sem surtos de admiração.

MCP foi o cara que trouxe a Copa pra cá, fez as autoridades enxergarem a importância do evento e pôs a idéia na cabeça da politicada. Pessuti pegou o bonde andando, mas por fim, diferente do Requejão, assumiu a causa teve grande importância na negociação.

Entretanto, você, amigo Caveira, tá desinformado. Teu desafeto MM (o presidente escolhido pelo MCP), em seu discurso, lembrou do MCP e destacou sua FUNDAMENTAL importância para a Copa na Arena. O que julgo muito justo e honrado.

Mas não esqueçamos, também. A administração atual trouxe a Copa dividindo a conta com o Governo, sem pherrar com o clube.

ICONOCLASTA RUBRO-NEGRO disse...

AFF...

ESTAS VIÚVAS DO MCP EH DE F#D*R!!

O TÓPICO É SOBRE A D. CLOTILDE E LÁ VEM OS PUXAS FALAR DO PETRAGLIA, E ELE ATÉ FOI LEMBRADO PELO MALUCELLI. SE ELE NÃO ESTAVA LÁ, NÃO É DE GRAÇA!!

O QUE O CARA TEM DE EMPREENDEDOR ELE TEM DE DESAGREGADOR, QUER A GLÓRIA SÓ PARA ELE QUANDO NA VERDADE A CONSTRUÇÃO DA BAIXADA É FRUTO DE UM ESFORÇO DE ATLETICANOS NÃO DE UM "ÚNICO" ATLETICANO.

MCP TEM SEU LUGAR NO HALL DA FAMA ATLETICANO, MAS QUERER FAZER DELE O PAI DE TODOS OS AVANÇOS DO FURACÃO NOS ÚLTIMOS 15 ANOS É FORÇAR A BARRA, ELE ACERTOU, MAS TAMBÉM ERROU BASTANTE, PORTANTO, NÃO O IDOLATREM POR FAVOR...

Anônimo Revoltado disse...

Caiu a máscara, rabudo caveirahhh? Por que não diz qual é a fórmula mágica do seu ídolo para a Copa em Curitiba? Arena Atletiba? Ninguém está tomando mérito de ninguém, nem ninguém do Atlético teve participação especial nisto. Para expor a verdade, não foi o MCP que possibilitou a grandeza do CAP e sim o contrário; CAP é que possibilitou MCP a fazer o que fez. Para o Atlético a realização da Copa na Arena nada representa além da "honra" em sediar os jogos, a dupla paratiba lucrarão muito mais que nós em reais.
A Copa 2014 viria para Curitiba mesmo sem a nossa Baixada. Bastaria para isso o governo investir 500mi e construir estádio público. E daí, após o evento quem iria jogar nesse campo? Paraninho? Não tem dinheiro; CFC, tem seu pinga mijo, Atlético tem a sua Arena e é apenas neste que o MCP tem a marca dos seus digitais.

Peterson disse...

Parabéns ao nosso presidente e toda diretoria do Atlético Paranaense que não precisou endividar o clube para garantir a Arena da Baixada para a copa.
Segue aqui meus respeitos também ao Petraglia que foi o grande idealizador disso tudo.
E parabéns principalmente a nós torcedores apaixonados, que nosso furacão sopre bem forte daqui para frente, para entrarmos de uma vez por todas no holl dos principais clubes do futebol brasileiro e mundial.
Rumo a libertadores.
SRN
PETERSON

Anônimo Revoltado disse...

QUANTO MAIS CONHEÇO OS HOMENS, MAIS GOSTO DO MEU CACHORRO...Pois é, a semelhança atrai...

VIVA! OBA! COPA NA ARENA!! Sadismo é pecado, sabia?
...
SERÁ QUE NESTE CÍRCULO DA HISTÓRIA SERÁ LEMBRADO OS FEITOS DO PASSADO TAMBÉM? Você é cego ou é surdo? Nenhum dos dois? Então é analfabeto mesmo.
...
POR ESTE MOTIVO, E SÓ POR ISTO, DEVERIA HAVER EM QUALQUER LUGAR AO MENOS UMA LINHA, POR MENOR QUE SEJA, DE AGRADECIMENTO. Que pensamento bobo de agradecer o desafeto!

VOLTO A DIZER: A INGRATIDÃO É O MAIOR DEFEITO QUE O SER HUMANO PODE TER... Alguém fez algum favor?

Você conhece Schiavinato?

NetSauro disse...

FOI UM BAITA DE INGRATIDÃO A AUSÊNCIA DO MAIOR RESPONSÁVEL POR COLOCAR CURITIBA NA COPA DO MUNDO: MARIO CELSO PETRAGLIA.

CAVEIRAHHH DE TOLEDO-PR disse...

FHC ESTABILIZOU A MOEDA E DEU DE COMER NO NORDESTE COM O VALE GÁS, VALE ISTO E AQUILO. "MULA" UNIFICOU E LEVOU OS CRÉDITOS.

MCP CONSTRIUI UMA ARENA. BRIGOU PELA COPA 2014. MM E ATÉ OCIMAR É CAPAZ DE LEVAR OS CRÉDITOS.

REALMENTE, ESTOU CANSADO DE POLÍTICA... E DE INJUSTIÇA TAMBÉM.

ESQUECEMOS ISTO.

É HORA DE LOTAR O CALDEIRÃO E APOIAR DO COMEÇO AO FIM. NADA DE VAIAS DURANTE O JOGO. E QUE HAKA PAZ ENTRE ULTRAS E FANÁTICOS. PARA O BEM DO ATLÉTICO, QUE DEVE SEMPRE SER O MAIS IMPORTANTE.

Anônimo Revoltado disse...

CAVEIRAHHH
Conhece o dito popular, "não dê peixe aos pobres, ensine-os a pescar"?
FHC nunca mais se candidatou a cargos políticos, sabe por quê? SABE? É porque lá também há caveirahhhs.
MCP construiu o Estádio, ahm? Tirou dinheiro do bolso, contratou Arcos... engraçadinho!? E por que este ciume de quem cedeu Arena para a Copa? Qual é o mérito disto?
Ingratidão e injustiça você está cometendo pelo clube que faz o possível para fazer bonito nas competições e nunca se chama de injusta o clube que não o obrigou a se filiar. Você está aqui por vontade sua, alguém o obrigou?
É favor não ficar conclamando a torcida, pois vindo de caras como você...é insulto!
Quem tem que agradecer são os políticos paranaenses!

Anônimo disse...

ESSE CAVEIRAHH É UMA COMÉDIA MESMO. NÃO FALA NADA COM NADA.

Geca disse...

O dia que o Caveira disser que não é MCPista, lembrem desse textículo aí acima. Que choradeira dispensável.

MCP tem sua parcela, muito importante, diga-se de passagem. Mas a atual diretoria foi firme na posição de não endividar o clube... e conseguiu, ou seja, também tem muitos méritos. Tá aí, a Copa é na Arena.

Você tava indo bem até chegar no MCPismo, Caveira. Como sempre estraga no fim. Aliás, a comparação ficou descabida. Os Lulistas são como os MCPistas, amam cegamente, não enxergam nada além da doença passional que os acomete. Cuidado com o fundamentalismo, amigão.

CAVEIRAHHH DE TOLEDO-PR disse...

Caro Geca:

Não há nada de fundamentalismo. Somente gratidão. Será que MCP também não seria firme em não endividar o CAP? Acho que nem eu e nem você também não seríamos louco de endividar o CAP. Isto é óbvio e qualquer administrador deve saber... Mas não dá para saber o que MCP faria, pois ele é passado.

Até pq este não endividamento do CAP (salários em dia) é um dos fatores que nos mantém a tanto tempo na primeira divisão. O outro fator é os jogos na Arena+torcida, a qual ficaremos sem nos próximos 2 brasileirões. Este é mais um motivo que continuarei crítico, pois precisaremos de time mais forte ainda ano que vem.

Não há como negar que MCP foi louco em erguer uma Arena. Quem acompanhava a baixada antiga e os tempos de Jabiraca sabe que era uma grande utopia. Eu com o meu ceticismo duvidei...

Só acho que FHC e MCP tem mérito.

Só isto.

Agora, que enche o saco as críticas a quem faz qualquer comentário enaltecendo o que MCP fez, enche. Não é por aí. Não tenho idolatria por ninguém. Posso te assegurar que estou no meio termo Nem o fanatismo do CAEVER nem o ódio aqui destilado por alguns.

Afinal, todos passam, menos o CAP!

E também não é a boa campanha deste anos (somente no brasileirão) que me fará morrer de amores por MM, Ocimar e Adur-terar contratos de jogadores. Continuarei a criticar ou elogiar quando achar necessário. Até porque o elogio pode soar falso. A crítica não. A crítica, pode fazer a pessoa refletir. Eu no meu caso reflito...

Cordial abraço e em breve tomaremos uma gelada juntos, discutindo sadiamente as coisas do CAP!

Anônimo disse...

o caveirahhh sabe escrever normalmente sem caixa alta!!! e eu achava que vc era burro,pois não sabia desligar a tecla caps hahahahhaa

caveirahh fake disse...

duvido que este comentário acima seja do caveirahh de toledo, deve ser outro se passando por ele, pois o CAVEIRAHH DE TOLEDO oriinal, não teria a capacidade de postar o que foi postado.

tenho dito