quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Ahhh, a velha Baixada

Viajando pelo site do Círculo de História Atleticana, encontrei duas pérolas fotográficas. São registros do rubro-negro Renato Olivir Basso, retratando a invasão de campo após o apito final de Ivo Antônio Rodrigues para os 3 a 0 aplicados pelo Atlético contra o Londrina, resultado que valeu o título estadual de 1985.

Apenas duas fotos que guardam muito sobre o Furacão. A velha Baixada dos tijolinhos lotada, o clássico placar dos fundos, o pinheiro do Boluca mais atrás, as bandeiras rubro-negras, a inscrição "a maior torcida do estado do Paraná" gravada na cobertura.

De quebra, ainda vemos alguns personagens fantásticos na segunda foto. O primeiro deles, naturalmente, é o camarada de sapato, meia marrom, calça social, cinto e camisa do Trétis pendurada no pescoço invadindo o gramado! Reparem que mais abaixo temos também uma senhorita ostentando um belo penteado old school e, logo ao lado, na mesma linha, uma fera de chapéu.

Tudo isso, ao cair de uma linda tarde de sol em Curitiba... emocionante!


32 comentários:

Gustavo GR disse...

Caraaaaaaaaaaaaaaaleo... esse foi o 1º jogo que eu vi na Baixada !!! Que massa Guerrilha !!! Porra, agora quase chorei meu... lembro que nesse dia, do alto dos meus 7 anos, fui la com o meu tio. Lembro tambem que estava um calor fudido e eu fui de bermuda. Resultado, voltei com as pernas toda picada pelas formigas que faziam formigueiros nos tijolos sem reboco hahahaha... lembro ainda de ter saido do estadio com uma bandeira do CAP para fora do carro e o meu tio buzinando feito um louco... hahahaha... que foda esse post meu !!!

Obs.: o goleiro do Londrina nessa época era um tal de Zetti... lembra ???

ABRAÇO E PARABENS PELA NOSTALGIA !!!

SDS RN
GUSTAVO

Anônimo disse...

Barbaridade! Que saudade!!!

Coisa linda que era aquela quantidade enorme de bandeiras, bandeirinhas, bandeirolas. Todo mundo levava a sua..

Uma pena essa cultura ter se perdido nos anos 90 e hoje em dia ser proibído.

Mylla disse...

Adorei!!!

É por isso que o pessoal tem que ir ao Círculo de História Atleticana, pra conhecer essas histórias, relembrar e se emocionar!

beijo
Mylla

Anônimo disse...

Tudo bem, tudo bem ... o Atletico está bem melhor agora, timão, estadião, ctzão... mas o tempinho bão !!!!

Anônimo disse...

Post fantástico, Guerrilha! Esse é para aqueles BABACAS que acreditam que o Atlético só existe após 1995.

Vocês querendo ou não, o Furacão tem muita história, idiotas!

CAVEIRAHHH DE TOLEDO-PR disse...

MINHA HISTÓRIA DESTE JOGO É PARECIDA. TAMBÉM TINHA SETE ANOS E MEU PAI VEIO DA LAPA ONDE TRABALHAVA NA ÉPOCA ME PEGAR PARA IRMOS NO JOGO. ANOS DEPOIS TREINARIA FUTEBOL DE SALÃO (NA ÉPOCA NÃO ERA O FUTSAL) NO GINÁSIO...

MEU PAI FALAVA QUE ELE ERA O PÉ-QUENTE POIS NUNCA PERDEU UMA FINAL NA DÉCADA DE 80. ME LEVOU DE COLO EM 82 E 82 ONDE QUASE APANHOU POIS SENTOU NAS CADEIRAS DO ESGOUTO E EU COM 5 ANOS COMEMOREI O GOL DO ATLÉTICO. TINHA UNS POLACO QUE QUISERAM BATER NELE. ELE OS ENFRENTOU DIZENDO QUE EU ERA UMA CRIANÇA. E PIOR QUE OS POLACOS EM MAIORIA PIPOCARAM. SE TODA CRIANÇA TEM O PAI COMO HERÓI, DEPOIS DAQUELA NÃO PRECISA NEM DIZER...
A SORTE DO VÉIO É QUE TINHA OUTROS ATLETICANOS NAS CADEIRAS QUIETINHOS E UNS COXAS CONSCIENTES (POUCOS, RAROS, MAS HAVIA) QUE TAMBÉM SE LEVANTARAM PARA DEFENDER MEU PAI. E LOGO APARTARAM A CONFUSÃO.
EM 88 FOMOS NO PINHEIRÃO. EM 90 NO ESGOUTO E DEPOIS SÓ EM 98 NOS 2 ATLETIBAS NO PINHEIRÃO.

O VÉIO ATÉ HOJE SE GABA DE NUNCA TER PERDIDO UMA FINAL. QUANDO ELE FALA QUE É PÉ-QUENTE MANDO ME DAR OS NÚMEROS DA MEGA-SENA.... MAS ATÉ HOJE NADA...

PENA A DISTÂNCIA E SAÚDE DELE TER NOS IMPEDIDO DE VER OUTRAS FINAIS NA BAIXADA NOVA... MAS ESTA É A VIDA!

Anônimo disse...

Vejam só pessoal eu estou bem ali próximo da placa da coca cola, sensacional!!!!!

KAVEIRAHHH DE TOLEDO-PR disse...

Vá contar lorota berrada de mula noutra freguesiahhh, macarrão caveirahhh!!! FDP confesso.

Jorge disse...

Esse jogo foi o maior público da baixada antes do seu fechamento em 85.

Eu estava lá e foi uma festa inesquecível quando tinha 12 anos de idade.

M.JUNIOR disse...

Poxa vida que saudade, nesta época tinha 8 anos e fui com o meu pai, morava próximo da Baixada, lembro muito bem deste jogo, que jogão!! Lembro que invadimos o campo para gritar é campeão e naquele ano ganhamos 3 vezes dos coxinhas campeões brasileiros até então!!! Após a partida na frente do velho ginásio, apertamos a mão do carque de bola Renato Sá... um grande abraço a todos....

CAVEIRAHHH DE TOLEDO-PR disse...

PREOCUPANTE A VOTAÇÃO DO CONCURSO 137 DA TIMEMANIA DE QUARTA:

16º VITORIA BA 13.062 1,47 %

17º CORITIBA PR 12.018 1,36 %

18º CEARA CE 11.634 1,31 %

19º AVAI SC 11.574 1,31 %

20º ATLETICO PR 10.430 1,18 %

21º ABC RN 10.399 1,17 %

22º SPORT PE 10.037 1,13 %

Anônimo disse...

PUTA QUE PARIU!

O QUE TEM A VER O CONCURSO DA TIMEMANIA COM O POST???????????

QUE SACO!

Bloqueia esse malas, Guerrilha!

Um dos melhores blogs sobre clubes do Brasil não pode ficar refém dessa gentalha.

Julio disse...

Porra, nostalgia pura. Baixada antiga, Fausto Fawcet. Alimento o mesmo espírito da época, pego minha onda, ando de skate, bike, dou minhas remadinhas e não me visto como tiozinho. Mas vendo estas imagens e escutando o Fausto vc se dá conta de que o tempo passa muito rápido...

Anônimo disse...

Até tu Guerrilheiro.

GUERRILHEIRO DA BAIXADA disse...

Eu o quê, cara-pálida?

Israel Iverson disse...

pois´é... fui lendo o texto e aos poucos tudo foi voltando à minha cabeça...e antes de chegar na foto eu ja tinha a imagem na cabeça.
Parece que foi hj... o camarada de sapato e calça social é meu pai, e eu com 11 anos logo abaixo (só a cabeça) cuidando do velho que tinha tomado todas desde hora do almoço.

Israel disse...

Só para complementar: agora que reparei no texto...a bela senhorita não é uma senhorita...sou eu..com 11 anos...

kkkkk

Anônimo disse...

De fato... parece que há uma pessoa na frente e isso criou uma ilusão de ótica! Esse cabelo alto tava muito estranho mesmo hehe

Anônimo disse...

Eu invadi em 85, invadi em 1995 e estava com um plano pronto para incadir em 2005,pelas tubulares - tinha tudo alinhavado - na hora em que o pau quebrasse contra o São Paulo no fim do primeiro jogo. Pena que as forças ocultas tenham me impedido de cumpri o meu destino histórico.

Anônimo disse...

só para dar nome... essa figuraça aí é o seu Ivo....

Anônimo disse...

Outros anônimos já explicaram o quê, chefe Guerrilheiro.

Anônimo disse...

Guerrilha, MEUS PARABÉNS!

O teu blog é fundamental na preservação da memória atleticana.

Anônimo disse...

Galera saca só o DAGOBAMBI chorando que tão sacaneando ele, viu qq dá se vender, aprenda!!!

http://terratv.terra.com.br/Esportes/Futebol/Campeonato-Brasileiro/4477-319048/Dagoberto-desabafa-alguem-quer-me-prejudicar-no-SP.htm

GUERRILHEIRO DA BAIXADA disse...

Porra Israel foi mal aê hehehehe

GUERRILHEIRO DA BAIXADA disse...

E o blog do Círculo também é fundamental, registre-se!

Renato disse...

Fico feliz ao sentir que estas fotos trazem boas lembranças para a família atleticana , na verdade são sete fotos deste jogo que cedi para o arquivo do Círculo da História Atleticana.

Renato Olivir Basso

Luiz Andrade disse...

Que inveja de quem foi. E eu tirando serviço no 5º Esqd Cav Mec, que era do lado do G.A.C.A.P ali no Boquera...

CAVEIRAHHH DE TOLEDO-PR disse...

UMA VITÓRIA AMANHÃ CONTRA OS BARRIGA VERDES E FICAREMOS NA SÉTIMA POSIÇÃO, A UM PASSO DA LIBERTADORS.

SERIA BOM DEMAIS!!

VAMOS JOGAR BOLA E VENCER.

BRUNO MINEIRO ENTRARÁ NO SEGUNDO TEMPO E FARÁ O GOL DA VITÓRIA.

QUE ASSIM SEJA!

Anônimo disse...

Amém!!

Orlis disse...

Não cantem essa música que é nova uma ova. É da torcida do Flumerdense. A fanáticos que era exemplo agora entrou na moda imitação e plagiou descarademente uma torcida rival.
Não cantem a imitação, não cantem.

Anônimo disse...

Tinha 14 anos, foi inesquecível. No outro dia gravei no vídeo-cassete a reportagem do Globo Esporte que aparecia eu invadindo o gramado pra comemorar. Incrível!!!

Anônimo disse...

Tinha 14 anos, foi inesquecível. No outro dia gravei no vídeo-cassete a reportagem do Globo Esporte que aparecia eu invadindo o gramado pra comemorar. Incrível!!!