segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Os dois lados de uma pesquisa


Mais uma pesquisa sobre tamanhos de torcida no país. E mais polêmica. O Ibope foi a campo por encomenda do jornal Lance! e o estudo traz poucas novidades: cariocas e paulistas continuam a dominar o cenário nacional, com gaúchos e mineiros se infiltrando entre os 10 mais.
O que chama a atenção mesmo, e traz à tona todo o tipo de desconfiança, é o Sport-PE aparecer com uma torcida quase três vezes maior que a do Atlético, e também maior do que as torcidas de Botafogo e Fluminense. Nada contra os irmãos rubro-negros do Recife, mas Pernambuco é um mercado ainda menor que o do Paraná e sofre, tanto quanto aqui, com a forte influência dos forasteiros. E o Sport com 3 vezes mais torcida que o Furacão é bem difícil de engolir.
Falando nisso, e resgatando o tema do post, o levantamento traz duas visões distintas se levarmos em conta o cenário obtido no estado do Paraná.
A primeira é lastimável: dois clubes paulistas, Corinthians e Palmeiras, são detentores das maiores torcidas no estado - muito graças à influência do estado vizinho no Norte paranaense. O Corinthians aparecer em primeiro não surpreende. Mas sim o Palmeiras em segundo, superando o Furacão. Infelizmente os sites do Lance! e do Ibope não trazem uma metodologia mais aprofundada sobre a pesquisa em cada estado, bem como o número de entrevistas realizadas na capital e no interior de cada estado. É de se questionar. Mas o fato é que a influência paulista existe, é forte e não há qualquer iniciativa por parte dos times paranaenses para tentar virar esse jogo, nem a médio nem a longo prazo. Ao contrário: ano após ano fazem campanhas mais pífias e não têm quaisquer iniciativas de marketing pelos municípios do estado.


O outro lado da pesquisa nós também já conhecemos: o Atlético tem a maior torcida dentre os clubes paranaenses, superando de longe os rivais. Segundo o Ibope/Lance!, há mais atleticanos no estado do que torcedores coxas e do Paraná somados.
Ou seja, estamos muito bem no cenário doméstico, mas com uma participação ainda pífia em termos nacionais.
Pra mudar esse jogo, só ganhando espaço no interior do estado, antes que os paulistas dominem geral.
E, pra isso acontecer, só com bons times, boas campanhas e um marketing consistente e insistente.
Três medidas que, pelo jeito, estão longe de acontecer.

87 comentários:

Anônimo disse...

TEM CIDADÕES PARANAENSE DE BAIXA QUALIDADE INTELECTUAL, QUE AINDA IMAGINA QUE O ESTADO DO PARANÁ É COMARCA DE SÃO PAULO.

JMK disse...

Conheço povo de todo estado do Paraná e com certeza os índices daqui estão corretos. Já os nacionais, não sei não... Basta ver que o Fluminense está lá embaixo, o que não me parece correto.

Anônimo disse...

Anônimo 22:03, você é paranaense?

Julio disse...

Vc matou a charada Guerrilha. É só comparar os dados da pesquisa anterior, 2004, com agora. Diminuimos. No futebol o único Marketing que dá certo é o baseado em títulos. Tivéssemos ganhado o Brasileiro de 2004, Libertadores em 2005, mais uma Sula, arrebatado todos os paranaenses e tivéssemos ficado entre os 6 primeiros nos anos sucessores a 2004 teríamos ao menos ficado em 2º, posição que era nossa na pesquisa passada. Devido a minha formação, Administrador, acredito que tudo pode voltar a melhorar. Já existe dinheiro em caixa, os grandes Atleticanos voltaram, há um discurso de campeão novamente com todo departamento de futebol se reestruturando. Sei que é difícil escrever isso em um momento destes mas a longo prazo temos jeito. Mas uma coisa é certa, não adianta investir em comunicação dirigida a este pessoal do interior antes de voltarmos a soprar como Furacão, que é a nossa grande marca.

Anônimo disse...

Este 22:03, tem cara de Caveira e fucinho de Caveirahhh, comete os mesmos erros de grafia.
CIDADÕES??
...[Fem.: cidadã e cidadoa; pl.: cidadãos.]
Acertei?

Geraaaaaaaaldo disse...

"Cidadãos" são os atleticanos; os que torcem pra paulistas são "cidadões" mesmo

Dani disse...

Por mais estranho que seja o resultado final, o fato de que os clubes paulistas dominam o cenário aqui no Paraná é verdade.

Enquanto o futebol paranaense não se unir pra se fortalecer, nada vai melhorar.

Anônimo disse...

Falando em cidadoes como vai a nossa brisa, será que voltará a ser um furacao novamente algum dia?

Mylla disse...

Disse tudo, Guerrilheiro!

Tiago disse...

Acho que esta situação só vai mudar com títulos e boas campanhas. O bom desta pesquisa é que estamos caminhando para termos dois atleticanos para cada coxa:
1.157 atleticanos x 771 coxas.

Anônimo disse...

Meu Deus! Será que existe no Paraná "pessoas inferiores" ao autor da frase abaixo?

TEM CIDADÕES PARANAENSE DE BAIXA QUALIDADE INTELECTUAL, QUE AINDA IMAGINA QUE O ESTADO DO PARANÁ É COMARCA DE SÃO PAULO.
16 de agosto de 2010 22:03

Deve ser débil mental, um lixo!

CAVEIRAHHH DE TOLEDO-PR disse...

COMO PARANAENSE ME SINTO ENVERGONHADO DISTO.

É TRISTE CONSTATAR MAS É VERDADEIRA ESTA PESQUISA. COMO PÉ VERMELHO DE NASCIMENTO E COM PARENTES NA REGIÃO NORTE/NOROESTE DO ESTADO, É RARO ENCONTRAR TORCEDOR DE TIMES PARANAENSES NAQUELA REGIÃO. O MESMO ACONTECE AQUI NA REGIÃO OESTE AONDE MORO A MAIS DE 7 ANOS.

FICAR A FRENTE DOS "RIVAIS" DO ESTADO, É NORMAL E JÁ SABÍAMOS.

NÃO GOSTO DE GAÚCHO, MAS SE TEM UMA COISA QUE PRESTA NAQUELE POVO É GOSTAR DE SUAS COISAS.

POR MAIS QUE A COLONIZAÇÃO DO NOSSO ESTADO TENHA AJUDADO E MUITO A TER TORCEDORES DE OUTRO ESTADO, É INADMISSÍVEL QUE GENTE NASCIDA AQUI, QUE COME, DORME E VIVA DESTE ESTADO NÃO SE SINTA COM VERGONHA DE DIZER QUE É "CURINTIANO OU PORCO".

CONCORDO QUANDO FALA QUE FALTA UMA CAMPANHA DE MARKETING (NÃO SÓ DESTA, COMO DAS ANTIGAS DIRETORIAS) E PRINCIPLAMENTE TÍTULOS IMPORTANTES PARA O CRESCIMENTO DA TORCIDA.

MAS O QUE FALTA MESMO É VERGONHA NA CARA DESTES PARANAENSES METIDOS A PAULISTAS E A GAÚCHOS.

NÃO TENHO ESPERANÇA, MAS QUEM SABE UM DIA O POVO PARANAENSE APRENDA COM OS GAÚCHOS E ABRACE AS COISAS DE SEU ESTADO...

KAVEIRAHHH DE TOLEDO-PR disse...

Macarrão caveirahhh, você com essa tua ignorânciahhh e berros de mula tem mais é que ficar com vergonha. hhhhh!!!

Geca disse...

Confrades furaconenses, o que ocorre é que no Paraná, tirando Capital e Região Metropolitana, não há presença dos nossos times. Não é questão de ignorância... é de mídia mesmo. Somos pouco representativos, não incitamos o orgulho paranaense e a nossa cultura é fraca mesmo, precisamos reconhecer. Além do que, nossos times têm cara da Capital, o interior não nutre simpatia pelos times daqui... e nós não fazemos força pra ganhar essa simpatia. Perguntem-se por que torceriam pros times daqui... se mal aparecem ... se vocês mal vêem esses times jogar?

Nos últimos anos mudou um pouco, pois antigamente sequer víamos camisas de nossos clubes no interior. A TV aberta só passa jogos do eixo. Na década de 80 era Flamengo, na de 90 times de SP, isso pra não falar na colonização, como no caso do Palmeiras (italianos). Enfim, isso dá pano pra manga. Mas que os clubes paranaenses agem pifiamente nessa aproximação com as gentes do Paraná, pra mudar esse quadro, não tenham dúvidas. RG do Sul consome sua cultura, incentiva isso, nós sequer sabemos qual é nossa cultura e depreciamos o que é nosso... a atitude também precisa mudar.

Geca disse...

GUERRILHA, achei isso no Folha On Line, pra por um pouco mais de pimenta na questão Copa na Arena:

"Atlético-MG e Cruzeiro são os primeiros clubes brasileiros a perder dinheiro com a Copa do Mundo de 2014.

Tradicionais campeões de público (...) viram o número de ingressos vendidos despencar depois que o Mineirão, a casa dos dois, foi fechado para uma reforma que vai, ao menos, até 2012.

Apelando a modestas arenas em Sete Lagoas e Ipatinga, o Atlético-MG tem (...) um quarto da sua média geral (...).

O Cruzeiro (...) tem menos da metade da sua marca geral desde 2004. A diretoria do clube (...) vai deixar de ganhar até o final deste ano (...) R$ 6 milhões."

esou disse...

O futebol paranaense só despertou após a vinda do Brasileirão (Robertão) na 2ª década de 60 com o Ferroviário. A torcida rezava para que o time paranaense empatasse com Cruzeiro na Vila Capanema que levava mil torcedores ao estádio e era festa grandiosa. É o que contam os da época.

Coritiba era o maior mas não o melhor pelo visto. O CAP então era o 3º. Joaquim Américo nem tinha muro. Enquanto os times de lá tinha Pelé, Coutinho, Tostão, aqui o ídolo era Jurandir, Pacheco...

No interior do Estado pouquíssimo se falava em time de Curitiba, cuja população era de cerca de 400 mil habitantes, Rio e São Paulo tinham cada uma mais de 2 mi. Apenas os daqui enalteciam as coisas regionais.
Diante disto o CAP hoje figura entre os Clubes que mais cresceram.

Eu tenho orgulho de ser cidadão paranaense e principalmente de ter nascido Atleticano!

Espírito Atleticano disse...

O futebol da capital evoluiu com o Jofre Cabral como presidente do Atlético. Eu morava em Londrina nesta época e nesta cidade só queriam derrotar a poderosa equipe rubro-negra, não vi ninguém virar atleticano. O fato é como foi citado na pesquisa, a torcida atleticana é composta principalmente de jovens. Isto significa que não se conquista torcedores de outros times, mas cria-se nas crianças e "nas pessoas sem time" . Isto não se consegue de imediato como gostaríamos. Leva-se muito tempo para obter resultado...
Agora é aproveitar a vinda da Copa e trabalhar no sentido de divulgar o Atlético mais do que a realização do evento internacional.

Anônimo disse...

"Pra mudar esse jogo, só ganhando espaço no interior do estado, antes que os paulistas dominem geral.

E, pra isso acontecer, só com bons times, boas campanhas e um marketing consistente e insistente.

Três medidas que, pelo jeito, estão longe de acontecer."

Exatamente a Politica OPOSTA a praticada atualmente, por Marcos Malucelli. (pra que gastar se posso economizar e apresentar um balancete no azul ano que vem?)- MM o antiheroi do crescimento atleticano-

*NOTA* Não se esqueçam do Inter, que aparecerá na proxima pesquisa ou em 2 anos com numeros significativos, desde 2006 numa crescente de titulos, que só resultam nas pesquisas apos uns 5 anos, o que é natural, a criança precisa virar adolescente para opinar.

Pajé copy disse...

Enfim, tivemos um jogo perdido sem termos sido prejudicados pela arbitragem. A vitória foi justa e merecida dos palestrinos, e ainda por cima, jogaram com dez contra onze. Parabéns!

Qual o time que levou mais gols no campeonato até agora? O Furacão da dupla MM & OB tem aproveitamento de 50% dentro da Arena.

Ocimar Bolicenho (Diretor de Futebol) declarou que vai cobrar comprometimento dos jogadores. Porém, deve fazê-lo após as 18:00 hs, pois, durante o dia deve cumprir expediente no Tribunal de Contas e não poderá fazê-lo.

Juro, que gostaria de assistir ele cobrando comprometimento dos atletas.

Então, eu me pergunto: Qual deve ser o ‘bico’ do Ocimar, o Tribunal de Contas ou a Direção de Futebol do Atlético?

O elenco e o time pederam o elan, ou seja, aquela qualidade de se jogar por musica, de impeto nas jogadas, da confiança em construir jogadas. Temos que ter um fato novo, que tal, afastar o Diretor de Futebol, e o responsavel direto pelas contratações? E também pela demissão do Antônio Lopes (que estava onze partidas sem perder, com um time de defesa impenetrável) “para colocar no seu lugar mais um Leandro da tchurma dos malucéli do barigui”.

Pajé copy II disse...

REFLEXÕES: O time estava começando a engrenar com Marcinho, Nei, Marcelo Azevedo, Alan Bahia … foram negociados e quem veio para reposição? Jogadores emprestados…

Tinhamos patrimônio (atletas com direitos federativos) e hoje temos jogadores emprestados… Trocamos aquilo que era nosso bem patrimonial por contratos de empréstimos. O Atlético está vivendo de jogadores emprestados… e, na maioria das vezes mau emprestados. Só pode haver “outros interesses” em se manter o Leandro no time e o W. Diniz no banco.

Quanto Claiton levou em salários e medicina? E quanto custou cada gol de Alex Mineiro nesta sua ultima passagem?

Este esquema de jogadores emprestados, não foi o mesmo que afundou o Paraná Clube? Que todo final de semestre tinha que remontar o time? Que acabou refém de empresários?

De resumo da ópera de sábado ficou que Branquinho e Maikon Leite devem permanecer no time titular.

Anônimo disse...

Pajé copy, o teu lugar é no cap4ever.

Geca disse...

É de phoder mesmo, o cara me cola um comentário daquela anta gorda do Pajé aqui, que "quase não é tendencioso" e petralhano, como se fosse um texto escrito por Luiz Fernando Veríssimo.

É cada um que me aparece. Se eu quisesse ler o babaca do Pajé ia lá no pior blog de torcida da globo.com e lia. Ou ainda há o de 4 forévis também... na mesma linha puxa saquista de ex.

Anônimo disse...

http://www.furacao.com/materia.php?cod=33790

Anônimo disse...

Sem preconceitos e pensando nos pontos do Copy acima;

é verdade, pela primeira vez o apito não atrapalhou e perdemos jogando feio e com um a mais.

outro ponto, 50% de aproveitamento da Baixada tem que ter culpado, ou já se esqueceram que o MM/OB fizeram com o Pato veio colocando tudo a perder com um projeto de tecnico?

sobre o comprometimento? não só dos atletas, mas dos diretores. Nem OB nem MM cumprem expediente, deve ser levado em conta!

bem lembrado: Marcinho, Nei, Marcelo Azevedo, Alan Bahia … (coloco o Pato veio do lopes) foram negociados e quem veio para reposição? Jogadores emprestados - já emendo, PORRA tinhamos uma base com 100 moleques que na quantidade se extrai a qualidade, hoje temos uma pilha de contratos de ALUGUEL?

sem falar do resto...

PQP, que mal humor de alguns para analisar algumas verdades! que vcs são fã dessa miseria intelectual que administra o CAP tudo bem, mas desprezar a verdade é PHODA como diria o GECA.

calma, o Pajé não é burro pelo contrario é louco de esperto.

deve ser considerado muita coisa.

TIREM AS VISEIRAS, mãos a obra e vamos refletir.

OB vem com o papo que estaremos na ponta da tabela em breve no dia 16 de agosto? o Pato veio está lá...

Anônimo disse...

Cara, pq esse imbecil desse Pajé é o torcedor oficial do atlético naquela merda de blog?

Anônimo disse...

Anonimo vc queria quem lá? VocÊ?
Não vejo inverdades naquele espaço, leia e reflita.
é bem pertinente.
Pergunto eu: Por que o Juarez Vilela é colunista na Furação ponto com?
ele é um chato;;;
Leio todos, o pajé o Guerrilha, o Juarez, o Furação o CAP4EVER, a tribuna, a gazeta...

Anônimo disse...

Voltando ao tema do post...
Responsabilidade da nossa "crônica especializada", pois basta ouvir as arádios quando nossos times não jogam, ficam feito papagio na TV transmitindo parmera, spbambi, cocorinthians e estas ms da vida.
Titio Enéas

Anônimo disse...

Em especial a Grande rede a RPC, que durante anos deu prioridade aos clubes paulistas e cariocas na programação.
Ao não brilhante brilhante Gil Rocha, que quando tem Corinthians e Cianorte fala que o Cianorte jogará com um Clube Grande, como se o CAP não fosse grande!
Para a ridicula Gazeta do Povo que faz de tudo para diminuir nossos clube, sem falar das campanha anti CAP e anti COPA.
O Cidadão torcedor deveria cobrar mais dos veiculos.
E os clubes deveria fazer um pouco mais, se não conseguem na Bola, tentem no Marketing! já é um avanço!

Anônimo disse...

Geca sempre contra quem tem outra opinião. Democracia é isto Geca. Nem todo mundo tem que ter os mesmo pensamentos teus. Respeitar os outros é uma questão de educação.

Anônimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=ERlypL4XCzk&feature=player_embedded

Anônimo disse...

E você, Anônimo 13:37?!? Tem opinião? Qual? Se tem opinião, pelo fato de tê-la se opõe a opinião contrária, ou não?!? Então você também é do contra? Se não é do contra é "esperto" pra caraio.

Anônimo disse...

se queremos MAIS torcida, pricisamos conquistar MAIS tiulos

CAVEIRAHHH DE TOLEDO-PR disse...

TÍTULOS COM MM... SÓ NO CARTÓRIO!

SE NÃO CAIR ESTE JÁ TÁ BÃO!! ESTE O PENSAMENTO DO NOSSO CLUBE.

INFELIZMENTE.

KAVEIRAHHH DE TOLEDO-PR disse...

Macarrão caveirahhh é um crápula inútil, só você pensa do jeitohhh que berrou. hhhhh!!!

Anônimo disse...

E prá acabá hoje tem o lançamento do livro daquele que veio do forévis do hómi e queria dar porrada por aqui...
Escritor? O CagãoRibas?
HAHAHAHAHAHAHA
Só se for lançar o livro na cabeça de quem opina contra ele, é muito fraquinho, Huahuahuahuahuahuahua

Anti-caveirahhh disse...

KKK...
Caveirahhh está escrevendo pelos Atleticanos. Ninguém pensa como você, cara!

CAVEIRAHHH DE TOLEDO-PR disse...

MUDANDO DE ASSUNTO, REGO-ABERTO FAZENDO CÚ DOCE NO SP. DIZENDO0-SE INJUSTIÇADO E BODE EXPIATÓRIO.

CONHEÇO ESTE FILME.

DEMOROU, MAS ESTÁ COLHENDO O QUE PLANTOU. O SEU CARÁTER É ESTE. FALOU MAL DO ATLÉTICO, AGORA DO SP. NINGUÉM PRESTA. SÓ ELE.

ESTE POLACO INGRATO TEM QUE AGRADECER A DEUS NÃO TER VIARDO PLANTADOR DE BATATA EM 2 VIZINHOS!

DINHEIRO ELE PODE ATÉ TER. MAS CARÁTER ESTE NÃO CONSEGUE SE COMPRAR REGO-ABERTO!

MAMÃE JÁ DIZIA QUEM PLANTA VENTO COLHE TEMPESTADE.

KAVEIRAHHH DE TOLEDO-PR disse...

Tua mamãehhh que você despreza? hhhhhh!!!
Você não percebeu ainda que éshhh um imbecil, com berroshhh de mula? hhhhhhh!!!

Anônimo disse...

É mas a noticia vc pegou na Furacão ponto Com e com destaque!

atleticano é isso mesmo, reclama de atleticano, é um povinho esquizito, viveu na merda, ganhou um pouco de 15 anos pra cá e acha que sempre foi assim.

O Juliano pelo menos escreveu por anos na Furacão hoje escreve no 4 ever, e vc?

assina anonimo?
17 de agosto de 2010 16:01

Anonimo! de saco cheio dessa piazada de predio que não sabe o que foi o CAP um dia. e só reclamam de quem fez algo.

Corneta centauro 1 disse...

Pajé tá certo. Ocimar Bolicenho é omisso. Nunca esteve preoucupado com o CAP e agora como ultimo cartucho pra assegurar seus rendimentos extras tenta aparecer. De nada vai adiantar. Seu poder no CAP é o mesmo que mariazinha tem na horta. É pau mandado de Malucelli e na verdade ocupa o cargo para trancá-lo. Já devia ter escafedido, sumido e suas cinzas borrifadas na vila capanema que é seu lugar. Desde que adotamos a politica do J Mallucelli e Paranazito temos nos transformado nos piores em tudo. Se essa desgraça toda culminar com uma queda pra segunda divisão, será merecido. Não pra torcida e nem para o clube que nada mais é que um avião desgovernado e sem piloto. Eu mesmo critiquei Petraglia nas coisas que achava errado e aliás foram muitas mas, infimamente pequenas em relação aos acertos. Somos o legado do Coronel se assim insistem em chamá-lo e acredito, que isso assombra e atrapalha a gestão do digamos "pequeno" Marcos Malucelli. Tem coisas que consigo fazer e faço bem mas tem coisas que não! Malucelli se seguisse esta simples regrinha ...bem, tem coisas que não preciso dizer.

CAVEIRAHHH DE TOLEDO-PR disse...

A INVEJA QUE ESTE ANÔNIMO TEM DO JULIANO RIBAS VAI TE FAZER MAL. PQ VC NÃO ESCREVE UM LIVRO TAMBÉM AO INVÉS DE CRITICAR OS OUTROS?

QUEM DERA EU TER INTELIGÊNCIA SUFICIENTE PARA ESCREVER UM LIVRO... MAS LER PELO MENOS EU LEIO... PLANTEI ÁRVORE NA INFÊNCIA, FILHO ATLETICANO TEREI, MAS LIVRO NÃO ESCREVEREI. FALTA CAPACIDADE PARA ISTO.

INVEJA DE HOMEM É DE FODER OS BAGO... SÓ PESSOA PEQUENA, SEM PERSONALIDADE E SEM CARÁTER PARA ISTO...

AS VEZES QUANDO A GENTE INVEJA DEMAIS UMA PESSOA É PQ QUERIA SER IGUAL A ELA. VIDE O CASO DO KAVEIRAHH COM K. O CARA FICA SE PREOCUPANDO COMIGO AO INVÉS DE TECER COMENTÁRIOS SOBRE O ATLÉTICO OU AS COISAS RELACIONADAS A ELE. COITADO. TENHO PENA DESTE BABACA QUE SE PREOCUPA COM O MODO QUE EU ESCREVO. VAI VIVER TUA VIDA MOLEQUE E TOCAR UMA BRONHA PARA VER SE SOSSEGA UM POUCO.

Geca disse...

Confrades furaconenses, que o OB não phede nem cheira, acho que ninguém "desconcorda", que MM tem mostrado inexperiência e amadorismo, a maioria concorda... mas essa "forçação" de barra em querer dissociar a gestão MM do MCP é que me estraga a razão.

Quem "ponhô" o MM no poder? Quem apoiou a candidatura do Cotonete? Eu não fui. Teria Cotonete sido escolhido por ser um potencial fantoche? Bingo! Se MCP apoiou um incompetente pra dirigir o clube a culpa tb é dele, pois sem seu apoio, jamais teria sido eleito.

A pindaíba do CAP é a mesma há 4 anos, não é de agora. Só mudaram as figurinhas. Mentiras e expectativas frustradas já são companheiras de estrada do povo furaconense... é só mais do mesmo.

É isso... 16:43 e nada do Carpa cair phora...

Anônimo disse...

TAMBÉM VOU GRITAR UM POUCO:
INVEJA?
DESPREZO É A MELHOR PALAVRA...
SE NÃO FOR ANONIMAMENTE COMENTADO ELE JOGA UM LIVRO NA CARA E CHAMA PRA BRIGA, COISA COMUM DOS ESCRITORES, NAO É MESMO?
HAHAHAHAHAHAH
ESCRITOR, AHAHAHAHAHAH
HUAHUAHUAHUA
huahuahua
acabando o folego ahahaha

Anônimo disse...

Que tristeza virou isso aqui. Uma notícia boa para se comentar. Olha o nível dos participantes. Parei.

Anônimo disse...

Pior que o pajé, é o tal de nello que postou lá naquela podridão de site dele que a Arena vai ter que ser estatizada pra poder receber jogos da copa. Mas como tem doidão neste mundo,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Corneta centauro 1 disse...

Correto. Petraglia indicou MM como seu sucessor mas, MM se desvirtuou e rompeu. Preferiu gerir o clube sozinho e deu nisso, MM ou seja muita merda.

Anônimo disse...

Sucessor ou fantoche?
Menos, menos...
E o fantoche enrolou os fios no pescoço do manipulador de fantoche?

Anônimo disse...

o MM é mo maior traíra que ja apareceu, está nos mandando pra segundona, ano que vem ele vai pedir voto!!!

Anônimo disse...

A revolta do fantoche.
Parece título de filme a lá "Tomates Assassinos"...

Anônimo disse...

Tem anonimo que torce pra time do EIXO DO MAL e acha isto natural, são uns idiotas.

Anônimo disse...

Um é traíra porque se debelou...
O outro era fantoche porque aceitou...

Afinal: o que queremos?

Um igual ao outro não existe, cada qual sempre terá seu estilo e nunca vai agradar a todos.

KAVEIRAHHH DE TOLEDO-PR disse...

Éeehhh macarrão caveirahhh, você mostrahhh entender bem disto aí que postou:
INVEJA DE HOMEM É DE FODER OS BAGO... SÓ PESSOA PEQUENA, SEM PERSONALIDADE E SEM CARÁTER PARA ISTO...
HHHHHH !!!

Anônimo disse...

Falta identidade para o povo paranaense com o nosso estado!

Anônimo disse...

"MM se desvirtuou e rompeu. Preferiu gerir o clube sozinho e deu nisso, MM ou seja muita merda."

Desvirtuou do que? Se quem rompeu foi o MCP. Ou toda a chapa desvirtuou e SÓ o MCP que não?!? Ah, por favor, seus puxasacos. O que rolou foi disputa pra ver quem mandava mais. Nessa merda toda cada um cagou um pouco.

Anônimo disse...

Pior que o MM continua cagando...

Anônimo disse...

E o MM já tem o discurso pronto!

Se o Time cair para a serie B!

A culpa é da COPA que o Mario Inventou!

escreve ai, quem não conhece o MM que se case com ele.

Por falar em casamento com MM, até a mulher dele não aguenta mais, cehgou a mandar o o MM a M.

A CULPA é DO Mario, ouviu Airton Cordeiro, A CULPA é DO Mario que inventou essa COPA na Baixada!

E o investimento em chuetiras ainda no aguardo...
70% do time formado por jogadores da base atleticana? so se for no Coritiba, aqui Gueron, Alex e B. Mireiro, Branquinho, Mythye, Baier, W diniz, M Leite, M. Azevedo, Claiton, todos garotos do CT da Puta que Pariu o velho Marcos Malucelli.

Desculpa a deselegancia, mas cansei desse cara, apoio sim as criticas do Pajé em relação ao casal MM/OB.
Cansei dessa torcida que se CALA diante de tantos desmandos!

Abraços e tem que vencer domingo.

O lopes tinha razão quando foi traido, alias, traição é praxe dessa patota incompetente e não tão honesta como as mulas acham!

Anônimo disse...

A Copa vai sair.
O Furacão não vai cair.
O Lopes é bom mas já foi, que se exploda com os catarinas lá e se voltar um dia, todo sucesso aele aqui no Furacão.
O Edinho também tinha razão? Nem quero saber... E o Mior? menos ainda.
É o "profe Carpa" parar de inventar e a boleirada se comprometer um pouquito mais que iremos acabar este campeonato bem melhores que os últimos.
O apocalipse é só mais um livro que escreveram para os pequenos se "borrar de meda", deixa disto.
Domingão estaremos em Curitiba acompanhando mais uma vez o Furacão.
PS ao tonto lá de cima: atleticano é isto: acredita sempre, seu burga paulistano.
Titio Enéas

Anônimo disse...

Você é muito otimista Enéas, que mais conta...

O carpa chamou o Lampadinha para auxiliar, ta sabendo?
se não é o Carpa autor da obra, é o OB, que resolveu virar atleticano depois de velho.

a desculpa do marcos vc não comenta...

ah! me lembro quando vc apoiou o Leandro Bocão aqui mesmo, então qualquer merda serve mesmo...

Menos Eneas, otimismo demais!
Eu não acredito mais nessa turma, já acreditava pouco.

A copa sai! não tenho duvida, o time cai? não sei, não tem padrão, nem lateral..
a desculpa? está pronta!

Julio disse...

Vcs viram que a Gazeta nem citou esta pesquisa. Mesmo ruim para o Atlético pela 3ª posição, os Xoxas da Gazeta não conseguiram suportar que seu timinho é um lixo e que para 2 Atleticanos existe um coitado, na expressão literal da palavra, Xoxa.

Julio disse...

Ah, antes que eu me esqueça. Vão tratar do forévis lá no tomandonoforevis.com os asseclas do ditador. Vcs são muito chatos e infantis. E me desculpem os leitores do tal Pajé. Só quem não faz sinapse pode ler alguma coisa daquele cara. Só falta agora virem aqui para citar romance espírita e começarem com "papo cabeça" sobre as peripécias dos espíritos. Leiturinha heim...

Gustavo GR disse...

A questao nao é quem escreve a critica, ou o site que publica, basta termos poder de discernimento e saber filtrar e separar as coisas. O que foi escrito pelo Pajé, INFELIZMENTE, está correto. Ou alguem discorda ??? Alguem concorda que o Ocimar está fazendo um bom trabalho ??? Alguem concorda em ter no elenco um jogador carissimo como o Claiton sem poder aproveita-lo ??? Logico que o Pajé tenta dissociar a imagem do MCP do MM, o que na minha opiniao, nao cola. MCP escolheu MM, e MM rompeu com MCP por nao aceitar as imposiçoes de MCP. Mas MM nao tinha ideia de como era dirigir um clube de futebol e chamou OB, e aí é isso que todos estao vendo...

Eu leio TUDO sobre o CAP. Tudo mesmo. Algumas coisas eu descarto, como o tal de Barilcka e o Juliano Ribas, por serem muito fanaticos pelo Petraglia e outras, INFELIZMENTE, eu tenho que concordar, como essa do Pajé. Quem se mantem informado atraves de uma UNICA fonte, acaba sendo no minimo, enganado. Se voce pegar informaçoes sobre o CAP somente no site do CAP, vai ser tudo mil maravilhas. Logico que NINGUEM quer ver e ler noticias ruins sobre o CAP, mas hoje em dia, as noticias sao essas e as constataçoes sao essas.

Se a Copa vai vir ou nao, na boa, pouco me importa. Minha patria é o CAP. Por esse sim eu choro, brigo, luto, ... é esse que eu quero ler noticias, me interar, enfim, o CAP é a minha patria.

Anônimo disse...

Anônimo das 18:47
Você é mais pessimista que o MM.
Eu não...
Titio Enéas

Anônimo disse...

Boa Gustavo GR

Luiz Andrade disse...

Perguntar não ofende, o Pajé apoiava o time "O time estava começando a engrenar com Marcinho, Nei, Marcelo Azevedo, Alan Bahia" comandado pelo Antônio Lopes, ou eram as mesmas críticas?
Se eram não estaria ele sendo hipócrita e demagogo agora?

Geca disse...

Bom, quem quiser ler Pajé que leia. Tem gente que gosta de Paulo Coelho, por exemplo. Pra mim é fraquíssimo, tendencioso, hipócrita, privisível e incoerente. O cara nem escrever sabe, mas representa a torcida atleticana num blog da Globo.com. Eu sinto vergonha, muita.

Verdade o que ele falou? Pode ser, com algumas eu até concordo. Só que ele não tem credibilidade. O cara é tão surpreendente quanto o Lula criticar o Fernando Henrique.

Dar credibilidade a alguém que critica só um lado, que é parcial ao extremo ... é realmente algo tão inacreditável quanto peidar cheiroso.

Concordo com o Luiz Andrade... vá lá atrás ver se ele apoiava esse mesmo time que agora ele diz que foi vendido. Será que ele lembra da saída do Clayton e do Ferreira (só os 2 melhores jogadores) na reta final do paranaense de alguns anos atrás? Será que criticou? Foi o MM? O negócio desse cara é defender figurões e desestabilizar.

Anônimo disse...

e ainda tem coxa branca q fala q tem maior torcida..........hahahahah

Anônimo disse...

Gustavo, da mesma forma que está ficando nojenta a leitura por aqui.
temos a presença de um retardado que sempre que o Caveira aparece ele vem na cola, além de "Não Acrescentar".
E mais, isso aqui parece o Forum da Furacão ponto com, com um bando (Bando) de piás de prédio que tem odio mortal do MCP por ter dado todo esse orgulho de ser atleticano a eles (titulos estadio respeito nacional), uma paixão louca e cega pelo MM. e qualquer coisa que seja dita contraria a isso será digna de apedrejamento até a morte.

UM SACO.

A verdade é que vemos um caminhão desgovernado com um monte de BOYS de VILA olhando no Canto da estrada e Achando a coisa mais Linda.

Temos urgentemente que sacar fora esse motorista, que não sabe guiar caminhão, caminhão valioso e carregado de sonhos.

Cansei dessa geração arena chata, pedindo honestidade, geração que usa identidade falsa, passa por baixo da catraca, compra cigarros e bebidas com menos de 21 anos.
Pede algo que não sabe o que é!

Voto com o Pajé, Com o Juliano RIbas, Com a Michele, Daniel machado, Rafael Lemos, Barilcka, Mauro singer, Carneiro Neto, que felizmente conheço todos e respeito todos.

Voto com alguns que não conheço, alguns aqui são coerentes , alguns.

Essa é minha opinião, respeite e leia se quiser, não estou nem ai mesmo, e´um forumzinho parecido com o paraná online e como já disse o famoso FF.

Abraços vou cagar!

Anônimo disse...

Quis dizer "vou me limpar" porque cagar já o fiz por escrito...

Anônimo disse...

ANONIMO 11:47, realmente tem coisa muito chata, inclusive aqui, como os CKaveiras. Você tem razão. Incoerência também tem muita. Mas:

"... odio mortal do MCP por ter dado todo esse orgulho de ser atleticano a eles"

É esse tipo de comentário que é de doer e merecem pedras. Orgulho de ser atleticano vem muito antes de MCP, não tem a ver com ele. Não concordo que um só Atleticano odeie MCP, só que ele não é Deus e também faz cagada, coisa que MCPista não enxerga. Haja vista o MM. Quem apoiou esse cara? O Lula? Você tá sendo incoerente.

"e qualquer coisa que seja dita contraria a isso será digna de apedrejamento até a morte."

Qualquer coisa dita é passível de crítica. Quem defende cegamente um só lado... merece pedras mesmo.

E só pra fechar, essa chata Geração Arena é criação do MCP, não havia antes dele, fruto da elitização do clube. Mas concordo contigo, é chato demais. Chato demais ver que uma facção de Atleticanos se criou em nome de um ex diretor, que merece respeito, mas não respeita ninguém.

Anônimo disse...

a elitização não é invenção atleticana.

é um mal necessario, e na minha otica elitização não tem nada haver com geração arena, a geração arena são aqueles na faixa dos 20 aos 25 que não tem noção de quão apaixonante é o CAP, que ser atleticano e ser: apesar das dificuldades, das diferenças, é reconhecer que por 85 anos estivemos por baixo e apenas 15 na crista da onda. (são 100 anos de história do futebol no parana e nossa historia começa antes de 1924).
Hoje a cobrança é demais, a falta de respeito com quem fez de verdade é demais. maltratamos nossos ex presidentes como os coitados verdes fizeram, judiaram do evangelino só sentiram a sua falta após sua morte. não precisamos disso.
Não tinhamos onde jogar, alugavamos o campo do ferroviario e do coritiba, hoje temos a melhor praça esportiva do estado, falta acaba-la e moderniza-la, apesar das campanhas contras dentro e fora do CAP.
MCP não é DEUS, mas junte todos os ex e você não tira meio MCP. arrogante? logico, ou vc acha que esses idolos malcriados que recebem 100 paus por mes são faceis de lidar? e essa imprensa? nojenta, derrotista. para tocar futebol tem que ser assim.
Respeito é muito, respeite quem fez sem prometer, não aqueles que prometeram e não fizeram nada ainda. nem sozinho conseguiram chegar lá...
bem não vai dar em nada mesmo, não mudar porra alguma, dane se, o jeito é esperar dezembro de 2011 para quem o MCP indicar assumir o posto. se esse imbecil não quebrar o clube.

Anônimo disse...

O imbecil escolhido e apoiado pelo MCP, diga-se de passagem. Acho graça ninguém cobrar isso do MCP.

Luiz Andrade disse...

"é reconhecer que por 85 anos estivemos por baixo e apenas 15 na crista da onda".
Torço para o Clube Atlético Paranaense desde 1982, nunca julguei que estivessemos por baixo, apesar de algumas má fases, mas que ocorrem até aos mais ricos e poderosos clubes. Aliás creio que a má fase de maior duração da história do clube foi a iniciada em 1985 e que dura até agora.
15 anos na crista da onda? 5 estaduais em 15 anos é estar na crista da onda?
Ou estivemos verdadeiramente bem de 1999 a 2005, me corrijam se estiver errado mas neste caso foram apenas 6 anos.

Anônimo disse...

Informações são sempre manipuladas de acordo com os interesses, como diz um colega argentino: "A história é escrita pelos assassinos".
Não tem santo neste angu, meus caros.
Enéas

Tiago disse...

JULIO, na boa...atenha-se a comentar sobre futebol. Tratar religião de forma jocosa não é legal. Vc tratou de um assunto , que pelo visto ignora( o ESPIRITISMO). Sou espirita, assim como toda minha família e milhões de pessoas espalhadas pelo mundo. Saudações rubro-negras

Anônimo disse...

Minha religião é o Furacão, ao inferno as demais.
Manda os fantasmas me assustar, manda.

Tiago disse...

Anônimo das 17:44, vc é digno de pena. Apenas isto. Não são fantasmas ( para os leigos) que assustam e sim a ignorância de pessoas como vc.

Anônimo disse...

Tiagão
Ou a sua intolerância com quem pensa diferente.
Ao inferno com toda esta merda de religião.
Não acredito nesta merda toda, isso é papo para conduzir a boiada, não preciso de mandamento (nem ameaças) para não atrapalhar a vida dos outros, cuidar da minha e quando possível ajudar os outros.
Ficamos assim, respeite o pensamento dos outros e reze para quem quiser, não dou a míima para esta bobagem.

Espírito Atleticano disse...

18:53, você está confuso, meu amigo, Deus não é homem, longe disto. Parou para pensar nas coisas desta vida, como o olho por exemplo. Algo muito inteligente colocou uma lente divergente focando a retina que leva a variação da luz em forma de impulsos ao cérebro que a decodifica e vê a imagem. Esta engenharia, esta inteligência criadora é Deus.

Anônimo disse...

Na sua opinião 21:22, que eu respeito.
Só falta agora você respeitar a minha.
SRN

Tiago disse...

Anônimo das 18:53, falou cara. Eu respeito,sim, a opinião de cada um. Só não posso ficar quieto quando alguém fala merda de uma coisa que não conhece, assim como o Julio fez. Ele não respeitou uma crença, entendeu agora ??? Se vc não sabe, espiritismo NÃO É SÓ RELIGIÃO, é sim também filosofia e ciência. Pra se criticar e não dar bola como vc disse, é preciso antes conhecer, senão, aí sim, é papo de quem segue a boiada. Outra coisa, em que momento eu ameaçei alguém aqui??? Realmente o que assusta é a ignorância dos homens.
Mais uma coisa...vc acreditar ou não, pouco importa, pois DEUS e demais benfeitores não deixarão de existir por causa disto. Mas um dia vc tira a viseira e começa a enxergar mais além do que os teus olhos podem chegar.

Anônimo disse...

Ou quem sabe um dia você respeitará a opinião de quem não acredita ou não segue o mesmo que você segue.
Não é vc que ameaça alguém, não me entenda mal, é o fogo do inferno que te queimará se não seguir blá blá blá
Eu tenho esperança... só não preciso fechar os olhos ou olhar para cima para consagrar isto.
Grande abraço e SRN

Tiago disse...

Anônimo, vc pede que o respeite mas foi vc que chamou todas as religiões de merda. Que respeito é este que vc prega ( respeito só pra vc?) . Se quer consagrar a tua esperança, olhe pra dentro de vc mesmo cara, pois todos temos uma centelha divina. Deus está dentro, e não fora de nós. Outra coisa, quem disse que acredito em infernos??? Espírita tem outra concepção do que ocorre após a morte ( desencarne ).
Valeu, abços rubro-negros.

Anônimo disse...

Não acredito em fantasmas, acredito em trabalho.
Merdas? Vc precisa ouvir o Ozzy falando, saiu no mesmo estilo, ao natural, hahaha, nada pessoal meu chapa.
Embora minha opinião é que qualquer coisa que faz as pessoas perderem o senso crítico e assumem a função de pensar das pessoas, é uma merda mesmo.
SRN

Tiago disse...

Não acredito em fantasmas, acreito em trabalho. O que tem uma coisa com outra amigo??? Espíritas, catolicos, crentes... ninguém trabalha??? Não entendi a sua. Além disso o que vc chama de fantasmas, nós chamamos de espíritos, pois não somos apenas uma massa de carne que respira, vc sabia??? Outra coisa, ler livros sobre a espiritualidade é que faz vc pensar nas coisas. Como pode vc, que me parece não conhecer nada sobre o assunto, emitir opinião sobre o mesmo. Como ter senso crítico sem saber nada daquilo que está falando??? Realmente vc é um poço de contradições. Nada pessoal meu chapa. Saudações rubro-negras.

Anônimo disse...

Acredito que sucesso é consequência de trabalhar e fazer a coisa certa.
Que não adianta nada acender vela ou o que o valha para se conseguir alguma coisa, se "na prática a teoria é outra".
Esse papo já deu, não vou desenhar.
Que mal humor, heim???
Saudações rubronegras e amoleça esse coracebo de pedra meu filho...

Tiago disse...

Realmente já deu. O mau humor, na verdade, é todo seu. Vc realmente só consegue enxergar APENAS através dos olhos. Como disse Shakespeare ¨Há mais mistérios entre o céu e a terra do que supõe a nossa vã filosofia ¨. Pense nisto... Até qualquer dia. SRN

Anônimo disse...

Então tá Mr. Certo... mas o papai do céu está vendo, heim!!!