terça-feira, 1 de junho de 2010

Salve a juventude atleticana

Mais uma pesquisa sobre tamanho das torcidas de times no Brasil é publicada, desta vez pelo Ibope/Lance.
Como sempre, polêmica.
O universo pesquisado não pode ser considerado desprezível - foram 7.109 pessoas ouvidas em todo o Brasil, a partir de 10 anos de idade, em 141 municípios. Bem mais do que os ridículos 2.600 entrevistados do último levantamento do Datafolha, mas bastante insignificante perto dos 101.791 entrevistados ouvidos pela Paraná Pesquisas apenas no território paranaense. Neste levantamento a Paraná Pesquisas ouviu nada menos do que 15.600 habitantes somente em Curitiba.
Mas vamos nos ater aos novos números.
Novamente o Atlético aparece de forma bastante modesta no cenário nacional: ficou na 17ª colocação, juntamente com dois clubes nordestinos: Santa Cruz e Ceará. A posição no ranking pode nao ser questionável, mas ver o Sport apontado com um número de torcedores 3 vezes maior chega a ser patético. Ou seja, segundo esta pesquisa, o Sport tem o mesmo número de torcedores do que Santa Cruz, Ceará e Atlético juntos. Ridículo, para dizer o mínimo.
Mas vamos lá, pesquisa é pesquisa.
O que me chamou a atenção mesmo é que o Rubro-Negro aparece com uma tremenda vantagem quando o corte é feito por idade. Entre os mais jovens (10 a 15 anos) o Furacão assume a 16º colocação, passando clubes como Fluminense e Botafogo.
Uma tendência já detectada em pesquisas anteriores.
Há que se trabalhar em cima dessa juventude.
A piazada de hoje é a garantia de um clube forte no futuro.
Times fortes e competitivos ajudam a manter o sonho da molecada aceso.
Mas boas campanhas de marketing também.
E o Atlético, recentemente, está devendo nos dois aspectos.
Melhores times, ídolos, uma comunicação que fale com o público jovem, sites mais atrativos, uso correto das mídias sociais.
A fórmula do futuro passa por aí.

Ranking gerak mostra Atlético com torcidas do mesmo tamanho das do Santa Cruz, Ceará e Fortaleza.
Entre os jovens, o a torcida do CAP sobe no ranking.
Mas, não adianta. Confiável mesmo só aquela superpesquisa de 2008. Para ver os resultados, clique aqui, aqui e aqui.

11 comentários:

EI CAVEIRAHH VAI TOMA NO CÚ SEU disse...

ué o caveirahhh naum chegou pra cornetear ainda ja vem esse infeliz vamos incentivar seu bosta amanha tem jogo e voltar la pra incentivar quando acabar o jogo dai sim vou protestar.

Anselmo disse...

Guerrilheiro deveria mudar o acesso aki do blog! Tem que fazer login e senha pra kda um aqui senao vai fica horrivel de visitar isso daki! Soh besteira!!!

Gente que nao esta nem ai pro Atletico, so quer tumultuar e aparecer!

Anônimo disse...

Se de 2005 pra cá estivessemos sempre nas cabeças do Basileirão e ido a Libertadores umas 2 vez ao inves dessa coisa toda que aconmteceu conosco eu tenho certeza que a torcida do CAP teria dobrado de tamanho.

Eduardo disse...

Guerrilheiro, desculpe meu comentário não ser relacionado com o post, mas gostaria de lembrar que hoje (02/06) é aniversário de morte do Jofre Cabral e Silva (42 anos). Ele foi muito importante para o nosso CAP, levantou-nos da miséria, MORREU torcendo pelo Atlético e ficou bem conhecido pela frase: "Não deixem, nunca, meu Atlético morrer." Acho que ele deveria receber uma justa homenagem.
Se o MM tivesse ao menos 1% da paixão que o Jofre tinha pelo CAP estaríamos em uma situação melhor.

Eduardo

Anônimo disse...

16o.,17o. as vezes 19o. no ranking de torcidas...
19o.,16o. as vezes 15o. na tabela do brasileirão... Coincidência?

Anônimo disse...

com essa diretoria de malucelli e bolicenho ainda vamos desaparecer do mapa. malucelli tem planos de mudar nosso nome pra flamengo do parana assim como fez o irm~ão com o curitians. isso depois de passar por uma fusão com o paranazito do bolicenho.


chamem o "dono" urgernte

Geca disse...

Se a juventude é atleticana ou não, pouco importa. Certamente o Caveira é contra (não importa o que).

Hoje ele usará seus poderes de vidente pra prever que MM fez um pacto com o cramulhão, vai transformar o CT na sede do inferno durante a Copa e que enterrou um bezerro virgem no centro da Arena pra phoder com o CAP.

Anônimo disse...

Olha Guerrilheiro da Baixada. Acho que melhores pesquisas foram feitas pelos recordes de público de TODOS os estádios da capital. E nelas o CAP venceu. Inclusive no pinga mijo do Bairro Alto da Glória.

Anônimo disse...

Essa pesquisa está estatisticamente nal feita, amostragem muito pequena, veja a comparação da torcida do Sport, similar a soma da nossa + a do Santa Cruz + a do Fortaleza, dá para credibilizar?
Claro que somos os maiores do estado, aí acho que não tem matemática que ajeite pros vizinhos zumbis...
Enéas

Andre disse...

O Sport, no Recife e também os times baianos, tem uma torcida imensa (não só na capital, como nós, mas também no interior), diferentemente do restante do nordeste, que torcem para times do rio.

Anônimo disse...

Ok, então a pesquisa deve ter esmiuçado o sertão e o agreste nordestino...
Tá bom...perdemos porque foram em Marialva e em Guarapuava realizar a pesquisa...
Dois mile e poucos cabrocos, assim o profe de estatística morre de comer giz.
Enéas