sábado, 22 de maio de 2010

A Copa 2014 e a parte que cabe a cada um

Por Juarez Villela Filho, colunista da Furacao.com:
Muito mais que a Seleção Brasileira está se preparando em Curitiba: pode-se dizer que o Brasil está em Curitiba! Talvez por necessidade de afirmação, carência ou mesmo por dom divino, temos a nossa Seleção Canarinho como único ente capaz de unir toda a nação por uma causa: a conquista da Copa do Mundo.
Para o brasileiro fazer boa campanha na Copa é vencê-la. Ser vice como em 1998 perdendo para o estupendo time da casa com o craque Zidane ou pior ainda, perder de virada no Maracanã lotado para o então forte Uruguai valem tanto quando rodar já na primeira fase. Na Copa do Mundo, mesmo o leigo se comove, opina, palpita e se embriaga com as vitórias.
Estamos tendo um aperitivo deste clima que ousamos viver em 2014 agora com a Seleção no CT do Caju. Imprensa de todo o mundo, seguranças, policiais, uma movimentação como nunca se viu por aquelas bandas da cidade que há 10 anos atrás passava desapercebida pela grande população curitibana. Ter uma mega estrutura elogiada mundo afora como a que o Atlético empreendeu no Umbará ajudou a fazer crescer a região.
Agora graças a vinda da Seleção algumas melhoras foram realizadas. Acesso facilitado tempos atrás com a construção de um viaduto, recapeamento de ruas, colocação de calçadas, reformas e mais obras que geram emprego e trazem qualidade de vida a população local. Cabe ao Atlético fazer isso? Não, ao poder público que deve ser parceiro do clube e de qualquer ente privado que venha a trazer benefícios para a população.
Infelizmente a inveja, desconhecimento e o pouco caso de parte da política local, dos clubes rivais e em especial pelo show de desserviço social realizado por parte da imprensa, temos nos afastado dia após dia da definição sobre a vinda da Copa de 2014 para Curitiba. O pensamento mesquinho, tacanho, burro de alguns pode prejudicar toda a coletividade da capital paranaense.
Estamos vivendo um imenso frisson porque a Seleção Brasileira está de passagem de menos de uma semana aqui, fechada e praticamente enclausurada no CT atleticano. Conseguimos imaginar o que seriam os mais de 30 dias com turistas de diversas partes do mundo, com repórter mexicano fazendo matéria sobre o barreado, com chinês conhecendo o pinhão cozido, com italiano estranhando o frio nada brasileiro de Curitiba e com as torcedoras da Suécia nos paquerando no chope da Rua XV?
A retrógrada, conservadora e por vezes reacionária sociedade curitibana tem idéia de que essa imensidão de pessoas consumirá nos shoppings que pertencem a coxas, nos restaurantes de paranistas e que verão os jogos no estádio atleticano, que durante a Copa pertence à FIFA? Continuará sendo assim tão limitada a visão daqueles contrários em recepcionar o maior evento esportivo do mundo, fazendo de tudo para prejudicar o clube que na vanguarda do pensamento então reinante foi lá e fez por merecer ser indicado para receber os jogos da Copa pois construiu boa parte do estádio quase terminado?
É mais fácil ajudar o Atlético a conseguir R$ 100 milhões e terminar o estádio fazendo com que toda a cidade lucre, gastar R$ 400 milhões como farão dezenas de outras cidades ou simplesmente lavar as mãos, não investir nada e ficar vendo pela tv a festa alheia?
Por que o Atlético merece um benefício maior? Simples, porque fez por merecer. Enquanto os outros clubes ficam passando “demão” de tinta e disfarçando os problemas (alguns bem sérios) estruturais de seus estádios contando com o silêncio de uma imprensa conivente, o Atlético fez o melhor CT do Brasil e por isso hoje é visto e reconhecido no noticiário do mundo todo e ergueu o sonho de todo time brasileiro: um estádio com concepção moderna e arrojada, oferecendo conforto e segurança para seus freqüentadores.
Como dito por Michael Corleone, interpretado pelo excelente Al Pacino na saga “O Poderoso Chefão” em sua parte III ao dividir os lucros entre os sócios e estar desfazendo os negócios quando da compra da Imobilliari: “cada um recebe proporcionalmente pelo o que investiu, mas lá no começo, quando tudo era sonho.”
Ao Atlético, que mais fez e investiu, sua parte. Aos demais, proporcionalmente ao que fizeram (ou deixaram de fazer).

23 comentários:

Filipe disse...

EXCELENTE TEXTO

Anônimo disse...

Ótimo! Mas...por favor, Madson? Cêis tão de brincadeira!

Anônimo disse...

Juarez tem sido na minha opinião o mais comedido dos colunistas do Furacao.com. Meus cumprimentos!
Sinceramente não tenho mais gasto tempo lendo as demais colunas, as vezes até começo e depois me toco ser de uma pobreza tipo malhação pré determinada, tipo campanha oposicionista eleitoral, um tipo de forévis do mcp disfarçado, não isso seria demais, nem de tanto mau gosto.
Agora o negócio é esperar terça feira para vermos a solução que será informada sobre a Arena, para o desespero de quem não gosta de Curitiba, de quem não gosta do CAP e de quem torce tanto contra a atual administração do CAP (que eu também não gosto, porém mesmo assim tenho a certeza de torcer para que dêem certo, afinal isso significa o CAP dar certo).
SRN do Titio Enéas

Anônimo disse...

Muito boa coluna, conseguiu expressar o bom senso que falta a alguns curitibanos de cabeça pequena, inclusive a atual diretoria atleticana que têm medo de assumir o financiamento.

Corneta centauro 1 disse...

Se a copa fosse no Pinga Mijo, vocês estaria ai batendo palmas, apoiando e aprovando emendas para que a grana do seu imposto reformasse o chiqueiro dos coxas ??????
Olha a hipocrisia !!!

roberto takai disse...

Excelente comentario! De tudo que vc falou, eu acho que muitos curitibanos, nao sabem exatamente o que Curitiba perde, que sao milhoes de investimentos, empregos, modernizacao da nossa cidade, exposicao a midia mundial e como vc falou, os proprios coxas,paranistas, triestinos, etc. vao ser beneficiados em seus comercios, negocios, etc. Acho que falta alguem p/mostrar a "opiniao publica" esse outro lado da moeda, comecar a fazer uma midia em cima dos beneficios da Copa em Curitiba. Essa n/imprensa eh tao "burra", que nao sabem que eles seriam os primeiros a ser beneficiados, (a mercadoria deles nao eh noticia?)

Roberto takai

Anônimo disse...

Caro Centauro, "SE" não joga bola.

Geca disse...

O Enéas disse bem; o Centauro fez um questionamento pertinente. Eu penso que a diferença é que o Atlético, como disse o Juarez, fez por merecer (ou a direção do Atlético da época, que ao contrário do que muitos pensam, não era composta só pelo MCP). No Brasil o CAP foi o único capaz de crescer rutilantemente, a olhos claros. Nada mais justo que venha esse reconhecimento com a Copa na Arena, pois anteviu a Copa há muitos anos.

Ontem num jornal local, da Band, vi a apresentadora dizer "se prepare, telespectador. O dinheiro pra construção da Arena vai sair do teu bolso". Como bem disse Juarez, o pensamento tacanho, a falta de informação e a mediocridade da gente, do paranaense, faz essas coisas: autofagia escandalosa. A diretoria atual, de muitas patacoadas, agiu certinho em relação a Arena. "Bancamos a nossa parte "... e com razão. O resto, pra adequação a Copa, não é do Atlético, é da cidade de Curitiba, do estado do Paraná. Estamos poupando o dinheiro público, e não gastando. E a grana de desvio da assembléia, 50 milhões, alguém perguntou quem vai pagar?

CAVEIRAHHH DE TOLEDO-PR - O GRATO disse...

GRATIDÃO.

O PIOR DEFEITO QUE UM HOMEM PODE TER A INGRATIDÃO.

SEM QUERER SUA VOLTA (PRINCIPALMENTE DEPOIS DA LOUCURA DA ARENA ATLETIBA E DE ALGUMAS DENÚNCIAS - NENHUMA PROVADA-), MAS
ISTO SÓ FOI POSSÍVEL GRAÇAS A IDEIA E TRABALHO DE UM HOMEM VISIONÁRIO E EM QUE NENHUMA VEZ FOI MENCIONADO NESTE TEXTO (POR SIMPLES BIRRA!!): MÁRIO CELSO PETRAGLIA.

PODE ME MANDAR PRO "FORÉVIS" OU QUE SOU PUXA-SACO DELE, OU QUE GANHO PARA ESCREVER DELE E TANTAS OUTRAS IDIOTIICES. MAS HOJE TEMOS UM CT E UM ESTÁDIO GRAÇAS A ELE E NINGUÉM MENCIONA ISTO.

ESTE SENHOR QUE É FUNCIONÁRIO PÚBLICO E QUE ESCREVEU O TEXTO SONHA EM TER UM CARGO NO ATLÉTICO. E POR ISTO NÃO MENCIONA QUEM DEVA MENCIONAR OU ENTÃO SEMPRE CRITICA SEJA QUAL DIRETORIA FOR. O NEGÓCIO PARA ELE É ESTAR DE BEM COM A MASSA PARA, QUEM SABE, BELISCAR UM CARGINHO NO FURACÃO FUTURAMENTE.

O TEMPO DE MCP JÁ PASSOU. ASSIM COMO JÁ DEVERIA TER PASSADO O DE MM.

MAS GRATIDÃO E RECONHECIMENTO NÃO FAZ MAL A NINGUÉM.

AH.. PODE ME CHAMAR DO QUE QUISEREM. MENOS DE INGRATO.

UM BOM FINAL DE SEMANA A TODOS. E VAMOS SOFRER COM FÉ VENDO O "FUTURO SOMBRIO" E A SÉTIMA PARTIDA SEM VENCER.

Anônimo disse...

que texto ridiculo. Agora foi o CAP que fez então?
tempos atras o proprio Juarez criticava o MCP por ele cuidar dos assuntos da copa. agora foi o Cap que fez. ridiculo.

Tiago disse...

Caveira, acima vc falou em BIRRA, então seria por simples BIRRA que vc continua a escrever em caixa alta. Olhe pro teu rabo, Caveira....olhe pro teu rabo...

Geca disse...

Fraternalmente "desconcordo" que seja ingratidão, Caveira. Todos os atleticanos críticos de MCP reconhecem seus feitos. Mas isso não significa que possa (ou deva) ser eternizado no poder. Autocracia não é sadio. A alternância do poder oxigena. Aliás, vc mesmo já falou em "novas cabeças".

A gratidão existe, não tem como não ser reconhecida, assim como não dá pra acreditar nessa lenda de que ele fez tudo sozinho. Muita gente: presidentes, funcionários, conselheiros fizeram parte disso, ainda que ele tenha sido peça fundamental. Assim, essa gratidão não precisa ser mencionada em todos os textos, está intrínseca. Tenho certeza que Juarez reconhece os feitos, assim como os DEfeitos.

Eu não tenho dúvida nenhuma que quem trouxe a Copa a Ctba foi MCP. Entretanto, bola pra frente. Existe uma instituição que fica, que é o CAP, não precisa de dono. Os dirigentes precisam ser passageiros, dar sua contribuição e passar a cadeira pro próximo. Jamais podem querer ser maiores que o clube e sua torcida.

Furaconenses amplexos.

Anônimo disse...

Na verdade acho o Juarez um mala sem alça, mas voi copiar duas frases:

"A Copa 2014 e a parte que cabe a cada um"


"Ao Atlético, que mais fez e investiu, sua parte. Aos demais, proporcionalmente ao que fizeram (ou deixaram de fazer)."


CHEGOU A HORA DE CRIARMOS UMA ASSOCIAÇÃO DOS SOCIOS TORCEDORES DO FURACÃO.

CHEGOU A HORA DE FAZER O NOSSO PAPEL ALÉM DAS ARQUIBANCADAS, "INDEPENDENTE DE FACÇÃO POLITICA"

POIS ESTÃO FAZENDO DE TUDO PARA PERDERMOS A CHANCE DE RECEBER ESSA COPA EM CURITIBA, PRECISAMOS PRESSIONAR A NOSSA DIRETORIA PARA BUSCAR ALTERNATIVAS SIM.

ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS.

SOMOS MAIS DE 20.000 VOZES QUE PAGAM E VOTAM NO CLUBE ATLETICO PARANAENSE.

SE NÃO FIZERMOS NADA, O PROJETO DE CONCLUSÃO DO ESTADIO SERÁ IDENTICO AO POSTADO PELA MYLLA NO CADERNO "O CARTOLA" APENAS UM SONHO.

CAVEIRAHHH DE TOLEDO-PR disse...

CONCORD0 GECA COM A ALTERNÂNCIA DE POR. SEMPRE. NÃO SÓ NO ATLÉTICO MAS EM TUDO.

PRECISAMOS DE OPOSIÇÃO FORTE E FISCALIZADORA.

COM RELAÇÃO A MCP VC DIZ QUE TEVE GENTE AO SEU LADO. RESPEITO SUA OPINIÃO. MAS PARA MIM, ELE TINHA ERA FANTOCHE AO SEU LADO. E TINHA ATÉ UM TAL DE ADEMIR .... QUE QUERIA PORCENTAGEM DO DAGOBERTO E DE OUTROS JOGADORES. POR ISTO, DIZEM, MCP BRIGOU COM ALGUNS.

VC DIZ QUE ELE VOLTARÁ NÃO COMO PRESIDENTE MAS SIM EM UMA CHAPA..

PODE ATÉ SER E NÃO DUVIDO TAMBÉM. MAS NÃO SERIA CORRETO E MUITO MENOS O APALAVRADO POR ELE. ELE TEM QUE CUMPRIR QUE NÃO VOLTARÁ MAIS.

ACHO TAMBÉM, QUE O QUE ELE FEZ JÁ ESTÁ BOM E DEVERIA SER MUITO MAIS FÁCIL DE ADMINISTRAR HOJE QUE ESTÁ TUDO MONTADINHO DO QUE QUANDO ELE ASSUMIU. ESTE É UM DOS MOTIVOS DE MINHA REVOLTA COM MM, POIS HOJE MM TEM NAS MÃOS TUDO PRONTO.

O QUE, CONVENHAMOS, MCP NÃO TINHA.

SEERIA MUITA INCOMPETÊNCIA DE TODOS OS ATLETICANOS SE FORMOS OBRIGADOS A PEDIR A SUA VOLTA. NÃO É POSSÍVEL QUE NÃO TENHA DENTRE OS 1 MILHÃO DE RUBRO-NEGROS GENTE CAPACITADA. NADA DE MM, DE FARIAS E MUITO MENOS DE JUAREZ. ESTE RAPAZ POR SINAL, FALOU, FALOU, MAS NÃO DISSE NADA DE MCP. PORQUE TANTA RAIVA E TANTA INGRATIDÃO.

QUER OU NÃO QUER ALGUM CARGINHO NO FURACÃO. EU NÃO TENHO DÚVIDAS...

CAVEIRAHHH DE TOLEDO-PR disse...

CONCORD0 GECA COM A ALTERNÂNCIA DE POR. SEMPRE. NÃO SÓ NO ATLÉTICO MAS EM TUDO.

PRECISAMOS DE OPOSIÇÃO FORTE E FISCALIZADORA.

COM RELAÇÃO A MCP VC DIZ QUE TEVE GENTE AO SEU LADO. RESPEITO SUA OPINIÃO. MAS PARA MIM, ELE TINHA ERA FANTOCHE AO SEU LADO. E TINHA ATÉ UM TAL DE ADEMIR .... QUE QUERIA PORCENTAGEM DO DAGOBERTO E DE OUTROS JOGADORES. POR ISTO, DIZEM, MCP BRIGOU COM ALGUNS.

VC DIZ QUE ELE VOLTARÁ NÃO COMO PRESIDENTE MAS SIM EM UMA CHAPA..

PODE ATÉ SER E NÃO DUVIDO TAMBÉM. MAS NÃO SERIA CORRETO E MUITO MENOS O APALAVRADO POR ELE. ELE TEM QUE CUMPRIR QUE NÃO VOLTARÁ MAIS.

ACHO TAMBÉM, QUE O QUE ELE FEZ JÁ ESTÁ BOM E DEVERIA SER MUITO MAIS FÁCIL DE ADMINISTRAR HOJE QUE ESTÁ TUDO MONTADINHO DO QUE QUANDO ELE ASSUMIU. ESTE É UM DOS MOTIVOS DE MINHA REVOLTA COM MM, POIS HOJE MM TEM NAS MÃOS TUDO PRONTO.

O QUE, CONVENHAMOS, MCP NÃO TINHA.

SEERIA MUITA INCOMPETÊNCIA DE TODOS OS ATLETICANOS SE FORMOS OBRIGADOS A PEDIR A SUA VOLTA. NÃO É POSSÍVEL QUE NÃO TENHA DENTRE OS 1 MILHÃO DE RUBRO-NEGROS GENTE CAPACITADA. NADA DE MM, DE FARIAS E MUITO MENOS DE JUAREZ. ESTE RAPAZ POR SINAL, FALOU, FALOU, MAS NÃO DISSE NADA DE MCP. PORQUE TANTA RAIVA E TANTA INGRATIDÃO.

QUER OU NÃO QUER ALGUM CARGINHO NO FURACÃO. EU NÃO TENHO DÚVIDAS...

CAVEIRAHHH DE TOLEDO-PR disse...

DESCULPEM. ERREI E POSTEI 2 X

Anônimo disse...

duas vezes caveirahhh é difícil de aguentar.

Anônimo disse...

Apesar de ter sido uma das poucas vezes que apesar de gritar o Caveirah não falou tanta bobagem assim, hehe.
Depois de você aprender a usar a tecla para escrever em "caixa baixa" te explico o porquê de sair duas vezes teu texto.
Uma de cada vez: experimenta apertar (uma vez só) a tecla "Fixa" que fica do lado esquerdo do teclado e digite para ver se funcionou.
Enéas, profe de informática, hehe

VANGUARDA DA BAIXADA disse...

Não sei porque tanta contrariedade por parte de muitas pessoas em viabilizar um financiamento estatal para a conclusão da Baixada e a realização da Copa 2014 em Curitiba, com quem sabe, jogos até as quartas-de-final por aqui. Os recursos não precisam ser a fundo perdido, somente a taxas módicas e com longo prazo de pagamento, como o BNDES está fazendo em relação a muitos setores da economia em nosso país, e até no exterior, como na Venezuela e na China.

PORQUE OS CRÍTICOS DA COPA NA BAIXADA NÃO ESTÃO CONTRARIADOS COM A GASTANÇA DO DINHEIRO PÚBLICO NAS OUTRAS CIDADES, COM ESTÁDIOS ORÇADOS EM BILHÕES E QUE NO FINAL DAS CONTAS SE TRANSFORMARÃO EM VERDADEIROS "ELEFANTES BRANCOS", POIS NÃO POSSUEM TIMES À ALTURA DE TAIS ESTÁDIOS? AFINAL, NÃO SERÁ APENAS RECURSOS DAS CIDADES E ESTADOS QUE SERÃO GASTOS NESTAS OBRAS, BOA PARTE DO DINHEIRO SERÁ DA UNIÃO, OU SEJA, DE TODOS OS BRASILEIROS, MESMO OS PARANAENSES QUE CRITICAM FINANCIAMENTO PÚBLICO DA BAIXADA.

A falta de apoio ao projeto por parte de nossos conterrâneos da Copa em Curitiba, simplesmente por esta questão do finanaciamento é uma traição ao nosso Estado e também uma hipocrisia, pois muito falam do CAP e da Baixada, mas calam sobre os futuros vertedouros de dinheiro público que se formarão para 2014.

Caso a Copa não venha para CWB, quem asumirá este ônus político e econômico? Quais políticos, quais jornalistas, quais cidadãos? Que se apresentem, pois o Atlético e os atleticanos estão fazendo a sua parte...

SRN

Anônimo disse...

ta de brincadeira.. ridiculo, é por isso que o atletico não vai mais a lugar nenhum! Tem muita gente achando que sabe muito e não sabe bosta nenhuma.

Fernanda disse...

É claro que, em se tratando de terminar a Arena da Baixada, estádio do Atlético, com dinheiro público, a sociedade curitibana vai se manifestar contra!
Eu juro que não me importaria, botam dinheiro público até na cueca! Mas eu sou atleticana e vivo na Arena...
Agora entendam a situação dos coxas, precisam ir à SC pra jogar, depois de tentar demolir o esgotão... Vocês esperam mesmo que eles sejam compreensivos com a nossa situação e dêm uma força?
E também, a Copa em Curitiba, até onde eu lembro, nunca foi um projeto da cidade, dos nossos políticos, tampouco da sociedade curitibana, e sim do Atlético. Sempre se tratou do Atlético e da Arena. E o Atlético, bancaria a conclusão da Arena através da iniciativa privada. O que surpreendeu, de fato, foi o clube não ter encontrado tal investidor. Sempre achei que isso estava, mais ou menos, pré-acertado. Eu esperava, ainda espero de verdade, que o Atlético encontrasse tal parceiro e que tudo fosse definido, sem precisar de dinheiro público, ou de saber se os coxas ou a sociedade, aprovam ou não a Copa em Curitiba. Mesmo pq, o curitibano no geral, detesta qualquer tipo de evento que envolva uma muvuca, mesmo que o evento seja uma Copa do Mundo, não vejo esse povo tendo empatia por uma causa que sempre foi só dos atleticanos.

Geca disse...

Pois é, Fernanda. O que ocorre em relação a Copa na Arena é que, com a cisão MCP x MM os planos de como viabilizar tudo mudaram. Não pendo pra nenhum dos lados, mas julgo correto a posição da atual diretoria em não onerar o clube, pois arcaremos com a manutenção da imensa estrutura que vai ficar de qualquer jeito. O problema é a incoerência e a inveja das pessoas. Por acaso os contribuintes serão menos onerados com elefantes brancos que serão erguidos Brasil afora?

Esse levante contra suposta “injeção de dinheiro público” foi feita em relação ao escândalo da assembléia? 50 milhões de desvio de dinheiro pro bolso dos bandidos? Não. Nesse caso tá tudo bem. Roubar no Brasil é habitual, ninguém se incomoda com desviozinhos de 50 milhões. Mas investir 60 milhões pra adequar um estádio semi pronto e ganhar muitas vezes mais que isso em melhorias e empregos é ruim, principalmente sabendo onde está sendo aplicado o dinheiro. São incoerências beócias.

Também prefiro não ver dinheiro público na Arena, entretanto, 700 milhões pra construção de um novo estádio (como se isso não fosse dinheiro público pra uso privado) ou 60 milhões pra Arena, frouxamente o menor investimento do Brasil. Os dirigentes alvi verdes estão desesperados porque não sabem como fazer um estádio, visto que o seu já era. Por isso esses recorrentes “projetos”, “maquetes”, “investidores” e, agora, surtinhos e chiliques. O Paraná não tem identidade; paulistas pro norte, gaúchos pro sul, somos sobejamente autofagistas, haja vista o “engajamento” dos políticos locais pra viabilizar a Copa por aqui. Em lugar de virar uma briga pelo Paraná, virou uma briga interclubes. Pra não ser injusto, MCP foi o idealizador disso, não nossos governantes. O Cap deveria receber agradecimentos por ser a chave de entrada da Copa aqui, e não ripado porque não quer arcar sozinho com o ônus disso tudo. Sem Arena, não haveria Copa

Fernanda disse...

Geca, amanhã deve sair uma definição e comentamos com mais certeza, por que hoje tudo é especulação. Só acho que o CAP devia ter concentrado os esforços na busca de um investidor privado, pois este é o projeto desde o início, a partir do momento que transfere a responsabilidade para o poder público concluir a Arena, é bobagem ficarmos falando em inveja, na falta de engajamento do curitibano, sentidos pelo boicote da imprensa e dos nossos rivais, pois é evidente que não faltaria gente para reclamar.
Eu concordo contigo, é um baixo investimento comparado ao das outras capitais, é melhor ver o dinheiro aplicado na nossa Arena do que no bolso dessa corja corrupta e é bem ridículo as pessoas entenderem a Copa em Curitiba como uma briga interclubes, o que é o paranazinho reivindicando, senão uma piada? Mas desde o início tudo o que se ventilou sobre a Copa aqui foi em torno da indicação da Arena, trabalho forte do MCP. Vitória atleticana. E como faltou, por parte dos nossos representantes, um projeto voltado aos curitibanos, um marketing pesado sobre a copa na nossa cidade, a real, é que parece mesmo que só os atleticanos são beneficiados. Estou torcendo, que de alguma maneira, a conclusão da Arena para a Copa seja viável.

Abs!