terça-feira, 4 de maio de 2010

Conexão Gávea

Elder, com a camisa que ganhou do Polaco, Julio Cesar e Rondinelli: da Gávea para a Baixada.

Andrade relembrou 1992 e as dicas a Paulo Rink: "calma, garoto, mata a bola, respira!"

Texto e fotos enviados pelo Polaco:
O ofício me obrigou a arrastar meus ossos até a cidade de Ponta Grossa. Viagem agradável, sob o sol do outono. Me fez voltar no tempo, uns 20 anos. Um dia em eu fugi de casa, para desespero de minha mãe, e me juntei ao comboio que foi assitir a derrota do Atlético para o Operário por 2x1 - placar que mesmo assim nos garantiu a volta a primeira divisão em 91.
Esta, se não me engano foi a viagem da borracharia. Me lembrei com saudade dos meus doze anos , que saudade ingata.
Eu fazia grandes planos, ainda não tinha desistido de jogar no Atlético (ainda não desisti).
Houve uma outra viagem a PG. Esta para assistir a clássica estréa de um centroavante maranhense que veio substituir o Tuta. Chamava-se Kleber e demorou a estrear pois sua arcada dentária tinha mais focos que a revolução cubana. Quando enfim, consertaram a perereca do homem ele estreou contra o fantasma.
Fui com o meu pai que levou uma pedrada no joelho logo depois de passar pela catraca. Eram tensos os jogos no Germano Krüger. Kleber comeu a bola e fez tres gols, um de penalti. Empolgado, eu exagerava para o meu velho: “Melhor que Romário”. E outra: “Agora, temos um batedor de penaltis”. Não era bem assim, mas era quase isso.
Grande Kleber. Talvez por conta de todas estas boas lembranças eu botei uma peita rubro-negra na mochila.
Ao chegar no hotel, percebi que a delegação do time master do Flamengo estava lá hospedada. A geração campeã do mundo, alguns mais novos, outros mais velhos. Na hora do café da manhã notei uma reunião peculiar e me aproximei. Juntos, estavam quatro dos caras que jogaram com a grande camisa rubro-negra. Mas com aquela que realmente importa e se veste por amor. Aproveitei a sorte e os coloquei pra conversar sobre a experiência de jogar no Clube Atlético.
Rondinelli, o deus da raça flamenguista, jogou no CAP na temporada de 85, já bem veterano e de bigodão. “Lembro bem do Nivaldo , do Detti, de jogar na Baixada. Lembro que o Adilson tava começando e eu vi que era hora de parar”.
Julio Cesar, o Uri Geller, preferiu lembrar das noites ao lado da nossa principal
commodity: as mulheres bonitas. O cara é uma figuraça e ficou lembrando de ter entortado umas louras no incio dos anos oitenta.
O craque Andrade também jogou aqui, no brasileiro de 92. “Foi um grande prazer. Meu último brasileiro. Lembro que a diretoria não era muito séria, hehe, mas eu fiz grandes amigos”.
Andrade comparou o velho Trétis com o atual, deixando claro que a nossa imagem ainda não tá queimada lá fora, apesar dos ultimos pesares. “Hoje é um clube com uma baita estrutura, qualquer profissional gostaria de trabalhar lá”.
Andrade também viu a ascensão de uma jovem promessa. “O Paulo Rink tava começando. Ele era muito forte e meio afobado. Eu dizia: calma garoto... mata a bola, respira”, explicou o tecnico campeão do alto de sua calma sabedoria mineira. Dei-lhe uma intimada na lata: “Você gostaria de treinar o Atlético? Ele disse que agora, não, que prefere sair do país. Japão ou, talvez, “mundo árabe”. Disse que o certo é dar uma força pro Leandro.
Mas o grande momento foi quando eu conversei com o Elder. Grande cara. Jogou muita bola no Atlético em 1987. Uma das grandes contratações daquela época. Ele tinha sido titular no título brasileiro do Flamengo em 83. Dos quatro, foi o que jogou melhor aqui no Furacão.

Quando eu saquei a camisa pros caras tirarem uma foto, ele fez questão de vesti-la. Porra, esta camisa é linda”. Lembrou dos grandes jogos, das tabelas com o Carlinhos e de um Atletiba que nos ganhamos de 3 a 2 no Couto Pereira.
Eu me lembro bem deste jogo. Comecei a contar meus recuerdos. “Voce fez um gol de puxeta. Depois do jogo eu e meu irmão pegamos uma bola e ficamos por horas tentando imitar a jogada”. O olho do cara encheu de lágrimas. Então ele soltou essa: “O mais foda de jogar no Atlético era a torcida.” E explicou para os circunstantes: “Os caras começavam só no gogó, bem devagar: Aaaaa-tléééé-tiiiii-cooooooooo. Depois ia acelerando até que entrava o bumbo: A-tlé-ti-cooo. Porra, eu me arrepiava inteiro”. E então mostrou-me o braço: “Olha aí, me arrepio até hoje”.
Grande Elder.
Conseguiu entender direito que somos nós.

Que puta golaço em cima dos coxas.
Deixei a camisa com ele.

38 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Ao cara do comentário acima: crie um blog e chame-o de "Mural das lamentações da puta que o pariu" e critica lá quem tu quiser, o presidente, o diretor, jogador, torcedor, até a tua mãe se for o caso...

Bruno disse...

Caro anonimo das 22:18: Quer chorar?Entao aproveita o muro das lamentações do Furacao.com.
La ta cheio de neguinho chorão igual vc...

Anônimo disse...

PUTA QUE PARIU... PORRA, GUERRILHA! Você tem que tomar uma atitude contra esses IMBECIS que aparecem por aqui! Assim não dá!

Um texto lindo desse, emocionante, que conta muito mais da história do clube que horas de papo furado de qualquer dirigente, emporcalhado por um LIXO HUMANO desses!

e recuso a chamar essa merda de atleticano.

Feito o desabafo, meus parabéns ao Polaco, um dos grandes contadores da história do maior clube do mundo!

Abs.
Peçanha

Dindo disse...

Eu sou um dos mais revoltados com estes medíocres que estão no comando do Furacão. Só que o anonimo das 22:18 deve ter algum outro problema, quem sabe um gardenal resolva. Só que o blog não tem nada haver com isto. Você foi pior que o Bolicenho nas contratações meu caro.
Uma dica: Passe a acessar algum blog dos Bambis, pois lá vc poderá ter esses ataques que são iguais aos que dá no Richarlisson.

Anônimo disse...

O anônimo tem um problema sim: MERDA NA CABEÇA.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Mais uma prova de IMBECILIDADE.

Como diria Nelson Rodrigues, "invejo a burrica, porque é eterna".

O cara é tão FRACO DE PENSAMENTO que não consegue entender que há hora e espaço para críticas, e a hora para curtir a história do Furacão.

Tema que, aliás, ele parece desconhecer completamente. E ainda vem chamar os outros de "piá de prédio geração arena".

Sério, tem que castrar esse idiota.

GUERRILHEIRO DA BAIXADA disse...

Nova regra: comentário imbecil será sumariamente deletado.

Geca disse...

GRAAANDE Guerrilha!
Confrades, nem cheguei a ler o comentário do tal estafermo, ignóbil e débil, todavia, ao ver esse texto magnífico, já entrei para os comentários certo de que haveria um chiliquento corneteiro proferindo phezes! Daquele tipo de beócio: não sei o que se passa, mas sou contra!

Boa Guerrilha!

Uma das coisas que mais emociona é ver um jogador "das antigas" falar da nossa força nas arquibancadas. Num momento em que estamos tensos, mais um pertinente texto pra resgatar nosso orgulho. É por aí.

Geca disse...

Graaande Guerrilha!
Confrades, não tive o desprazer de ver o comentário do estafermo, ignóbil e beócio ser, a quem vocês desferiram toda essa revolta, entretanto, ao ler esse texto magnífico, entrei para os comentários certo de que um chiliquento corneteiro já estaria por aqui desfilando toda a sua xaropice. Daquele tipo de obtuso: não sei o que se passa, mas sou contra.

Boa Guerrilha!

Magnífico o texto. Uma das coisas mais batutas é ver um jogador "das antigas" rasgando elogio a nossa força da arquibancada. Muito bom. Isso faz com que, num momento tenso como esse que estamos vivendo, resgatemos o orgulho furaconense, que sempre nos fez fortes. Pertinente texto. É por aí, moçada.

Anônimo disse...

Quem não tem história não tem nada!!! Parabéns pelo texto!!!!

sypniewski disse...

Grande texto Guerrilha, é por estas e outras que canto aos quatro cantos , Atético tu és minha PAIXÂO.

SDS

RUBRO-NEGRAS

Victor disse...

Irado, AGUANTE HURACÁN, EL MAS GRANDE DE LAS AMÉRICAS !!!!! vamos voltar, vamos voltar, custe o que custar!

CAVEIRAHHH DE TOLEDO-PR disse...

BELEZA DE TEXTO. ISTO SIM É SER ATLETICANO. BEM MELHOR QUE O TEXTO DO Marçal Justen Filho QUE NOS REBAIXA E NEM DEVERIA TER SIDO PUBLICADO AQUI.

SÓ UMA CORREÇÃO: A VIAGEM DA BORRACHARIA FOI EM UMA PARTIDA CONTRA O IRATY.

SÓ ESPERO QUE NÃO NOS PRIVE DO DIREITO DE CRITICAR (E TAMBÉM SER CRITICADO...).

Anônimo disse...

É isso aí, Guerrilha! Você não é guerrilheiro, porra? Então tem que matar uns e outros mesmo!

Aliás, não basta deletar o comentário. Deve ter algum sistema no blog pra bloquear o IP dos IMBECIS. Assim eles param de vez de tumultuar.

Essa é a pior PESTE da nova Era, os comentaristas idiotas de blog.

Anônimo disse...

Sabe esta discussão não vai levar a nada. Aqui neste bem feito blog não é lugar para isso. Aqui é blog para torcedor, para matérias legais, de torcidas, de história e etc.

É errado? Não, cada coisa no seu lugar.

Vocês querem discutir o clube? qeurem reclamar? qeurem cobrar?
Com certeza tem outros lugares. E cito alguns.
O primeiro é no twiter. La a discussão ta comendo solta sobre a copa do mundo e a direitoria. É só se cadastrar e procurar pelos atleticanos que muita coisa aparece.
Outro espaço legal que fala do clube, planejamento, marketing e o time é o site do grupo herdeiros da baixada - www.herdeirosdabaixada.com.br.
frequentem o site, comentem nas colunas , escrevam e depois ingressem no grupo. Com certeza vai ter muita discussão.
O site cap4ever então ali sim o pau quebra também.
Tem outros blogs de torcedores que estão preocupados com o time e clube. alguns até fazem referencia ao blog aqui, mas o blog aqui não cita muita gente que vem escrevendo sobre o Cap. talvez seja medo da concorrencia ou sei la o que.

O blog é legal aqui sim, mas é pra torcedor ver.

Anônimo disse...

Anonimo das 13:59

Você é um burro mesmo:

"O blog é legal aqui sim, mas é pra torcedor ver."

Ninguém é torcedor nos outros blogs e sites? tem diferença entre torcedor que posta aqui ou posta acolá?
Burro, burrro, burro!

Anônimo disse...

quiz dizer que é para aquele torcedor que não ta nem ai com o clube em si. torcedor de final de semana, que apenas vai no jogo, ou nem vai em todos.

Outros procuram discutir, criticar, e querem não apenas ver o jogo de domingo, mas participar, seja na torcida organizada, no mosaico, nos grupos da internet, como o pessoal do Mirante e tantos outros grupos que tem por ai.

Anônimo disse...

Eu ja larguei os betes e o kichute!

Anônimo disse...

Somos um milhão de atleticanos. Façam as contas: se cada um de nós dispor de oitenta reais (à vista ou parcelado), somamos oitenta milhões de reais e fechamos a arena para a Copa. Poderíamos ser sócios-proprietários ou quotistas da nova baixada ... por que não ?! É a lógica do dinheiro miúdo e multiplicado que as igrejas muito bem conhecem e praticam ... Nós atleticanos deverímaos acabar a baixada e ponto final.

Anônimo disse...

Esta ideia de cada torcedor ajudar não pega. ja foi tentado em outros clubes e nunca deu certo.

Não temos nem 22.000 mil torcedores que vão a todos os jogos, imagina colaborar com 80 reais.

Nunca.

CAVEIRAHHH DE TOLEDO-PR disse...

CONVENHAMOS QUE ATÉ NA ÉPOCA DE VACAS MAGRAS DO FARINHAQUI TRAZÍAMOS JOGADORES DE TARIMBADOS DE RENOME.

HOJE, SOMENTE LEANDRO. O CRAQUE DISPUTADO PELA GRALHA.

BONS TEMPOS EM QUE PAGÁVAMOS UM MILHÃO DE DÓLARES PARA TRAZER O FERREIRA DA CAVEIRA!!!

REALMENTE ESTAMOS NOS TORNANDO O QUE O TEXO DO MARÇAL ABAIXO DISSE. E DESDE O ANO PASSADO ISTO TEM SIDO DITO.

RENÚNCIA JÁ.

PAULO RINK PRESIDENTE!

GUERRILHEIRO, ONDE ANDA O FARINHAQUI??

Anônimo disse...

Caveira, vá tomar no seu quibe cru.

KAVEIRAHHH DE TOLEDO-PR disse...

O honônimo com C não resiste, quer pemanecer no escroto do MCP...

Anônimo disse...

EI CAVEIRAHHHHHHHHHHHHHHHH, JÁ MANDEI VOCÊ TOMAR NO ORIFÍCIO DE BORDAS IRREGULARES LOCALIZADO AO FINAL DO INTESTINO RETO, MAIS CONHECIDO COMO CÚ!!!
SE TOCA CARA!!!!!!!!!!!
VC JÁ ENCHEU O SACO...

Anônimo disse...

OS DISCÍPULOS DO MOLENGACELLI NÃO ACEITAM A VERDADE SOBRE A PÉSSIMA ADMINISTRAÇÃO QUE O MESMO ESTÁ FAZENDO, levando-nos pra sengundona!!

Anônimo disse...

Esse é o Atlético, saudades deste espírito.
É o que falta à bela estrutura atual, por isso nos invejam tanto, pelo pouco que resgatamos e vez em quando...
Enéas, fechado com a nova regra do Guerrilha, chega de babacas

Anônimo disse...

Mais um texto fodástico. O que masi falta na imprensa esportiva brasileira e paranaense são essas matérias com teor literário.

Rico disse...

Parabéns pelo post Guerrilheiro e parabéns ao polaco pelo texto.
Foi um dos posts mais lindos que vi por aqui.
Puro sentimento rubro-negro!


R1co

Huracán disse...

andrade pra paulo Rink... vai de crawl....

jorge disse...

Me fez voltar no tempo.

Lembro que fui ao Aeroporto esperar a chegado do Elder jundo com o Vivinho, foi uma grande festa com bandeiras foguetório etc.

Há quanto tempo não vamos as aeroporto buscar alguém?

Flávio Jacobsen disse...

êêêê, Polaco véio de guerra... \o/

Radabosco disse...

Que historia é essa da Borracharia? A única que lembro, foi da volta de Irati. E isso foi lá por 1997, 1998...

Sandro Michailev disse...

Sim, eu tenho orgulho de minhas amizades. Em 2007, quando finalmente comecei o curso de jornalismo, sabia que conheceria muitas pessoas, mas um atleticano fanático, louco pelo rubro-negro como eu (capaz de lembrar de jogos contra o extinto Apucarana, assim como contra o tradicional Goiatuba) era um pouco improvável. Aconteceu. E hoje posso falar que sou amigo desse cara que escreve esses textos grandiosos... Parabéns mais uma vez meu caro...
OBS.Em tempo. Quanto mais iniciativas desse porte, de resgatar a nossa história, forem feitas (assim como o Círculo), maior será o nosso diferencial, de torcida ímpar no futebol brasileiro. Então vamos praticar o atleticanismo todos os dias, resgatar documentos antigos, relembrar velhas histórias, sem logicamente esquecer do presente. Já diriam aqueles versos do Zinder
"O coração atleticano
Estará sempre voltado
Para os feitos do presente
E as glórias do passado."
Um abraço.

led disse...

tinha que ser o polaco nesse encontro, conseguiu emocionar o elder, fazê-lo lembrar grandes momentos. o carinho e respeito pelo atlético será outro depois desse encontro.

roderley disse...

Cara grande lembrança, anos 80 por incrível que pareça eramos "pobres" mas sempre tivemos grandes jogadores jogando no Furacão.
Rondinelli, Julio Cesar, e o grande Élder que na foto não mudou muita coisa , cracaço lembro bem de grandes jogos e treinos na velha baixada, esse Atle-tiba então? Inesquecível.

Carlinhos Sabiá, Cristóvão, Ernani, e muitos outros craques jogaram no Atlético passado , quem viu guarda na memória.

Anônimo disse...

É Galera bons tempos esse aos corneteiros de plantao vao cata coquinho essa nao é a hora de cornetear.