terça-feira, 13 de abril de 2010

Há 20 anos, o Atletiba do porco

Em semana de Atletiba decisivo, é sempre bom relembrar dos clássicos inesquecíveis. Pois um deles está completando 20 anos no próximo dia 1º de maio: o Atletiba do porco.
Para quem não se lembra, já escrevi aqui no blog sobre esta partida. Foi quando o Julião Sobota entrou dentro do campo, em pleno Pinga Mijo, e soltou no gramado um porquinho pintado de verde e branco. O Tremendão quase veio abaixo. Como contou o próprio Julião, em entrevista à Gazeta do Povo:
“Meu Atletiba inesquecível é o do dia 1.º/5/1990, que perdemos por 3 a 0. Como eu era responsável por soltar os foguetes, fui ao vestiário e um dirigente perguntou se eu tinha coragem de soltar no campo um porco que ele tinha levado. Nunca vi a torcida do Atlético tão feliz e a do Coritiba com tanta raiva".

Ano passado, quando comentei aqui no blog sobre o episódio, lamentei que não havia nenhuma imagem sobre o feito.
Pois não é que a galera se encarregou de encontrar uma foto da ocasião? Taí embaixo, e foi enviada ao blog pelo Paulo Perussolo e pelo Caio Derosso:
Uma imagem para a história: Julião atravessa o gramado
do Couto Pereira e mostra aos coxas o leitãozinho alviverde.

43 comentários:

Anônimo disse...

Bons tempos em que Os Fanáticos eram a melhor torcida do mundo...
Hoje são capachos do MM.
Que pena.

Anônimo disse...

Tem cada mané viu!? lave a boca com sabão pra falar da Torcida!!!
E outra, o espaço aqui, pricipalmente nesta semana, não combina com seus propósitos, seu corneta politiqueiro!!!
Foto histórica, muito massa!!!! Parabéns pessoal pela garimpagem!!!

Julio disse...

O anônimo do primeiro post nunca foi a Baixada ou é daqueles inúteis que não torcem e só xingam. Faço coro. Lave a boca antes de escrever bobagem como esta. A Fanáticos leva ao estádio a verdadeira essência da torcida rubro negra e isto realmente deve incomodar alguns patetas.

Anônimo disse...

Legal essa foto. Ver o Julião fazendo isso. Prq agora ele tá empenhado em acabar com a organizada, ex: rasgando a camisa da Zona Sul dentro do estáio, expulsando a ZC ea ZS da T.O.F. E agora tem outros comandos saindo fora e virando Ultras por causa disso.

Ele ta acabando com uma estória de 33 anos q ele próprio ajudo a construi... q Pena.

Só espero q isso passe logo.



Dry

Anônimo disse...

O cara que elogia TOF do passado e critica a de hoje, deve ser um daqueles que fica nos "tubos" e quebra ônibus e bate em crianças e idosos. Um imbecil, nunca um atleticano.

Anônimo disse...

nem vale a pena responder esse otario...é coxa disfarcado aqui... sai pra la porco fedorento

Anônimo disse...

Anônimo do comentário das 09:24 . É muito pelo contrário eu ñ to criticando ñ. só to falando oq eu penso. e vc pode ter certeza q eu ñ saio quebrando as coisas prq eu ñ ando com nenhum comando eu vou sozinha ao estádio. e apenas fico la na T.O.F nos jogo. eu sei que a ZS ñ segue regras e faz coisas erradas mas ela fez falta no ultimo jogo. são q mais agitavam lá. e se vc foi no ultimo jogo vc viu a diferença q ela fez ficando na Ultras.. é isso q eu to querendo dizer.. E vc pode ter certeza tmbm q eu so muito ATLÉTICANA sim.....

Por Deus, Pela Patría, Pelo ATLÉTICO.


Dry

Anônimo disse...

Anônimo do comentário das 09:24 . É muito pelo contrário eu ñ to criticando ñ. só to falando oq eu penso. e vc pode ter certeza q eu ñ saio quebrando as coisas prq eu ñ ando com nenhum comando eu vou sozinha ao estádio. e apenas fico la na T.O.F nos jogo. eu sei que a ZS ñ segue regras e faz coisas erradas mas ela fez falta no ultimo jogo. são q mais agitavam lá. e se vc foi no ultimo jogo vc viu a diferença q ela fez ficando na Ultras.. é isso q eu to querendo dizer.. E vc pode ter certeza tmbm q eu so muito ATLÉTICANA sim.....

Por Deus, Pela Patría, Pelo ATLÉTICO.


Dry

Anônimo disse...

Comando é coisa pra bandido e não torcida de futebol.

Anônimo disse...

maior comando creche do estado...só criançada

Anônimo disse...

o julião tá certo, o tempo dirá....

Anônimo disse...

Anônimo do comentário 09:34, ñ so coxinha ñ. e se vc kiser ter certeza no próximo jogo procure a minha cadeira la na Baixada. é na BASUC, entrada 304 cadeira 14b. vc vai ver meu nome lá. mas eu ñ vou estar la prq eu vo está na TOF.


Dryelle de Oliveira
ah se quizer me procura no Orkut tmbm. se vc quizer q eu te add no msn.

Anônimo disse...

hahahha sensacional......

para quem nao sabe juliao esta tentando acabar com os comandos, por exigencia de algum órgao aí que os proibiu, portanto se informem antes de sair falando besteira seus mala

Anônimo disse...

ñ sei se é o maior comando creche do estado... e pra aquele q falo q comando só tem bandido alguns realmente pode até ser, mas muito eu axo q ñ são ñ. anônimo do comentário 09:58,
só espero q isso tudo passe logo. e q isso só nos fortaleça.


Dry

Geca disse...

Por causa dessas cabecinhas de purungo que o mundo é essa merlim...

O Julião tá fazendo o certo, mostrando que tem comando e que quer acabar com essa cara de marginalismo da torcida.
A Fanáticos é sensacional dentro do estádio, dá voz ao Atlético, mas não pode ser sinônimo de arruaça fora dele. Acabar com os comandos é a mais acertada de todas, pois não há controle pra essas facções. São elas que ao irem pras suas "zonas" arrebentam a cidade. Coisa de piá desazado. Basta ver como chegam... cantando "terrorismo" sem sequer saber o que isso significa, além de coisas como "vem na mão...". Acham bonito machucar as pessoas, causar medo e violência. Isso não tem nada a ver com futebol.

Qto ao anônimo primeiro... vou com as palavras de outro furaconense amigo daqui: politiqueiro! Páre de ser xarope e sem noção. Torcida Organizada não foi feita pra ficar trocando tapas com a diretoria. Se tão numa boa, melhor assim. Qual o problema?

Quanto a esse episódio do porco no estádio... sem dúvida é sensacional. Uma das melhores histórias dos ATLEtibas.

Anônimo disse...

Meu Deus do Céu. eu sei oq o ministério publico ta fazendo eu acompanho tudo... só axo errado ele ter rasgado a camisa e ter expulsado só isso...


Dry

Anônimo disse...

Geca, concordo com tudo com oq vc disse. eu sei q ele tem q mostra comando sobre a organizada mas expulsar a galera assim. e se vc ler meus comentários vc vai ver q eu nunca apoiei a violêcia. sou totalmente contra.



Dry

Geca disse...

Dry, não sei o que ocorreu pra ele rasgar a camisa, mas faço questão de perguntar a ele na próxima oportunidade. O Julião é um cara dez e há tempos tava sacudo com esses comandos. Cansei de ver essa piazada provocar a torcida adversária e quando a polícia aparecia, corriam pra dentro da sede, mostrando toda a sua valentia.

Mas será que eles (os comandos) acataram a determinação da Fanáticos de acabar com o comando? Pois sei que essa determinação do Julião já é antiga. Talvez isso justifique a atitude.

Não quero mais falar nisso, porque pra mim o Atlético é o que importa.

Luiz Andrade disse...

O Julião administra uma pressão danada.
Afinal o secretário de INsegurança, decidiu que a culpa dos 50 homicídios por semana em Curitiba e Região é das torcidas organizadas e não do crack.
Então ele, e outros líderes da torcida com certeza estão com os telefones grampeados e sofrendo todo o tipo de pressão.
A Câmara Municipal, onde ele exerce seu mandato, aprovou a lei cretina que trata torcedor como bandido.
E têm ainda os torcedores que cobram que a torcida seja tão crítica com o atual presidente que nos trata com respeito quanto era com o outro que tratava a pau e pedra.
Têm que dar um desconto para o cara, se de vez em quando ele perder a paciência.

Anônimo disse...

Desculpe, sou das 09:24 e tenho más lembranças da TOF de antigamente que, diga-se, não havia controle sobre os arruaceiros que sempre infiltravam nela. Hoje as coisas estão diferentes. Lógico que os gritos e cantos fervorosos daquele tempo não têm comparação, mas sugeria violência. Só por isso.
Deixe-me dizer outra coisa,
você tem um lindo nome, Dryelle!

Anônimo disse...

Geca, Vlw...
Eu sabia de algumas coisas, mas nem tanto assim. Talvez justifique sim. E sei q ele é um cara 10.



Dry

Junior zona sul disse...

Dry. Moro na zona sul, mas precissamente no bairro do Pinheirinho. Tbm me intitulo aqui por Junior zona sul e nem por isso faco parte desse comando. Sei muito bem oq esta acontecendo, nao estou apoiando ngm mas nao tiro nem um pouco a razao do juliao por ter feito oq fez. Esse negocio de ser sempre legal, o cara bacana e tals acabou. Nao e politicagem mas sei muito bem onde o cara tah querendo chegar. Uma coisa eu queria deixar bem claro. Fazer aquilo que foi feito no ultimo jogo nao vai ajudar em nada. Por isso acho que a melhor coisa seria passar uma borracha nessa historia e tocar o barco. Pq nao e agora que vamos comecar a queimar o filme da nossa torcida por causa de roupa suja. vamos nos unir pq a uniao nos fortalece.

Anônimo disse...

a ZS é uma merda! foi pedir arrego pra ultras hahaha como são ridículos!

se tivessem peito, formavam uma torcida deles e iam lá na MM torcer na divisa. mas querem se esconder em algum lugar pra continuar com a violência sem levar a culpa. azar da ultras.

pega o exemplo da torcida das paquitas. cada "comando" faz o que quer... deu no que deu. 10 jogos de suspensão.

e se é comando, tem que obedecer a diretoria, senão não é comando!

domingo de atletiba, adivinha qual o terminal que será depredado?

julião tá mais do que certo! quem viver verá!

Anônimo disse...

não presenciei o atletiba do porco, mas é uma das histórias mais engraçadas que eu já ouvi.

só de imaginar a cara das paquitas... hahahahha

Anônimo disse...

Luiz Andrade e Junior zona sul.
eu sei q isso um dia ai acontecer.
eu tmbm ñ tiro a razão do Julião. eu falei isso onte pro meu Irmão, q eu até entendo oq ele ta fazendo, pelo fato da ZS ñ esta nem ai pelo q ele falava.
mas me Disculpem ñ tava vendo pelo lado q toda essa violência q acontece é culpa da organizada. eu só tava vendo pelo lado deles ter cido expulsos. Me Disculpem msm.
e podem ter uma certeza já esqci desse assunto. :)

e anônimo das 09:24.
vlw pelo o elogio ao meu nome.




Dry

Anônimo disse...

E o jogo hem????

Anônimo disse...

Já to até imaginando a desculpa do Marcos se o Atlético ganha. mas um empate tmbm ta bom.


Dry

Anônimo disse...

Tenho medo que um dia, em razão da ação de alguns marginais, uma das coisas mais legais que existe no futebol acabe, que são as torcidas organizadas.... Fica difícil imaginar o que seria do meu querido CAP sem sua fanática torcida....
Assim como muitos de minha geração, a minha história de amor pelo Atlético se mistura com a própria história da Fanáticos... Nos tempos do maldito Pinheirão, a minha grande alegria era chegar junto do pessoal, ajudar com o material, cantar as músicas, etc., já que futebol naquela época a gente via muito pouco... Tenho orgulho de dizer que, da arquibancada, eu faço o meu papel!
Temos que entender o Julião, ele se preocupa com os rumos da Organizada e sabe, mais do que ninguém, com quem ele está lidando... Vejam, meus caros, o que aconteceu com a torcida do nosso maior rival: a baderna vista no gramado foi fruto da desorganização que havia fora dele, e nesse sentido tem culpa a direção do clube e a torcida organizada... A organizada está pagando caro por isso, sendo vista com maus olhos até pelos próprios coxinhas... E pensem, se a imprensa fez o que fez com eles, os queridinhos da mídia, imaginem o que não fariam com a gente....
O Julião é um cara correto, pouca gente sabe do seu esforço pra “limpar” a Torcida!!
E sobre o que está acontecendo com a Ultras, só espero que eles tenham noção do que está acontecendo. Não podem simplesmente acolher os “dissidentes” da TOF, tendo como risco o nascimento de uma rivalidade perigosa entre as torcidas....
Abração galera!!!

Anônimo disse...

anônimo das 14:07.
Já reconheci meu erro, e sobre o risco de nascimento de uma rivalidade perigosa entre as torcidas. tmbm concordo com vc, eu tenho medo sobre isso.
mas ja passo esse assunto.



Dry

Geca disse...

Vou dizer o que aconteceria sem a torcida organizada: seria um festival de vaias no estádio, conforme já acontece com os corneteiros, na sua grande maioria abobados sem a verdadeira noção da função da torcida furaconense dentro da baixada. Não faltam piás de prédio, xaropes, corneteiros de final de semana e sem noção pra isso.

A violência precisa acabar, e só vai acabar a hora que a galera sair de um Atletiba e for beber com o amigo coxa branca ou com o camarada atleticano numa boa. Faço isso sempre com meus camaradas azeitonas sem o menor problema. Poucas coisas são mais legais que a brincadeira com respeito. Sentamos lá, à luz da cerveja gelada", e as diferenças acabam ali, com a amizade. O Guerrilha! Opine aí sobre isso, conspícuo confrade.

Empate pra nós não serve. Daremos o título aos coxas contra o Cascavel. Só a vitória interessa. E é o que espero. Há tempo que não vencemos os azeitonas, e isso já tá pegando mal. Se jogarmos com a metade da raça que eles jogam contra nós, vencemos. A gestão MM ainda não conseguiu vitória em ATLEtiba, espero que esse jejum acabe domingão no Estádio Erasmo Carlos (o tremendão).

Anônimo disse...

quando eu falei do empate eu tava falando contra o porkinho palmeiras. rs.
mas contra os porkinhos coxa.. temos q ganha sim... vai ser muito bom ser campeão la dentro. e ver a xoradeira depois...



Dry

Gustavo GR disse...

Eu fui nesse jogo com a minha mae. Tinha 12 anos hehehe. O Pinga Mijo estava muito lotado. Nem consegui ver o jogo direito. Mas consegui ver essa cena. Foi engraçadissima mesmo. Os coxinhas nao sabiam direito como reagir haouheouhuoahuoheoa...

O Juliao sempre foi um cara admiravel. Sempre viveu intensamente o CAP e a TOF. Esses comandos nada mais sao que reunioes de marginais, que aproveitam dias de jogo para se reunir, tomar tubao, fumar maconha, crack, fazer arroaça e até brigar entre si (vide o fato que ocorreu ano passado quando um esfaqueou o outro la na Praça)... sao um bando de maloquero que, se bobear, nao sabem nem contra quem o time deles está jogando naquele dia. Duvido que esses bandidos saibam quem é o tecnico do CAP. Eles nao vao ao estadio para assistir o CAP e nem vao ao estadio pelo CAP. Vao pelo motivo de fazer bagunça e mostrar o quao VIDA LOKA eles sao. Muitos deles nem no campo entram. Ficam do lado de fora, enchendo a cara, só esperando o jogo acabar para começar a procurar encrenca. Tambem cansei de ver esse bando de ''machao'' provocando torcida adversaria e na hora que madera estala, correr para dentro da sede dos Fanaticos. Aí quem leva a culpa ? Os Fanaticos. O que o Juliao está fazendo, e com razao, é SEPARAR a imagem da TOF, que é uma instituiçao com 33 anos de vida, que tem propositos claros de apoiar o CAP, desses bandos de maloqueros que sao esses comandos. A TOF nao tem NADA a ver com esses comandos. A sede da TOF é um lugar onde pessoas de bem vao antes do jogo, para tomar uma cerveja, conversar, curtir um som. Esses comandos sao desagregadores, só querem saber de ''locuragem'' e nao estao nem aí para o CAP.

Quem quiser sair, que saia. Quantidade NAO é sinonimo de QUALIDADE. Quem nao aceitar o que a TOF quer, realmente só endossa e ratifica a minha posiçao acima. Afinal, o que é mais importante para eles ? O comando ou o CAP ? O que vale mais ? A posiçao de uma torcida com 33 anos de serviços prestados ao CAP ou a posiçao de um amontoado de maloquero, que só querem encher a cara, fumar maconha e nao estao nem ai para o CAP ?

Na boa, nao fazem falta nenhuma.

Victor disse...

Moro no Boqueirão e não dou um peido para essa estória de comando. Vão à merda, virem homens, trabalhem, contribuam pro time, seus cuzudo. Quando tão em 100 duzentos virão tudo macho, mas quando estão em um ou dois não fica um "bandidão vida loka". Eu vou estar lá na Fanáticos, cresci torcendo lá, cantando lá e não em merda de comando nenhum. Acolher esses otários só tem um efeito, estragar a festa da torcida, vai ficar que nem nos porco do Palmeiras, Mancha Verde e TUP se quebrando por nada.

Anônimo disse...

Hei pessoal, vamos falar de futebol, ta parecendo qwue soh da lavadeira nesse pedaco!!! Vamos falar do jogo do Palmeiras, cara!!!
Atleticooo!!!

Otaviocap disse...

Pessoal o cara que está com o Julião sou eu, tenho mais fotos deste atleporks. Lembro como se fosse hj apanhei da policia que demorou uma semana prá sair as marcas de borracha, achei esta foto no orkut da minha filha semana passada e repassei para o Rena ex presidente da Fanático, o tempo não mudou emnd as atitudes dos líderes de torcida, pois o Julião é meu amigo e tem os mesmos ideais desta longíqua época, que é ajudar o ATLÉTICO acima de tudo.
Continuo apoiando o time minhas cadeiras são bf inferior 143,144 e 145 ao lado da Ultras aonde tbem tenho grandes amigos, tais como o Rato e outros.
Guerilheiro, tenho mais algumas fotos deste clássico futuramente enviarei outras prá galera das antigas lembrar do que era realmente uma festa em semanas de ATLÉporks.
abços e os antigões da fanáticos que me procurem.

Anônimo disse...

No site da Terra, diz que o Bruno mineiro esta fora do jogo c/o Palmeiras. Sera que vamos jogar desfalcados?

Anônimo disse...

ME CORRIJAM SE EU ESTOU ENGANADO.

Não tenho nada contra em existir mais de uma torcida organizada, tem muitos clubes com 3, 4 e até mais. O fato é que 2 torcidas cantando coisas separadas e em tempos diferentes não ajuda em nada. O maior trunfo do Caldeirão (e por isso ele leva esse apelido) é o estádio inteiro cantando junto. Quem puxa isso é a Fanáticos, sempre foi assim. Outro ponto: se eu não estou enganado, o fato de maior gravidade que aconteceu na torcida dentro da Arena foi num jogo CAP x Guarani. Um torcedor esfaqueou outro. Pasmem: não foi na Fanáticos, foi na Ultras que aconteceu isso. E olha que naquele jogo havia uns 40 ou 50 torcedores da Ultras no estádio. Se não controlam 50, vão conseguir organizar um Comando de bairro? Cuidado, hein.

Anônimo disse...

Tem um pessoal aí falando que o Julião é uma pessoa de bem e tal, não sabem de nada, não sabem o louco que ela era há uns tempos atrás, já participou de muitas brigas, já invadiu sede de torcida rival, engraçado que só começou essa cruzada anti-violência após entrar pra política, viu que a água estava batendo na bunda e não quer de jeito nenhum perder seu ganha pão, virou santo de uma hora pra outra, o pior cego é quele que não quer ver.

Diego disse...

haah que maravilha!!! de novo de novo

Jean Zl disse...

Vão SE FUDE a Zs to nem ai quero mas é que se explodam e nem com fanaticos e ultras eu so atleticano e so torço pro atletico
ah e essas richas nao levam a nada ah e nao fui no ultimo jogo e nao tava sabendo de nada sera que podem explicar melhor oq aconteceu ah e quanto o jogo contra o palmeirinha vai da 2x1 furacao e 3x1 na baixada e no pinga-mijo ou tremendão vai dar atletico 2x1 os porcosvaofasse o primeiro dai nos vamos empatar e dai no finalzinho acaba com aalegria das paquitas vai ser uma choradeira pra todo lado.


"no céu ou no inferno aonde for teu escudo minha honra meu amor"

Anônimo disse...

Meu sobrinho de 12 (vê se isso é idade...) anos estava no Comando Leste... tava vitrando um maloqueiro, tanto que comigo não vai ou volta ao jogo, prefere em vez de ir na boa de carro, ir com o comando depois do "churras"... o irmão dele na mesma bosta só que da império das loucas, outra merda total, mas esta sem líder, só marginal.
Que bom que esta merda está acabando, assim até vou me filiar a TOF.
Titio Enéas

Anônimo disse...

Aliás loucura todos fazem, mas juízo vem e o nego se acerta.
Que bom que o Julião também é humano para errar, perceber e corrigir, aliás vi ele no enterro do Ivo, dois grandes figuras da nossa cidade.
Enéas

Angelin Junior disse...

Muito bacana hein...amanhã vai ter outro porco. Só que este tem nome, Marcos Aurélio...kkkk