segunda-feira, 8 de março de 2010

(Quase) Tudo correu bem

Se critiquei as medidas de segurança para o clássico quando foram anunciadas, agora me vejo na obrigação de elogiar pelo menos algumas delas.
O clima no entorno da Baixada ontem, e também dentro do estádio, foi de uma tranquilidade anormal para um Atletiba.
Principalmente pelo isolamento que a Polícia Militar fez no entorno da Baixada. Quem se dirigia à Arena pela Getúlio Vargas, por exemplo, só podia seguir adiante a pé, a partir da esquina com a Angelo Sampaio, e ainda assim apenas aqueles que portavam um ingresso.
E, por incrível que pareça, o isolamento foi feito por policiais com atitude cordial, sem exageros ou abusos - até agradecendo aos torcedores que mostravam seus bilhetes.
Dentro do estádio, a PM fez o que deveria ter feito desde sempre: reforçou a vigilância na divisa entre as torcidas.
O que resultou num clássico onde predominou a festa, sem violência.
Infelizmente ainda houve houve problemas no pós-jogo, em alguns terminais de transporte - o que não permite dizer que foi um dia 100% de paz. Mas foram problemas pontuais e também contidos de forma rápida, ao que parece.
Enfim, tudo correu bem.
Ainda bem.

17 comentários:

Anônimo disse...

E vale lembrar que nas 2 divisas estavam a diretoria da TOF e de alguns comandos segurando os mais exaltados para não jogarem nada e não ficarem provocando

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
GUERRILHEIRO DA BAIXADA disse...

◘◘◘ leitãozinho de segunda detected ◘◘◘

Anônimo disse...

Guerrilheiro,não tinha nem q postar comentários desses merdas do esgoto pereira,coxa do kralho,vá cuidar do seu timinho e entrar no site podre de vcs. E digo mais,pode ficar tranquilo q vcs vão permanecer na SEGUNDONA pro ano q vem. BANDO DE MALOQUEIROS!!!!!

Diego disse...

Eu admito que quando saí de casa ontem, por volta das 16:30 para encontrar os amigos na esquina do Porto da Bola, estava preparado para ser esculachado pelo menos um par de vezes até a volta pra casa, queimei minha língua. Tanto na entrada, quando passei por dois cordões de isolamento, foi gentilmente solicitado que eu apresentasse o smart para prosseguir em direção ao estádio, e quando apresentado ouvi nos dois frases do tipo: Muito obrigado, bom jogo. E na saída (como deixo o carro na casa de um familiar na esquina da Brasílio Itiberê com a Buenos Aires) também foi muito tranquilo para explicar que eu gostaria de passar já que estava com o carro na casa de um parente. Pra quem acompanha a torcida nas caminhadas até os estádios rivais, por exemplo, não parecia nem de perto a polícia com a qual estamos acostumados.

Anônimo disse...

Vai usar o mesmo espaço que usou para criticar para elogiar guerrilha? para reconhecer que 70 mangos por mes nos da o diretio a ter um espetaculo digno do minimo de segurança, quando a SESP divulgou a nota com as normas a serem aplicadas eu adorei, torço para o Atletico e não para a Ultras, Fanaticos, e qualquer comando. que são sim responsaveis por muito da baderna e violencia no entorno do estadio.

depois de muito tempo um atletiba com baixo indice de violencia, medida acertada e que para sempre continue assim.

Paulo Metal disse...

Até que em fim!

Anônimo disse...

Foda hein ser presionado por um time de segunda dentro de casa.....isso é foda e nós se matando de cantar......esse wallyson tem q voltar pra casa dele no norte la.....sem mais

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
GUERRILHEIRO DA BAIXADA disse...

◘◘◘ leitão detected ◘◘◘

Gustavo GR disse...

Gostei da segurança do classico. Um grande efetivo foi designado e garantiu a paz no entorno e dentro do estadio. Nada de comandos descendo a Buenos Aires fazendo zona, nada de vadiagem, enfim foi um esquema de segurança de acordo com o tamanho do evento.

Anônimo disse...

Impressionante! Parabéns à PM pela educação e cordialidade!

Isso é básico, cordialidade gera cordialidade. Simpatia gera simpatia!

Anônimo disse...

Ouvi falar que aquele cachorro da PM terá que ser sacrificado. Coitadinho andou colocando porcaria na boca e adoeceu.

JMK disse...

Na verdade os policiais são gente iguais a nós e apenas cumprem ordens de superiores.
O que surpreendeu ontem foi a gentileza deles sem ostentação de cacetes e armas.

Rafael Mesquita disse...

Pior que tirando os ja conhecidos chucros da rone e rotam (mas tem q ser assim msm para impor respeito), os que estavam no cordao do isolamento, muito cordiais, desejaram bom jogo e tudo mais. Deu um corre corre 1 hora antes do jogo ali na esquina da sede com a brasilio, mas nada demais aparentemente.

Alexandre disse...

Legal que fizeram esse comentário, pois assim como eu vários amigos que conversei, falaram exatamente a mesma coisa, ótima idéia da polícia o isolamento para chegar próximo ao estádio e também a forma no tratamento com os torcedores. Parabéns pela iniciativa, espero que sempre seja assim!!!

Anônimo disse...

Foi e é mesmo elogiável a atitude da PM clássico ! Obrigado !