quarta-feira, 17 de março de 2010

Exótico e sofrido

Os "bolivianos" do Sampaio costumam encher o Nhozinho Santos, em São Luis.
O Rubro-Negro já está no Maranhão, onde amanhã encara o Sampaio Correia - mais um exótico rival pela Copa do Brasil.
E o elenco atleticano encarou uma viagem de nada menos do que 3.230 km até São Luís, terra do Marquês de Pombal, da Revolta de Bekmam e da Balaiada. O povo de lá sempre foi chegado numa revolução, desde que os holandeses tentaram tomar conta do pedaço e também depois, quando os portugas resolveram enfiar a faca nos preços dos produtos e nos impostos recolhidos para a Coroa.
Terra interessante, bonita e cuja principal personalidade nativa veio fazer fama justamente aqui no Furacão: o artilheiro Kleber Pereira.
Pois bem, voltemos ao Sampaio.
O Atlético já encarou o tricolor maranhense em duas oportunidades, e venceu as duas. A última delas em 1999, por 3 a 1, com dois gols de Lucas e um do Gabiru que ilustra o post aí de baixo.
Para o confronto de amanhã, não se pode dizer que o "Tubarão" vem em estado de graça.
Ao contrário: procurando por informações do nosso próximo adversário, descobri que o diretor de futebol, insatisfeito com os maus resultados da temporada, bradou ser urgente a contratação de reforços, se possível já para a partida contra o Atlético. E acabou levando um pito do presidente do clube. Tudo isso em pleno site oficial do Sampaio.
Falando em exotismo, o time do "Bolívia"- apelido herdado da época de sua fundação, quando o uniforme adotado lembrava a bandeira do país vizinho - tem no elenco craques como Mimica, Wallax e Célio Codó, além de dois jogadores com passagem pelo CAP: Selmir e Castorzinho. Mas o técnico Valter Ferreira terá de quebrar a cabeça, pois não poderá contar com Thiago Miracema e Eloir, contundidos.
Descobri também que outro jogador do Sampaio é o Dejair, velho de guerra. Sim, aquele meia que já passou por Olaria, ABC, Botafogo, Vitória, Criciúma, Atlético-MG, São Caetano, Náutico e Moto Club.
Mas esse está machucado desde janeiro e nem sabe se volta aos gramados, cogitando se aposentar de vez. Para amanhã, é carta fora do baralho.
Bom, o problema é que, além do exotismo inerente à competição, que proporciona esse intercâmbio cultural fantástico, a Copa do Brasil também causa em nós, atleticanos, uma grande desconfiança. É o famoso pé atrás, depois de tantas e tantas eliminações medonhas, seja contra times inexpressivos ou contra times do eixo, quando estávamos com a mão na vaga e botamos tudo a perder. Na primeria fase, por exemplo, esperava-se uma boa vitória contra o Vilhena, em Rondônia. Apenas empatamos, e precisamos disputar o jogo de volta, na Baixada.
E, tendo em vista as últimas atuações do CAP, quem é capaz de apostar que o time volta de São Luís com a vaga garantida?
Mas, mesmo assim, a gente acredita nisso. Fazer o quê. Ninguém mandou nascer atleticano.

24 comentários:

esou disse...

Só rindo mesmo!
A vida de torcedor atleticano não é fácil, por um lado uma estrutura de dar inveja a qualquer um, do outro um time que não "justifica" (em termos) este poderio.

Mas, eu acredito sim, pois sou Atleticano Fanático, Apaixonado e Otimista.

Venha o que vier sou pelo Atlético até o último suspiro!

Julio disse...

Acredito desconfiando. Eu entraria com o Tartá ao lado do Bruno Mineiro e nem levava o gringo para o jogo, como forma de punição a burrada, mas, já viu, o gringo ganhou de presente pela cabeçada a titularidade. Não sei como está o Jean, mas ele deveria estar lá como opção para lateral, já que o Marcio está em uma fase bem ruim, ou para a meia esquerda.

Anônimo disse...

Amanhã ou hoje (postado aos 9min).

--x--

CAP vem classificado sim.
Sou rubro negro - furacão - atléticoooo.

abç.
__
prof-cap

Junior zona sul disse...

Prefiro ficar em silencio. Ja que sou atleticano de coracao com sangue vermelho e preto. Ao contrario de muitos que aparecem aqui para criticar o time. Raca, furacao e pra cima deles.

Anônimo disse...

Para nós ATLETICANOS, hoje pegaremos o radinho, 90 minutos de sofrimento e uma só alegria, a vitória por qualquer placar.

Vovô Loi

CAVEIRAHHH DE TOLEDO-PR disse...

QUE O JOGO DE HOJE SEJA O DA REDENÇÃO DE JAVIER TOLEDO.

QUE BRUNO MINEIRO JOGUE, ENFIM, ALGUMA COISA. FAÇA GOLS EM TIMES PEQUENOS MAS TAMBÉM EM JOGOS IMPORTANTES. APESAR QUE VAI TER POUCA TORCIDA PRA ELE FAZER GOL E IR COMEMORAR COM ELA, FAZENDO O SEU MARKETING PESSOAL E NÃO PENSANDO NO FURACÃO.

QUE MANEL DESFILE SEU EXCELENTE FUTEBOL EM SUA TERRA DE ORIGEM.

QUE NETO CONTINUE MOSTRANDO SER UM GOLEIRO PROMISSOR, ASSIM COMO ERA O GUILHERME.

QUE BAIER NÃO SE MACHUQUE.

QUE TENHAMOS FÉ. MUITA FÉ... POIS O QUE NOS RESTA É TORCER.

FALTOU MENCIONAR QUE SÃO LUIS É A JAMAICA BRASILEIRA. E TERRA DA TRIBO DE JAH. E DA VERGONHA CHAMADA SARNEY...

QUE A "BOLÍVIA" CONTINUE DANÇANDO AO SOM DO REGGAE.

QUE O FURACÃO VOLTE A SOPRAR COM FORÇA A COMEÇAR POR HOJE NO MARANHÃO.

Bruno disse...

Ja q o Maranhão é a Jamaica brasuca, vamos torcer pra q os jogadores do Sampaio Correia entrem CHAPADAÇOS e não joguem NADA!
Quem sabe assim o furacão ganha uma longe da Arena...

Anônimo disse...

Pra que digita com o Caps Ligado seu FDP!!

Pia do Inferno tem q bloquea esse viado aqui do Blog!

Chato do caralho!

Anônimo disse...

Eu amo o Furacão. Sou sócio há duzento e oitenta anos. Não acredito na vaga essa noite. Se vier ótimo. Nosso time é péssimo. Um empatezinho ta loco de bom.
Não é por essa opinião que sou menos torcedor do que os outros. E não me considero pessimista, prefiro dizer que sou realista.

Anônimo disse...

EU ACREDITOOO

vamos voltar classificados

Gustavo GR disse...

Passar pelo SC nao provará nada. O proximo adversario, muito provavelmente, sera o Palmeiras. Aí sim, teremos a oportunidade de saber qual sera a do time nessa Copa do Brasil.

Para hoje, eu até entraria no 3-5-2, porem dessa forma:

NETO

MANEL
RODOLFO
BRUNO COSTA

RAUL
VALENCIA ou CHICO
PAULO BAIER
TARTA
MARCIO AZEVEDO

BRUNO MINEIRO
BRUNO FURLAN

Na boa, o time com 3 zagueiros nao precisa de 2 volantes. E mais, o Valencia pode ser bom marcador, porem, com a bola no pé é bizarro e hoje em dia estao cada vez mais escassos os espaços para volantes que nao sabem dar um passe certo. Nesse quesito, até prefiro o Chico. Na minha opiniao, o volante do time é o Alan Bahia, mas como ele esta machucado, ou é Chico ou é Valencia. Na lateral direita, uma ultima chance para o Raul Pança. Quem sabe com o Nihues ele deslancha ? Na frente, daria uma oportunidade ao garoto Bruno Furlan, ja que Marcelo esta machucado, Javier fez aquela CAGADA, Wallyson, Patrick e Serna, nao estao jogando nada.

SEGURA NA MAO DE DEUS, E VAI...

Anônimo disse...

Uma dúvida...
Se nossa torcida põe 10, 15, 18 mil num jogo com chuva contra um adversário como este na Baixada...
É realmente vantagem desclassificar o adversário na primeira partida?
Tecnicamente sim (se bem que este time precisa é jogar e jogar, até ter uma pegada de time entrosado), sem muita dúvida, mas financeiramente acredito que não.
Isso era interessante no tempo que um jogo com um adversário, digamos menos atraente, estaríamos em 3000 (por exemplo nos malfadados tempos do Pinheirão).
Titio Enéas, sem ofensas e que adora ir ver o CAP na Baixada (ou fora), não interessa contra quem (na realidade só não gosto quando é contra os pseudo-atleticanos)

Anônimo disse...

Se passarmos do Sampaio provavelmente pegaremos o Palmeiras!! Dai sim vai ser esse Elenco Fraquisimo contra Palmeiras, Globo e eh claro o Juizim!

Anônimo disse...

Se passarmos do Sampaio provavelmente pegaremos o Palmeiras!! Dai sim vai ser esse Elenco Fraquisimo contra Palmeiras, Globo e eh claro o Juizim!

Anônimo disse...

O do Danilo?
Conhecemos...
"Pregunta" pro Niuhes: será que o outro meia, que poderia as vezes fazer uma de lateral direito, não seria o Pimba?
Na real não entendi muito bem sua encostada, nunca teve uma sequência decente de oportunidades e muitas vezes nos "5 minutos vai lá e resolve" foi razoalvelmente bem.
Enéas, falando do CAP

CAVEIRAHHH DE TOLEDO-PR disse...

PIMBA FOI EMPRESTADO P/ O ABC DE NATAL JUNTO COM O EDERSON. ATÉ O FIM DO ANO.ÃO.

LEMBRO DE DUAS JOGADAS DO PIMBA.

GOLAÇO CONTRA O CRUZEIRO NO MINEIRÃO NO FIM DO JOGO E O CRUZAMENTO PRO BAIER CONTRA OS BAMBIS ANO PASSADO TAMBÉM NO FIM DO JOGO

Anônimo disse...

Nosso time é pra cair . Facinho facinho. Base que a 3 anos flerta com a segundona. Desce ano pelo jeito nao passa. P

Anônimo disse...

Nossa ate os coxas ganhando fora e a gente empatando com um time desses!!

VERGONHA!!!

Que venham Titios Eneias, Dindos da vida defender esse bando de incompetente!!!

Dindo disse...

Cara vc deve fumar ou cheirar muitooooo, desde quando eu defendo este bando???????? Sai fora idiotaa

Dindo disse...

Anonimo das 23:40, vc deve fumar ou cheirar muitoooo. desde quando eu defendo esta corja que aí está???
Sai fora idiota.

Anônimo disse...

defende sim! eu fumo mto sim e dai

Soh bomba!

Anônimo disse...

Tá difícil de postar aqui, só tem moleque de prédio.

Anônimo disse...

ohhh o tiago ai gente!!!

tiago tem razão

Anônimo disse...

Tá difícir Guerrilheiro, tem uns troxas que têm vindo aqui só pra bobear, não acrescentam nada e só descem a lenha como piá chorando, sei lá, tomara que cresçam logo.
Enéas