quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Te sigo em toda parte

A torcida Os Fanáticos anunciou que cinco ônibus já estão lotados para a excursão de domingo a Paranaguá, para assistir à partida entre Rio Branco x Atlético. Boa parte desta galera que vai pegar a estrada é formada por mulheres. Um ônibus inteiro será só delas.
Mas nem sempre foi assim.
Lembro-me de algumas viagens que fiz com a torcida quando era, ainda, um piazote.
Pouquíssimas garotas se aventuravam. Nas excursões, iam apenas as mais, digamos, ousadas.
Por outro lado, tem atleticana que deixa qualquer marmanjo no chinelo quando a questão é viajar para ver o Furacão.
Como conta um trecho do livro Dez atleticanas e uma fanática, de Antônia Schinden:
Início de Brasileirão de 2007, o Atlético ia a Florianópolis enfrentar o Figueirense e Minhoca*, que anda com um pé na torcida organizada Os Fanáticos, resolveu encarar uma excursão de ônibus. "pensei comigo: se é uma experiência antropológica que você está procurando, beleza!" Fui sozinha. Tinha mulheres, mas eram namoradas de alguém ou dos caras da bateria, todas da torcida organizada. Sem par, só eu.
Lá pelas tantas, fui ao banheiro. Mal sentei, abriu a porta... A torcida organizada toda quase me viu com a bunda na privada. Daí, claro, travei, não fiz xixi. Depois chegou o organizador e me perguntou: "Tudo bem?" Eu respondi: "Na verdade, se o senhor pudesse parar pra eu fazer xixi porque naquela hora não consegui, a porta abriu...". Então ele gritou: "Pare o ônibus porque a dona Minhoca quer fazer xixi!". Foi muito engraçado. Uma delícia de jogo [Figueirense 3 x Atlético 6]. Só na saída é que teve aquele esquema de torcida contrária querendo nosso couro, porque a gente ganhou deles e eles viram nosso ônibus e tal. Nada demais. Fui muito bem tratada pelo pessoal dOs Fanáticos, fiz amizade com todo mundo. O tempo todo cantando o hino, as músicas, dá aquela sensação de pertencer."
E, às vezes, a sensação de estar absolutamente "por fora".

La Paz, 3.900 metros de altitude. Minhoca estava na capital da Bolívia a trabalho, mais precisamente integrava a equipe de campanha para a presidência da República de Jaime Paz Samora. Soube que o Atlético enfrentaria o Bolivar pela Libertadores e inventou uma enxaqueca para se desocupar mais cedo: "Já estava lá uns dois meses, mas não falava espanhol, porque ainda não sabia bem e não suporto essa história de portunhol, então só arriscava umas palavras. Peguei um táxi - detalhe: estava acompanhada com uma garota coxa-branca - e, toda simpática, disse 'oi' para o motorista, que se me respondeu: 'Si, hoy es miercoles', e eu, mais uma vez 'oi' e ele 'si, el juego es hoy'.
Afinal, chegamos ao estádio, um estádio antigo, maltratado, mas bonito. Quando me dei conta, estava no meio da torcida deles. Começa o jogo, o Atlético marca um gol, depois mais um, mais um... Foi aquele banho do Atlético, e eu quieta, sem poder torcer. Veio o segundo tempo, nosso time era outro, parecia jogar em
slow motion e o time deles com a corda toda. O juiz ainda expulsou dois dos nossos, injustamente diga-se de passagem. Eles aplicaram no nosso time o goloe do soroche [mal da montanha, causado pela rarefação do ar nas grandes altitudes]. Resultado, empatamos o jogo [Bolívar 5 x Atlético 5, em 12 de março de 2002]. Voltei pro hotel e, aí sim, tive uma puta enxaqueca".
(*) Elaine Lemos, a "Minhoca", é uma das dez atleticanas retratadas no livro.

A propósito, sortearemos três exemplares do livro na segunda-feira. Dois deles pelo twitter. Para concorrer, basta seguir o Guerrilheiro da Baixada e "tuitar" a seguinte mensagem: "Eu quero ganhar o livro Dez Atleticanas e uma Fanática do @guerrilheirocap".
O terceiro será sorteado dentre aqueles que não tem conta no twitter e visitam o blog. Basta mandar um e-mail para guerrilheiros.da.baixada@hotmail.com com o assunto "Quero ganhar o livro Dez Atleticanas". Na mensagem, é preciso colocar um telefone para contato e o endereço para entrega.

14 comentários:

Mylla disse...

Excelente o depoimento da Elaine, fico me lembrando das tantas viagens que fiz pra ver o meu Furacão, em especial a primeira pra São Caetano. E a mais tensa de todas, pra São Januário.

Viajar pra ver o time é algo mágico.

Seu Ze disse...

Falando de Copa do Brasil...

Se o furacao passar pelo Sampaio Correia, creio q o proximo adversario seria o Palmeiras pois vai jogar com o Paysandu!

Sera q com esse elenco teremos forca para seguir na Copa do Brasil??

Sabine Klimt disse...

A forca da torcida feminina atleticana e imensa. Sonho em um dia ver uma mulher como presidenta deste clube. Quem sabe com um olhar diferente poderiamos ajudar o Atletico a crescer mais.
Ja fiz tambem muitas loucuras pra poder ver o Furacao, ja que moro em SP e um dia sonho em poder viajar assim, em excursao, deve ser muito bom sentir toda aquela expectativa sobre o jogo ao lado de quem torce como vc.

Sabine Klimt disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
claudio Ribeiro disse...

Guerrilheiro, estão falando na imprensa gaúcha que o zagueiro Ronaldo, levado para o Inter, deverá ser inscrito na Libertadores. É mole?! Penso que ainda vamos sentir muito a ida desse garoto para o Colorado. E pior; de graça!...
Acho uma puta sacanagem o que os procuradores "Atleticanos" fizeram com nosso Clube...!

Anônimo disse...

De graça não...ficamos com 20% do passe dele...rs (grande coisa..)

Anônimo disse...

Foi sacanagem do procurador ou da dupla MM e OB que acharam que ele não merecia aumento de salário e ficar aqui, abram o olho...idiotas

esou disse...

Estranho este Mundo de Deus; o domínio da força física sendo substituído pela sensibilidade e auteridade feminina.

Argentina já tem 2a mulher "mandando" nela, "o Brasil pela Dilma (?)". Logo teremos mulher na Presidência Atleticana... Falei!

Elas não são nada daquilo que muitos marmanjos julgam, delicadas e frágeis, necessitando de proteção, nós é que precisamos da sua presença. Em suas veias correm "sangue" tão forte quanto a nossa e resistem às dores muito mais do que nós os "machos" imaginamos.

E dizem as pesquisas que aqui no Atlético a torcida feminina é maior proporcionalmente e cresce mais rapidamente em relação aos outros clubes.

Cristiano disse...

Serão mais de 10 ônibus e 2 inteiros da mulherada.

Saudações Rubro-Negras!!!

Anônimo disse...

Anônimo das 16:16, se tem algum idiota aqui é você, otário.

Anônimo disse...

Futebol é comércio, o inter está apostando no ronaldo, assim como nós estamos apostando no gerônimo e no raul, com muita certeza, FURACÃO e inter deverão sair perdendo!!!

Vovô Loi

Anônimo disse...

Pessoal...olhem esse vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=idHS0TeLudI&feature=player_embedded

Anônimo disse...

Afinal o Time B do Inter acabaou de ser desclassificado no gauchão, natural que coloquem alguns no principal.
Enéas

Ana Clara Garmendia disse...

Grande Minhos!