terça-feira, 26 de janeiro de 2010

A visão de Verardi

Da Gazeta do Povo:
O Atlético quer voltar a disputar títulos nacionais e internacionais. Desde 2005, quando foi vice-campeão da Libertadores, o clube deixou de figurar como um time em ascensão no cenário brasileiro e sul-americano, regredindo alguns degraus em cinco anos. Embora o discurso de voltar ao topo não seja recente, a diretoria trabalha para viabilizar isso de maneira real. Para tanto, reforçou os bastidores com o executivo Paulo César Verardi, que assumiu há duas semanas o comando do marketing e da comunicação do Furacão.

Em entrevista à Gazeta do Povo, o dirigente falou sobre a posição remunerada que está assumindo no clube, e sobre mais um desafio na carreira, que conta com passagens por grandes empresas como Ford, Coca-Cola e Umbro, além de uma experiência no comando da mesma área do Grêmio.

“Fui convidado pelo presidente Marcos Malucelli e fechamos um acordo muito rapidamente, principalmente por dois aspectos: a relação que eu já mantinha com o clube, como então dirigente da Umbro, e pela admiração que já tinha pelo Atlético. Diria que, há um bom tempo, sou um atleticano de coração e isso pesa. Tenho experiência no segmento futebol, comercial de marketing, e essas três coisas combinadas foram fundamentais”, revelou Verardi.

Ao trazer um especialista para o clube, a diretoria do Rubro-Negro quer otimizar as finanças do clube, e a “ousadia” em ter um executivo no setor só não é maior do que as metas a curto, médio e longo prazo. “Meus objetivos fundamentais são o fortalecimento da marca Atlético e o aumento do poderio econômico do clube. Fundamentalmente é isso. A frase é simples de ser dita, porém se desenrolar em uma série de metas de ordem econômica”, explicou.

A Gazeta selecionou os principais trechos do longo papo com o dirigente atleticano, os quais o internauta pode acompanhar a seguir.

Patrocínios

“Estamos assumindo todas as sondagens e negociações sobre isso. O Atlético tem um patrimônio grande e valioso. As nossas ações também passam pelo “naming rights” da Arena, do CT do Caju e do patrocínio de camisa. Temos perspectivas boas, estamos tentando agregar todas as possibilidades e a ideia é formalizar alguns destes acordos o mais breve possível. São negociações vultuosas, demandam um certo período de tempo, e no momento em que os contratos estiverem firmados iremos divulgar com a maior rapidez possível. Não falamos em prazos para fechamento dessas situações, não seríamos honestos e francos se fizéssemos isso”.

Mercado e poderio econômico

“Não só o nosso segmento futebol, mas outros também enfrentaram um período de crise, e isso afetou o mercado como um todo. Já a partir do segundo semestre, em virtude da recuperação econômica, a estabilidade do Brasil foi boa para nós. A proximidade da Copa do Mundo também ajuda, dá mais visibilidade ao futebol. Vejas estas grandes marcas, como Flamengo e Corinthians, que conseguiram fechar contratos por somas importantes, até com fornecedores de material esportivo. Obviamente o Atlético está dentro de um patamar diferente, mas compatível com duas coisas: peso em termos de torcida, e a riqueza patrimonial muito significativa. Tudo isso tem que ser colocado na mesa no momento de negociar, darmos um valor alto, já que as duas combinações nos levarão a contratos que aumentem o nosso poderio econômico.

Por coerência, estamos usando o futebol mineiro e gaúcho como referência nesta busca por parceiros. Cada produto, porém, terá variação maior ou menor do que estes dois centros. O nosso naming rights, por exemplo, vale muito mais do que em Minas, já que lá nem Cruzeiro, nem Atlético-MG, possuem estádio próprio”.

Sócio-torcedor

“Temos uma prioridade absoluta nesse projeto de sucesso que o Atlético já possui. Além da adesão e fidelização, buscamos dar qualidade ao serviço prestado ao nosso sócio. Esta é uma receita perene ao clube, temos torcedores apaixonados e que adoram vir à Arena, ser bem atendidos, com um bom serviço. Esta é uma das prioridades do nosso departamento, vamos trabalhar muito esta questão do relacionamento. Sobre o crescimento da massa de sócios, temos de fato uma questão física a ser equacionada, algo que está sendo tratado pelo Conselho Administrativo, mas acredito que possamos ter novidades em breve. E aproveitando o espaço, gostaria de dizer aos torcedores que ainda não são sócios de que temos algumas cadeiras disponíveis, são poucas, mas elas estão disponíveis e a torcida pode nos procurar para ficar com uma delas”.

Excursões e parcerias

“Exceto em anos como este, é praticamente impossível pensar em excursionar para fora do país. Esse ano é viável e eu diria que temos pessoas atentas a isso, nas áreas de relações internacionais e marketing. Além do aspecto técnico, econômico e de receita, essa ida a outros países auxilia na prospecção de eventuais patrocinadores, a questão da globalização da marca é fundamental e estamos atentos. Não é apenas levar a marca do Atlético a outros lugares do mundo, mas sim buscar até novos torcedores, expandir as nossas fronteiras. Interessaria muito, por exemplo, ir à China, um país em franca expansão e com um número absurdo de consumidores ávidos por futebol. O Atlético poderia até representar um ícone de modernidade nesse processo”. (N. do R.: O Furacão negocia uma parceria com o futebol chinês, e um clube do país asiático pode vir para um período de treinamentos no CT do Caju ainda em 2010).

30 comentários:

Anônimo disse...

Guerrilha, é Berardi ou Verardi? Já tá tomando uns gole cedo he he he...

JMK disse...

Está aí um homem que pensa Grande!

CAVEIRAHHH DE TOLEDO-PR disse...

ESTA PARCERIA COM A CHINA DEVE SER PRA LEVAR O KAIO, O RENAN FOGUINHO (OUTRORA PUYOL DA BAIXADA), O RAÚL QUE TÁ COM UM PANDEIRO ENORME, ETC.

AGORA TE PERGUNTO: NÃO TEM COMO LEVAR OS TRÊS PATETAS (MOLE-CELLI, GEARA E O. BOLICENHO) PRA CHINA TAMBÉM? JURO QUE ATÉ AJUDO COM UMA VAQUINHA PRA DESPESAS DAS PASSAGENS!!

Anônimo disse...

Uma notícia super interessante e importante para discutirmos aqui no blog. e aparece uns caveirinhas não sei de onde só p falar m*.

Anônimo disse...

Tem razão anônimo 10:01, O assunto é importante e traz boas notícias e esperança. O trabalho está sendo realizado para transformar o Atletico num grande Clube "de fato e de direito"!

GUERRILHEIRO DA BAIXADA disse...

VVVVVVerardi.

Já arrumei lá.

Valeu!

rory disse...

Se é para o bem do Furacão, toda ajuda é bem-vinda. Eu me questiono se é este o caminho a ser seguido, se este empresário trabalhou no Gremio, o que ele fez lá? Espero que isto não seja apenas retórica, afinal, estamos cinco anos ladeira abaixo.

Luiz Andrade disse...

Esta aí um profissional que não fala bobagens e demonstra conhecer da área pela qual responde.
Espero que dentro de campo, os resultados comecem a acontecer para acabar com a divisão que há entre a torcida: velha guarda x geração arena; malucelistas x petraglistas; cornetas x apoiadores incondicionais; etc.

Tatu disse...

Se o time for para a China e ganhar por lá uns 50 milhões de torcedores ai nós teriamos a maior torcida do mundo!

hahahahaha

Se cada um desse um dolar para torcer para o CAP ai seria muito melhor....

esou disse...

Bem Vindo ao CAP, senhor Verardi. Contamos com o seu trabalho de homem competente para o Atlético acelerar no caminho do sucesso.

Os Asiáticos são extremamente cautelosos de difícil acesso, mas uma vez conquistados a sua simpatia e fidelidade são à prova de fogo e água.

É um mercado que tem que ser visto com muita responsabilidade. E, temos que ser um dos primeiros a abraçá-lo.

Inovação, a marca do CAP das últimas três décadas, tem que ter seguência.

Anônimo disse...

Pelo andar da carruagem o homem é bom mesmo, então faça o nosso FURACAO ser conhecido neste mundo afora, inclusive no eixo do mal!

Aparecido jose disse...

Já era tempo de ter alguem competente na area. Sucesso Sr. Verardi.

Anônimo disse...

suuuuuuuuuuuuuuuucessuu

Anônimo disse...

Bem vindo ao CAP Verardi!!

Se o cara é Atléticano como ele diz já estamos ganhando!!!

Aparecido jose disse...

Com base no ultimo treinamento que o Lopes realizou e voltando pro 4-4-2 senti mais firmeza, só discordo com o deslocamento do Manoel prá lateral. Tirando ele do miolo da zaga corremos o risco do setor ficar muito fragilizado e o adversario fazer festa pelo setor, pois Rodolfo e Chico não traz nenhuma confiança.
O correto seria deixar o Manoel com o Chico e escalar um lateral direito de origem, que seria o Raul ou o Geronimo. Mas gostei da mudança.

Anônimo disse...

PA-PUM TIPO COLÔMBIA!!!

DISPOSIÇÃO, É NÓIS...

UM SALVE PRA VCS!!!

Anônimo disse...

Taí uma grande "contratação" da diretoria. Admiro muito o Petraglia (que iniciou esse "olhar grande" para o Atlético) mas em sua gestão creio que caras abertos como esse não iriam ser contratados, afinal o presidente era o "papa" do Furacão.

E seria maravilhoso ver o Kaio lááá na China e não aqui...

Anônimo disse...

Vamos ver, seu Verardi, pois falar até papagaio fala!

Até hoje quem fez mesmo alguma coisa pelo Atlético foi o Petraglia, queiram os colunistas da furacao.com ou não!

boi sonso disse...

Estou até achando que foi ele que mandou contratar.

João Gabriel disse...

Espero que o que ele falou sobre os sócios seja verdade. pq ultimamente o clube só tá lembrando dos sócios na hora da cobrança e mais nada.

Tiago disse...

Eu só fico pensando, pelo bem do CAP, quando é que vai acabar esta divisão IDIOTA entre os MM e os petraglistas. Somos todos atleticanos : se o MM errar, devemos criticá-lo e se acertar,logicamente deverá vir o elogio. O que não pode é ,toda vez que se quer criticar o MM, utilizar-se de referências comparativas com o Petraglia . Isto que é inadmissível, pois cada um tem sua época e seus métodos de trabalho.

Anônimo disse...

Concordo com o Tiago. Malham constantemente o MM como xingavam o Petraglia na sua gestão. Agora idolatram esse último.

Temos o direito de criticar, afinal somos sócios do clube, mas temos também que elogiar os bons feitos (coisa meio rara entre os comentários).

EICOXAVAITOMAR disse...

COXARADA FILHA DA PUTA !!!

Anônimo disse...

Enquanto não fizerem investimento em um TIME DE FUTEBOL, jamais teremos a mídia a nosso favor pois estaremos sempre brigando por NADA e com isso seremos para os demais um clube mediano apesar de toda a estrutura que possuimos. Vejamos um exemplo do Corinthians não tem nem onde treinar direito, mas como sempre está brigando por titulos tem ótimos patrocinios para montar times qualificados, por outro lado vive com dívidas, mas sempre ganha alguma coisa com expressão nacional, então enquanto não montarmos um time de qualidade que brigue por títulos estartemos sempre em segundo plano no cenário nacional ou contraímos alguma dívida para contratar jogador que preste para ganharmos alguma coisa e depois com a mídia em alta buscarmos exelentes patrocínios, para ganhar dinheiro também, pois só nos falta um time o resto já temos, uma estrutura de dar inveja o melhor estádio, precisamos de um time de mais ousadia não é possível que para um Clube que tem tudo o que o Atlético tem nos falte todo ano jogadores de qualidade, todo final de temporada se salvam no máximo 4 ou 5 jogadores e no ano seguinte querem manter a base e não seguram nem a metade destes jogadores, me entristesse muito ver que as contratações de outros times em relação as nossas contratações, chega a ser engraçado de ver chegarem "reforços" é vergonhoso, mas cada um faz por merecer uma melhor ou pior sorte, neste caso vamos pedelar mais um ano. Ah talves ganhemos o paranaense e se livramos do rebaixamento se isso acontecer está ótimo pelo "ELENCO" que temos.

RONALDO disse...

Nao curto esse cara =/

Anônimo disse...

Ele é parente do Paulo Nunes??

Outro Anônimo disse...

Corinthians paulista tem 10 vezes mais torcedor que nós. Acabou de voltar da 2a divisão e tem anônimo que o inveja... Francamente!

Anônimo disse...

Anônimo das 21:10, como você disse, tem até papagaio que fala, como deveria ter Anônimos como você que deveriam ficar quietos para não falar m* aqui. O cara é um especialista preparadíssimo para esta função, e você???...já saiu da escola ???

Anônimo disse...

Ainda não terminou a reforma, hehehe.

Anônimo disse...

MESMO BLABLABLÁ DE SEMPRE! A TORCIDA QUER RESULTADOS PRÁTICOS. CHEGA DESSA RETÓRICA FROUXA! FORA MM, GEARA E BOLICENHO! O ATLÉTICO ESTÁ INTRAGÁVEL MAIS UM ANO. QUE RAIVA!!!!