sábado, 12 de dezembro de 2009

Vândalos enjaulados

O Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) prendeu na manhã de hoje 15 envolvidos com o quebra-quebra de domingo passado, após a partida entre Coritiba x Fluminense. Entre eles, o Osvaldo Porks Dietrich, funcionário do clube, e "responsável pela segurança" nos jogos do time, e o vice-presidente da torcida organizada dos coxas.
Não creio que a solução para a violência no futebol seja extinção das torcidas organizadas.
Mas sim a punição exemplar aos envolvidos em confusões.
A polícia civil do Paraná deu um ótimo exemplo desta vez, identificando, localizando e prendendo os vândalos.
Que agora o poder judiciário também o faça.
E que esses caras sejam obrigados a limpar banheiro de delegacia em todos os dias em que houver uma partida de futebol em Curitiba nos próximos 5 anos, pelo menos.
E que, a partir de hoje, isso aconteça com qualquer babaca envolvido em confusões em estádios de futebol. Em qualquer estádio, inclusive na Baixada, se for o caso.
Algo que já deveria estar acontecendo há anos.

Se a lei fosse cumprida e os vândalos presos, há muito tempo já não assistiríamos mais a cenas como as de domingo passado.
* * *
A propósito, endosso integralmente as observações do jornalista Décio Lopes, em seu blog expresso da Bola:
1)
Não acho que as organizadas devam ser banidas. Este é um país livre e qualquer um pode andar com quem bem entender, desde que não esteja envolvido em atividades criminosas. As torcidas podem estar na arquibancada, fazendo festa, como qualquer um de nós. Mas, se envolvidos em qualquer problema, devem ser punidos com o o rigor da Lei (assim como qualquer um de nós).
2) É preciso acabar IMEDIATAMENTE com as estranhas relações das diretorias dos clubes com estes grupos. ISSO NÃO PODE ACONTECER. Todos sabemos que hoje em dia, em muitos casos, os líderes das facções viraram profissionais e vivem disso (o que, claro, é uma aberração).
Todos sabemos que hoje em dia, em muitos casos, algumas torcidas funcionam como milícias, a serviço de dirigentes que (por opção ou ameaça) as sustentam. Mais ou menos como eram as SA de Hitler – mais tarde transformadas nas SS. Definitivamente não é um bom paradigma.
Que os horrores vistos no Couto Pereira sejam o começo do fim para a impunidade nas arquibancadas.

27 comentários:

Anônimo disse...

BRILHANTE COMENTÁRIO. CHEGA DE TER QUE AGUENTAR DURANTE OS JOGOS AS "ORDENS" DAS TORCIDAS ORGANIZADAS, COMO SE ESSAS FOSSEM AS DONAS DO ESTÁDIO E QUE O COMPORTAMENTO DOS DEMAIS TORCEDORES DEVERIAM SER DITADOS POR ELAS. PAGO MEUS R$ 70,00 POR MÊS (ELAS PAGAM?) PARA TER O DIREITO DE IR AO ESTÁDIO E TORCER PELO MEU TIME DO CORAÇÃO DO MODO COMO QUERO, COM A ROUPA QUE EU QUERO, APLAUDIR SE QUISER OU VAIAR SE FOR O CASO. TENHO ESSE DIREITO, SÓ NUNCA VOU ME SUJEITAR A RECEBER ORDENS "UNIDAS" (OU DESUNIDAS ?) DE GENTE QUE SEQUER CONHEÇO E QUE MUITAS VEZES PREFIRO NÃO TER O MENOR RELACIONAMENTO. TERMINADO O JOGO VOLTO PARA CASA, TRISTE OU ALEGRE, MAS NUNCA POSSUÍDO PELO ÓDIO DE TUDO E DE TODOS. O PROBLEMA É MEU E DO TIME QUE TORÇO. AGUENTO AS BRINCADEIRAS DE AMIGOS RIVAIS (NÃO INIMIGOS), ASSIM COMO ELES TÊM QUE SUPORTAR AS MINHAS, NO MELHOR ESPÍRITO ESPORTIVO. FICO CONTENTE COM A PRISÃO DESSES MAUS ELEMENTOS E DA MESMA FORMA FICARIA SE FOSSE COM ALGUNS DA NOSSA TORCIDA CASO PROCEDESSEM DESSA MANEIRA. QUE SEJAM PUNIDOS E SIRVAM DE EXEMPLO!

GUERRILHEIRO DA BAIXADA disse...

Caro

Pelo menos na baixada elas pagam ingresso sim. Ou precisam se associar ao clube. O Atlético não subsidia ingressos para as organizadas há muuuuito tempo.

Ricardão disse...

Finalmente o Porks foi enjaulado. Que fique lá por um bom tempo, este bandido.

Anônimo disse...

UÉ, SÓ PQ FALEI DO USO DA MACONHA NO MEIO DA FANÁTICOS O MEU COMENTÁRIO NÃO FOI PUBLICADO? REPITO: SE A PM USASSE CÃES FAREJADORES DURANTE OS JOGOS IA FALTAR CACHORRO OU ELES IAM SAIR "MUITO LOCO" POR AÍ! CHEGA DE VICIADOS E BANDIDOS NOS CAMPOS DE FUTEBOL! QUEM NÃO ACREDITA QUE ASSISTA UM JOGO NO MEIO DELES.

Mylla disse...

Falou a foto dos trastes no post, Guerrilheiro.

Anônimo disse...

isso! vamos acabar com a ETA, com o fã clube de s. j. dos pinhais, com as embaixadas...
afinal são todos torcedores organizados, são todos marginais que querem arrebentar a cidade etc etc

calma caro atleticano, não generalize as coisas...

poupe-me. não sabe direito das coisas e já vem falando um monte...

só num ponto concordo com vc, a droga pode ser vista em qualquer parte da baixada, infelizmente. acho que aquelas modernas cameras de segurança não servem pra nada. não sou advogado nem conheço bem as leis, mas acho que por porte de pequena quantidade (pra uso próprio)não se pode prender o cabra.

Anônimo disse...

Sim, há torcidas organizadas de valor.

O grande problema é que algumas se transformam em máfia. É tudo bandidagem e droga.
Veja os terminais quebrados, tudo maravilhoso. E ainda os chefes se elegem vereadores! Ótimo, ótimo.
A polícia é conivente, é tudo explícito.
Isso tem que acabar.

E não é proibindo a venda de cerveja, tirando mando de campo por causa de copo de plástico.
Tem que prender esses vagabundos!

Anônimo disse...

esse povo que nunca pisou na sede de uma torcida só fala merda mesmo

Anônimo disse...

Se tem surfista que abre loja de surf e vive disso... será que reclamamos de ciúmes? Da Fanáticos acho que sim,faz muito tempo que são pessoa jurídica que anda pelas suas próprias pernas... se os caras foram espertos e organizados (cuidado: ser organizado virou xingamento, aliás o grande "mal" do Tio Pet: ser organizado e acreditar na organização) para fazer isso e poder viver do que gostam, tiro meu chapéu e digo: PARABÉNS!
Titio Enéas, que não torce pela Fanáticos mas pelo Atlético, mas sabe respeitar quem faz um bom trabalho. Depois, "falar até Papagaio fala"...

Julio disse...

Sou de um tempo em que Atletiba era com torcida meio-a-meio no estádio, de um tempo onde os torcedores assistiam misturados e não havia briga, havia festa, alegrias, tristezas e não havia briga e quando alguém ficava de cabeça quente aparecia a turma do deixa disso e tudo ficava em ordem. Já assisti Atletiba das cadeiras cativas do então Belfort Duarte em meio a um mar de coxas ostentando com orgulho minha camisa rubro-negra e empunhando minha bandeira do Atlético sem ser incomodado, vibrando com o gol do furacão sem ouvir um único xingamento. Sou de um tempo onde havia respeito, de um tempo que havia fair play e a gente nem sabia o que isso significava. ACREDITEM ISSO EXISTIU!
Pode voltar a ser assim é só querer.

Anônimo disse...

Vandalos de torcidas organizadas tem que ir pra presidios de segurança máxima.

esou disse...

Pelo tanto que a ação dos denunciantes resultaram em identificar boa parte dos "invasores" principalmente os cabeças, os coxas, se for punido terão no máximo interdição do campo por 3 jogos e multa de 30.000 reais. Haverá um monte de recursos e contra recursos que terminarão com o efeito suspensivo aceito e finalizar em pizza. Mas que pelo menos os promotores da desordem sejam punidos com rigor pela justiça comum.

O lado negativo é que tentarão desmantelar as TOs. No "finalmente" contudo, creio que haverá apenas uma melhor regulamentação o que deverá facilitar ainda mais a identificação dos transgressores.

É isto que está pintando! No meio jurídico.

Anônimo disse...

Este titio Eneas é um chato. Escreve aqui sempre com a pretensão de ser um professor, como se estivesse aqui para ensinar a todos. O cara é um mala...

Anônimo disse...

Em relação ao ocorrido no Couto, acho que houve uma ordem de invasão e ameaças a integridade fisica do presidente dos Coritiba, que partiu da torcida Imperio, portanto, eles, pessoa juridica, devem ser responsabilizados criminalmente e financeiramente.

Anônimo disse...

FIM DAS TORCIDAS ORGANIZADAS JÁ...

Ricardão disse...

A solução não é o fim das organizadas. É prender aqueles arruaceiros que se escondem atrás das organizadas. Tenho 40 anos e na minha juventude fui Fanático, e gritei muito, e conheci muita gente que fazia tudo pelo Furacão, menos brigar. A maioria da torcida é decente. Mas deve partir da própria administração da torcida expurgar estes vândalos. E também da Polícia.
Se o cachorro tem pulga, vamos matá-lo? Solução estúpida.
NÃO AO FIM DAS ORGANIZADAS.
CADEIA PARA OS BANDIDOS DO FUTEBOL.

roderley disse...

Os ignorantes que querem o fim das organizadas são no mínimo imbecis, todos sabem ou pelo menos os que tem bom senso que o fim das organizadas não acaba com os vandalos, eles continuarão soltos e indo aos estádios aprontar e o pior de forma descaracterizada e mais dificil de identificar.
Fim e punição aos marginais e não das organizadas.

Luiz Andrade disse...

Integrantes da polícia vivem aparecendo na imprensa praticando crimes. P. Ex: A quadrilha de PM's do Largo da Ordem ou a recente execução de 5 jovens.
No entanto, ninguém cogita em extinguir a polícia, pois a vida em sociedade seria pior semela.
Não existem soluções mágicas ou fáceis, o desarmamento não diminuiu o nº de homicídios como prometido (ao contrário em Curitiba eles aumentaram).
A proibição da venda de bebidas alcoólicas nos estádios não obteve qualquer efeito prático.
A proibição das organizadas além de inconstitucional, pois a sua existência está abrigada p/ inciso XVII do art 5º portanto cláusula pétrea, não resolveria absolutamente nada, pois os INDIVÍDUOS QUE PRATICAM OS VANDALISMOS CONTINUARIAM EXISTINDO, e tal ato não mudaria A ESSÊNCIA DELES.
Qto ao líder de torcida se eleger vereador, é tão legítimo qto o padre, o pastor, o ongueiro ou o líder estudantil.

Luiz Andrade disse...

Ops! inciso XVII da art 5º da Constituição Federal...

Roqueiro Curitibano disse...

Luiz Andrade resumiu bem! O desejo da polícia de acabar com as organizadas ocorre pela incapacidade de se identificar e punir todos os envolvidos. Na dúvida, querem mandar as organizadas pro inferno pois facilitaria o trabalho de quem não consegue achar os culpados.

Anônimo disse...

o que seria da baixada sem os fanáticos?
dizer que as festas no caldeirao acabariam é esagero, mais com certeza nao seria a mesma coisa......a torcida, pelo menos os fanáticos é a alma do atlético, sem eles não teria a mesma FESTA que nós estamos acostumados a ver no nosso caldeirão.....a nossa torcida, pelo menos para mim é o que nos diferencia dos outros clubes.....já imaginaram a baixada sem os fanáticos....seria monótono e sem graça, sem falar q sem nossa torcida não existiria o "efeito" caldeirão, e provavelmente perderíamos grande parte dos jógos em casa, portanto metes o pau nos caras é uma tremenda babaquisse, coisa de mauricinho que quer ficar sentado e mudo....portanto caíam na real seus cornetero docaralho e imaginem q tosco que seria a baixada sem a caveira!!


obs: eu eu eu o PORKS se fodeu!!!

Anônimo disse...

anonimo acima, nós já tivemos a baixada sem os fanaticos num passado bem recente quando o MCP dobrou o valor dos ingressos e proibiu bateria, faixas, bandeiras e etc...
e realemnte foi uma bosta! o povo tem memória fraca, além de generalizar tudo e sem conhecimento. e vandalo sempre vai existir.

thyago disse...

Alguém sabe se o Koritiba Kid foi preso também?

Anônimo disse...

chora porks... vai chorar onde a mamãe não ouve

Anônimo disse...

Como diria o velho Dalborga " Isto aí é uma pá de vagabundos, tem que quebrar a bunda deles. CADEI NELES JÁ"

COLO DO CAPETA

Anônimo disse...

Ontem a tarde o Papagaio estava tirando caixas com sabe la o que da sede da Imperio. Ela nao estava lacrada?

Anônimo disse...

queremos ver o Koritiba Kid atrás das grades.......hahahahah