quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Grandeza

Por Augusto Mafuz:
O CT do Caju, do Atlético, irá concentrar a Seleção Brasileira na primeira etapa de trabalhos para a Copa da África. Acostumados a coisas pequenas, comovemo-nos diante de fatos, que aparentemente de rotina, se tornam grandiosos como este.
O fato, no entanto não deve ser encerrado simplesmente com a sua exaltação. Isso é simples, irá render elogios, massagear o interior rubro-negro e ser uma diferença de ocasião.

Mas não só isso. É bem mais. O Atlético não ofereceu, nem a CBF foi atraída por um apelo político. O Caju foi escolhido porque superou todos os outros visitados, em especial o do Galo e do Cruzeiro, em Belo Horizonte. Para Jorginho, a cabeça de Dunga, há que se pesquisar se no mundo tem um centro de treinamentos similar ao Caju.

A importância do fato está na representação viva da grandeza do Atlético. Não é coisa do coração, nem repente passional, mas reconhecimento material de uma entidade (CBF), que é fria e indiferente, porque assim deve ser, aos clubes.

Essa grandeza não se faz no campo, embora as conquistas lhe imprimam traços finais; não se faz só unindo fatos históricos eventuais. Se faz com realizações de riscos, com coragem, sem ter desconfiança em seu povo.

O Caju foi escolhido pela Seleção Brasileira para iniciar a sua trajetória da Copa da África, em 2010. A Arena da Baixada foi a escolhida para a Copa de 2014.

O Atlético, definitivamente, vai ter que mudar de vida.

Vai ter que assumir definitivamente a sua grandeza. Os estranhos já a reconheceram.

45 comentários:

El Sayed disse...

Enquanto isso a torcida olha para o campo e chora por ter um time medíocre!

Não pago sócio furacão desde a derrota de 2x4 para os porcos em casa. Não acho justo contribuir para manutenção de CT para chinês aprender a jogar bola, para ingLês ver, para a selenike se instalar. Quero o CAP honrando seu compromisso com o seu torcedor.Como que pode, tanta pompa fora de campo e ter um time inferior ao rival (que esta falido, deve até as cuecas).
Torcedor Atleticano, você mesmo que já teve um time que emprestava bolas do p. clube para treinar, você que ficou 2 dias na fila nas semi finais da libertadores...
Resgate seu senso crítico !

DINDO disse...

NÃO PAGANDO O SÓCIO FURACÃO VC ESTÁ CONTRIBUINDO BASTANTE!!
COM ESTE NOMINHO NÃO DAVA PARA ESPERAR COISA MELHOR...

Geraaaaaaaldo disse...

Meu amigo Sayed...

Até o Atlético construir esse CT aí, que você agora esnoba, jamais conseguiu sequer chegar perto de uma final nacional, quem dirá internacional como a Libertadores.

Com todo o respeito, mas tem que pensar um pouco antes de falar.

O fato de ter montado um time "inferior ao rival" (muito relativo esse seu conceito de inferior, afinal os fomos campeões e eles não, e aposto que terminaremos o Brasileirão na frente deles) em nada desmerece o fato de termos o melhor CT do país.

E que, tenha certeza, graças a esta estrutura (CT + Arena) é que o Atlético pôde chegar a uma final de Libertadores.

Isso não sou eu quem fala, mas é só você pegar qualquer um que entende mesmo do riscado (um PVC, um Kfouri, etc...) O próprio Dunga.

Agora... nos tempos em que você mesmo lembrou que tínhamos "um time que emprestava bolas do p. clube para treinar"... aí, meu amigo... aí é que nem poderíamos sonhar em ganhar porra nenhuma.

Tio Barnabé disse...

Bão... a essas hora já vendêro a cadera do sinhô, num é mermo cumpadi Sayédi? Depois, quando sunssê quisé vortá... sei não si vai tê lugá!

El Sayed disse...

É, os comentários só reforçam a minha tese.

Julio disse...

Parabéns ao Furacão. Aos que só vão atrás da mídia paranaense. O Atlético é gigante e prova isso todos os dias. O SP foi o maior campeão desta década, mas nosso Furacão cravou seu lugar entre os maiores destes 10 anos. Kleberson, único campeão Mundial titular na Seleção e do Atlético. Campeão Brasileiro, Vice Campeão Brasileiro, Vice Campeão da Libertadores. O que fizeram Flamengo, Botafogo, Fluminense, Vasco, Grêmio, Galo? Vamos parar de siricotico. Os últimos 3 anos nos mostraram como não se administra um clube. Os cacos já foram juntados e existe um trabalho profissional sendo desenvolvido. Ano que vem o resultado aparecerá e se continuar assim, com revelação de jogadores, base muito forte e trazendo jogadores para dar moral a piazada, o time sairá desta condição. Agora, que este tipo de cara como o turquinho ai de cima é dose de aguentar na Baixada, ah, isso é.

El Sayed disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

O índice de turcos que pagão o Sócio Furacão é menos de 0,05%, portanto o de cima tá fora da média.

El Sayed disse...

Julio.

Acho que estamos torcendo para times diferentes !

Torço para um que esta fugindo do rebaixamento desde o ano de 2006.

Não adianta ficar falando coisas maravilhosas ai, viajando na maionese, sendo que nossa situação é difícil.

Seria a mesma coisa de estar de dia e o camarada teimar que está de noite.

E ofender, chamar de turquinho, que não da para aguentar, é no mínimo ridículo.

Estamos aqui para discutir futebol, se você não tem categoria para isso e parte para ofensa, seu lugar não é aqui.

Resgate seu senso crítico e tenha ao menos um pouco de educação.

Anti-tribunda disse...

Escritor da Tribunda? Não dá para ler, né, Guerrilheiro? Boicote é boicote, sem concessões.

esou disse...

Fugir do rebaixamento?

É muito melhor que ser campeão da segundona.
O CAP está mostrando ao Brasil como se faz um Clube de Futebol. Todo Empreendimento tem que começar pelo alicerce, sem extrutura nada se mantém.

Ser torcedor do CAP é minha opção e contribuirei com muito gosto para o seu engradecimento. Falta tão pouco para a nossa Nação saborear os frutos que estão amadurecendo... e, o melhor por muito tempo, pois estamos terminando o que a maioria nem começou!

O Brasil já reconhece. Não dou parabéns a mim mesmo, mas digo Parabéns pelo que fez até hoje o Clube Atlético Paranaense.

Eu me Orgulho do "meu" Atlético!

Aparecido jose disse...

De que adianta toda essa pompa se toda rodada levamos cacete? De que adianta toda essa estrutura se não conseguimos ganhar de times bem menor que nós? Qual a alegria, a emoção ou o prazer em sentar numa poltorna num estadio estilo europeu e ver o time andando em campo levando taca a cada jogo ou no meu caso adquirir um pacote PPV ficar sentado tomando uma gelada e o time sendo depenado a cada rodada? Desde quando estamos nessa agonia e esperando um time decente? Não sou nem mais nem menos torcedor que os demais só sei torcer diferente, agora nosso amigo El Sayed tem toda a razãao.
Dá sim pra ter todo essa estrutura e ter um time decente, falta competencia, planejamento e boa vontade. Mais chuteira e menos tijolo ai sim.

SRN

Anônimo disse...

Assalam'ualeikan

Anônimo disse...

EL SAYED

Concordo com você meu amigo, pois o Atlético nos últimos anos cagou e andou para a torcida, esta mais que na hora de o CAP começar a pensar em fazer futebol com títulos, vamos ficar vivendo de CT, Estádio mais moderno a vida toda ?? QUERO É CANECO, o CAP tem sorte de ter uma torcida como a nossa, pois tem times ai que brigam por titulo todo ano que não levam 20 mil torcedores no estádio como nós, acho que esta na hora do CAP tratar a sua torcida como ela merece, pois é fácil quando esta na degola vir aclamar que a torcida faça a diferença. A pouco tempo atrás fomos enganados mais uma vez com promessas de quem fosse assumir o clube que teríamos mais investimento em chuteiras, que não teríamos mais 30 40 jogadores no elenco, mas ai mais uma vez nos apunhalaram, mentiram, trouxeram 10 atacantes sendo que 2 ficam no bando e o resto ? Ficam no nosso todo poderoso ct ? Esta na hora de acordar antes que seja tarde, pois se for investir com nosso dinheiro para a copa, e continuarem trazendo bolicenhos da vida esqueçam o cap pelo menos mais 15.

SENSATO disse...

O pessoal tem que esquecer o CT, já temos CT, ja temos estadio, SÓ FALTA O PRIMORDIAL QUE É TIMEEEEEEE.
Acordem, o verdadeiro Atleticano não esta feliz, o verdadeiro ATLETICANO está com o coração sangrando vendo o que estão fazendo com o nosso time.

Jane disse...

Concordo com o Sayed e o Aparecido José. Está na hora de dar um basta nessa agonia que vem se alastrando desde de 2006. Se não temos liberdade para desabafar aqui nossos descontentamentos onde iremos? aqui para mim é como um cano de escape :( Fico muito indignada porque é muito marketing e pouco futebol.. infelizmente!!!
Saudações RN a todos!

Carlos disse...

Arrepiante a coluna do Mafuz. Enche-nos de orgulho e faz-nos acreditar que a "grandeza" a que o Mafuz se refere pode estar bem perto.

Julio disse...

85 anos não são 3 anos. O que foi conquistado nesta década é algo que precisa ser ressaltado. Todo mundo quer campanhas e títulos em 100 megas. Os 3 últimos anos foram sofridos, mas coloquem na balança o que foi esta década, verão muito mais vitórias do que derrotas. Me referi a vc Sayed, mas me refiro a todo Atleticano que dá xilique na Arena a cada passe errado, a cada 1 segundo a mais de bola no pé. Não gostava do termo Geração Arena, mas hoje concordo plenamente. Cada vez mais as pessoas estão no estilo ejaculação precoce. Esporte não é download de 100 megas da GVT. Um abraço!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

ACHO QUE AGORA PRECISAMOS UNIR TODAS AS FORÇAS PARA EVITAR O REBAIXAMENTO, AGORA PAGAR 80 PAUS POR MES PRO CARA SÓ DORMIR É UMA AFRONTA CONTRA A INTELIGÊNCIA DE QUALQUER SER VIVENTE.. PORTANTO RAFAEL MOURA JÁAAAAAAA BANDO DE BURROS!!!!!

esou disse...

Ninguém precisa nem é obrigado a torcer para o CAP e não há caminho que agrade a todos, há? Ser torcedor é se doar ao clube sofrer ou sorrir juntos.

Se tudo vai às mil maravilhas para que precisa de ajuda?! É nos momentos difíceis quando o Clube precisa mais da nossa participação, vir com pessimismo e agouro não ajuda em nada.

Quem se julgar capaz de administrar melhor, não fique só na crítica, por favor, vá em frente, não deixe para outro, seja Presidente e mostre como se faz: Concluir o Estádio de Copa do Mundo 2014 e fazer um Time igualmente superior, simultaneamente pois, isto não é tarefa para um simples mortal.

Anônimo disse...

Parabéns ao primeiro comentário do colega El Sayed, não o conheço mas concordo em gênero, número e grau com tudo o que foi dito por ele, meu pai foi sócio ouro do Furacão desde 1983 e aprendi com ele a amar nosso querido furacão, sempre contribui com meu clube, acho que a mais tempo do que muito frequentadores deste blog, diga-se geração arena, enquanto o poder estiver nas mãos destes desclassificados não chegaremos a lugar algum, Volta Petraglia o furacão precisa de vc.

Moacir Jr.

Julio disse...

Não vou ficar batendo boca aqui, principalmente com quem não se identifica. Tudo bem, minha esposa é educadora e comenta que hoje em dia a meninada não sabe interpretar textos. Pelo visto tem razão.

Anônimo disse...

EU QUERO TIME, EU QUERO TIME VENCEDOR, EU QUERO TIME QUE ME DE ALEGRIA, será que estou sendo exagerado!!!!!

JMK disse...

É isso aí Júlio, ainda bem que o CAP não caiu na onda desses imediatistas que nada fazem a não ser criticar. Desde o tempo que me conheço por gente e vejo e continuo vendo o fim de muitos times, enquanto o CAP só cresceu. Agora aparecem uns querendo "apequená-lo", com pensamento fora da realidade, e, têm a audâcia de dizer que são torcedores... só se for do avesso! A gente não é conformado, é paciente e compreende a realidade do CAP como Instituição. Parte da torcida e a imprensa queimam nossos atletas e os desvalorizam, atrapalhando a receita do Clube; querem que pare de investir em "tijolos", manda a Copa para às favas e quer um Time Grande vencedor, como? Querem é ver o Furacão levar "cal na cara"... Tem que rir?

Anônimo disse...

JMK - Estamos na beira do abismo por ter a varios anos um time mediocre, aí vem alguem dizer que é grandeza receber a seleção em nosso CT e se esquece dessa caricatura de time? Para com isso? A varios anos investindo em CT e engordando um bando de pernas de paus e voce vem dizendo que ta tudo bem? Que tipo de torcedor é vc.? Acho que vc. é daqueles que não se importa com o resultado, só vai ao campo pra comer hanburger e beber guaraná diet. Gostaria e muito de ver sim um lindo estadio e um time no minimo modesto, mas não temos, então prefiro assistir os jogos na chuva e de pé e ganhar o jogo, sair comemorando pelas ruas doque sentar numa poltrona e levar bucha a cada jogo.
Precisa sim de conforto, mas antes tem que ter time.

Canga Rubro-Negra disse...

Concordo em parte com El Sayed. É uma vergonha o que temos e o que colhemos. Merecemos um time que dispute lá em cima. Isso é ser respeitado lá fora. Perder para as azeitonas em casa, isso aconteceria algum dia. Não é pra tanto chororô. Devemos cobrar mais, pois agora pagamos.
No que diz respeito a parar de pagar o sócio, aí eu não concordo, pois isso não aconteceria em 2001, 2004,2005. Isso é uma fase e passa. A paixão por nosso clube jamais deve parar.

Anônimo disse...

EU QUERO TIME, EU QUERO TER ALEGRIA, será que é pedir demais!!!!

JMK disse...

O fato é que precisamos enxergar a grandeza que se está tornando o CAP... É de estranhar que venham dizendo que de "NADA" serve toda esta exuberância se o time... aiai!
Alguém já disse: "Riqueza não é tudo mas, prefira ser doente rico a doente pobre"; é a dura realidade!
O CAP era há muito pouco tempo 3° ou 4° maior clube do Paraná, beirando a um Grêmio de Mgá, Londrina...!?
Éramos domínados pelos coxas até então, sic!
Agora não somos mais; entretanto o CAP tem que concluir o Estádio, não pode parar agora. Falta tão pouco mas, para nós parece uma eternidade; breve vai chegar o dia em que a torcida vai reclamar do Furacão de ter deixado escapar uns e outros títulos e que "vice (2°) é o primeiro perdedor" (Airton Sena)...

Fabio disse...

Concorrer com uma cota de TV que da ao Flamengo e ao corinthians 38 milhões ao ano, e nos recebemos miseros 12 milhões.... esse ano tivemos um orçamento de 42 milhões, isso mesmo 42 MILHOES, quase a cota da TV do corinthians e Flamengo, como vamos concorrer com esses times? ai ta a resposta, o CT ai que devem sair nossos craques..saber investir dinheiro em jogares qualificados e nao caros...nao venham com zulu's brasão da vida...

Pedro disse...

Qual o problema de se comemorar uma conquista como a do CT ??? Satisfeito com o futebol apresentado nos últimos anos ninguém está, contudo vários clubes considerados Grandes foram rebaixados nos últimos anos, e nosso Atlético continua aí, disso ninguém se lembra.
Os torcedores de momento que continuem se desvinculando e deixem lugar para os que irão de alguma forma contribuir, será um favor que nos fazem.

SRN

Anônimo disse...

Torço p/ que o EL SAYED não pague o seu smart-card e não pise mais na Arena.

Rogerio disse...

Primeiro me surpreende o racismo desses torcedores geração arena,moradores em predinhos que chamam cidadãos de "turcos" ou quem sabe será "negros", quem sabe ? Depois que morre um, essa panacarada vem comentar e falar de paz no blog. O torcedor El sayed tem todo direito de pagar ou não o plano pois não passa de um produto oferecido pelo clube que diga-se de passagem não tem dado o devido retorno ao torcedor. Tem outra; quero mais que essa seleção de merda de dunga se foda pois não torço pra essa bosta simplesmente porque ela representa Rio-são Paulo e não passa de um time de mercenários que exige muita grana pra por o pezinho na bola. Pra quem acha que o timeco da CBF representa o Brasil, o país ´e analfabeto no minimo. Cansei de assistir a jogos em que Kleber machado ou Viadão bueno nos tratam como plantadores de feijão e agem como se o paraná fosse na Ukrania. Essa coisa de seleção no Ct do caju não passa de manobra pra iludir o Já iludido torcedor atleticano. Nossos times há 4 anos são chacota nacional. Malucceli não passa de um ladrão de sonhos. já o mentor do atletico do futuro continua afastado e eu preferia que o time treinasse no barigui e fosse campeão brasileiro.

SRN

El Sayed disse...

Rogerio.

É bem por ai.

Dai, pia de predio não tem argumento, não sabe droga nenhuma, fala que é mais Atleticano do que o outro.

Percebo que tem uma grande parte da torcida que precisa ser ensinada. Das coisas do Atlético mesmo.

Valeu

Anônimo disse...

EU QUERO TIME, EU QUERO TIME VENCEDOR, EU NÃO QUERO IR PRA SÉRIE "B"

Luiz Andrade disse...

O problema não é o custo que representa o CT e tudo mais. Custo este que é deduzido na hora de montar o elenco.
O problema é que nossa diretoria em algum momento, acreditou que com um CT destes + o tal preparo científico, qualquer jogador mediano treinado lá se tornaria em craque e desleixaram nas contratações.
Não são apenas 3 anos de sofrimento, são 4 (2006/07/08/09) ou 5 para quem considera que apesar da Libertadores, naquele ano passamos boa parte do brasileirão na lanterna.

Aparecido jose disse...

Rogerio concordo plenamente com tudo que voce disse.

Falta competencia, falta planejamento. O pouco que se planeja o faz muito mal, puro amadorismo.

Luiz Andrade disse...

El Sayed é um nome tão brasileiro quanto Petraglia, Malucelli ou Bayer.

Mariana disse...

Façam um comparativo com os outros clubes do país.
Com exceção do São Paulo, ninguém mais teve o "planejamento" que vocês tanto cobram. O time do Palmeiras por exemplo, é feito pela Traffic, se por ventura a parceria se desfizer daqui um tempo, e eles nao ganharem títulos, o clube não terá crescido nada - como aconteceu anos atrás quando a Parmalat largou o clube por conseguinte rebaixado.
O Fluminense, teve um timasso montado pela Unimed, nada ganhou e agora estão praticamente rebaixados.
A relação entre grandes times X grandes patrocínios , é mais do que clara, e infelizmente não podemos competir de igual com estes. Desta forma o Atlético busca outras formas de crescer. Portanto é bom pensar um pouco antes de dizer que tudo que acontece aqui é puro amadorismo, haja vista o quanto crescemos nos últimos anos.

Geraaaaaaaldo disse...

Bela análise, Mariana!

Tatu Vanolli disse...

Tem muita gente que é de ir em jogo agora com todo o conforto da Arena. Na minha infância, meu pai não perdia um jogo e eu sempre junto dele. Alguém aqui nesse blog já viu jogo no Pinheirão com chuva numa quarta a noite? Parece loucura mas estavamos lá torcendo, agitando nas arquibancadas cobertas (muitos nunca entraram no pinheirão). Sentavamos atrás do gol e sempre anuncia nos auto-falantes: JEFERSON AUTOMOVEIS INFORMA CORITIBA 0, TIME DE FULANO 1. Aquela festa! Tempos sofridos mas emocionantes...
Nosso time tem uma estrutura de primeiro mundo e é só uma questão de dar tempo ao tempo para brigar-mos de igual para igual com qualquer time em qualquer campeonato, inclusive disputando contratação de jogadores (tipo leilão, quem pagar mais leva)...
SE SOMOS GRANDES HOJE... SEREMOS ENORMES NUM FUTURO BREVE

Marco disse...

Esse papo de estrutura encheu. O tecnico do vasco, ingo hoffman e duzias de gringos falam a mesma coisa: a estrutura do atletico é impressionante" E baixinho e em off devem dizer: "pena que isso tudo não serve pra nada". há 4 anos disseram que em dois anos com a nossa estrutura estariamos rivalizando com o São paulo, boca juniors etc mas o fato dificil a ser encarado caros colegas é que temos tomado buxa direto dos quebrados verdinhos do pinga mijo que não não tomam conhecimento do nosso ct e nem do nosso estadio. Rivalizar com o são paulo em que ? Só se for peloamos do dagoberto. escolham caros atleticanos;

*A verdade simples ou uma mentira essencial ! Vivam como quiserem.

Fernanda disse...

É uma verdade bem inconveniente, mas é estranho ter um CT de referência nacional e não entrar forte nas competições, ficar nessa de escapar do rebaixamento todo ano, na bola perdendo de clubes decadentes, cujos CT's provavelmente estão funcionando à carvão.

Guga disse...

eu digo a vc´s muita calma nesta hora..vejam o time como foi na copa sao paulo como esta as categorias de base nao é só o time principal que o atletico tem.....jogadores dos juniores subiram no decorrer do campeonato .....este time vai pra sulamericana e no ano que vem a gente cata libertadores.....

Guga disse...

opa e u denovo......
eu respeito a opiniao de todos aqui..paguem quem quiser assita quem quiser mas quando estiver ganhando lembre que vc nao acreditou no ct e nem no estadio........
ct nao é magico mas ajuda na formaçao de atletas de base....
vc ja ouviu um jogador falando que veio jogar em um time pela estrutura dele e quando tem um jogador que se machuca no campo vc trata dele onde no postinho do SUS ou no ct......
agora vc tem todo direito de fazer as suas criticas mas te pergunto?
onde vc estava no titulo de 2001?
criticando.....acho que nao.....e oq o atletico tinha em 1990 por ex..nao tinha ct e vivia na segunda divisao e ninguem falava nada pq ninguem esperava nada e agora vc tem com que sonhar ja chegou lá quer comemorar denovo.....pense nisso!!!!!
abraço