terça-feira, 20 de outubro de 2009

Alegria do povo

Post publicado em julho de 2009:
Meus amigos, vem aí mais um Atletiba.
Nunca contabilizei quantos clássicos eu já assisti na minha vida, mas minhas lembranças me dão a certeza de que a minha geração ganhou muito mais do que perdeu contra os coxas. Principalmente nos jogos decisivos. Das sete finais de Campeonato Paranaense que eu pude assistir, por exemplo, o Furacão saiu campeão em 5 delas (83, 90, 98, 2000 e 2005). E se deu mal em 2004 e em 2008. Teve também a seletiva da Libertadores, em 99, que não deixou de ser uma decisão.
Enfim, já perdi as contas de quantos Atletibas eu assisti. Mas sempre tem aquele mais marcante para cada um. Pra mim, os cinco Atletibas inesquecíveis são os seguintes:
1) 1990. Final do Campeonato Paranaense no Couto Pereira. 2 a 2, Atlético campeão graças a um gol contra do zagueiro Berg. Sim, o melhor Atletiba da minha vida não terminou em vitória, mas foi inesquecível tirar o doce da boca dos coxinhas, que já gritavam "é campeão" feito bonecas loucas;

2) 1996. Brasileirão. A antiga Baixada lotada. 1 a 0, aos 46 do segundo tempo, com o Oséas escalando o alambrado;
3) 1997. Campeonato estadual. Pinheirão. O que era pra ser uma partida sem maiores pretensões acabou se transformando no "jogo da vingança": 5 x 2, com direito a dois gols de Jorginho Pé Murcho;
4) 1999. Seletiva da Libertadores no Couto. Esse eu não fui, mas assisti na TV. 4 a 1, de virada, com um golaço do Cocito e gols dos carrascos Adriano Gabiru, Luizinho Neto e Kleberson;

5) 1998. Segunda partida da final do Paranaense no Pinheirão. 4 a 1, uma verdadeira festa rubro-negra com direito a gol olímpico e um cala-a-boca do Nélio.
  • E para você, quais foram os seus Atletibas inesquecíveis?
•••
Leia mais sobre Atletibas:

15 comentários:

Guilherme disse...

1996 - Oséas calando a boca dos ervilhas, que passaram o jogo inteiro zoando ele. Achei que a Antiga Baixada fosse desabar naquele dia.

Anônimo disse...

nada alem da vitoria nos interessa, calar a boka desses filhos da puta no remendado... em pleno ano dos 100ternada espero que os nossos jogadores estejam cientes disso.

Anônimo disse...

Teve dois Atletibas no Couto, com um curto intervalo entre eles, que deram 3x0 e 3x1. Num deles ( era Copa Sul ou Sul Minas) nós ficamos na reta da Mauá. Alguém lembra disso?


Jorge

blogdorogerio disse...

Vamos GANHAR, e carimbar mais uma vez o cem-ter-nada das paquitas alvi-verdes, será 2 a 0, gol de PAULO BAIER de falta e o outro de MARCINHO ou ALEX MINEIRO!!!

Anônimo disse...

Guerrilheiro, ta na hora de alguem fazer alguma coisa pra acabar de vez com essa palhaçada de ingresso diferenciado mais caro para os torcedores do CAP. O CAP cobra e sempre cobrou dos visitantes o mesmo valor que cobra dos atleticanos, nunca houve diferença. Na arena o ingresso sempre foi mais caro que nos demais estadios, mas é o mesmo valor cobrado dos atleticanos. Tem que se fazer valer do princípio da isonomia, afinal o mesmo local para a torcida deles esta sendo vendido pela metade do preço. Com ctz temos diversos advogados entre nossos torcedores. Chegou a hora de acabar com essa palhaçada. Não vao ganhar dinheiro em cima da nossa torcida.
johnny

Renato disse...

1983, tudo preparado para a festa dos ervilhas, gol de Joel e no gogó calamos as paquitas, mandamos no salao de festas, foi uma das maiores festas que a nação rubro negra ja fez em um estádio, inesquecível.

Renato disse...

1983, tudo preparado para a festa dos ervilhas, gol de Joel e no gogó calamos as paquitas, mandamos no salao de festas, foi uma das maiores festas que a nação rubro negra ja fez em um estádio, inesquecível.

Bruno disse...

1995
Oséas SPIDER MAN escalando a grade da Velha Baixada!!!Inesquecível!

Fernando disse...

No site cap4ever(que não gosto, por sinal) tem o video do gol do Oséas, no ulyimo minuto...

Fran disse...

Hein, alguém sabe algo a respeito de mulher não pagar entrada para domingo no clássico?

Anônimo disse...

para mim o melhor seria um gol do chico aos 40 do segundo tempo usando uma camisa comemorativa dos 100 jogos pelo atlético e o coxa sem ter nada.

El Sayed disse...

Atle-**** de 2000. Final do paranaense...

Gol salvador do Gustavo (melhor zagueiro da nossa historia) no finalzinho...

Esse é para jamais ser esquecido.

Comemorei meu aniversario e o titulo na baixada. Naquela tarde maravilhosa de 17.06.2000

JMK disse...

johnny, creio que o valor do ingresso estabelecido no campo adversário é fixado pelo clube visitante; sendo lucro para o CAP, vamos colaborar! Estou errado?

GUERRILHEIRO DA BAIXADA disse...

Nada disso JMK. A renda é do mandante sempre.

JMK disse...

Valeu Guerrilheiro.
Então pensei errado e é sujeira dos coxas mesmo, estes lazarentos!