segunda-feira, 5 de outubro de 2009

O drama de Washington

Washington em 1982, com a camisa do Furacão...

...e agora, lutando contra uma doença degenerativa: ídolo precisa da ajuda de rubro-negros e tricolores.

Rusgas à parte, Atlético e Fluminense e suas respectivas torcidas têm algo em comum: o carinho pelos eternos ídolos Washington e Assis - o "Casal 20" dos anos 80. Pois bem, foi por um intermédio de um tricolor, João Márcio Junior, que fiquei sabendo do drama que vive o artilheiro da camisa 9, devido a uma terrível doença neurodegenerativa, a Esclerose Lateral Amiotrófica.
A triste notícia veio à tona em reportagem do jornal Lance! do dia 30 de setembro. Segundo a matéria, Washington estava internado, na semana passada, em um hospital de Curitiba (não disse o nome) devido a uma pneumonia, e já teria recebido alta. O texto, feito por um repórter do Rio de Janeiro, conta que o ex-atacante teria procurado a diretoria do Fluminense em busca de apoio, mas que não teria sido recebido. A matéria não cita o Atlético.
Por conta de um comentário aqui no blog, pude ler a reportagem e também conhecer a campanha que o João Márcio está fazendo para ajudar o ídolo. Ele está leiloando uma camisa do Tricolor das Laranjeiras autografada pelo artilheiro. Mas quem não quiser participar do sorteio pode ajudar da mesma forma, fazendo uma doação em dinheiro para ajudar no tratamento do ex-jogador (o medicamento mais utilizado para combater a doença é o riluzol, que retarda a evolução dos sintomas. Porém, ele é caro para os padrões brasileiros: uma caixa com 56 compridos custa algo em torno de R$ 1.600).
Para efetuar a doação, faça um depósito na Conta-poupança 7237-0 / Agência 2926-2 / Banco do Brasil (número 001). A titular da conta é a fillha do Washington, Geovana de Souza Santos (CPF 165.634.415-72).
Vamos atrás de mais informações sobre o artilheiro e em breve postamos aqui.
  • Para saber mais sobre a carreira de Washington no Furacão, clique aqui.

26 comentários:

Anônimo disse...

e a historia do nosso furacao sempre posta de lado pela diretoria... sou geografo e futuro mestre em sociologia, tentei entrar em contato com a diretoria pra fazer alguma coisa no estilos q os Helenicos fazem pelos porquinhos... até hoje nao obtive resposta.

esou disse...

Vou buscar maiores informações e com certeza contribuirei, com pouco que seja.

Desculpe mas, falar algo relacionado a coxas é palavrão aqui; caro geografo.

Tenho um parente geólogo trabalhando na Petrobras, (meio parecido com a sua formação, não?)

GUERRILHEIRO DA BAIXADA disse...

Ao primeiro anônimo: o professor Eriberto Ivan Machado faz um belo trabalho de resgate histórico do CAP e tem inclusive o projeto para a construção do memorial. A Milla, do Círculo de História Atleticana < http://circuloatleticano.wordpress.com > também faz um belo trabalho. Recomendo que procure a eles diretamente.

Anônimo disse...

alguem perguntou se ele é geografo e futuro mestre em sociologia?? ¬¬

rory disse...

Será que não caberia uma mobilização da imprensa para que se fizesse um jogo em prol a um dos ídolos atleticanos, daí sim, os torcedores fariam a sua parte lotando o estádio escolhido, que não precisa ser, necessariamente, a Baixada.

esou disse...

Algo parecido passava também pela minha cabeça, Rory, pensava em sugerir um torneio beneficente entre Flu e CAP, com ida e volta. Nem que fosse na volta das próximas férias.

_Madroxx_ disse...

Na esteira da camisa, pegar uma camisa Retrô ou mesmo uma nova e pedir para ele assinar também é uma boa...

Anônimo disse...

Tinha que fazer um jogo pra ele, alguma coisa assim, pra arrecadar uns 50 contos que dá uns 4 anos de remédio.

Anônimo disse...

Escrevendo anonimamente, também posso dizer que sou "advogado, astronauta, neuro-cirurgião e que nas horas vagas salvo o mundo no estilo 007".

Anônimo disse...

eu sou o homem aranham formado em super heroi na federal

Anônimo disse...

O assunto aqui é serio e a intenção é procurar ajuda pro Washington. Brincadeira de mal gosto tem hora. Se alguem gosta de fazer gracinha o momento não é oportuno. Precisamos e urgente de meios que possa ajuda-lo não de comentarios infantis.

Anônimo disse...

Realmente o assunto é sério. Boa a idéia de fazer um Atle-Flu para ajudar Washington. Não gosto desse fluminense, mas um jogo pra arrecadar fundos seria uma boa idéia até porque ele foi um grande idolo para os dois times e tamos uma rivalidade muito grande com esse tricolorzinho

Anônimo disse...

ATITUDE QUE DEVERIA SURGIR DO CLUBE!!!

WASHINGTON FOI MUITO MAIOR QUE ZIQUITA!!

ESSE É MERECEDOR DE HOMENAGEM E AJUDA.

AINDA MORA EM CURITIBA BEM PROXIMO A TORCIDA QUE O CONSAGROU.

O CLUBE DEVE AJUDA LO, JÁ.

Anônimo disse...

e a historia do nosso furacao sempre posta de lado pela diretoria... (2)

INFELIZMENTE, e tem torcedor que se diverte ainda? faz piadinhas...

não deve ter visto este cara jogar...

que beleza!

Julio disse...

Concordo com os posts. Resgatar a camisa retrô da época do Casal 20 seria uma boa. O lucro revertido para ele. Um Atlético ida e volta seria sensacional por dois motivos; 1 -ajudar o ídolo das duas torcidas. 2 - acabar de vez com a rusga entre os dois times. Também não gosto do Fluminense pelo episódio das Laranjeiras, mas não cultuo a raiva e o rancor. A Comissão de Festas também poderia ajudar o Washinton com parte da quantia arrecadada em jogos ou fazer uma arrecadação só para ele.

Artur Lins disse...

Ora, ora .. façam um depósito e parem de empurrar para os outros a responsabilidade.

Anônimo disse...

Pessoal vamOs ajudar não adianta nada falar um de outro ,cada um tem de depositar e pronto

Maumau Ecos Aventura disse...

Olá!
Eu fiz uma pequena doação, mas se houverem tantas pequenas se tornarão grandes. Sabe essa história de jogo beneficiente com o calendário ocupado demora. Acredito que uma rifa ou leião de uma camisa do CAP retrô se desenvolvem mais rápido.
Quanto ao camisa 09, o ano de 1982 foi de total consagração e interação com o futebol, primeiro poster de campeão, de pois acompanhar o Atlético no brasileiro e ver o jogo contra o flamengo do Zico foi total euforia.

Façam uma doação.

Anônimo disse...

Amigos,
Infelizmente essa doença é terrível, e não tem cura.
Perdi recentemente um cunhado com a mesma doença, e foram 3 anos de luta e perigrinações em diversos médicos, sem nenhum sucesso.
A esperança está depositada nas pesquisas de célula tronco, mas ainda são muito recentes, e talvez no futuro elas possam trazer novidades aos enfermos.
A ajuda seria somente para tentar dar ao nosso ex-jogador alguns dias pouco mais dignos, porém não podemos ajudá-lo em busca da cura.

Jonny Prasel
Curitiba-PR

Anônimo disse...

Fála sério, a doença do Washington (meu maior ídolo de criança) é a cachaça. o cara enfiou tudo que ganhou em putaria e cana, sorry...
E o que fez com o filho que jogava no Atlético? Porque não era titular tirou do clube, nem sei onde anda.
Triste mas é a realidade, quem quiser ajudar, que ajude.
Prefiro ficar anônimo nesta, mas é a realidade, perguntem ao clube.

JMK disse...

Esta doença é provocada por pancadas na cabeça principalmente, nada a ver com pinga. De qualquer forma quem puder deve ajudar, pois não se abandona um ser humano assim, ainda mais sendo um dos nossos ídolos.É como se fosse um ente da nossa família.

Luiz Andrade disse...

O fato de que ele tenha sido um consumidor de bebidas alcoólicas, não significa que este problema tenha sido causado por aquelas.
O fato de que ele tenha dissipado seu patrimônio, não o torna indigno de solidariedade.
Os atos que cometeu como pai, tentando ajudar seu filho, nem deveriam ser aqui comentados ou criticados.
Quem puder ajudar, ajude, de algum modo esse gesto retorna para ti.

Rogerio disse...

Penso assim: Todo ser humano precisa de ajuda, independente de quem seja e se podemos ajudar, com certeza isso será feito. Devemos ter respeito pelos mais velhos e tenho um carinho especial pelo washigton que nos deu muitas alegrias. Vou tranferir deizão.

Abs

roderley disse...

Volte e meia vejo o Washington pelas bandas do Tarumã perto onde ele mora, fico triste por ver um ídolo neste estado, infelizmente são coisas da vida.
Na época em que jagava os grandes jogadores ainda não eram tão valorisados quanto hoje isso é um dos motivos para ele não ter uma base financeira estável, por isto em que podermos ajudar temos que fazer principalmente os dois clubes em que foi ídolo.
A sugestão de um amistoso é válida desde que haja data disponível.

Bruno disse...

Acho uma tremenda BABAQUICE ficar julgando o cara. Se ele bebia, se ia pra zona, se foi bom pai ou não...isso não importa, cada um é como é, cada um tem seus defeitos...ficar apontando o dedo na cara agora é facil, é bem cômodo. Imagino q o amigo anônimo das 21:18 nunca deu uma mijadinha fora do pinico.
Quem quiser ajudar, ajuda!Isso chama-se compaixão, algo que um cara chamado Jesus Cristo tentou ensinar há 2000 anos atrás, mas nós não demos ouvidos...

Anônimo disse...

Enviei aos dois clubes a seguinte mensagem que transcrevo abaixo:

"Vi uma matéria sobre a situação atual de nosso ídolo Washington, da dupla "Casal 20" que tanta alegria nos proporcionou, e acho que temos de fazer algo urgente para ajudá-lo.

Uma idéia sugerida é de uma partida entre CAP x Flu.

Vou além, pois acho que as diretorias do Fluminense e do Atlético-PR poderiam acertar 2 partidas, uma no Rio e outra em Curitiba para arrecadar fundos para nosso Ídolo.

Tenho certeza que as torcidas compareceriam em peso.

Não será necessário jogar com os titulares, muito pelo contrário, até seria interessante compor os times mesclando jogadores veteranos com juniores.

O companheiro da famosa dupla, Assis, poderia jogar pelos dois times, trocando a camisa no intervalo do jogo.

Abraços"

Quem sabe se mais pessoas enviarem eles conversam entre si e fazem alguma coisa. Enquanto isso vou depositar um dindim na conta da filha do Washington.

Saudaçõs Rubro-negras