terça-feira, 7 de julho de 2009

Comentando os comentários

Meus amigos, uma famosa frase diz que "o mineiro só é solidário no câncer". É atribuída por muitos a Nelson Rodrigues, porque citada em Bonitinha, mas ordinária, mas na verdade a autoria é de Otto Lara Rezende, jornalista e escritor mineiro. Amigo de Nelson, aliás. Há sempre a dúvida, se se trata de uma piada ou de uma verdade inapelável. Pra mim, uma galhofa. Otto estava zombando da falta de consideração dos conterrâneos, que se lixavam para o próximo. Só no câncer, e na iminência da morte, aí sim é que estendiam a mão amiga.
Deixemos os mineiros pra lá. Até porque estamos em meio a uma "semana gaúcha", cujo primeiro ato não foi nada agradável.
O fato é que os atleticanos, ao que parecem, só somos solidários na cornetagem. E participativos na derrota. Veja o post abaixo, após o fiasco de Porto Alegre: quase 100 comentários. Quanto maior a derrota, a humilhação, a dor, mais gente extravasando nos comments. Após a goleada sofrida para o Atlético-MG, foram 101 comentários.
Claro, o grito de revolta é válido, desde que coerente e respeitoso.
Mas são opiniões demais para ler todas e comentá-las.
Entre elas, muitas das mesmas sugestões de protestos daqueles que nunca se concretizam, com caminhadas épicas rumo ao CT para inquirir atletas, comissão técnica e diretoria - ainda bem, porque acho tal medida de uma inutilidade rotunda.
Um ou outro citaram matéria publicada na Furacao.com a respeito do Movimento Atlético Mais Futebol, criado por um grupo de sócios com o objetivo de "cobrar todas as promessas feitas pela direção do Atlético Paranaense durante a campanha para as eleições do clube no final do ano passado".
Fica dado aqui o recado sobre a ação do grupo oposisionista, embora ache o momento inoportuno para lançar tal iniciativa, aproveitando a fragilidade da direção diante de momento tão ruim do time no campeonato.
E, no geral, inúmeras mensagens de indignação com a esquadra rubro-negra. Que, apesar da troca de peças partida atrás de outra, não se encontra. Não tem um padrão tático. Toma gols bisonhos. E que cria tão pouco.
Protestos e ações oposicionistas à parte, fica aqui a dica deste modesto guerrilheiro à diretoria. É tão fácil resolver tudo isso. São duas ou três contratações. Apenas isso: duas ou três. Um zagueirão, um segundo-volante e um bom meia, ou atacante. Parece que Julio dos Santos vai embora. Pois que não se acanhem: podem dispensar mais uns 5 do elenco, tranquilamente, desde que tragam alguém melhor para o lugar. E não fazer como foi feito recentemente, quando foram embora os "meia-boca" e trouxeram como reposição os "boca nenhuma". Pra se ter uma ideia, acho que nenhum dos atacantes contratados até agora substituem à altura o Lima, ou mesmo o Julio César. Talvez Eduardo queime minha língua. Mas, pelo pouco que pude ver, não é melhor do que nenhum dos atacantes dispensados.
Às vezes, é preciso de um "choque de gestão", termo tão na moda no poder público.
No caso do futebol atleticano, um choque de qualidade técnica.

26 comentários:

Pajé disse...

Caro Guerrilheiro:

Este fenomeno da explosão de participações na derrota, vem de encontro aos males/beneficios da geração arena.
Essa massa de novos torcedores, com tão pouca vivência em futebol se expressa pela vias informaticas,
Ninguem presta, sejam Cristina, Newtinho, Evandro, Jorge Henrique, etc...
Temos que conviver com isto.

abraço
Pajé

Anônimo disse...

Guerrilheiro, foi muito bom você ter tocado neste assunto: comentárioos sobre a última derrota. Foi lamentável que alguns atleticanos tenham feito promoção à violência. Chegando a anunciar a necessidade de que, pelo menos 50 torcedores, fossem até o CT para cobrar, e se necessário, bater nos jogadores. É esta violência, de certos elementos, travestidos de torcedores, que está afastando cada vez mais os torcedores do estádio. O time precisa mudar sim... mas na boa, na paz, no diálogo e em atitudes mais contundentes e positivas por parte da nossa diretoria.Concordo com você, pois estamos precisando de um tratamento de choque de qualidade neste time. Ao meu ver, quatro contratações seriam suficientes para que tenhamos mais chance neste campeonato, e não apenas para fugir do rebaixamento.

PAULO MARCH

JMK disse...

Viram a equipe dos USA na Copa das Confederações? Individualmente sem “grandes” estrelas, mas de um todo quase perfeito só vencida pelo talento de Kaká e oportunismo de Luís Fabiano somado a um “conjunto” que vem de muitos jogos.
A nossa não é ruim (a maioria odeia esta definição e critica até na vitória), o que falta é banco à altura dos titulares e estes têm que revezar para não acontecer como no caso do paraguaio.
Precisa sim de reforços, da capacidade do Wallyson e do Raul entre outros.
Pior é trazer um craque caro e não resolver a situação.

buenooo disse...

pode trazer um craque caro, vai resolver a situação sim. sem essa de falar que talvez nao resolva.

que exemplos de "craques" nao resolveram aqui?

JMK disse...

Buenooo,
Respondo fazendo uma pergunta:
"Quando o CAP trouxe um jogador caro é resolveu a situação?

O São Paulo contratou o Washington, o Grêmio o Alex, Flamengo o Imperador...e resolveram? Pensa que o Corinthians está nesse oba oba por causa do Ronaldão?

Contratação é uma loteria, uma faca de 2 gumes!

Anônimo disse...

Caro e ponderado Guerrilheiro, entendo seu apelo, mas o fato é que estamos há dois anos lutando na zona de rebaixamento, um fiasco atráz do outro. O momento é oportuno para se questionar e cobrar medidadas da atual diretoria, transparência e respeito a essa torcida apaixonada e sofrida. Não é oposição e sim contribuição com o clube que todos nós amamos.

NetSauro disse...

para o ataque precisamos de um Finazzi da vida, isso mesmo: Finazzi.

Precisamos de gol de "bunda", de "joelho", etc, etc, etc. Bola ali dentro da pequena area é com ele, não importa o jeito que ela vem bater é gol. Alex Mineiro vai ser dificil.

Precisamos de um "Claiton" da vida, ótima companhia para o guerreiro Valência.

Para o meio, que tal repatriar Jadson novamente, quando jogava miando de bebado era muito melhor que Marcinho. Além do que mais uma opção para batidas de falta.

Lateral esquerdo Triguinho (ex São Caetano) deve tar loco de vontade de voltar para o Brasil.

Para zaga tinhamos um excelente zagueirão Paulo André volte Paulo, o negocio ta feio aqui.

buenooo disse...

JMK,

Obviamente é mais difícil um jogador bom aparecer tanto quando está inserido em um time bom. O time aparece bastante.

Agora, o caso do Flamengo é uma situação. A do Corinthians, outra e a do São Paulo outra ainda.

Só vai ser possivel avaliar este contexto de craque em time médio, quando efetivamente alguém for contratato. Mas é possível perceber como o Tardelli que não é super craque faz diferença e o Paraíba a mesma coisa.

Na minha ótica o Atlético precisa de uns 3 kras que custem 200mil por mês cada, o resto corre atrás.
Pra que serve a torcida mais vibrante se não pra transformar um time médio com duplas de ataque infernais em um time super competitivo? O estilo do time tem que ser ofensivo, como o grêmio sempre vai ser sarrafeiro e pronto. Atlético na defesa é uma viagem tosca que desmerece todo o apoio da torcida e a diferença que essa faz.

enfim, continuo com a opinião de que tem contratar e pagar caro sim. deixa pra se arrepender caso nao funcione. falta arriscar.

Anônimo disse...

Tambem não sou a favor da violencia, agora algo tem que ser feito. Aceitar passivamente, abaixar a cabeça e ficar calado, aí é demais.
Eu siceramente não tenho paciencia de aturar essa putaria que virou nosso clube.
Ninguem é obrigado a prometar nada, mas se prometeu tem a obrigação de cumpir, pelo menos tentar. Nossa torcida já mostrou que é gerreira, participativa, vibra, sofre junto, agora e o resto oque tá fazendo? Comissão técnica, diretoria e até os jogadores, alguem tem que ter iniciativa e fazer algo. Cadê o Conselho, pra que serve?
Acho que se nada for feito a coisa vai piorar de vez, infelismente!!!!

Anônimo disse...

Uma das piores coisas que vejo em torcedores do CAP, pricipalmente os mais antigos, é a arrogância. Primeiro se acham donos do clube e donos da verdade. Tipo esse Pajé ai.É como se as cinzas de Petraglia tivesse sido divididas e cada um desses caras ai tivesse engolido e assumido a postura do ditador. tira a "geração arena" da arena e vamos ver quantos sobram. Respeito com os novos e futuros torcedores do clube é bom pois com pudemos constatar com o guru de vc´s senhor pajé, antipatia e arrogância não levam a nada.

SRN

Anônimo disse...

PORQUE MANDAR O CHOCO EMBORA, O CARA PARTICIPOU DE TODAS AS SELEÇÕES DE BASE, E NÃO SERVE PRO ATLÉTICO, ALGO ESTRANHO!!!!

andré disse...

a torcida está unida e calada já faz 2 anos sem tomar nenhuma atitude, não acho que pelo momento ruim que o time passa é melhor nao tomar uma providência!! isso não existe, futebol se vive de resultados ,não adianta, sempre foi assim!!!
alguma atitude a diretoria tem que tomar!! na verdade precisa de uns 4 jogadores bons!! pq desses 4 talvez 2 vinguem, é sempre assim aqui no CAP!! li uma reportagem um dia que a maioria dos jogadores que clubes do paraná procuram , não se sentem bem em jogar aqui no paraná..pelo time não ter mais prestigios como antes !! não aparecer na mídia!! do que adianta ter o melhor CT e um dos melhores estádios no brasil se o jogador "empresário" pensa duas vezes antes de ser contratato pra jogar no cap???

Flávio Jacobsen disse...

Beyond Otto Lara Resende, diria meu amigo Sandro Moser: "O Alex Mineiro só é solidário no câncer".

Bruno disse...

Ao nosso amigo NetSauro: Eu tb gostaria de ver o Finazzi no Atlético. O Cara é caneleiro, ms caiu no pé dele ali na area é caixa!!Agora trazer o Jadson é pedir muito amigo!!O cara foi campeão da Taça UEFA jogando muito, foi a estrela da final, vc acha q a nossa "grande" diretoria teria bala na agulha p trazê-lo de volta??Aliás, nem a nossa e nem nenhum outro time do Brasil.O Jadson em breve estará vestindo a camisa de um grande time da Europa, pode escrever!
Paulo André idem, em breve estará jogando num grande time da França...

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Zonta Xururu disse...

Vamos sair dessa. Aguardem algumas rodadas. Nem que seja pelo sobrenatural. Temos uma torcida que precisa caminhar junto. A fase é difícil mas já foi pior. Eu acredito sempre e amarei cada vez mais meu querido clube. Preparem-se para a arrancada. 20.000 sócios unidos como sempre.
PS-O Guerrilheiro, parece que tem alguns torcedores do troxa infectando o blog! Apaga aí! Não tem aí um filtro anti pinga-mijo? Acho que ficar atrás do Malutroxa deixou os caras meio zuretas.

Itamar (japa) disse...

incrivel como tem corneta na nova torcida do atlético, a situação é péssima, mas apoio é fundamental reclamar e reclamar é fato, mas acho que tem muita gente que aproveita estas situações pra CORNETAR tem gente que tem o dom de cornetar, incrível mesmo!!!

ps... tem um verde dando o maior ibope poraqui eim!

saudações rubro negras ATLÉTICO ATÉ A MORTE!!!

Anônimo disse...

noto a presença de 3 posts de algum clube que esteve na serie b em menos de 5 anos!!!

ou o imbecil é gremista que foi rebaixado por nós em 2004 ou suino rebaixado por nós também em 2005 e por 2 anos lá ficou.

sobre o movimento da oposição:

são e sempre foram oportunistas!!!

alguém tinha dúvida disso?
esse josé henrique de faria nada fez peolo atletico quando lá esteve e não fará.

a ocasião mostrou bem o oportunismo dea pombo, seu namorado casagrande e JHFaria (profissão: ex reitor) piada né?

é hora de unir e tem urubu tentando matar o clube para fazer a festa com a carniça!!

Guilherme disse...

Olha tenho 18 anos, acho que sou da chamada geração arena, não vi o Atlético jogar segunda divisão, não vi o Atlético ser tão ruim assim como falam que foram, até ano passado era da tão repudiada organizada, considerados maloqueiros por muitos, mudei para a reta porque queria levar minha namorada no jogo e lá eu não achava bom para ela, por ter que assistir o jogo todo em pé e por as vezes ter mais de uma pessoa na cadeira e tal, quando mudei pra reta percebi que muito da tão famosa geração arena que só reclama é formada muito de pessoas de mais idade que devem ter visto até a época do jejum de 70 a 81 e que essa estória de geração arena não fazia o menos sentido, vi também esse ano muitos criticando a torcida organizada por não cobrar a atual diretoria, não gostava disso pois ainda tinha muitos amigos na organizada e entedia os motivos de uma possível diferença da torcida em relação ao MM e ao MCP.
Em resumo vi uma torcida completamente desunida, muito diferente daquele caldeirão.
Eu duvido que a torcida do Atlético tenha deixado de ser a mesma que era temida por sua pressão, o estádio ainda é o mesmo com a torcida do ladinho do campo, o que está faltando é união, se caras como Antônio Carlos, Rodolpho e Rafael Moura não ganham os jogos vamos ganhar nós como fizemos em outras épocas, com times fracos que chegou a ser finalista da libertadores.
E a propósito comento sempre aqui e nem comento nos posts após a derrota, a chance de alguém ler no meio de cento e poucos comentários é muito pequena e eu não vou perder meu tempo escrevendo.

GUERRILHEIRO DA BAIXADA disse...

◘◘◘ bobo alegre detected ◘◘◘

Thiago Câmara disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thiago Câmara disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thiago Câmara disse...

Ei Guilherme VTNC. Tenho 23 anos e acho que vc é um babaca que só torce pro Atlético porque sua namoradinha é Atleticana, e não deixa voce ir no jogo dos xoxas.

Dizer que a Torcida tá desunida e que a equipe que disputou a Libertadores é fraca???? Francamente você não sabe nada do Atlético. Desculpa, na final da Libertadores Vc tinha 13 anos e devia tar jogando Bolinha-de-gude!!!

Mais uma vez VTNC!!!!

Gustavo GR disse...

É, realmente, dizer que um time que eliminou o Santos de Robinho, o Cerro Porteno la no Defensores Del Chaco e eliminou o Chivas la no Jalisco é fraco... por favor.

Time simples, nao é sinal de time fraco.

SDS RN
GUSTAVO