sexta-feira, 17 de julho de 2009

Mais um Atletiba

Post publicado em janeiro de 2008:

Meus amigos, vem aí mais um Atletiba.
Nunca contabilizei quantos clássicos eu já assisti na minha vida, mas minhas lembranças me dão a certeza de que a minha geração ganhou muito mais do que perdeu contra os coxinhas. Principalmente nos jogos decisivos. Das seis finais de Campeonato Paranaense que eu pude assistir, por exemplo, o Furacão saiu campeão em 5 delas (83, 90, 98, 2000 e 2005). E se deu mal em 2004 e em 2008. Teve também a seletiva da Libertadores, em 99, que não deixou de ser uma decisão.
Enfim, já perdi as contas de quantos Atletibas eu assisti. Mas sempre tem aquele mais marcante para cada um. Pra mim, os cinco Atletibas inesquecíveis são os seguintes:
1)
1990. Final do Campeonato Paranaense no Couto Pereira. 2 a 2, Atlético campeão graças a um gol contra do zagueiro Berg. Sim, o melhor Atletiba da minha vida não terminou em vitória, mas foi inesquecível tirar o doce da boca dos coxinhas, que já gritavam "é campeão" feito paquitas loucas;
2)
1996. Brasileirão. A antiga Baixada lotada. 1 a 0, aos 46 do segundo tempo, com o Oséas escalando o alambrado;
3)
1997. Campeonato estadual. Pinheirão. O que era pra ser uma partida sem maiores pretensões acabou se transformando no "jogo da vingança": 5 x 2, com direito a dois gols de Jorginho Pé Murcho;
4)
1999. Seletiva da Libertadores no Couto. Esse eu não fui, mas assisti na TV. 4 a 1, de virada, com um golaço do Cocito e gols dos carrascos Adriano Gabiru, Luizinho Neto e Kleberson;
5)
1998. Segunda partida da final do Paranaense no Pinheirão. 4 a 1, uma verdadeira festa rubro-negra com direito a gol olímpico e um cala-a-boca do Nélio.
  • E para você, quais foram os seus Atletibas inesquecíveis?
•••
Leia mais sobre Atletibas:

8 comentários:

Guilherme disse...

VAMOS VOTAR NA ENQUETE DA ESPN PRA QUEM VAI GANHAR O CLÁSSICO, VAMOS MOSTRAR AO EIXO RIO SÃO PAULO QUEM É A MAIORIA http://espnbrasil.terra.com.br/enquete

Flávio Jacobsen disse...

1x1, 1983. Campeão lá dentro! Joel de cabeça me fez rolar arquibancada abaixo. delírio geral. ele ainda vem dizer que a baixada é salão de festas. sei.

Flávio Jacobsen disse...

leia-se "eles"

Gustavo GR disse...

Esse de 1990 foi INESQUEIVEL. Eu tinha 12 anos e fui nos 2 ATLEshit da final, ambos no pinga-mijo. No meio da semana, empatamos em 1x1 no finalzinho do jogo, se nao me engano com 1 gol do Dirceu. E nesse segundo jogo, estadio lotado, nosso lado apavorando os coxinhas, e o negao Dirceu abriu o placar logo no começo. Aí os porcos empataram com Pachequinho IMPEDIDO e viraram com Berg, numa falha do Marolla, se eu nao me engano. Mas no segundo tempo, o mesmo Berg, nos brindou com aquele golaço de cabeça contra HUAHUEHUHAUHEUHAHUEUA...

O da final de 98 foi massa tabem. Eu fui tambem. La no Pinheirao. 2x1para o CAP. Outro bom foi aquele de 2000 que o Gustavao fez um gol de cabeça no final do jogo. Teve um que o Lucas fez um gol no finalzinho que foi massa tambem.
Mais recente, aqueles 2 que ganhamos no pinga-mijo, um em 2005 quando eles cairam e o do ano passado que ganhamos de 2x0 com gols de Ferreira e Alan Bahia.

Enfim, TODOS os que nós ganhamos sao bons hauheuhuhuea

SDS RN
GUSTAVO

Rafael disse...

ATLETIbas inesqucíveis?

1- 2004, segundo turno do Brasileirão lá no chiqueirão... Virada no final do jogo com gols de Fernandinho e Washington.

2- 1996, Brasileirão na Baixada... A poracada o jogo inteiro entoava "Oseas, Oseas" e aos 46 do segundo tempo ele foi lá e calou a paquitada.

3- 2000, dia 26 de março e o CAP completando 76 anos de história... Vitória no final da partida tb com gol de Lucas.

4- 1998, finalíssima do Paranaense, 2X1 no Pinheirão com Régis perdendo penalti... Estádio abarrotado de rubro negros, dentro e fora do Pinheirão.

5- 2003, Brasileirão, CAP 2X0 com dois gols de Ilan sendo um deles de bicicleta.

Pra mim esses são os mais inesquecíveis... Abraço!

Bruno disse...

Tenho 2 fresquinhos na memória:

Ano 2000, Campeontao Paranaense, o furacão era o melhor time da Libertadores, com 100% de aproveitamento, ganhava o Atletiba por 2 x 0 (e o Lucas perdeu um penalti).Os porcos empataram, ms no finalzinho Lucas foi lá e se redimiu!!!Saí da Arena sem voz!!

Ano 2005, jogo no Pinga mijo, Lima faz 1 x 0 e sai dançando e mandando a porcarada calar a boca. Os porquinhos empatam, ms Paulo André no 2 tempo completa uma falta batida por jancarlos e decreta a vitória:2 x 1, caixão lacrado e porquinhos a passos largos rumo à segundona!!

Anônimo disse...

LEMBRO-ME BEM DE UMA FINAL NO ESGOTO PEREIRA O FURACÃO PRECISAVA SOMENTE DE UM EMPATE PARA SE CONSAGRAR MAIS UMA VEZ CAMPEÃO DO ESTADO, ESTÁVAMOS PERDENDO POR 2X1 E NUM LANCE CURIOSO POR SINAL, ATAQUE RUBRO-NEGRO E O GOLEIRO DOS ERVILHAS DEFENDEU, E AO REPOR A BOLA EM JOGO DEU UM CHUTÃO PARA FRENTE E DEU NA NUCA DE NOSSO ATACANTE E ENTROU PARA A META DOS DAS PAQUITAS, EMPATAMOS EM 2X2 FOMOS CAMPEÕES DAQUELE ANO.

DETALHE: COMO EU ERA MUITO PEQUENO NÃO ME LEMBRO DO ANO DESSE JOGO, ALGUÉM SE RECORDA DESSE FATO??
FAVOR POSTEM POIS QUERO MUITO VER ESSE LANCE NOVAMENTE.
ABRAÇOS
KOCH
koch_ric@yahoo.com.br

Anônimo disse...

2009 campeonato paranaense
Cadelinha raivosa cae de quatro em sua propria casinha e é capa da tribuna