domingo, 31 de maio de 2009

A Copa de Petraglia

Não sei se Mário Celso Petraglia vai assistir na TV à cerimônia da Fifa que irá anunciar as cidades brasileiras que serão subsedes da Copa do Mundo de 2014.
O ex-presidente atleticano foi afastado do clube pela nova diretoria devido a rusgas internas. Não creio que isso seja bom para o clube, mas até entendo.
Agora, afastá-lo do comitê organizador da Copa em Curiba é uma trairagem; beira a patifaria.
Petraglia foi o primeiro a levantar a bandeira de se fazer da capital parananse uma sede do Mundial. Quando começou a falar no assunto, ainda em 2006/2007, taxaram-no de maluco, de megalômano, de esnobe.
Bem. Aos poucos, mesmo sem qualquer apoio político - ressalte-se: sem qualquer apoio político -, o dirigente atleticano foi costurando uma futura candidatura da cidade. E, paralelamente, investindo num projeto fantástico para a finalização da Arena da Baixada nos padrões da Fifa. Um projeto viável, pé no chão, prático, bonito e moderno.
Quando os rivais se deram conta de que Petraglia iria mesmo levar a Copa para a Baixada, deram início a um contra-ataque sujo, com direito aos golpes mais baixos. Como disse Petraglia à época, "os ratos estavam conspirando".
O então presidente dos coxas, Giovani Gionédis, resolveu entrar no páreo. Mas o que ele pensou ser um golpe de mestre, acabou sendo o motivo principal do fracasso oposicionista: a união com Onaireves Moura. Gionédis foi astuto. Se a proposta fosse adiante, os coxas levariam de graça, por 100 anos, um terreno gigantesco no Tarumã. Depois, passaria à história como o homem que passou uma rasteira nos atleticanos, tirando a Copa da Baixada.
Desta união com Onaireves, surgiu o maior monstrengo da história das Copas: o projeto de conclusão do Pinheirão. Feito a toque de caixa, o horroroso projeto ao menos cumpria o protocolo para concorrer uma possível indicação.
Mas os coxas não pararam por aí. Sorrateiramente, usaram também seus tentáculos infiltrados na política paranaense, principalmente na figura de Ricardo Gomyde, presidente da Paraná Esporte. Gomyde fez o que pôde para que o estado do Paraná indicasse o Pinheirão como estádio-sede - tudo, é claro, com o intuito de beneficiar o Coritiba, clube do qual era diretor (ainda é, me parece).
Por mais bizarro que fosse o projeto, por mais que a dupla que estava capitaneando a idéia tivesse uma extensa ficha corrida junto à Justiça, os abutres estavam conseguindo seu intento. Primeiro, atendendo a um pedido de Gomyde, o governador Roberto Requião anunciou que iria mesmo indicar o Pinheirão. O anúncio gerou manifestações por parte dos atleticanos. Petraglia, então, resolveu reunir os políticos atleticanos, que até então estavam inertes, para evitar a trapaça que estava por se formar. A atuação de dois deles foi extremamente importante: o deputado Alexandre Curi e o vereador Mário Celso Cunha.
Na verdade, foi aí que começou o maior Atletiba da história: o Atletiba pela Copa 2014. E, no meio do fogo cerrado, o governador Roberto Requião.
Sem saber exatamente para que lado correr, Requião inicialmente pensou em indicar três estádios paranaenses, e deixar adecisão para a Fifa - desta forma, lavando as mãos como Pilatos.
Os jogo sujo do lado de lá continuava rolando solto. Gomyde chegou a afirmar que a Baixada nunca poderia se adequar às normas da Fifa. Uma balela sórdida, prontamente rebatida pela Furacao.com.
Já Onaireves, desesperado, a um passo de ter seu mandato na FPF cassado, partiu para os ataques pessoais. Chamou toda a imprensa para atacar Petraglia e sua família. A direção do Atlético precisou vir a público rebater as acusações, que depois mostraram-se infundadas.
Petraglia conseguiu mobilizar os políticos e também a grande nação atleticana, que manifestou-se nas ruas e bombardeou as caixas-postais das autoridades mostrando sua indignação.
Até que Requião, muito graças ao trabalho de bastidores de Alexandre Curi, finalmente decidiu indicar a Arena da Baixada para sediar a Copa de 2014. Não fosse a mobilização iniciada por Petraglia, a candidatura da Baixada tinha ido para o ralo.
Mas não pensem que o papel do dirigente atleticano acabou por aí.
Nos anos que se passaram, o governo do estado e a prefeitura da capital simplesmente ignoraram a importância de se dar continuidade ao projeto e convencer a Fifa de que Curitiba está apta a recebeu uma Copa.
Quem fez todo este trabalho, meus amigos, foi Mário Celso Petraglia. Nas apresentações das cidades candidatas aos inspetores da Fifa, no Rio, todo o material levado pela comitiva paranaense foi preparado pelo Atlético. A maquete do estádio que embasbacou os inspetores, os audiovisuais, os estudos de viabilidade. Tudo.

O vídeo institucional mostrado aos inspetortes da Fifa (versão em português).
O investimento não foi pouco, desde a contratação do escritório de arquitetura uruguaio Héctor Vigliecca e Associados Ltda para a elaboração do novo projeto arquitetônico para a conclusão do "Complexo do Clube Atlético Paranaense".
Mas hoje, daqui a pouquinho, quando a Fifa anunciar a Copa aqui em Curitiba, iremos ver que toda essa briga valeu a pena.
E Petraglia, se estiver assisindo à cerimônia, certamente dará um sorriso de quem sabe que cumpriu com seu dever.
Mesmo que outros, de olho em seu futuro político, queiram agora levar os louros desta conquista.
•••
Em tempo: A Confraria Esquadrão da Torcida Atleticana (ETA) vai entregar hoje uma placa de prata (foto abaixo) a Mário Celso Petraglia. Segundo o grupo, no momento em que a Fifa confirmar Curitiba no Mundial, será levada ao ex-dirigente (barrado das honrarias pela inclusão da cidade) a homenagem na qual ele é destacado como o “Visionário da Copa”.
Integrantes do ETA e a placa em homenagem a Petraglia. (Foto Gazeta do Povo)
Uma homenagem, diga-se, mais do que justa.

32 comentários:

Anônimo disse...

O que já temos construído da baixada versão Arena, já foi concebido conforme as normas da FIFA da época, o que aconteceu foi que a FIFA após a Copa da Alemanha alterou o caderno modernizando ainda mais suas especificações.
Então Petráglia já pensava na Copa na Baixada em meados de 1997...
Visionário esse guri, não?

Anônimo disse...

AE TORCIDA ATLETICANA, DAO UMA OLHADA NESSE TEXTO AQUI...



http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/0,,MUL1177277-9825,00-ESTRUTURA+DO+FURACAO+IMPRESSIONA+JOGADORES+E+COMISSAO+TECNICA+VASCAINA.html

Luiz Pexi disse...

quero mais é que o petralia se foda.
Estão fazendo com ele o que ele já fez com muitas pessoas.
então meus amigos, foda-se.

Wesley disse...

o cap ficaria bem mais forte se petraglia cuidasse dessas coisas de estrutura, patrocinio e etc. E os outros de futebol.

Anônimo disse...

Concordo com o Luiz acima. O Sr. Petraglia é tirano, desrespeitou a vida de muitas pessoas simples e que se doaram as suas idéias.
tôu junto, FODA-SE

Anônimo disse...

Quem disse que ele saiu. Ela esta mandadndo como sempre. Só esta fazendo jogo. sÓ NÃO enxerga quem não quer.

Anônimo disse...

é verdade. O cara continua ganhando a grana em cima do furacão. Fazer o que, nossa torcida é passiva.

christian disse...

aos dois atleticanos amargurados de cima eles realmente merecem a atual momento e diretoria do CAP,feliz por ter cido campeão paranaense ter garantido vaga pra proxima copa do brasil até DVD pela conquista e o extraordinário campeonato brasileiro de 2008, querem pessoas simples que se doem sem nada em troca vão torcer para o paraná,se somos o q somos hj é sem duvida alguma a Petralia,esta diretoria só dura mais 2 anos e então voltaremos a crescer e ser respeitados,volta Petralia.

Geraaaaaaaldo disse...

Pouco me importa a "tirania" ou se "desrespeitou as pessoas". Me importa o que fez pelo Atlético, e Petraglia fez mais pelo Atlético do que todos os "gentis presidentes" da nossa história juntos.

Simples, o homem é foda.

Construiu a Baixada na raça.

Trouxe a Copa na raça.

E enfrentando quem fosse preciso enfrentar.

Não foi com gentilezas que ele conseguiu tudo isso, senhores.

Não estou dizendo que a maneira dele tratar com as pessoas seja a mais correta. Até torço para que ele mude neste aspecto.

Mas isso não importa muito quando se olha para o patrimônio que o CAP construiu graças a ele.

Anônimo disse...

PETRAGLIA FOI VISIONÁRIO E PRECURSOR DA COPA NO JOAQUIM AMÉRICO, MAS COM TANTOS INIMIGOS, O TIRO PODERIA SAIR PELA CULATRA, NOSSA SORTE É QUE ONAIREVES TEM UM POUCO MAIS DE INIMIGOS, PQ SENÃO A COPA SERIA NO PINHEIRÃO. PETRAGLIA FOI UM IDEALISTA E LEVANTOU A BANDEIRA, MAS SERIA TEMERÁRIO ELA CONTINUAR NA COMISSÃO DE FRENTE PELA COPA

christian disse...

ainda bem que tem sensatos como Geraaaaaaaldo disse...

Fernando disse...

Ouvi na semana passada uma entrevista do Pessuti falando que o Petraglia que se afastou,ele não foi expulso do comitê.

Realmente o PET é muito importante na nossa historia.

Mas vale lembrar que ele TERIA certos interesses na copa em Campo Grande e Rio Branco.

Portanto tem que ter calma nesse aspecto.

Anônimo disse...

Copa de 21014 ???????

Anônimo disse...

AGRADECIDO MESMO AO PETRAGLIA E COLABORADORES DA CAMPANHA .........EMOCIONA MESMO SABER QUE A COPA TÁ VINDO AÍ........

FL BOKAO

Guilherme disse...

Tirano é aquele que governa sem o direito de governar, e pelo que me parece Petraglia teria muito mais o direito de estar "governando" nosso Atlético do que a atual diretoria, o Atlético está se perdendo com essa desunião.
Quanto a copa, já faz tempo que Curitiba e a Arena são nomes certos e nesse tempo o Petraglia ainda mexia seus pauzinhos, vale lembrar também do vice governador que ajudou bastante e inclusive estava presente no anúncio e comemorou muito ganhando até um alusão do mrs. Blatter

Anônimo disse...

É isso aí! Nosso vice-governador está nas Bahamas por nossa conta!
ÊÊÊÊÊ! VIVAAAAAAAAAAAAAA!

Diz que foi fazer "lobby" numa reunião fechada.

Rico

Anônimo disse...

A COPA É AQUI E VIVA O PETRALIA, O CARA É FODA!!!!!!

Anônimo disse...

VISIONARIO DA COPA, com todas as honras e direito ao PETRAGLIA, antes de falar mal dele, veja o que era o Atletico antes da Arena, nos eramos uns coitados, nao tinhamos nem campo p/jogar, eu mesmo qtas vezes fui ao Pinheirao assistir os jogos do Atletico (num frio!)onde dava 4 a 5 mil torcedores qdo era muito. Eu duvido que se fosse essa diretoria de hoje, nos estariamos na atual situacao de olhar p/tras e ver os coxas, parana, la atras... O Atletico na epoca nao tinha dinheiro p/nada, o Petraglia que arrumou tudo, p/que pudessemos dar a arrancada que parou c/essa nova diretoria. Eu ate fui a favor da saida do Petraglia, porque achava que a renovacao seria saudavel ao nosso clube, ma me enganei. A sede de Curitiba p/a copa eh de toda responsabilidade e honras ao ¨Visionario da Copa¨ PARABENS PETRAGLIA, as nossas homenagens a voce! Enao eh so o Atletico que vai levar vantagem eh a cidade de CURITIBA, com todos os investimentos que virao, que orgulho ser Atleticano e cidadao curitibano!!!

Anônimo disse...

E a merda do time não ganha uma.

Anônimo disse...

foda-se petralia.

Anônimo disse...

Fora Geninho!!!

Renato disse...

Parabéns Petraglia um Louco Sonhador, visionário, competente,realizador.
E que chorem os incompetentes e invejosos.
Copa 2014 na Baixada e fim de papo.

Anônimo disse...

Parabéns a todos os atleticanos, por esta grande conquista!

Copa 2014 na Baixada!!!

Anônimo disse...

Enquanto isso o time está uma merda.

Anônimo disse...

esse Gomyde é um otário, deve estar se lamentando abraçado no GG......hahahahahahhahhhahhahhhahhah chora paquitas A COPA DO MUNDO É NOSSA!!!!!!!1!

Anônimo disse...

E O TIME CONTINUA UMA MERDA

Cleverson disse...

Parabens CAP... Parabens Curitiba... e principalmente, Parabens Petraglia... o cara que trouxe a copa pra ca! Nao adianta nada, a historia esta ai, ninguem pode esconder o que o cara fez... Ao contrario da atual diretoria, ele sim tinha peito, vontade, carater, poder, autoridade, e muito mais para fazer acontecer...

Kaipora77 disse...

Somente os injustos e possivelmente alguns coxas infiltrados criticam o Petraglia, sem fazer algum tipo de consideração do que este homem fez e representa ao CAP. Confesso, que muitas vezes escrevi criticando ele e outras tantas o xinguei nas arquibancadas, mas digo também, que em muitos outros momentos o defendi e reconheci o que já fez pelo Atlético, isto não dá para negar, gostem dele ou não. Houve episódios em que ele marcou gol contra, em outros ele marcou a favor, em relação à Copa de 2014, ele marcou um golaço, de placa. Petraglia, posso não concordar com muitas coisas que já fizeste, mas agradeço-lhe por tantas coisas boas que realizou pelo Furacão. No presente, espero que o Malucelli e o Geara vistam a camisa rubro-negra e defendam os interesses atleticanos como você já fez no passado, se tiverem esta postura esta gestão estará no caminho certo, e o Furacão realizará muitos feitos no presente, sempre.

Anônimo disse...

enquanto petraglia foi comemorar junto a sua torcida e sua maior obra, a realização de um sonho!!

Marcos Malucelli e o site oficial não deram as caras, viraram as costas para a torcida atleticana!!


JG

buenooo disse...

infelizmente soh consigo visualizar um cenário em que o clube vai cair, vai se apequenar e o petraglia vai voltar junto com a entrega do estadio nos braços da torcida para ser imortalizado.

sim. precisávamos de uma nova diretoria. mas não uma desse jeito.

Anônimo disse...

Avisa o MM e osite oficial que vai ter copa na baixada, este silêncio tá mostrando quem está "enrusgado" com alguma coisa.
O "hómi" teve a humildade de aparecer na baixada ontem e os que o traíram não...

Anônimo disse...

Tio Pet teve a humildade de aparecer na baixada ontem, a fanáticos infelizmente saiu de cena quando ele chegou.
Fico a tentar entender quem é arrogante...
Quem faz gritar ou quem faz de concreto?