segunda-feira, 6 de abril de 2009

Um lateral de futuro

Raul estreou nos profissionais: esperança de solução para a lateral. (Foto Franklin de Freitas/Bem Paraná)
Nas peladas pelos campinhos de Curitiba, eu sempre queria ser lateral.
Inspirado, é claro, em alguns ídolos da posição. Odemílson, de 88 a 90, era um deles. O "minotauro" apoiava muito bem e era forte na marcação. Mais tarde, Alberto deixou sua marca em sua primeira passagem clube. Em 2001, Alessandro chegou à seleção brasileira graças a seu ponto forte: a velocidade nas jogadas de fundo. Tem ainda aqueles que não vi jogar, como Djalma Santos e Julio. Como se vê, tenho uma predileção pelo lado direito do gramado. Mas aprecio também os canhotos, como Fabiano, campeão brasileiro em 2001; Miranda, de 1988; e principalmente Marcão, um daqueles jogadores que incorporaram como ninguém a mística da raça rubro-negra.
Posição interessante, essa. Na época do 4-3-3 o cara era um defensor, mas que aparecia como elemento surpresa no ataque. Nos tempos modernos, viraram alas e têm que se desdobrar em novas funções.
Por isso este domingo teve um fato bastante importante para o Furacão: a estréia do garoto Raul entre os profissionais.
Já o tinha visto jogar na Taça SP, onde brilhou e foi um dos melhores jogadores do torneio.
E ontem, em poucos minutos mostrou que já está bastante preparado para encarar o desafio.
É claro, que não se espere dele ser um salvador da pátria - ele não vai entrar e mudar o Atlético da água pro vinho. Precisa ir entrando aos poucos, quando surgirem as oportunidades. Mas, se levar a carreira a sério, pode chegar a ser craque.
Tomara que esta previsão se torne realidade.

24 comentários:

Anônimo disse...

AMEM!!!

Anônimo disse...

Tudo isso é verdade, mas ontem o Zé Antônio jogou bem..

Anônimo disse...

CALMA GENTE, SERÁ QUE JA ESQUECERAM AS BOAS PARTIDAS DO ZÉ ANTONIO ESSE ANO?? É MUITA AFOBAÇÃO..O ZÉ ONTEM JOGOU BEM DENOVO ONTEM, E PODER SER TITULAR DA DIREITA. O FRANSERGIO SIM, TEM LUGAR NO MEIO...COMO TORCEDOR TEM MEMÓRIA CURTA MEU DEUS...

Anônimo disse...

Esquema p/ o Atlético: 3-4-3!!

Rodolfo,AC,Chico (ou Gustavo)

Raul (Zé,Alberto) Fransérgio (Valencia, Chico) Julio, Netinho

Marcinho, Wesley(Julio César,Wallyson, Rafael M.) Rafael M. (Lima).


OQ ACHAM???

GUERRILHEIRO DA BAIXADA disse...

Caros, eu não disse que ele tem que tirar o lugar do Zé Antonio do time de imediato.

Ao contrário.

Mas deve sim ficar no banco para ser utilizado quando o técnico precisar mudar o panorama do jogo, dando velocidade e ênfase ao ataque.

SRN!

Anônimo disse...

eu acho que o geninho vai embora...
era só o que faltava mesmo.
esses viados do gremio vem encher o saco...
vão cagá seus tricobichas.

Anônimo disse...

geninho nao vai embora, agora
mas falou que prefere ir pro gremio, ou seja, nao tem sentimento algum pelo cap, só quer dinheiro

só acho q o futebol brasileiro ta longe de se transformar em referencia mundial
nos principais clubes do mundo, o treinador fic anos e mais anos com o clube, só assim ele vai conhecer mesmo o estilo de jogo desse clube, diferente dos clubes brasileiros e principalmente do cap

se geninho for, estará se igualando a quaquer tecnico de merda

e é isso q ele é, voces ficam idolatrando ele,

ele é bom, isso eu sei, mais seu caráter é de merda

como ele nao vai pra la, todos vao achar q ele gosta do cap
mais ele nao vai nao pq ele gosta do cap, mais pq o campeonato ta em andamento, se ocorrese um mes a frente o fato, ele ja estaria la

entao parem de se iludir achando q o sentimento q voces tem por ele, é o mesmo q ele tem pelo cap

...

a idéia q do pro geninho, é q se ele quer crescer como treinador, que ele fique aqui, por anos, 5 , 8 anos, ele nao vai ter durante esses 8 anos esse time de merda q ele tem hj, um dia a diretoria vai dar algo melhor pra ele, ele vai conhecer melhor a base, pelo fato de estar tempo aqui, entao se ele for bem esperto, e aproveitar essa massa de atleticano q gosta dele, ele deveria ficar aqui por anos, assim ele vai conseguir ser campeao brasileiro (o q ele quer com o gremio), ou até mesmo da libertadores
basta ficar tempo aqui e conhecer o q q ele tem

isso vale nao só pra ele
mais pra qqr treinador ai pelo brasil

Anônimo disse...

realmente um treinador precisa ter muito tempo em um clube para saber lancar, saber usar a base, e so olhar os poucos exemplos que temos no brasil, muricy e muito bom, e o trabalho dele sim e BEM PAGO, a anos nos bambis, ganhando quase tudo... tite, MUITO RUIM, com um bom plantel... a 2 anos no inter... ganhando quase tudo... se o geninho nao for tao ganancioso, e ficar no cap, esse ano, quem sabe ano que vem, tenho certeza que o time melhoraria... o plantel seria mais de acordo com ele... e ai sim, nao teria doque reclamar, ainda mais, podendo ver MUITO MELHOR a base do cap, que parece ser a melhor ja feita no ct do caju

SRN
Nikolas P.

Anônimo disse...

fikei sabendo que o Geninho já está fechado com o Grêmio...
confere??
PUTA SACANAGEM do Geninho se fizer isso agora, não acha??? tá certo! sejamos profissionais! mas esperemos então, o término do LIXO do paranaense né!? há alguma nova informação?
ABS

Anônimo disse...

Realmente! vejam exemplos de Liverpool com Rafa Benítez à mais de 4 anos no comando... exemplos de Man UTD. com Alex Ferguson.. e assim vai...

Anônimo disse...

se ele quizer ir que vá...
fazer o que...

Anônimo disse...

éé que vá! e quem vai vir??? pro lugar dele? alguma boa sugestão além do BOB??
Guerrilheiro! sabe algo sobre o Levir Culpi?? se está treinando algum time, se morreu, ou algo assim?
lembro me quando ele treinou os Bambis... era um ótimo treinador...
sabe o que se fez dele?

Diego Ferreira disse...

se for vai trocar o certo pelo duvidoso.
o time do Grêmio está longe de ser um timão.
aqui pelo menos ele pode fazer a cagada que quiser que a torcida sempre vai apoiar ele, mesmo pq com ele de técnico a torcida é quem escolhe o time, é spo ver,ele coloca o jogador que a torcida pede para se isentar de alguma culpa..

Diego disse...

Diz ele que não sai até o fim do campeonato paranaense, pelo menos é o que deu no furacão.com a pouco tempo atrás. Bom, futebol hoje em dia é isso, uns lampejos de amor a camisa em meio a um monte de especulação monetária. Seria decepcionante ver um cara como ele que chegou falando o ano passado que valores eram importantes sim, mas que existiam muito mais coisas (torcida, estrutura, história...) que o faziam ter aceitado a proposta de retornar ao nosso Atlético, ir embora para simplesmente para ganhar mais. Ou ele vai alegar os mesmos motivos pra se mandar pro grêmio? Vai dizer que o carinho da torcida, a estrutura e a história que ele nem tem no time gaúcho pesaram em uma hipotética decisão?

Diego disse...

Outra coisa que é foda, é o tal do "ainda", "ainda sou técnico do Atlético", parece uma espécia de mensagem implícita do tipo: Ou vocês me pagam mais ainda ou eu me mando. Porra! Quando perguntado pela imprensa deveria responder que "é" técnico do Atlético e pronto.

Anônimo disse...

Na Radio Gaucha acabaram de declarar que Geninho já é do Gremio e estará assinando um pré contrato mas dirige o CAP até o final do Paranaense. Disseram ainda que Geninho indicou alguns jogadores, entre eles Rafael Moura que tem o contrato vencendo no final do Ano..
Me deu nojo ouvir tudo isso mas quem pode mais manda.

Dizer o quê ?

Anônimo disse...

globo.com
Geninho declara que fica no Atletico.
Porém, informações de bastidores dão conta de que o treinador ligou para Alex Mineiro, do Grêmio, para saber como está o clube. O treinador comunicaria sua saída do Atlético-PR na tarde desta segunda, após conversa com a diretoria do Furacão, em uma tentativa de manter as portas abertas para o futuro.

esou disse...

O treinador é o investimento no futebol prometido pelo Presidente. O contrato segundo se sabe é até o término do paranaense, prorrogável até o final do ano. Por isso pode ser verdade o que falam os Gaúchos. Mas com devido respeito, como pode um time que só tem passado ser mais que nós? Grêmio hoje é um time falido...
Os coxas estão dizendo que vão reconstruir o Chiqueiro e se a Copa vier para Curitiba ter jogos lá "também". Com a estrutura financeira que tem o CAP já é difícil simples término do último lance, como podem? Fica a pergunta.

Anônimo disse...

hahaha mais que bobeira esse negocio da radio gaucha, o rafael tem contrato ate o meio do ano que vem, e tmb se quizer ir que va tmb, que vao tudo pra puta que pariu. mercenarios da bola so querem grana. gaymios do kralho!!! gayuchada porca

Anônimo disse...

acredito, que não seja a questão de ir todo mundo à Puta que Pariu... como a diretoria diz por aí, que somos um dos GRANDES Brasileiros... tá na hora de a diretoria agir como GRANDE né?
falta ambição, falta sede de bola, falta vontade, e falta jogador!

Anônimo disse...

Nada disso. o Renato Gaúcho assume o grêmio esta noite. Vale um chope?

Anônimo disse...

Por mim o Geninho pode ir...

Anônimo disse...

Realmente a lomgo prazo, o Geninho só tem a ganhar. Isso será muita desconsideração.

Anônimo disse...

o das 17:10 teria perdido um Chopp pra mim! hehehehehe