terça-feira, 28 de abril de 2009

Sensacionalismo não se justifica

Esdrúxula a tentativa de se justificar, da parte de um diretor da Tribuna do Paraná, pela infeliz primeira página que publicaram na segunda-feira. Só tentou, porque não justificou. Quis comparar o conteúdo do periódico ao sentimento de uma torcida. Quis alegar que, se a própria torcida às vezes xinga um jogador, a avacalhação daquela capa está então dentro do mesmo espírito. Sobrou até para a patuscada ocorrida no site oficial do Atlético. Como se isso justificasse a falta de noção de quem editou aquela capa de jornal. Sobrou até para o Netinho! Mas o que tem isso a ver?
Eu nem ia falar sobre este assunto - ontem simplesmente ignorei o ocorrido -, mas a "justificativa" foi pior do que a capa em si.
Outra pérola: o diretor diz que essa reação é coisa de torcida brasileira, passional e, de certa forma, idiotizada. E que na Europa não é assim. Engana-se. Como bem citaram no Fórum Furacao.com, a torcida do Liverpool promove um boicote ao The Sun há 20 anos! Pra quem não sabe, o Sun é um tablóide sensacionalista destes tipo a Tribuna. Tudo começou após a tragédia de Hillsborough, ocorrida há duas décadas, quando 96 torcedores morreram em um estádio, na maior catástrofe do futebol inglês. O jornal fez uma cobertura ridícula, tendenciosa, desrespeitosa. Há poucos dias houve um evento para relembrar os mortos naquela tragédia , e lá estava uma bandeira da torcida do Liverpool contra o The Sun, que é bem vendido em todo o país mas tem uma circulação ridícula em Liverpool (para se ter uma ideia: eles vendiam 200 mil exemplares por dia na cidade em 1989; hoje, vendem só 12 mil/dia. E olhe que a circulação nacional é de 3 milhões/dia). Várias bancas se recusam a vender o Sun. Tentaram distribuir de graça uma época e as pessoas queimaram os jornais nas ruas. O site oficial do Liverpool se recusa a reproduzir notícias do jornal.
Enfim, uma reação destas contra um jornaleco marrom, que chega a se transformar em um boicote, não é só coisa de torcedor brasileiro, passional, agitador e semi-analfabeto.
Aliás, seguindo a lógica do diretor, como a Tribuna cobre os crimes mais medonhos, sem se preocupar sequer em preservar o sentimento das famílias das vítimas, então seria lógico também que estampasse em sua capa uma campanha pela matança generalizada. "Compre sua arma e mate hoje mesmo um traficante". Afinal, é assim que pensa boa parte dos brasileiros, não é mesmo?
Um jornal não é um site de torcedores, como este, como os dos coxas. Ou como tantos outros que têm por aí. Um jornal é feito por jornalistas e deve respeitar regras e ter limites. Mesmo os tais blogs tiram sarro de maneira mais jocosa, usando um humor mais negro, mas mesmo assim com algum limite. Se a Tribuna continuar a tentar concorrer com blogs de torcedores, estará dando um passo largo rumo ao fracasso.

35 comentários:

esou disse...

Apoiado!
Tribuna não compro mais. Sigo a linha de raciocínio do Guerrilheiro.
Bola fora atrás da outra de um diretor incompetente.
Que tal apoiar Maluf e fazer apologia ao que ele disse, "estupre mas não mate"?

Anti-Coxa disse...

Eu boicoto essa m***rda de jornalzinho de quinta categoria!

cleverson disse...

eu sinceramente nunca gostei deste jornaleco mesmo sempre achei as reportagens apelativas demais, e q nem o guerrilheiro mesmo disse sem nunca se importar com o sentimento das familias. mass depois desta agora sim é q não paro nem sequer nas bancas para ler matérias de tal jornalzinho.

Anônimo disse...

Este pasquim, que não merece nem ter mais seu nome pronunciado pela minha pessoa, para mim está sepultado.

Mereceria ter sua sede incinerada e os responsáveis pela patifaria de segunda feira defenestrados da cidade.

Quanto ao 'responsável', que vá pro inferno. Ordinário!

Quanto ao dono, paulo pimentel, (letra minúscula mesmo, que eu até então admirava com ex-governador), que demita o(s) responsáveis, ou então que devolva as três aposentadorias que recebe do Estado.

Eu não ponho mais as mãos neste pasquim de merda! Nunca mais!

E recomendo aos irmãos atleticanos (a maior torcida deste estado - comprovadamente - e não da boca prá fora como uns e outros)que façam o mesmo. Eles irão pagar o preço.


_____________
profano, Santa Quitéria, Curitiba-PR.

Anônimo disse...

Eu já odiava a gazeta dos coxas e só lia a Tribuna de vez em quando pelo Mafuz.
Mas como ele está muito mala e sem o inimigo (Petraglia) perdeu o rumo, eu ignoro este jornaleco.
A nossa torcida realmente deveria boicotar esta porcaria e queria ver como sobreviveriam sem a maior torcida do Paraná.
Será que as paquitas e os caras da komby sustentam eles?

Claudio disse...

Sou a favor do boicote e também de uma mobilização junto à torcida Atleticana já no próximo jogo. Que tal faixas de repúdio à tribuna nas arquibancadas da Arena? Será que os editores desse jornaleco iriam gostar?!
Não podemos deixar passar!!!!!

Anônimo disse...

Tá na hora da Furacão.com aproveitar a brecha que a tribuna deu e começar a vender um periódico nas bancas, coisa simples, só pra falar do Atlético e dos interesses dos Atleticanos!!!

E.C.G.

Anônimo disse...

Amigos...vou mais além...boicote é muito pouco. Eles tem que dar nomes aos bois....temos que descobrir o nome do responsável e "quebrar as duas pernas dese fdp para aprender que com a torcida atleticana tem que pensar mil vezes antes de fazer um afronta...esse fdp tem que levar porrada....Descobram o nome desse infeliz e postem aqui... ele vai ficar com um cú na mão (saber que tem una nação querendo o coro dele)

Fran disse...

Apoio em tudo: boicote sim e também quero saber o nome deste fdp responsável e escrachar aqui sem quaisquer restrição.
Não compro mais esse jornaleco de merda.

Galera rubro negra, vamos com tudo pra cima destes hipócritas.
Contem comigo sempre!!

Anônimo disse...

Se o CAP tivesse ganho e fosse o coxinha eu ia achar a capa um barato. Não culpo a tribuna, culpo meu time que foi patético em campo. Toda essa indignação parece aquela história do marido traído e o sofá da sala.
S.R.

Anônimo disse...

Vamos boicotar esta merda de jornal!

Aurélio disse...

Já boicoto a Transamérica, não custará nada para mim boicotar a Tribuna. Observação: se você torcer a Tribuna com uma certa força, escorrerá SANGUE desse jornal imundo!
S.R.N.

Anônimo disse...

ACHEI INTERESSANTE A MATÉRIA DO LIVERPOOL. É ASSIM QUE TEMOS QUE FAER. CONFESSO QUE SOU LEITOR ASSÍDUO DA TRIBUNA, MAS A CAPA DE ONTEM, FOI HUMILHANTE DEMAIS, TANTO PARA O JULIO CAZER, QUANTO PARA A TORCIDA. EU RECEBI UMAS 10 VEZES POR E-MAIL, DE AMIGOS MEUS PORCOS...

SE FOR PELO BEM DO ATLETICO, PARO DE LER, E COMPRAR O "JORNAL DO SANGUE". A CAPA E MAIS ESSE "ESCLARECIMENTO" (SIC) DO PSEUDO-REDATOR, FAZEM A GENTE REFLETIR, E VER O QUE É MELHOR PELO NOSSO ATLETICO...

ASSIM COMO A MAIORIA FAZ BOICOTE A EMISSORA TRANSAMERDA, FAREMOS TAMBÉM CONTRA A TAL TRIBUNA..



PS: E NÃO SE ESQUEÇAM, O JORNAL "ESTADO DO PARANA" TAMBÉM FAZ PARTE DA MESMA PESSOA!!!


SRN!!


ACDC.

Filipe disse...

E A GAZETA TMB, HJ A NOITE NA TV A CHAMADA DELES ERA... O CORITIBA VAI ATE MACEIO PARA BATER O CSA, E O ATLETICO TENTA FREIAR O CORINTHIANS EM CASA... PERA AI!! VAMOS JOGAR EM CASA, COM A FORÇA DA BAIXADA E DA TORCIDA SE O GENINHO FIZE UM TRABALHO PSICOLOGICO FORTE NOS DERRUBAMOS ELES AQUI! NA RADIO GLOBO ELES TAVAM FALANDO O CORINTHIANS PEGA ATE QUE UMA "MOLEZINHA" PUTA QUE PARIU OS KARAS NAO TEM RESPEITO NENHUM!!! VAMOS LA PORRA VAMO PRA CIMA DELES

Anônimo disse...

ALQUEM AI TEM UM EXEMPLAR DA TRIBUNA DE 27/04???. SE TIVER, VEJA NO RODAPÉ DA FOTO. É PARA TER O NOME DO FOTOGRAFO FDP, QUE TAMBEM TEM CULPA E POSTEM AKI... ESSES FDPs VÃO SE ARREPENDER DE TER NASCIDO....

Luiz Andrade disse...

A Tribuna costuma a estampar sua capa com cadáveres. será que se um parente do dono morresse de morte violenta seu corpo estamparia a capa?
Mafuz da noite p/ o dia se tornou um mala.
Não me querem como consumidor? Que bom outros hão de querer....

Anônimo disse...

Li a justificativa da Tribuna. Depois de agredir o Furacão com a capa, agora nos chamam de idiotas. A questão é simples: tem um coxa na Tribuna que tomou uma decisão de torcedor e fez essa capa. Ou vocês acham que um atleticano faria isso? Agora, é fato que demitir publicamente esse coxa é complicado. Mas desculpas abertas e claras, admissão do erro não é. A questão se resume a isso, ou eles pedem desculpas ou que percam o rendimento da maior torcida do estado. É óbvio que esse boicote prejudica os jornalistas atleticanos de lá, mas com um caso desses não tem conversa. Eu não compro mais enquanto não vierem as desculpas. E sugiro aos diretores de lá uma sumária e reservada demissão do idiota que fez isso, não precisam nos dizer o nome, é só mandar embora o responsável pelo óbvio prejuízo que a Tribuna já teve. Rua com ele! Questão de inteligência.

felipe disse...

de quatro ta a mae dessa paquita(que publicou essa capa ridicula) trepando com um cachorro...como q pode um jornalzinho jaguara desses falar mal do time com a maior torcida da capital? Ta na hora da massa rubro negra boicotar essa merda!!

Anônimo disse...

Até parece que a Tribuna é o New York Times, um jornal respeitado, com diversos jornalistas de renome e com muita credibilidade.
Porra nenhuma!! Sempre foi e sempre será um jornal "popular", marrom, que torcendo escorre sangue de tanta exploração da desgraça alheia.

Nunca respeitou ninguém. O tom de deboche, a avacalhação, o sarro sempre foi a tônica.

Achei a capa um tanto ofensiva. Mas debochada. Num nível abissal, mas debochada. Mais ofensiva foi com o Julio Cezar, afinal é a cara dele que está lá, com um enorme 4 no rabo. Se bem que ele mereceu...

Mas ofensivo mesmo foi o que vi domingo. Aquilo sim foi absurdo. O que vi no domingo, foi digno de tal capa. Um time que lidera o campeonato inteiro, com "pinta de campeão" ter uma pane generalizada daquela forma (do técnico ao goleiro)... Isso sim é ridículo e humilhante.

Bota mais essa na conta do Geninho!
Ninguém se sentiu humilhado quando o cara solta: "no final do campeonato poderemos conversar. Agora, não" pro Grêmio, tratando o ATLÉTICO como um trapo, algo totalmente descartável. Sem sentimento. Sem envolvimento. Apenas um treco. Uma quinquilharia jogada nos fundos da garagem.

Agora perdemos um MEIA que poderia render uma grana boa pro time, graças as elucubrações mediúnicas do nosso treinador. O Galatto é mais lateral que o Netinho! Só ele não via isso.

Agora meteu o rabinho no meio das pernas e vai com o Márcio Azevedo, o Wally e o "Franz"Sérgio. Espero que esteja realmente envergonhado e queira corrigir tudo isso que causou.

Cagou, agora limpe.

Rico

luiz felipe disse...

...ia até comentar ao babaca do rafael ... mais não vale nem a pena ... inventado história de número de IP igual... o cúmulo...
BOICOTE já

Anônimo disse...

Na realidade tem coisas que ocorrem para o bem, pode ser esse um exemplo, se a torcida do atlético realmente boicotar esse jornal, ele fale, e falindo esse jornal teremos uma melhora na cultura, no respeito a vida, a moral e a decencia de nossa cidade

Anônimo disse...

Este diretor da tribuna é paquita declarado, e agora quiz fazer media.

Anônimo disse...

Eu ja tava de saco cheio c/ o Mafuz, que em todas as colunas ele só mete o pau no Geninho, agora esse filhos de uma puta vem c/ essa capa, parei não leio mais esta BOSTA.

"Bons tempos aqueles em que Gripe Suína, era apenas um Coxa Branca com resfriado"

Anônimo disse...

a tribuna comprou a briga errada, sacaneando o pedaço mais importante do seu público.
eu cresci ouvindo aquela:
"se não tem crise no Atlético a Tribuna não vende". Mas agora foi o fim. Se querem se comportar como torcedor, fiquem a vontade. Mas saibam das consequencias.
Eu não queria tar na peledo reporter amanhã na Baixada - ou do fotografo.
Irresponsabilidade que vai acabar mal.
O negócio é o seguinte seus tribuna:
ou a cabeça do Tavares ou podem mandar as edições direto pra reciclagem

e pra que não sabe quem é o tavares tá aí:

http://www.youtube.com/watch?v=1HTZO5jC1Rk

Anônimo disse...

Eu diariamente antes do trabalho passava na Banca do seu Raul no CIC em frente a Brafer e comprava uma Tribuna.
A partir de amanhã vou mudar de Jornal.
Acho que o Jornal do Estado é uma boa pedida.
Porra de Tribuna, Estado do Paraná e GPP nunca mais, traidores safados.

Anônimo disse...

domingo na arena vou levar o meu cartaz com os dizeres...HEY TRIBUNA DO PARANÁ VAI TOMAR NO CU... e acho que muitos outros deveriam levar para poder menosprezar ao máximo essa porcaria de jornal...

Estarei com meu Jornal ao lado da saída 102, atrás do gol da BA Inferior. E, se tudo der certo, já levarei hoje no jogo contra o Corinthians

Esse jornaleco de 5ª categoria vai ver que não se brinca com a torcida rubro-negra... e tem mais... como seremos campeões... nada de comprar essa merda por causa do poster... vou gastar mais e comprar da revista OLÉ ou da Placar...

Adeilton

Claudio disse...

Rico concordo com tudo que vc disse aí em cima. Mas a questão é que ninguém da imprensa tem o direito de nos humilhar dessa forma escancarada. SARRO - eu só guento de coxa-branca declarado!

Anônimo disse...

isso aí Cláudio... eu concordo com você e mesmo assim para o coxa porco poder tirar sarro de mim, ele tem que saber pelo menos a escalação do time dele... esses babacas que não sabem nem com quem o time vai jogar só se fodem comigo...o cara para tirar sarro tem que provar que vai em jogo e que acompanha o time... eu que sou rubro-negro apaixonado sei exatamente quando e que horário cada clube de curitiba irá jogar, pq eu gosto de acompanhar futebol... agora tem uns otários que não sabem nada e se dizem torcedores...

POR ISSO DIGO... TODOS OS QUE FOREM NO JOGO DE HOJE A NOITE E DOMINGO...LEVEM SEUS CARTAZES DIZENDO " HEY TRIBUNA DO PARANÁ VAI TOMAR NO CU "... COM CERTEZA VOCES VERÃO PELO MENOS UM AO LADO DA TOF E ESTE SERÁ MEU CARTAZ... ESPERO QUE VOCÊS FAÇAM SUAS PARTES TAMBÉM...

Adeilton Neves

Anônimo disse...

Hoje pela manhã, como faço a aproximadamente 10 anos passei na Banca, fui recepcionado pelo Seu Raul já com o exemplar da Tribuna em mãos.
Expliquei para ele que a partir de hoje não conpraria mais Tribuna, pois como atleticano me sentia traído pelo jornaleco e que toda torcida rubro-negra estaria boicotando. Levei um exemplar do belo Jornal do Estado, inclusive com matérias muito melhor do que a Tribuna em relação ao futebol.
O dono da Banca me informou que o boicote já estaria surtindo efeito pois até aquela hora não tinha vendido nenhuma Tribuna.
Lindo será na segunda-feira, com o Furacão campeão e as Bancas cheias de jornal pois ninguém ira comprar.
Raça Furacão, vamos moer o Fofonaldo e cia.

Anônimo disse...

eu já comecei boicotando nem entrando no site desse jornal...

Fernanda disse...

Se é do consenso geral da nação atleticana, eu boicoto essa merda.
Na verdade, nunca comprei sequer um exemplar desse jornaleco, mas posso sim boicotar o site, que vez por outra acabava acessando para procurar notícias do "Atlético" e só... Nem fiquei assim tão escandalizada com a capa, partindo da Tribuna só podia vir algo desse nível. Mas o fato é que não podemos ser coniventes com a falta de respeito, se deixamos quieto, vem coisa pior.

Torço para que o fato sirva de estímulo para o elenco. A melhor resposta que podemos dar a este jornal é no campo.

Anônimo disse...

Saiu no site oficial do CAP sobre o caso.

Anônimo disse...

saiu no site oficial...mas o CAP tem que entrar com ação já...e não esperar que venham pedir desculpas...

mesmo assim vcs verão meu cartaz hj na arena...

Adeilton

Anônimo disse...

LEVEI MEU CARTAZINHO LÁ...E DOMINGO VOU LEVAR DE NOVO...

Anônimo disse...

A tribuna é da gazeta, já devia estar boicotada desde que foi comprada pelo grupo que faz péssimo jornalismo e tende descaradamente para o lado das paquitas.