quinta-feira, 2 de abril de 2009

Copa 2014 faz Atlético desmembrar patrocínio

Por Gustavo Franceschini, da Máquina do Esporte:
O projeto de divisão das cotas de patrocínio, apresentado pelo Atlético Paranaense na última terça-feira, pode ser impulsionado pela possível escolha de Curitiba como cidade-sede da Copa do Mundo de 2014. Ainda com dificuldades nas negociações com o mercado, o clube decidiu ampliar seu número de propriedades para atrair investidores, que podem se animar ainda mais após a escolha da Fifa.

A decisão será tomada em 31 de maio, em um congresso nas Bahamas. Uma das favoritas, a capital paranaense deve indicar a Arena da Baixada como estádio caso ganhe a vaga. A presença no Mundial favoreceria as tratativas com empresas, principalmente para a propriedade de naming right do local.

"Nós achamos que com a chegada da Copa a Curitiba, que é provável, as chances do Atlético aumentam. Com a definição, a valorização vai acontecer de forma mais incisiva", disse Henrique Gaede, membro do Conselho designado para a coordenação do marketing.

A possibilidade não é o único, mas sim um dos principais fatores para o desmembramento das ofertas feito pelo Atlético. Cerca de um ano depois do fim do compromisso com a Kyocera, que rendia R$ 5 milhões anuais, o clube ainda não acertou com nenhuma patrocinadora, e começa a se ressentir da receiita.

"Não queremos diminuir a nossa receita, mas temos de aproveitar as oportunidades que podem surgir. Nós estamos passando por uma fase de transição, e essa é uma solução paliativa, que será substituída por um projeto mais estruturado no ano que vem", avaliou Gaede.

Na prática, o Atlético colocou tudo à venda, desde contratos setorizados com montadoras, e empresas farmacêuticas, por exemplo, a patrocínios pontuais e separados por campeonatos. O dirigente concorda que a tática vai contra as teorias de bom marketing esportivo, que exigem longevidade e relação próxima, mas rebate a crítica pela necessidade.

"É um projeto apenas para suprir uma coisa pontual, para depois irmos para uma coisa definitiva. É por isso que isso é só para curtíssimo prazo. Para não cometermos o equívoco de ficarmos mais tempo sem patrocinador", concluiu.

13 comentários:

Anônimo disse...

Interessante, porém, será que alguma empresa já demonstrou interesse??

esou disse...

Sou realista!
A FIFA escolhe o local de competição só após comprovar que a praça já está pronta ou com garantia de que o projeto tem respaldo concreto. Assim a nossa Arena tem que estar evoluindo sem interrupção. O Atlético está...Mas qual a garantia? Sem patrocinador, time indo mal (torcida exigindo investimento no time), governo estadual fechando os olhos (esperando decisão da FIFA como eventuais patrocinadores?)...

Anônimo disse...

foda, a gente com 5 milhoes achava que era um bom preço da kyocera, o flamerda recebia da petrobras 14,5 milhoes anuais... que merda de injustiça... e os filhos da puta ainda tao tudo falido e fudido

Anônimo disse...

Falando em Petrobrás, ouvi um boato que a estatal poderá estampar sua marca em nosso manto sagrado!! É esparar pra ver...

esou disse...

Tomara, Anônimo, é de um patrocinador da categoria de Petrobrás que a gente precisa.

Anônimo disse...

na real, FODA-SE a copa....na ultima hora o governo vai bancar tudo mesmo.....isso se não tirarem a copa do Brasil ate lá.

deviamos nos preocupar com o futebol de baixo nivel que o CAP vem apresentando nos ultimos anos, isso sim importa para mim.

vcs pagam suas cadeiras lá, para ver jogos do CAP...na copa vao tomar um foda-se e terao que comprar ingresso por sorteio como todos.

FODA-SE A COPA, QUEREMOS TITULOS E TIME BOM.

Anônimo disse...

O CARA AI DE CIMA FALOU TUDO...MAS É BOM QUE VENHA UM PATROCINIO FORTE...OUVI BOATOS QUE EH A WOLKSVAGEN. ELES FIZERAM UM ONIBUS NOVO PRO ATLETICO, E NISSO, HOUVERAM CONVERSAS ENTE AMBAS AS PARTES...



ACDC.

Anônimo disse...

Verdade, até mesmo pq o paulo rink tem uma forte ligação com o diretor da VW pelo tempo em que jogou na alemanha...se for deve ser por intermédio dele..

Anônimo disse...

O Flamengo acaba de noticiar o fim do contrato com a petrobras...Acho que as possibilidadaes da estatal nos patrocinar aumentaram...

Anônimo disse...

uma pergunta basica, falando deste assunto.

alguem lembra que o Dorival de Britto foi sede do mundial??? não.

mas todos lembram dos seus titulos...patrocinio vem com torcida, e torcida vem com vitoria...esta é a realidade.

tivemos a maior explosao demografica logo apos o titulo de 2001 e as campanhas boas seguintes.

somente estadio bonito, nao resolve.

abre o olho torcida atleticana.

Anônimo disse...

cachorro quente do zeca vai ser o novo patrocinador. Ou borracharia do negão. ugh ugh ugh ugh

Anônimo disse...

Tá certo que aqui é um lugar democrático, mas se for p falar merda, é melhor então que nem fale... Dizer que a copa do mundo não é importante para o futuro do CAP é a maior bestiliaddade que um torcedor pode ter. Cara...COPA É IGUAL A PATROCÍNIO E PATROCÍNIO É IGUAL A DINHEIRO E DINHEIRO É IGUAL A MONTAGEM DE BONS TIMES. ENTENDEU???????????????????????????

Thiago Câmara disse...

Pessoal esse problema de Patrocinio é um caso sério, mas a Petrobras não pode patrocinar mais nenhum time de Futebol pois ela é uma Empresa Estatal, e nenhum time pode receber dinheiro do governo. Agora quem eu fiquei sabendo que está com patrocínio quase fechado por um ano é a SAMSUNG.

Tomara!!!