sexta-feira, 24 de abril de 2009

Atletiba: alegria do povo

Adaptado de post publicado em janeiro de 2008:
Atletiba é sempre Atletiba, e os coxas vêm como franco-atiradores: não têm mais nada a perder; já jogaram fora a possibilidade de título e agora a única esperança que resta é tentar tirar o campeonato do Furacão. Ou seja, no ano do "sem-ter-nário", a maior alegria que podem ter é dar um título ao Jota Malucelli.
Mas, enfim, Atletiba é sempre um clássico inesquecível, na vitória ou na derrota. Sempre fica uma marca. Nunca contabilizei quantos clássicos eu já assisti na minha vida, mas minhas lembranças me dão a certeza de que a minha geração ganhou muito mais do que perdeu contra os coxinhas. Principalmente nos jogos decisivos. Das seis finais de Campeonato Paranaense que eu pude assistir, por exemplo, o Furacão saiu campeão em 5 delas (83, 90, 98, 2000 e 2005). E se deu mal em 2004 e em 2008. Teve também a seletiva da Libertadores, em 99, que não deixou de ser uma decisão.
Enfim, já perdi as contas de quantos Atletibas eu assisti. Mas sempre tem aquele mais marcante para cada um. Pra mim, os cinco Atletibas inesquecíveis são os seguintes:
1)
1990. Final do Campeonato Paranaense no Couto Pereira. 2 a 2, Atlético campeão graças a um gol contra do zagueiro Berg. Sim, o melhor Atletiba da minha vida não terminou em vitória, mas foi inesquecível tirar o doce da boca dos coxinhas, que já gritavam "é campeão" feito paquitas loucas;
2)
1996. Brasileirão. A antiga Baixada lotada. 1 a 0, aos 46 do segundo tempo, com o Oséas escalando o alambrado;
3)
1997. Campeonato estadual. Pinheirão. O que era pra ser uma partida sem maiores pretensões acabou se transformando no "jogo da vingança": 5 x 2, com direito a dois gols de Jorginho Pé Murcho;
4)
1999. Seletiva da Libertadores no Couto. Esse eu não fui, mas assisti na TV. 4 a 1, de virada, com um golaço do Cocito e gols dos carrascos Adriano Gabiru, Luizinho Neto e Kleberson;
5)
1998. Segunda partida da final do Paranaense no Pinheirão. 4 a 1, uma verdadeira festa rubro-negra com direito a gol olímpico e um cala-a-boca do Nélio.
  • E para você, quais foram os seus Atletibas inesquecíveis?
•••

Leia mais sobre Atletibas:

13 comentários:

Anônimo disse...

Também estive presente em quase todos estes atletibas.

Pra mim os melhores foram 1x0 no Pinheirão, com gol do atacante "pateta", nos tirando de uma fila de 14 clássicos sem vitória. No fim dos jogo os jogadores até jogaram as camisas pra galera na comemoração.

Lembro também de um 2x0 no Couto em 96, um do Oséias e outro do Paulo Rink, com direito a dança do tchan do Oséias! hehehe

Santiago

Tavitin disse...

Alguem sabe se vai passar na TV esse jogo? seja um pay-per-view ou em algum canal gringo?

agradecido

Anônimo disse...

COM CTZ VAI PASSAR NA RPC...OU NO PREMIERE, PRA QUEM TEM PACOTE...

Anônimo disse...

O mais tesão de todos foi o que os perna de pau (reginaldo nascimento e capixaba) erraram 2 penaltis e o carrasco Lima finalizou a fatura. Dando o titulo para a Nação Rubro Negra!

Fernanda disse...

Inesquecivel foi o de 97...
Eu estava num churrasco, na casa de uns coxinhas... O coxa fez 2 no primeiro tempo... ficaram se achando... me enchendo a paciência!!!
E o CAP meteu 5 neles...
Mas eu gritava!!!

Acabou a festa... só coxinha resmungando... ficou um climão... tive q ir embora...

esou disse...

RPC canal 12 Ctba passará com certeza, Tavitin.
Quanto aos Atletibas, em loco assisti poucos e minha memória é oculta, hehehe, só lembro quando alguém fala ou tem reprise. Mas de 2008 eu me lembro e guardo um "rancor" incontido não dos atletas mas da direção técnica, pois vencíamos fácil de 2X0 placar para sermos campeões, mas a nossa equipe cansou e cedeu 2X1, que ódio! Acho que sou meio "egoísta" esqueço relativamente rápido os bons momentos e os maus ficam mais.
E, este passado já é morto e os mortos só querem paz...! O próximo vai ser outra história e tenho certeza vai abafar esse "mau sentimento". Gritando até acabar a vóz de apóio ao Furacão este Atletiba terá que ficar vivo na minha memória!

Anônimo disse...

Teve um foda no Pinheirão , com um gol do Cambé.

Chochô disse...

Além dos citados tem um no Pinheirão de virada, 2x1, gols do Renaldo e do Marco Antônio.

Tavtin, tenta aqui: http://pt-br.justin.tv . Vai pela busca que deve passar o atletiba.

Fran disse...

Eu estive presente em quase todos e um dos que mais me marcou foi o de 2008. Como disse o ESOU vencíamos fácil e era só administrar o jogo, porém veio o gol dos coxa... ai que ódio que fiquei, gritei como louca! E a partir daquele momento tínhamos
que fazer mais um e...=( ficou para esse ano nosso título.

esou disse...

Beleza, Fran?
Já há dias estou fazendo "aeróbica" para fortalecer os meus pulmões, só faltam as cordas vocais não aguentarem, pois não dá para ficar ensaiando gritos por aqui...!
Mas este Atletiba será o mais marcante de todos os tempos para mim.

Luiz Andrade disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
mauricioschultz disse...

Também considero o Atletiba da final de 90 o melhor da minha vida, também estava lá no Atletiba do porco, teve outro que não me lembro a data, sei eu foi no Pinheirão, um colega cozido do meu pai disse que o coxa ia tomar de quatro, o jogo foi horroroso, um a zero pro rubro negro num gol chorado, com uma bola desviada entrando devagarzinho com o Toinho (goleiro do coxa) engatinhando atrás da bola, o comentário do colega do meu pai foi hilário; “ Falei que ia ser de quatro! Olha lá o Toinho de quatro atrás da bola!” Fui no 5x2 no Pinheirão, no primeiro tempo eu estava num lugar péssimo com sol no rosto, e no segundo fui pro outro lado do estádio e quando passava próximo das catracas o coxa fez 2x0, falei pro colega que me acompanhava para aproveitar e irmos embora, ele não deixou, assisti ali da catraca a virada. Outro inesquecível foi um que o Atlético perdeu, 2004, 3x3, estava em casa levemente entorpecido, enchendo o saco dos parentes coxas, sou ovelha rubro negra da família, coloquei a faixa de campeão já na hora do almoço, quando acabou o jogo escondi a faixa, mas meu filho, então com dois aninhos de idade achou e veio me trazer na hora do café na mesa; “Quético!” Foi uma alegria incomensurável ver o menininho vestindo o suvenir que era bem maior que ele.

Anônimo disse...

Engraçado neh!!, porque não colocam os últimos 5 ****TIBAS??? Ah, não houve vitórias do "atleticúúú"!!!!

HAHAHAH!!!, E domingo, irão perder em casa novamente! Bando de PAQUITAS< !!!