domingo, 22 de março de 2009

Diário da Fundação - 22 de março de 1924

Arcésio Guimarães foi escolhido como o
primeiro presidente do Athetico Paranaense.
São quase seis horas da manhã e acabei de chegar da assembléia geral. Agora está oficializado: Internacional e América deixam de existir para o surgimento de uma nova força no futebol paranaense, o Club Athletico Paranaense. Será um clube ainda mais forte, unindo a tradição do Internacional e a força popular do América.
Apenas dois sócios votaram contra a fusão: o Moysés Camargo e o Leocádio Correia Júnior. Mas depois da aprovação por ampla maioria, tenho certeza de que os dois passarão a torcer fervorosamente pelo Athletico.
Definimos também as cores do Athletico, que será mesmo rubro-negro, tendo o branco apenas como cor auxiliar. A camisa terá listrar horizontais rubro-negras e o calção será branco. O distintivo será formado pelas iniciais do clube: CAP. Aliás, já fui encarregado com outros companheiros de comprar as novas camisas no Rio de Janeiro, onde há uma confecção de primeira!
Depois desses anúncios, muito comemorados por todos, passaram à eleição da diretoria. O Arcésio Guimarães foi eleito com quase a totalidade dos votos e tenho certeza que fizemos a escolha certa. Joaquim Narciso de Azevedo, do América, será o vice-presidente. Hugo Franco e Arnaldo de Siqueira ficarão como secretários, enquanto que Matheus Boscardin e Erasmo Mäder serão os tesoureiros, responsáveis por arrumar as contas do clube.
Acho que a escolha de Arcésio, nosso presidente do Internacional, foi ótima. Ele tem grande capacidade de liderança e será importante nessa fase de formação do Athletico.
A ata de fundação do Club Athletico Paranaense
convocava para a posse da diretoria no dia 26 de março.
Antes de chegar em casa, passei na sede da Gazeta do Povo e apanhei um exemplar do jornal de hoje. Vejam o que noticiou a página de Desportos:

“Vamos hoje dar uma nova aos nossos leitores, notícia essa muito importante para o desporto paranaense. Conforme era esperado os antigos rivais América e Internacional uniram-se ontem. A união para a junção dos dois clubes realizou-se ontem na sede do Internacional S.C., com elevado número de sócios de ambas as sociedades. Após entrarem em acordo ficou resolvido que nova sociedade tomasse a denominação de Club Athletico Paranaense, o que foi aceito por unanimidade. A Assembléia tomou diversas deliberações tais como elaboração dos estatutos, formação de teams, cores e eleição da diretoria, que ficou constituída por quatro sócios de cada club. A novel sociedade terá as cores iguais às do Flamengo do Rio. A sessão de posse será quarta-feira, às 20 horas, na sede social do Club Athletico Paranaense. À novel sociedade auguramos muitas victorias”.

3 comentários:

Marcelo disse...

Sensacional !!!! Parece que estamos vivendo aquela época, muito legal este "diário". Obrigado. Atlético !!!!!!!!

Anônimo disse...

FILHO DA P...
GALATTOOOOOO JAAAAAAAAAAAA!!!

Anônimo disse...

VERGONHA!!!!!
ESSE TIME VAI SOFRER PRA PASSAR DO ABC, ISSO SE PASSAR... COMO SEMPRE, A TORCIDA DO CAP ACHA QUE SOMOS OS MELHORES DO MUNDO POR GANHAR CINCO OU SEIS PARTIDAS... E AI, QUANDO PRECISA, QUANDO CHEGA A HORA, COMO ANO PASSADO... GALATTO JA, 4 4 2 JA... CHEGA DE PALHACADA, GENINHO, CHEGA DE SER TEIMOSO!!!