terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

O campeonato que clama por um tapetão

Pensei (o mundo inteiro pensou, de Barack Obama a Mahmoud Ahmadinejad) que com o fim da Era Onaireves a coisa ia mudar pelos lados da Federação Paranaense de Futebol, mas que nada! A FPF presidida pelo digníssimo sr. Hélio "Ivon" Cury conseguiu organizar o pior campeonato de todos os tempos, com um regulamento que parece implorar para que os clubes recorram ao tapetão.
Vamos por partes.
No capítulo II, que trata do sistema de disputa, o artigo 9º, que versa sobre a segunda fase do campeonato estadual, diz o seguinte:
Art. 9º -
Na segunda fase do CAMPEONATO, as 8 (oito) EPD classificadas se enfrentam em turno único, com mando de campo da EPD que teve melhor classificação geral na fase anterior do CAMPEONATO.
Trocando em miúdos: se o mando de campo será "da equipe que teve melhor classificação geral na primeira fase", então isso quer dizer que o vencedor desta primeira fase jogará todas as partidas em casa na segunda fase (porque, é óbvio, ele ficou melhor colocado que todos os outros sete rivais...). Já o oitavo colocado, portanto, terá de jogar todas as partidas da segunda fase fora de casa!
Não é má-vontade nem procurar chifre em cabeça de cavalo: o texto do regulamento não deixa dúvidas, é claríssimo.
Mas, em entrevista ao site Paraná Online, o vice-presidente de Futebol da FPF, Amilton Stival, disse que faz uma "outra leitura" do artigo 9º. “Isso não existe. Não creio que exista dúvida por parte dos clubes”, defendeu-se. E afirmou que “os quatro melhores colocados na fase de classificação disputam quatro jogos em casa e três fora na etapa decisiva”. Li e reli o regulamento e não tem nada disso escrito lá. Uma tremenda furada, pra Severiano nenhum botar defeito!
Bom, vamos adiante.
Já o artigo 14, que trata dos critérios de desempate no mesmo octogonal, determina que o campeão, em caso de igualdade em pontos, será o clube “com maior número de pontos ganhos na soma das duas fases”. Neste caso, o regulamento omite se os pontos extras (dois para o campeão e um para o 2.º colocado na primeira fase) contam nesta soma, que pode inclusive definir o vencedor da competição. Segundo Stival, “os pontos extras são apenas uma bonificação, e portanto não valem para a contagem”.
É muito amadorismo.
Só falta agora dar um avestruz de prêmio para o artilheiro da competição.
Bom, com ou sem tapetão o que está escrito no regulamento é isso mesmo e portanto o Atlético que jogue com disposição essa primeira fase, porque jogar todas as partidas em casa na etapa seguinte será ainda mais vantajoso do que os dois pontos extras de bonificação.
Os Sócios-Furacão agradecem!

12 comentários:

Anônimo disse...

HAhAHAHAHAHAhAhaha

Que regulamento ridículo!

Vamos que vamos pra jogar todas em casa no segundo turno, tá no regulamento, é só exigir isso.

Anônimo disse...

Esperar o que de um Campeonato em que a cada rodada um time fica no "chapel, copo, boné..." como em torneio do "boi" ou "cabrito" em que se disputa nas areas rurais da região metropolitana e interior do estado, só esqueceram de colocar no regulamento "9" times na segunda fase, p/ também um folgar por rodada.

Anônimo disse...

Já havia lido anteriormente o regulamento, e realmente constatei esta situação, ou seja: o time que acabar em primeiro lugar nesta fase terá o direito de realizar todas as partidas da segunda fase em casa. Não tem nada que diga que os 4 melhores jogam 4 em casa e 3 fora. Isto é balela e o regulamento tem que ser respeitado.

Anônimo disse...

se foderam esses FPF, vamo joga todas em casa, sano vamos a FIFA, CAMPEAO PARANAENSE 2008

GUERRILHEIRO DA BAIXADA disse...

Calma, antes temos que acabar em primeiro na primeira fase...ainda faltam 11 jogos...

Anônimo disse...

Como diria Barack:
"It's the samba of the crazy black man!"

Yes, we can jogar todas na Baixada.

Anônimo disse...

Mas espera aí,os clubes estavam de acordo com o regulamento ??? não houve constentação ?? Se a federação apresenta um regumaneto como este e os clubes aceitam, então nem a liga futpar é séria !!!

Anônimo disse...

ora se voce ta no campeonato é por que aceita o regulamento.

Yes, we can jogar todas na Baixada.

Anônimo disse...

campeonato tosco.

pra mim a melhor formula de campeonato regional é o carioca...

formula que já está ai faz anos, todo mundo conhece e sabe como funciona...

mows disse...

Parece que o Atlético foi o único time contrário ao regulamento.

Anônimo disse...

Concordo!
A melhor fórmula é a do Carioca. Indiscutível!

Deixem logo este campeonato com 10 ou no máximo 12 times e copiem o regulamento deles.

A única coisa que tem graça em estadual é a Final! Geraria mais público, mais renda e prestígio pra todos. inclusive a própria fpf.
Deixaria de ser um torneio tão sem graça.

Federação de merda mesmo!
Não apoia a vinda da Copa, desviam dinheiro e nem sabem organizar o próprio campeonato! pede pra sair cury!

srn

Sabine Klimt disse...

Acho o regulamento do paulista otimo. O do carioca e muita taça pra ca e pra la. Acho que terei de ganhar na timemania pra bancar tanta passagem pra Curitiba na segunda fase!