sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Atlético protesta contra tabela divulgada pela FPF

Como alertou este blog no começo do mês, a fórmula do Campeonato Paranaense, principalmente no artigo em que delibera sobre a segunda fase da competição, parecia que tinha sido feito sob medida para acabar em confusão.
Pois bem. Ontem, a Federação Paranaense de Futebol divulgou a tabela da segunda fase. Que também tem um monte de problemas. Além de passar por cima do que estipula o artigo 9º, a tabela dá mais vantagens ao segundo colocado na primeira fase - pasmem - do que ao primeiro.
Hoje, o Atlético manifestou-se formalmente contrário à tabela. Em comunicado publicado no site oficial do clube, a diretoria diz esperar que o artigo 9º seja cumprido e que a tabela da competição seja alterada. Novamente, o Atlético (mesmo sem saber em que colocação ficará ao término da primeira fase) é o único clube a mostrar-se descontente com mais esta patuscada da FPF.
Confira a nota:

A Diretoria do Clube Atlético Paranaense manifestou formalmente nesta quinta-feira (12) sua discordância com a tabela da segunda fase do Campeonato Paranaense divulgada pela Federação Paranaense de Futebol no último dia 11 de fevereiro.

Sem abordar neste momento a questão do descumprimento do artigo 9o do Regulamento, o Clube destaca que a tabela sugerida ofende também o critério técnico. Independentemente da colocação efetiva que o Furacão vier a atingir ao final da primeira fase, há diversas falhas na tabela, que não premia a melhor performance dos clubes na primeira fase.

Entre outros problemas mencionados no expediente, foi comparada a situação do futuro 1° classificado com a do futuro 2° classificado, notando-se um desequilíbrio a favor do 2°, quanto à ordem e local dos jogos, como se percebe nos seguintes itens:

a) o 1° colocado fará a primeira partida da segunda fase no campo do visitante (8°colocado), enquanto o 2° colocado fará o primeiro jogo em casa (7° colocado), o que significará uma grande vantagem técnica;

b) na segunda rodada, o 2° colocado permanece jogando em casa (contra o 6° colocado). Ou seja, dois jogos seguidos em casa nas duas primeiras rodadas da Fase Final;

c) na quinta rodada, o 2° colocado jogará contra o 1° colocado na casa do 2° colocado!;

d) na última rodada, o 1° e o 2° colocados jogam em casa, o 2° jogando contra o 8° e o 1° jogando contra o 7°. Considerando a performance, o 2° colocado terá um jogo teoricamente mais fácil.

O CAP ainda considera que a definição dos mandos deveria respeitar, no que for possível, a inversão do mando do jogo ocorrido na primeira fase entre os mesmos clubes. Ao menos quanto aos jogos entre os três grandes clubes da capital (Atlético, Coritiba e Paraná) deve ser respeitada a inversão de mando nos jogos entre si, caso os três se classifiquem para a segunda fase.

O CAP espera que a Federação tome as devidas providências para corrigir a tabela, tão logo seja decidida em definitivo a questão do cumprimento do artigo 9º do Regulamento.
  • Você acha que o Atlético está certo em protestar? Opine!

9 comentários:

Anônimo disse...

O Atlético está correto, para ser feita qualquer mudança no regulamento todos os clubes tem que estar de acordo.

Anônimo disse...

O que me admira é a imprensa, dando muito pouca importância a um absurdo enorme destes. Depois querem falar em ética e justiça. Hipocrisia ou outros interesses???

Luiz Andrade disse...

E o Estatuto do Torcedor ? Creio que sejam quem forem os 1º e 2º colocados, o caso vai para o tapetão. Se a classificação permanecer embolada como está (considerando a diferença no nº de jogos), vai ser até engraçado, ver time fazendo as contas e entregando jogo na última rodada para ser o 2º.
Os caras conseguiram ser piores que o Onaireves.

Fernanda disse...

Bando de amadores, incopetentes! Pra que inovar tanto??? Se não sabiam montar um regulamento, organizar um campeonato, então era o caso de pegar o regulamento de SP ou outro qualquer e copiar.

O Atlético está certíssimo ao posicionar-se contra.

Que ridículo...

Anônimo disse...

Será que são amadores mesmo, ou o problema é outro???

buenooo disse...

o problema é outro.

Anônimo disse...

Com o empate de hoje, o xoxa pode passar o Atlético, tlvz a FPF acate o protesto atleticano e "corrija" a regra. Mto conveniente pra eles agora.

Anônimo disse...

"yes we can" play all the matches in BAIXADA

Fernanda disse...

São amadores sim, se existe um regulamento e ele foi aprovado pelos clubes, ele não pode ser modificado.

Mesmo que as intenções da FPF sejam as melhores em relação ao segundo colocado esta manobra não seria possível em qquer outro campeonato de nível mais sério.

Que oba-oba é este?