terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Atleticanos



Tudo começa com uma controvérsia: ele é o Belezêra ou o Tubarão? Enfim, a última vez que o vi na torcida do Furacão foi no último Atletiba, lá no Estádio Erasmo Carlos. Daquele jeito de sempre. Barba super comprida, cabeleira à la vontê, jaca azul, chinelas de dedo e, desta feita, uma novidade: ao invés da costumeira bermuda (e o ainda mais tradicional cofre de cinco dedos aparecendo), uma calça de moletom verde.

Agora, o visual nunca foi o que mais me chamou a atenção em seu estilo, digamos, low-profile, Mas sim, o semblante. Eternamente enigmático, tal qual uma esfinge, aparentemente vazio. Me pergunto, no caso da foto, o que será que ele estava matutando? Faltavam poucos minutos para a bola rolar, será que imaginava a escalação que Geninho mandaria a campo?

Sei lá. E o que realmente importa é a paixão pelo Rubro-Negro. Não é de hoje. Dizem que nasceu no Água Verde, nas proximidades da Baixada, e daí, provavelmente, tenha surgido a paixão pelo Trétis. Nosso vereador Júlio César Sobota conhece bem o personagem, tanto que fez questão de cumprimentá-lo fervorosamente no Pinga-Mijo.

Falam também que é filho de classe-média, família com grana. Apesar disso, preferiu largar as convenções da sociedade e o conforto de um lar para perambular livremente pelas ruas -- embora, às vezes, acabe seguro para um banho caprichado e um tapa na barba e no cabelo.

Certo dia esbarrei com ele perto da Praça Tiradentes, bem sossegadão num boteco de uma galeria. E nunca vou esquecer do dia em que o vi em posição inimaginável para a figura simples que ele representa. Ao cruzar o acesso da Buenos Aires para a arquibancada da Arena (fase pré-cadeiras), em dia de jogo, o avistei estirado no cimento, copo de chope repousando no degrau, apoiando a cabeça com uma das mãos e, com a outra, beliscando caprichosamente uma porção de mignon.
  • Primeiro texto de uma série sem periodicidade definida.

20 comentários:

Anônimo disse...

Quem não se lembra, entre os mais velhos é claro, do Coronel ??? Entrava na antiga baixada e gritava AAAAAA...TLÉÉÉÉÉ...TI...COOOOOO!!! Este Belezera me lembrou o Coronel, um senhor de cabelo branco que com seus gritos de torcedor apaixonado, ascendia toda a torcida atleticana !!!! Acredito que ele inspirou a torcida os fanáticos e muitos torcedores atleticanos. Quem viveu, é testemunha !!

Elton Lima disse...

Guerrilheiro, aqui em SJP, ele é conhecido como Biju... rsrs

Ele anda também com uma camiseta da Seleção Brasileira..

O cara é uma figura..

Buenas Superior disse...

Aproveito pra perguntar: E o Xuxa? costumava ver o cara embaixo do tobogã da velha baixada, o sujeito passava a impressão de ser um ogro moedor de coxinhas.

Anônimo disse...

... esse e digno de uma " lenda "... a " lenda do belezera "...

muito engracado

Anônimo disse...

MASSA HISTÓRIA DE FIGURAS CARIMBADAS DO RUBRONEGRO...

AGORA MUDANDO DE ASSUNTO PARECE QUE O GENINHO QUER ESCALAR O MARCINHO NO ATAQUE COM O MOURA ....O QUE ACHAM??

EU PARTICULARMENTE NÃO CURTO ESTE RODÍZIO.........DEIXA O LIMA E O MOURA JOGAR SABEMOS Q ESSA É A CARA JÁ........E O NETINHO E O ALBERTO FORA...NÃO QUEREM JOGA FIQUEM NA RESERVA......FL

Anônimo disse...

Conheço ele por Tubarão e o vejo mais fora da Baixada do que dentro do Joaquim Américo, mas sempre nos jogos do Furacão, até no interior.

Christiano Ferreira disse...

Guerrilheiro, parabéns pelo texto e pela iniciativa. É preciso contar a história do Furacão naquilo que ele tem de mais importante, que somos nós torcedores. O ato de torcer é o que existe de mais fantástico no futebol, e é ao mesmo tempo uma das coisas menos abordadas pela imprensa, na história dos clubes, etc.
Vamos resgatar todas as figuras que habitaram ou habitam o Caldeirão do Diabo!

Anônimo disse...

Guerrilheiro, sou teu fã. Você é um gênio.

Anônimo disse...

Parabéns pela matéria.
Alguém sabe o paradeiro de mais alguns "ilustres" atleticanos, principalmente da TOF como o XUXA, METAL E FURTÃO?

Mylla disse...

O Metal costuma aparecer nos Atletibas.

Anônimo disse...

Quem não se lembra dos famosos confrontos entre TOF e IAViados, em que a TOF chegava lá pelo meio dia no esgoto pereira com aquele caminhão azul, e a galera ia pro arrebento com tchaco, soco ingles, taco de baisibol, coquetel molotov .... a PM chegava mais tarde e era só alegria, não como é hoje com essa geração orkut e tubão, piazada de bosta magrelos desnutridos e calça cagada que só sabem tacar pedra, dar tiro e correr ....

ê saudades.

Anônimo disse...

Realmente esta figura lembra do Coronel. (Que a paz esteja com ele).
-
Ei, alguém conhece aquele japonês locão de Antonina, figuraço, que só falava Atlético, o dia todo, todos os dias?
-
Salam.

prof@ano.

Anônimo disse...

Lembram na década de 80 lá na Fanáticos tinha um outro que gritava algo parecido com o apelido desse?

Se não me engano, gritava BELEZURA.

Era um figuraça e sempre estava no jogos do CAP.

Pedro

Vinicius Ribeiro disse...

O Furtão trabalha aqui perto de casa. Continua a mesma peça de sempre.

Anônimo disse...

ESSA SIM É A TORCIDA ATLETICANA, O POVÃO, QUE SUMIU DA BAIXADA GRAÇAS, A MALDITA ELITIZAÇÃO...

Paulo Kotze disse...

O coronel se chamava seu Renato, e gritava AAATTLLEEEEEETICO como ninguem. Mas era coronel de verdade, aposentado e execrado pela familia. Essa figura aí nao conheço, apesar de ter visto o mesmo por ai. Lembro-me de um jogo no Pinheirao que o Furtao invadiu o campo e deu uma bomba no juiz, nos anos 90 (inicio) e foi em cana, é claro...

roderley disse...

O Coronel, ah Coronel é difícil não assossiar ele da velha baixada que em noites de Quarta ou dias de Domingo nos fazia sorrir e gritar AAAAAAATLÉTIIIIIICOOOOO.

Anônimo disse...

" ESSA SIM É A TORCIDA ATLETICANA, O POVÃO, QUE SUMIU DA BAIXADA GRAÇAS, A MALDITA ELITIZAÇÃO..."

--------------------
Assino em baixo.

prof@no

Anônimo disse...

Elitização??
Pensem antes de escrever.

Pessoal, nem sabe o que estão escrevendo. Elitização é outra coisa.

Anônimo disse...

ESTE AÍ NÃO É O BELEZERA, ESSE É O TUBARÃO, O BELEZERA É UM NEGÃO DIFERENTE DESSE.


TEVE UM ATLE**** NO CHIQUEIRO QUE ELE FICOU DO LADO DOS COXAS XINGANDO A GENTE, DEPOIS INTIMAMOS ELE NA SEDE E ELE DISSE QUE ESTAVA LÁ DE ESPIÃO, É SIMPLESMENTE UMA FIGURAÇA MESMO!!!