sábado, 24 de janeiro de 2009

Desigualdade

O blog Olhar crônico desportivo publicou todos os números da pesquisa que definiu a divisão do bolo das transmissões por pay-per-view. E também explicou que o levantamenmto não foi feito diretamente pela Globosat - dona do canal Premiére -, mas sim pelos institutos Ibope e Datafolha, junto aos assinantes do PPV.
Volto a repetir: por se tratar de um público fechado e conhecido (os assinantes), é ridículo fazer um levantamento por amostragem, semelhante aos que são feitas para buscar informações junto à população em geral, como para medir tamanho de torcidas em determinada região ou a intenção de voto nas eleições. Qualquer empresa, hoje em dia, consegue montar um banco com dados de todos os seus clientes. Não dá para entender porque a Globosat não o faz.
E, repito: não conheço um só assinante do Premiére aqui de Curitiba que tenha sido consultado. Além do mais, o presidente do Ibope já foi presidente do Botafogo...
Bem, vamos aos dados.
A Globosat juntou os dados das duas pesquisas e criou um rankling baseado na média de cada clube:


ClubeMédiaIBOPEDatafolha
Flamengo13,8413,1414,53
Corinthians9,7710,259,29
São Paulo9,218,449,98
Palmeiras8,238,248,21
Grêmio8,177,758,58
Internacional6,877,006,74
Cruzeiro6,566,876,25
Vasco da Gama6,466,456,47
Atlético MG5,946,485,40
10ºFluminense5,555,455,65
11ºBotafogo4,675,503,84
12ºSantos2,422,262,57
13ºAtlético
1,591,291,88
14ºFigueirense1,421,361,48
15ºCoritiba1,411,651,17
16ºSport1,211,141,27
17ºVitória1,051,031,06
18ºBahia0,931,090,77
19ºNáutico0,700,690,70
20ºGoiás0,680,780,58
21ºAvaí0,680,640,71
22ºParaná0,550,530,56
23ºAmérica MG0,510,330,68
24ºSanta Cruz0,380,430,32
25ºVila Nova0,350,360,34

Outros0,900,881,00

Total Geral100,0100,0100,0
O Atlético ficou na 13ª colocação, e receberá módicos 1,59% dos recursos no rateio.

Interessante notar que o Furacão é uma espécie de "divisor de águas" entre os ditos grandes e os "não-tão-grandes-assim". Está atrás dos clubes de SP, RJ, MG e RS, mas é o primeiro dentre a "rapa". Na frente de Figueirense, Coritiba, Sport, Vitória, Bahia, Náutico, Goiás, Avaí, Paraná, etc.
De qualquer maneira, a diferença é muito gritante.
O Flamengo recebe pelo menos dez vezes mais dinheiro do que o Atlético.
Justo? Justo nada.
Alguém comentou aqui que na Premier League - o campeonato inglês - os recursos da TV são divididos igualitariamente entre todos os participantes. O mesmo ocorre, por exemplo, na NFL - a liga de futebol americano dos EUA.
Isso sim é igualdade.
O time com maior torcida que consiga mais recursos com cotas de poatrocínio e venda de produtos para sua torcida, por exemplo. Isso sim, é justo.
•••
Aliás, falando em patrocínio,
há 24 anos a Petrobrás patrocina o Flamengo. É estranho. Como pode uma empresa estatal, mesmo de capital misto, patrocinar um clube que está devendo impostos? O Flamengo é o campeão brasileiro do calote, com um débito fiscal que chegava a R$ 141 milhões em 2007. Mas recebe uma bolada da Petrobrás e ainda ganhou uma mamata sem tamanho com a Timemania.
E o que o Flamengo dá em troca? Isso:


Esse é o clube que mais recebe recursos da TV. O que fazem com o dinheiro? Bom, não sei. Para pagar os atletas pelo jeito não é. E nem os impostos...

3 comentários:

Anônimo disse...

Bem feito aos tal "Hipólito". Deixaram um centro de ginástica de 1º mundo numa cidade modelo, para ir por orgulho, a um time falido e uma cidade nojenta como é o RJ...Bem feito pra eles!!!!!!!

Framerda é a vergonha do Brasil!!!


Adamastor Mafaguifo.

Anônimo disse...

clube dos bosta
cbf bosta
globosta
flabosta

Fernanda disse...

Gostei do post Guerrilheiro!
Isso é uma sujeirada, uma vergonha!
Toda uma máquina trabalhando em prol desses clubes do eixo... Televisão, imprensa, arbitragem...Dá nojo!