quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Presidente

Coluna de Augusto Mafuz de hoje, na Tribuna do Paraná:
E se o Atlético for rebaixado para a 2.ª divisão, o que ocorrerá na eleição do dia seguinte? O fracasso no futebol é capaz de gerar trauma passional, ensina a vida. E traumatizado, tudo passa a ser possível, admita-se.
A pergunta, no entanto, poderia adotar a hipótese inversa. Essa: se o Atlético não for rebaixado para a 2.ª divisão, o que ocorrerá na eleição do dia seguinte? Iria se prestigiar o poder arbitrário e de conseqüências pouco medidas no futebol, e tudo o que a torcida censurou neste ano fracasso de 2008, seria a presunção lógica.
A torcida do Atlético não pede coisas absurdas. Apenas quer saber, quer discutir, e quer sentir que alguém está disposto a ouvir as suas ansiedades. Mas querendo apenas isso, os sócios do Atlético não poderão associar o resultado de campo do domingo, independentemente de ser traumático, com a eleição do dia seguinte.
Não pode. E são dois os motivos incontestáveis: o 1.º porque, independentemente do exercício do senhorio nos últimos anos, a obra de ser grande, o clube ainda não terminou. Não uso de entrelinhas ou metáforas para dizer o que penso: esse motivo passa, obrigatoriamente, por Mário Celso Petraglia.; o 2.º, porque a opção encontrada pelo que se identifica como "chapa da situação", foi um presente de Deus para o clube: atende pelo nome de Marcos Malucelli.
Marcos não é nada, não é situação, não é oposição. É da maior ala que existe no clube: a da arquibancada, cujos propósitos são dirigidos, única e exclusivamente, pelo sentimento de amor que tem pelo Atlético. Mas suas virtudes não se esgotam no coração, felizmente. Embora discreto por natureza, é ousado nas intenções, propostas e atos; independente, sob todos os aspectos, faz com que a virtude da lealdade, não lhe aliene a pessoas e propostas, que não sejam do interesse do clube.
Por isso, a eleição não pode ser decidida em razão de um gol marcado ou um gol perdido no domingo. A bola entrando ou não, Marcos tem que ser o presidente.
  • Concorda? Discorda? Comente!

16 comentários:

Claudio Ribeiro disse...

Concordo em côr, número, e grau!
Ou com diz os enófilos: Concordo em côr, olfato, e paladar...!

Márcio disse...

Não entendo esse Mafuz. Sinceramente. Vem batendo no Petraglia e sua trupe há cinco anos, e agora vem escrever que a situação não deve ser mudada. Eu acho que ele tem uma admiração exarcerbada pelo Mário Celso Petráglia, só isso explica esse "morde-assopra"!

Anônimo disse...

concordo plenamente, e tomara que a chapa da situacao venca...

srn domingo e mais um show nas arquibancadas e muita festa...

Nikolas P.

Anônimo disse...

Concordo com o MAFUZ.

Com Malucelli no futebol, seremos campeões.
Já renovou com o Geninho e vai montar um time com a cara da torcida: vencedor.

Fernanda disse...

Ainda não houve renovação do contrato do Geninho que poderá acontecer se, após as eleições, além do desejo de manter o Geninho no clube houver tbém a valorização do seu trabalho. Até onde li, Geninho teria dado um passo atrás em termos de remuneração quando assumiu o Atlético este ano.
E se já declarou isto é pq sabe que o pega no Atlético é a "grana", o bom investimento no futebol.
Eu torço para que uma vez eleito, MM tenha pulso suficiente para fazer valer as suas propostas, pq entendo que a chapa de situação nada mais é do que a continuidade das propostas da atual diretoria, e vamos ter que gastar um pouco mais se quisermos um bom time em 2009.
Quanto à coluna de Mafuz, reflete bem o clima de insegurança no CAP, as pessoas com medo das mudanças tendem à apoiar a situação, ainda que esta, tenha provado nos últimos três anos que se perdeu no futebol, três anos brincando com a segunda divisão sendo que agora o risco do rebaixamento é real. O quê esta gente pensou quando planejou esta temporada?...

DINDO disse...

NÃO POSSO VOTAR AINDA, SE PUDESSE, SITUAÇÃOOO COM CERTEZA. O QUE ESTÁ AÍ FAZ. O OUTRO NÃO "FARIAS" PORRA NENHUMA, NÃO ADIANTA SER EX UM MONTE DE COISA.
SEMPRE PETRÁLIA.

Anônimo disse...

Esse Mafuz é um caso à parte.

Respeitabilíssimo, e prá quem sabe da história, até a posse para o CAP do terreno ao lado da LBA na getúlio, onde hoje é a entrada, tem a sua participação decisiva. (quem não sabe pesquise).

Mas continuo no firme propósito da oposição. E ponto.

profano.

Anônimo disse...

O quê esta gente pensou quando planejou esta temporada?...

NINGUÉM PLANEJA 13 JOGADORES NO DEPARTAMENTO MÉDICO.
NINGUÉM PLANEJA COMEÇO DE CAMPEONATO COM JUÍZES TIRANDO PONTOS PRECIOSOS DO CAP (SE ESQUECERAM JÁ?)
NINGUÉM PLANEJA QUE O PESSOAL ALTAMENTE BEM REMUNERADO DO DEPARTAMENTO DE FUTEBOL E QUE ESTÁ NO CLUBE HÁ MUITOS ANOS, ERRE TANTO.

Anônimo disse...

DISCORDO...

Anônimo disse...

Os treze jogadores foram para o Departamento Médico porque já vieram com problemas físicos. Isto é óbvio. Ou seja, erro de planejamento sim.Este negócio de dizer que árbitros tiraram pontos preciosos do CAP é besteira, pois os árbritos erram p todos os lados. Fomos campeões em 2001 e vice em 2004 porque tínhamos time e não ficávamos chorando por más arbitragens.

Anônimo disse...

Ninguém chora má arbitragem?? rarararaa

fernanda disse...

O quê esta gente pensou quando planejou esta temporada?...

Por exemplo, a contratação da entidade Roberto Fernandes e o preparador físico que veio com ele e os danos que este pessoal causou enquanto estiveram à frente do nosso time, que se não era lá essas coisas, hoje poderia estar classificado para a sula, se tivessemos trazido antes um bom treinador... se não tivessemos confiado a integridade física dos nossos jogadores a um qualquer... E olha que não foi fácil arrumar a cagada, demorou algumas rodadas...

Ninguém me convence de que as decisões do Maculan não tiveram o respaldo e o aval da diretoria do clube, se a idéia é gastar pouco com o futebol.

Erro de arbitragem, todos os times sofrem, até quem está disputando o titulo e vaga para a Libertadores, chora da arbitragem... Mas tbém não dá para atribuir o que estamos vivendo à arbitragem...

Anônimo disse...

Maculan seria o homem do departamento de futebol do Fanaya.
Sabiam ?

Anônimo disse...

Há uma grande verdade nisso, os xoxas e o airton cocôrdeiro estão torcendo para o Faria/Fanaya. Quem vota com eles tá ferrando o Furacão.

Anônimo disse...

O Anônimo aí de cima tá querendo induzir às pessoas votarem na situação. Coisinha feia...isto se chama chantagem, dissimulação.

Anônimo disse...

se vc quer pensar em coisa ruim, pense em cocordeiro.