terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Para relembrar sempre

16 de dezembro de 2001. Há sete anos, o Atlético vencia o São Caetano na Baixada por 4 x 2 e abria caminho para seu primeiro título nacional na série A. Inesquecíveis serão o gol de Ilan, a habilidade de Souza, a velocidade de Gabiru, a estrela de Alex Mineiro e as bolas salvas em cima da linha pela zaga atleticana. Quer relembrar aquele momento mágico? Veja o vídeo abaixo:


Um texto bacana sobre a inesquecível peleja é a reportagem publicada na ocasião pela revista Placar. Na capa, a chamada: Como a Baixada derrubou o Azulão. Dentro, a manchete mostra a importância que o Caldeirão e sua torcida têm sobre o time: Baixada 4 x 2 São Caetano. Confira:

Baixada 4 x 2 São Caetano

Não foram apenas 11 jogadores do Atlético que venceram a primeira partida da decisão do Brasileiro: foi todo um povo unido em torno do estádio mais argentino do Brasil

Por Sérgio Xavier filho

O São Caetano começou a cozinhar muito antes de a bola rolar. Faltava uma hora para o primeiro jogo da decisão do Brasileirão 2001. Esquerdinha, Adãozinho e Daniel entraram em campo para aliviar a tensão, enfrentar logo o tal Caldeirão da Baixada. Péssima idéia. Apesar de estarem de chinelão e sem uniforme do Azulão, eles foram logo reconhecidos pela galera e tomaram uma vaia digna de vilões. Sentiram o calor do Caldeirão e voltaram rapidinho para o vestiário.
De fato a Baixada não é um estádio convencional. A vaia ali é mais doída. A Baixada é o estádio mais argentino do Brasil, o mais vertical. É como se fossem vários predinhos cercando um campo de futebol, com o agravante de as arquibancadas serem cobertas e o som não ter para onde ir. Da platéia ou do campo, o barulho é infernal. E isso vai piorar quando o lado oposto às cabines de rádio terminar de ser construído. A vaia será ainda mais contundente.

É claro que o São Caetano não tomou de 4 x 2 apenas porque o estádio do Atlético é barulhento. A receita para o caldeirão ferver envolve vários ingredientes além do aplauso e da vaia, a lenha dos torcedores. A fanática torcida criou um conjunto de rituais que provocam a combustão dos mais sérios espectadores. O sistema de som emenda o hino do Atlético a uma série de músicas do time. As organizadas são boas de cântico, adaptam até melodias do Pink Floyd em uma "homenagem" ao rival coxa-branca que utiliza em poucos versos grande parte dos palavrões encontrados na língua portuguesa.

(...)

O time também faz sua parte. Uma equipe capaz de pressionar qualquer um no calor do Caldeirão.

Foi o que aconteceu no último domingo. O Azulão mal entrou em campo e já perdia o jogo. Não é mole tomar um gol aos 4 minutos. Mas o São Caetano conseguiu sair da enrascada da melhor forma possível: empatou em um frango do goleiro Flávio, uma ducha que quase apagou o Caldeirão. A equipe poaulista ainda ficou em vantagem, mas aí foi o Atlético que saiu do buraco de um jeito brilhante: três gols em seqüência do ídolo do momento, o Papai Noel Alex Mineiro. Não houve mais tempo de reação. Apesar de todas as suas qualidades, apesar de todo o seu conjunto e de seus bons jogadores, o Azulão não estava preparado para a panela de pressão. (...)

* * *

E o grande Geninho, maestro daquela esquadra, está de volta ao Furacão. Que nos traga sorte novamente!

14 comentários:

DINDO disse...

2009 OU 2010 BI NACIONAL!!!

Anônimo disse...

O São Caetano no ano anterior foi vice-campeão. Perdeu pro vasco na mão grande.

O Título de 2001 foi sobre um dos melhores clubes da época, ao contrário de uma m**da de um título de 1985 (será que prescreveu?), nos penaltis, contra um time medíocre e com saldo negativo de gols.
__________
prof@no
(é raul na veia)

rever disse...

EU TAVA LÁ! Sou testemunha ocular da história...

Anônimo disse...

QUE EMOÇÃO !!!!!

Anônimo disse...

Eu também estava e com a metade da cara Vermelha e a outra preta.

fernanda disse...

Muito bom rever esses momentos! Realmente, é inesquecível...

Anônimo disse...

parabens, e para 2009 virar um sonho mesmo, ( SONHO MESMO ) bem que o geninho poderia convencer o alex mineiro a voltar hein...

ai sim seria um sonho...

pena que ainda nao podemos concorrer com paulistas e com a europa...

vai chegar o dia, com certeza vai

SRN

roderley disse...

Com certeza por enquanto o jogo mais inesquecível de nossa história, com a baixada fervendo desde 1h e meia antes do jogo, fantástico o que só nós atleticanos conseguimos fazer, nosso título nacional com certeza foi o mais bonito e merecido dos clubes paranaenses.

Anônimo disse...

Sabem que até hoje eu não entendi como foi o drible que o Ilan deu no zagueiro?

Anônimo disse...

Vejo no site globo.com que o Santos pode levar o Alex Mineiro e o Lucio Flavio, bem que o CAP podia entrar nessa briga, pois se com os dois só faltaria resolver as laterais.

Anônimo disse...

o cap nao tem como bancar os dois $$$... o alex ganha mais ou menos 200 mil no palmeiras... e o lucio flavio uns 150... nao tem como o cap bancar isso, e querer terminar a arena e tudo mais...

prefiro muito mais jogadores que se destacaram na serie b, e que querer jogar a A em um time de qualidade, para quem saber alcancar a europa ou o mercado internacional...

Anônimo disse...

"Esquerdinha, Adãozinho e Daniel entraram em campo para aliviar a tensão, enfrentar logo o tal Caldeirão da Baixada. Péssima idéia. Apesar de estarem de chinelão e sem uniforme do Azulão, eles foram logo reconhecidos pela galera e tomaram uma vaia digna de vilões. Sentiram o calor do Caldeirão e voltaram rapidinho para o vestiário."


UAHAUHAUHAUHAUHAUHA

Se fu...

Filipe disse...

LISTA DE REFORÇOS:

Fabiano LE ex CAP
Danilo ME ex goias e bambis
Ilan AT ex CAP
Angelo LD ex Inter e ADAP
Lucio Flavio MD ex Botafogo
Clayton Vol ex CAP
Alex Mineiro AT ex CAP
Gabiru MD ex CAP
Lucas AT ex CAP

Entre varios outros, temos que ter um time competitivo para o ano que vem, alem do que a gente passo esse ano pra gente fode com o ano dos coxinhas de merda, temos que exigir sim contrataçoes boas, nao adianta a gente se contentar com uns karas que a gente nunca viu na vida, e o CAP tem dinheiro sim pra bancar é so querer vamos pra 2009 com um time assim, nao vamos ganhar nada, nao adianta o geninho nem genio nenhum sem time nao ganha titulo se der sorte o paranaense e nada mais.... CONTRATAÇOES JA!!! E PODEMOS!!! SIM!!!

Anônimo disse...

Ah!!! Que saudades daquele time.