segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Nas mãos da torcida

Coluna de Augusto Mafuz de hoje, na Tribuna do Paraná:
A minha teoria é a seguinte: quando um time, que faz da derrota a rotina, de repente começa a ganhar, é sinal de que ocorre um fato estranho.

O ganho não é produzido por virtudes desconhecidas, porque virtudes não se escondem, existem ou não existem. A única explicação é a exploração do orgulho do ser humano. É a história do podemos ganhar!

É nesse estágio que se alcança uma coisa, que se define como superação. É a emoção, que no limite recepciona os mais diversos sentimentos, que faz o homem ir além do que naturalmente poderia. Ela nunca faz do jogador um craque ou do homem um super-homem, porque é um fato ocasional, e por isso, sempre vai embora.

Quero dizer que o Atlético perdeu (2 a 1) ontem para o Náutico, em Recife, porque a superação que usou para ganhar 15 pontos dos últimos 18 disputados chegou ao fim. O time de Geninho se exauriu, e se ainda tinha condições físicas para buscar o empate, não tinha mais condições emocionais.

Há quem pretenda usar a expulsão prematura e injusta de Ferreira, aos 20 minutos de jogo, como fator definitivo para o resultado. Talvez tenha influenciado em um dado momento, mas não foi o que decidiu. É que a disposição do Atlético era só defensiva, revelada na escalação de mais um volante (Fernando), em prejuízo de um atacante. Se a proposta, mesmo com 11, é defensiva, se torna impossível suportar a pressão com dez. Mas não me engano: com 11 em campo não seria diferente, porque o risco foi proposital de jogar atrás.

Perguntarão: se o Atlético era só superação, como será então contra o Flamengo? O jogo é na Arena, onde o Atlético, nessas ocasiões, costuma jogar com 11 em campo, mais 23 mil perto deles.

O Atlético está, outra vez, na mão de sua torcida. E ela nunca falhou.

9 comentários:

Anônimo disse...

E NÃO IREMOS FALHAR....BOKAO ZONA LESTE ....

Anônimo disse...

Porra Mafuz, quando ó CAP tá bem elogia, quando tá mais ou menos critica, assim é facil fazer coluna.

Anônimo disse...

Não to aqui pra defender o Mafuz, na verdade nem vou mto com a dele, mas ele nao fez uma crítica e sim apenas relatou a realidade, foi exatamente isso que aconteceu, e ainda bem que foi assim, pois fosse de outra forma nao teriamos conseguido esses 15 ptos descritos por ele. A nossa mística do caldeirão e da camisa que só se veste por amor fará a diferença contra o mengo, EU ACREDITO!!! Sera á plenos pulmões, DA-LHE FURACÃO!!!!!! Wally

Anônimo disse...

quando precisou a torcida empurrou, foi assim contra o vitoria e atletico go pela copa do brasil, foi assim ano passado contra os bambi, foi assim esse ano contra os xoxinha na final, que por mero azar tomamos um gol e perdemos o titulo, por falhas nossas, mas nao vamos cair e como disseram em outro post, que comecem a ver ja os bons jogadores da serie b, jogadores baratos, e que tenham qualidade...

renato e danilo neco da ponte
basilio do criciuma ( mesmo caindo e bom jogador )
jonas da portuguesa ( mas tem contrato com o gremio )

precisamos de jogadores com raca, com vontade de ter o nome na historia do cap, nao precisamos de pedro oldoni, de julio cesar, esses ai so querem o dinheiro do cap, so querem fazer fortuna, nao estao nem ai para a nossa historia, ou o amor da nossa torcida...

que 2009 seja muito melhor, e com muito menos erros, que a chapa que vencer as eleicoes, venha pra mudar ainda mais, e para melhor o nosso amado clube

Nikolas P.

buenooo disse...

podemos vencer. podemos vencer!

e os coxa vao tomar no cu.

Fernanda disse...

Por nada neste mundo vou perder este jogo, quero estar lá...
Domingo vai ser aquele sofrimento, aquela gritaria, mas nós vamos vencer e daí é só partir pro abraço...

Pepe disse...

domingo é dia de cantar e gritar até acabar a voz

BORA PRA BAIXADA PORRA !

Anônimo disse...

Quem tem que estar desesperado é o Vasco, pois além de vencer seu jogo tem q esperar o tropeço dos outros. Nós só dependemos da gente.

andré disse...

eu vo pular pro gramado e vou vibrar como se fosse o titulo!! alguma alegria a gente precisa ter esse ano!! pra mim ganhar do flamengo será a melhor alegria que o furacão irá me dar esse ano!!!!