terça-feira, 4 de novembro de 2008

Que mascote você prefere?

O tradicional Cartola, as duas versões do Furacão e o Caveirão: qual deve ser o mascote oficial do CAP?

Cresci vendo o tradicional cartola sendo o mascote do Atlético. Mascote oficial, eu acreditava. Meus tios me explicavam qual era o motivo de um senhor tão elegante ser um dos nossos símbolos: representava e retratava uma época em que o CAP era considerado um clube de elite, isso antes das cores rubro-negras tomarem conta da cidade e conquistarem também o povão, transformando o Furacão no clube mais querido em todas as classes sociais da capital paranaense.
Pois bem, de um tempo pra cá o cartola foi deixado um pouco de lado. Está quase esquecido, o coitado. Pelo menos para a nova geração de atleticanos, aqueles na faixa de até 20 e poucos anos.
O Furacãozinho passou a ser utilizado em algumas peças, e virou até produto infantil.

Furacãozinho para crianças.
Alguns sites usam também um Furacão mais, digamos, arrojado, com cara de mau.
Agora, o site oficial do clube traz um personagem que, se não ainda é considerado um mascote, traz pelo menos um fato interessante: mescla um símbolo da maior torcida do Furacão - a caveira - com a cartola de nosso primeiro mascote. É o "Caveirão".
Curioso é ver que, além do site oficial do clube, também alguns sites esportivos adotaram a caveira, símbolo da torcida, para identificar o Atlético.
Alguns sites usam a caveira para simbolizar o CAP.
Bem, fui verificar e descobri que o Atlético, na verdade, não tem um mascote oficial. Diz o artigo 9º do Estatuto do CAP: "São símbolos clube Atlético Paranaense a bandeira, o distintivo, o uniforme e seu hino".
Mas bem que poderia ser incluído no documento um mascote como símbolo oficial do clube. Com uma consulta entre os sócios, talvez. Quem sabe um concurso.
  • E pra você, qual deve ser o mascote oficial do CAP? O tradicional Cartolinha? O Furacão? Ou a Caveira? Palpite!

40 comentários:

taifu disse...

ae guerrilhero esse Furacao mais arrojado com cara de mau parece o Nei! kkkkkk oq vc acha?

Anônimo disse...

Acho que deva ser o furacãozinho, pois a caveira é um símbolo da Fanáticos e não propriamento do CAP. Somos chamados de Furacão desde a década de 40, sendo assim acho melhor o furacãozinho como mascote.Além disso, não gosto muito desta coisa de caveira não. A caveira é uma simbologia da morte, e futebol é vida,saúde, alegria...

Anônimo disse...

Furacào.

Anônimo disse...

essa terceira imagem axo que eh a melhor.

é só trocar o ROSTO do furacaozinho pra uma caveira que aí fica bem legal.

caveira e furacao mesclando como mascote.

e ai oq vcs acham?

Marcius disse...

parece o NEI mesmo.
o mais tesão é o SEGUNDO
furacãozão.
;}

Anônimo disse...

"essa terceira imagem axo que eh a melhor.

é só trocar o ROSTO do furacaozinho pra uma caveira que aí fica bem legal.

caveira e furacao mesclando como mascote.

e ai oq vcs acham?"

É VERDADE BEM LEGAL.

O FLORMERDENSE USA O CARTOLA TAMBÉM =/

TEM QUE DIFERENCIA.

FLW

Anônimo disse...

Cartolinha e ponto final.

Profano - mais de 30.

DINDO disse...

O NUMERO TRES COM CERTEZA!

Rafael Rosado disse...

Boa Tarde Guerrilheiro...

Na minha opinião o mascote OFICIAL do ATLÉTICO é e sempre será o CARTOLINHA.... O que poderia ser feito é dar uma modernizada no design dele... Talvez um CARTOLINHA em cima de um FURACÃO...

Mas o certo mesmo era oficializar o mascote...

abrço

Anônimo disse...

Eu conhecia outra história pra criação do cartola, pelo jeito eu estava errado.
José Carlos

Anônimo disse...

FURACAO COM UM ROSTO MAIS PONTA FIRME.....O CARTOLA TEM MAIS NO BRASIL.......E A CAVERA É FANÁTICOS....BOKAO....

Marcus Vinicius disse...

Grande e velho Cartola... esse é nosso verdadeiro mascote!

Anônimo disse...

O Atlético já tem um . O Cartola é o mascote eterno do Atlético; e já o é desde os heróicos campeonatos da decada de 40.
"Mudernidade" é coisa pra quem não tem história. vamos respeitar a nossa e os nossos simbolos.

Sandro

Anônimo disse...

Vamos lá no reconhecimento dos suspeitos:
O numero 4 é um personagem novo, criado pelo grande Marco Jacobsen- cartunista de mão cheia e da melhor familia atleticana. grande tipo a caveira, pode entrar pra história em charges e cartuns, e até histórias em quadrinho - como, aliás, já acontece no site oficial.

O numero 3 é o simbolo do Atlético Total, da "reessurreição" do Atlético em meados dos 90. Trata-se , evidentemente, de uma estilização da figura do "dotô Mario Celso", surgindo no olho do Furacão - todos sabemos disso. transforma-lo em simnbolo oficial cria um incone de atmosfera stalinista que não faz o menor sentido.


o numero 2 é um brucutu de poucas luzes que não representa, absolutamente, a nossa torcida.

o 4 é o velho cartola. Simbolo de nossa postura altiva, superior( metida a besta mesmo) até em momentos de crise. Durante muito tempo podiamos passar fome, até quase desmair de inanição, mas sempre de polainas e monoculos. E mais, o cartola , é malandro, esperto, bem humorado como eram os jovens e bem nascidos curitbanos que fundaram e deram esta cara ao Trétis. Com a camisa rubro-negra até o cara na colonia penal agricola ou balcão do bar mais sórido ou ainda num humilde barraco de periferia é um cartola

Cartola para sempre

GUERRILHEIRO DA BAIXADA disse...

ô José Carlos, conta a tua versão aí pra gente.

Anônimo disse...

Sempre me disseram que era somente uma re-estilização do mascote do Fluminense, sem nenhum sentido baseado em nosso time.
José Carlos.

Bruno disse...

O Cartola!!!!É um clássico!!!

Me lembro como se fosse ontem:No começo de 96, eu tinha feito 12 anos e pedi uma camisa do Furacão de presente.Minha mãe não tinha grana e me deu uma camiseta branca, com o simbolo antigo do CAP(aquele escudo)na frente e, na parte de trás, o Cartola, em tamanho grande.
A 1º vez que fui num estádio foi justamente no dia do jogo contra aquele timaço do Palmeiras-Parmalat, e eu fui na Baixada antiga usando essa camiseta.Virou meu amuleto, cada dia de jogo eu usava a bendita camiseta!!O Cartola, além de mascote, é pé-quente!!!!

Anônimo disse...

o furacão

Saulo disse...

Acho o Furacãozinho. Combina mais com o clube.

Cleverson disse...

Gosto muito do furacao.. o terceiro personagem. Mas, prefiro o cartola, pois sempre teve o cartola em nossa historia e nao devemos botar no lixo nossa grandiosa historia.

Luiz disse...

É uma questão bem complicada.

Também sou do tempo do bom e velho cartola, mas admito que nunca fui muito com a cara dele, justamente por ter esta vertente mais elitista.

Acho que o nosso mascote é o furacão. Se vc perguntar pra qualquer pessoa do país que time é representado pelo furacão, todos saberão que trata-se do atlético.

Eu simpatizei bastante com o caveirão, mas não acho que ele ganhe força suficiente para superar o furacão.

Será que não dá pra fazer uma fusão? uma caveira, de cartola, dentro de um furacão? aí sim teríamos uma opção bem interessante! hahaha

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

VA DAR O CU COZINHA VIADO Q É OQ VC SABE FAZER!!

AZEITONA FILHA DA PUTA!!!


MASCOTE: O FURACÃO COM A CARA DO NEI!!

Anônimo disse...

É isso ai, Vai toma no CU paquita do karaio

GUERRILHEIRO DA BAIXADA disse...

◘◘◘ PAQUITA DETECTED ◘◘◘

GUERRILHEIRO DA BAIXADA disse...

"O velho cartola. Simbolo de nossa postura altiva, superior(metida a besta mesmo) até em momentos de crise. Durante muito tempo podiamos passar fome, até quase desmaiar de inanição, mas sempre de polainas e monóculos. E mais, o Cartola , é malandro, esperto, bem humorado como eram os jovens e bem nascidos curitbanos que fundaram e deram esta cara ao Trétis. Com a camisa rubro-negra até o cara na colônia penal agrícola ou balcão do bar mais sórdido ou ainda num humilde barraco de periferia é um cartola"

Excelente.

Anônimo disse...

MASCOTE: NÃO O TERCEIRO PERSONAGEM, E SIM A TERCEIRA IMAGEM, A ULTIMA IMAGEM... QUE MISTURA O FURACÃO COM A CAVEIRA.

SRN

Anônimo disse...

o furacãozinho bombado é mais a cara do atlético XD

eu prefiro ele =)

fernanda disse...

Dificil escolha, tanto o Caveirao como este furacao bombado com cara invocada, representariam bem o CAP...

Mas das imagens acho que esta ultima eh a que melhor define o Atletico, representando a uniao do simbolo do clube, a Caveira e o Furacao, um Atletico integrado... muito legal...

Anônimo disse...

Mas das imagens acho que esta ultima eh a que melhor define o Atletico, representando a uniao do simbolo do clube, a Caveira e o Furacao, um Atletico integrado... muito legal...

Anônimo disse...

Nosso mascote é o Cartola e pronto.

Anônimo disse...

o CARTOLA!!!
talvez o furacão.
mas a caveira não concordo

Anônimo disse...

O CARTOLA

SEU TORMENTO disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
GUERRILHEIRO DA BAIXADA disse...

◘◘◘ PAQUITA DETECTED ◘◘◘

Anônimo disse...

Sou tradicionalista, tenho 32 anos, e acho que o Cartola esta eternizado na história do Atlético. Acho que não pode ser deixado de lado.

Anônimo disse...

CAVERAAA

Anônimo disse...

Furacao com cara de Bem. O do mal parece bandido, a Caveira é da Fanáticos...

Lorrayne (lola) disse...

Tudo se copia mesmo né? rsrsrs

Jorge Ramiro disse...

Acho que o melhor mascote de todos foi a da Coréia. Eu trabalho em Cepav, e agora eu vou tirar umas férias para ver os jogos de futebol da Copa do Mundo.