segunda-feira, 3 de novembro de 2008

O que muda no estatuto do CAP

Conselheiro amigo do Blog explicou o que será deliberado na reunião extraordinária do Conselho Deliberativo, hoje à noite. Além de autorizar oficializar a entrada dos novos conselheiros, serão votadas algumas mudanças no estatuto do CAP. O objetivo, diz, é modernizar o documento e adaptar o clube a uma nova realidade, levando em conta que o Atlético é hoje um clube com 20 mil sócios.
Dentre as principais alterações, estão:
1. Alteram-se os critérios para que os associados possam participar das assembléias e tomar posse em cargos de direção. Hoje, com um ano de vida associativa o associado pode participar. Agora, com o objetivo de que os sócios permaneçam vinculados e comprometidos com o clube opr mais tempo, propõe-se um prazo de 3 anos de associação para participar da Assembléia Geral; 4 anos para participar dos Conselhos Deliberativo e Fiscal; e 5 anos para participar do Conselho Administrativo. Detalhe importante: aqueles que já cumpriram ou cumprirão o prazo atual de 1 ano até o dia 8 de dezembro próximo já têm o direito adquirido de de participar da próxima assembléia, votar e ser votado para o Conselho Deliberativo.
2. Os mandatos nos Conselhos Deliberativo, Administrativo, Fiscal e Diretoria passam de 2 para 3 anos; visando conceder maior estabilidade àqueles eleitos pela Assembléia Geral, alem de ter em conta a nova dimensão do quadro associativo, o que demandaria uma consulta a um número extremamente elevado de sócios de forma mais freqüente;
3. Atualmente, o estatuto prevê reeleições sem limite nos cargos diretivos. Agora, propõe-se uma única reeleição para os cargos de Presidente do Conselho Deliberativo e Presidente do Conselho Administrativo. Para os demais cargos - como conselheiros - não há limitação de reeleições.
No que tange à estrutura administrativa do clube, estas seriam as alterações mais significativas. Mas há também uma série de mudanças em pontos ultrapassados ou revisões gramaticais.
Uma outra alteração de interesse dos sócios é a revisão no item "deveres dos associados", com a inclusão de algumas novas normas de conduta. Tão logo soubermos quais forem tais mudanças, divulgaremos aqui.
♦♦♦
Na opinião deste blog, as mudanças colocam o clube no rumo certo. Podem dizer que é populismo por parte da atual diretoria inserir uma cláusula que proíbe reeleições sucessivas após 10 anos no comando do clube. Mas isto era permitido até agora, e convém prever, para o futuro, uma norma que permita a alternância no poder. O tempo de associação para poder ser candidato a um cargo diretivo também é salutar. Talvez três anos de associação para poder participar de uma assembléia geral seja tempo demais. Mas, como as eleições serão realizadas apenas de três em três anos, não haverá prejuízo algum para os associados.

2 comentários:

Anônimo disse...

E AS OBRAS QUE PROMETEM E NAO CUMPREM ERA PARA CAP X FLAMENGO ....AGORA JÁ É PRO PARANAENSE....E DEPOIS SERÁ SÓ PRA 2010?????????
É DE FICAR DE CARA SINTO QUANDO CRIANÇA E MEU PAI ME PROMETEU UM VIDEOGAME NOVO E QUANDO VEIO O MESMO ESTAVA BLOQUEADO SEM PODER UTILIZÁ-LO.............
FL BOKAO

Anônimo disse...

AH GUERRILHEIRO TAMBÉM TEM MAIS UMA AÍ NÃO SEI SE TU FLAGRO ROUBARAM O CAP LEVARAM 3 COFRES TA NA CAPA DA TRIBUNA DE HOJE....E RENDERAM O MAURO SINGER AINDA FIGURA CARIMBADA ATLETICANA.....ESSES LADRÕES PARECE QUE CONHECIAM O QUE ESTAVÃO MEXENDO....DESLIGARAM CAMERAS TUDO SABIAM MEXER NOS COMPUTADORES....SO ESQUECERAM DE DESLIGAR O SEGUNDO SISTEMA....O ENGRAÇADO É QUE LEVARAM 3 COFRES DE ALTURA DE PESSOAS MAIORIA DELES NA PICAPE SAVEIRO?!!?!? COMO AGUENTARIA OS CARAS SAO BANDO DE RATO ....E O MODULO DA PM DO LADO AINDA....O QUE FAZEM DORMEM DURANTE A MADRUGA??? FL BOKAO