quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Mafuz e a eleição de dezembro

Coluna de Augusto Mafuz desta quinta-feira na Tribuna:
Risco de Conduta
Soube que o Atlético já licencia 400 itens com a marca CAP. E que no próximo ano irá bater na casa dos 600 produtos. A notícia não me surpreendente. Ao contrário, já a tenho como antiga: o Atlético, em matéria de exploração da marca, só é superado pelo São Paulo no futebol brasileiro. Neste segmento, é a melhor administração do nosso futebol, inclusive em relação ao São Paulo, que só licencia mais por ser um dos maiores do mundo, em razão de resultados de campo.

É aí que surge uma grande contradição: o que impediu a marca CAP de crescer mais foi o desprezo com que a administração central tratou o futebol. Não o desprezo no sentido de ignorar ou se omitir, mas de praticar erros na escolha de profissionais, que diminuísse a margem de equívocos na formação de jogadores e de um grande time. Fatos que, inclusive, um espírito de renuncia que parecia não existir, passou concordar.

Alcanço a questão central do meu tema. O conselheiro Nelson Fanaya e o sócio Rato anunciam que serão candidatos nas eleições do clube no próximo dezembro. Por força dos estatutos, os dois têm a faculdade de exercer esse direito.

Mas o direito individual não significa, necessariamente, que possa ser exercido, em prejuízo do direito da torcida. O que eu quero escrever é isso: Fanaya e Rato não têm condições de exercer um cargo de comando no clube. Só para não ser injusto, me imagino com esse mesmo querer. Não teria essa condição.

Ser candidato para, simplesmente, mostrar uma reação contrária à situação atual, é temerário. Talvez, até irresponsável, porque no futebol muitas decisões são produzidas pela emoção, que estão atreladas aos resultados de campo.

O Atlético, quando ainda era de uma natureza amadora, já teve experiências terríveis, improvisando como presidente o 1.º que apareceu. Agora que se tornou um dos maiores do Brasil, não pode correr o mínimo risco.

Quero dizer mais uma coisa: Mário Celso Petraglia é ainda o mais especial, e por isso, o maior dirigente do futebol brasileiro. Seus erros históricos no futebol não o tornaram um dirigente comum. Os atleticanos, que pelos diversos motivos, é que não lhe dão o direito de errar.
O Atlético, ainda, não se tornou auto-suficiente e independente de Petraglia.
Não se pode romper uma dependência, só tendo como motivação a hipótese de mudança.
Petraglia para presidente!

  • Comentem!

29 comentários:

Anônimo disse...

APOIADO, PETRAGLIA PARA TENTAR SE REDIMIR DOS ERROS E MELHORAR AINDA MAIS A MARCA, E OS TITULOS DO CAP...

FICA PETRAGLIA !!!

NIKOLAS P.

Anônimo disse...

FICA PETRAGLIA!

Buenas Superior disse...

Apesar de estar se moldando um cenário meio cafonão de " reconduzido pelos braços do povo!" apóio totalmente a possível candidatura PET. É o melhor!

DINDO disse...

TENHO CERTEZA QUE OS "KONHOS" QUE SE CANDIDATAREM, RECEBERÃO VÁRIOS VOTOS. POIS INFELIZMENTE NA NOSSA TORCIDA TEM CADA "CABECINHA" QUE É SÓ POR DEUS...TIPO(NÃO DEIXEM MORRER O MEU ATLÉTICO, VOTE NO RATO). QUEM NÃO GOSTA DE GANDAIA VOTA NO FANAYA, E ETC.

PETRÁLIA SEMPRE, SEMPRE E SEMPRE.

Anônimo disse...

Petraglia não é Deus!!!É bom na administração e no marketing, mas é sofrível no futebol. Petraglia deixou o futebol em sugundo plano e quase caímos para a segunda divisão, há anos não conquistamos nada, nem no paranaense, e me desculpe quem diz que o paranaense não vale nada! É preciso encontras nomes que aglutinem força, no gestão da marca e do futebol. O São Paulo é um exemplo de sucesso, porque não deixa o futebol em segundo plano, é um time vitorioso, sua marca é a mais valiosa no Brasil e sua torcida só cresce. Petraglia tem seus méritos, mas tem muito o que aprender.

Anônimo disse...

INFELIZMENTE PETRAGLIA É O ÚNICO COMPETENTE PARA O CARGO.....SEM MAIS...BOKAO

Geraaaaaldo disse...

Concordo com o "turco".

Sem mais.

Anônimo disse...

Parabéns pela coragem do Fanaya e do Rato mostrarem que o Atlético e de uma torcida que se preocupa com o clube. Agora se o estatuto já foi mudado, para gelar o animo de alguns, já imaginaram a eleição?
Será que outras surpresas aparecerão?

Geraaaaldo disse...

Mas peraê, caro anônimão, o estatuto não foi simplesmente "mudado", as alterações propostas foram votadas e aprovadas por quase 300 conselheiros, meu chapa.

E as mudanças melhoram o estatuto. MELHORAM!

roderley disse...

Com relação a Mário C. Petraglia todos sabemos o que já fez e irá fazer pelo clube, total apoio para sua permanência desde que tenha a humildade suficiente para largar o departamento de futebol definitivamente para quem conhece de bola e cuidar somente da parte administrativa, obras e liberação de verba para as contratações, estas feitas por quem conhece e sem interferência de empresários.
Sendo assim os títulos voltaram e nosso Furacão voltará a ser respeitado como um grande clube.

fernanda disse...

Pelo que vejo, não haverá mudanças significativas nesta eleição. Petraglia continuará à frente do CAP, seja ele ou a pessoa que ele indicar (que não seja o Fleury!!). E fica pelos seus méritos.
Mas a filosofia que ele e o seu grupo aplicam no Atlético, de um plantel barato e competitivo ainda não deu muito certo. Estamos conseguindo nos manter na série A, sabemos muito bem o quanto isto nos custa...
A administração está ok, mas o futebol deixa a desejar, sem bons talentos, sem projeção, sem grandes perspectivas...
A marca é forte, pq a nossa torcida é apaixonada e o marketing do CAP sabe muito bem explorar esta paixão. Mas não temos o retorno do clube, de um futebol envolvente, isto precisa ser reavaliado.

Sds

Anônimo disse...

Não é só colocar um monte de jogador caro no time que vai fazelo campeão, tenha como exemplo o "parmera" que já não tem chance de titulo e piriga não pegar nem a Libertadores, com um monte de jogador com salário alto só que não concegue pagar em dia.

Por isso não quero no CAP, um dirigente que só pense em titulo em detrimento do resto.

Meu voto é Petraglia.

Anônimo disse...

Votadas por 300 conselheiros? Não foram impostas?
E bom se informar!

Anônimo disse...

Concordo com o Roderley e a Fernanda, acho que o MCP não pode sair da diretoria, deve deixá-lo na parte adm. que ele sabe fazer como ninguem, só resta escolher um bom nome para cuidar da parte esportiva. Temos que urgentemente retomarmos nossa condição de grande dentro de campo, fora dele estamos indo bem.

Anônimo disse...

Quem vencer as eleições seja situação ou oposição, tem que arrumar um lugar para PETRAGLIA, sem ele não dá, pois é um mega administrador, faz milagres para
nos manter com todas as contas em dia, já que temos cotas de Tv menores
que os times do Rj e SP. Só obervar os números do último balanço divulgado.

VIVA O PET!!!

fernanda disse...

Eu só fico pensando até que ponto Petraglia conseguiria não interferir no depto de futebol, pois não consigo imaginar MCP longe de qualquer negociata...

Alguém falou em jogadores caros, acho que nem se trataria disso, para se ter um bom futebol. Mas como maior do estado que somos, ao menos o título estadual deve estar nas nossas mãos e não na mão de um clube quebrado como aconteceu este ano. Isto é incompreensível.

Bruno disse...

O Petraglia é um grande administrador, isso é público e notório.Porém, na parte de futebol, não manja NADA!!!Acho essencial q ele permaneça no CAP no setor administrativo, ms o futrebol deveria ser deixado pra quem realmente sabe!!!
O problema é: Será q ele, MCP, se desligaria REALMENTE do futebol do Atlético????Será q não ficaria agindo nos bastidores, como faz atualmente???
Fica a dúvida...
S.R.N

Anônimo disse...

FIIICAA PETRAGLIAAAA !

EU NUNCA MUDEI MINHA OPINIÃO, EU SEMPRE VIM AQUI DEFENDER ELE. PELAMORDEDEUS ESSAS PESSOAS QUE QUEREM TIRAR ELE DO CAP, ESTÃO OUVINDO MUITO A MÍDIA E TAMBÉM AS PAQUITAS. O QUE FALAM DELE É TUDO FRUTO DE INVEJA POR PARTE DE OUTROS, SEMPRE APOIEI E QUERO QUE ELE CONTINUE NO CAP POR VARIOS ANOS.

Abraços.
SRN

[e.]

Cleverson disse...

Petraglia mudou o CAP e ainda vai mudar muita coisa la... ele nao tem comparacao com qualquer outro ali. O melhor para o Furacao continua sendo o Petraglia.

Anônimo disse...

QUEM QUER QUE O PETRAGLIA SAIA É PORQUE ANDA ESCUTANDO MUITO O airton cocordero, EM 95 QDO. O CAP ESTAVA NUMA MERDA O SR. PETRAGLIA ASSUMIU E VEJAM COMO NOSSO TIME É RESPEITADO EM TODO BRASIL, ATRAVES DO NOME E DO PATRIMONIO.

Claudio Ribeiro disse...

Hoje o "tantã" do Vinicius Coelho descreveu uma lista de grandes Atleticanos que fazem parte da nossa história. Muitos deles foram presidentes e diretores no passado. Segundo o "gagá" coxa-branca, alguns deveriam retornar ao clube. É isso que a coxarada quer! Que retorne o pessoal que nunca ganhou nada de importante quando dirigia o Furacão; naquele tempo só dava coxa.
A grande verdade é que Petralha é vencedor, muito bom administrador, e acabou com a "mamata" de coxas, imprensa fajuta, e falsos atleticanos, que só queriam tirar proveito do Atlético.
Petralha sempre!!!

Anônimo disse...

MCP tinha ao seu lado nestes três anos um diretor de futebol altamente incompetente. Este contratou Givanildo, Bob entre outros.
Após a saida de Maculan as coisas começaram a funcionar e o Malucelli está fazendo um ótimo trabalho juntamente com Geninho e Moraci Santana.
Para mim o grande erro do Atlético foi ter mantido a comissão técnica tão inexperiente, por conta de um diretor de futebol ruim e orçamento abaixo das metas para o devido cargo.
A mudança que deve acontecer é termos preparadores como Moraci, técnicos no gabarito de Geninho e médicos que não aceitem jogador se escondendo no DM.
O Atlético nunca foi formado com jogadores caros, nem poderá ser assim, vivemos da revelação e venda de jogadores.
Petraglia está no caminho correto, Malucelli veio para suprir o ponto fraco do Clube. Não é possível que agora que estamos começando a acertar que tudo será novamente modificado e teremos que começar do zero novamente.

SRN

Eduardo C. Gabardo

andré disse...

fora petraglia!! marketing perfeito mas futebol mediocre???? eu não quero isso....chega de sofrer, ele so fez cagada nesses últimos anos com o futebol!! fala sério...e esse cara ganho qto dele pra escrever uma matéria dessas!!???
chega dos mesmos!!

Anônimo disse...

"Esse cara", caro André, é o Augusto Mafuz Mafuz, um nobre atleticano, certamente mais atleticano do que você, pelo menos em tempo, e uma das pessoas que mais entendem de Atlético.

João

Anônimo disse...

hehehehehe!!
Mafuz, advogado, atleticano doente, critico de longa data dessa gestão, sacou que não é qualquer um que consegue guiar um f-40. Excelente, e assim vários começam olhar com esse ponto de vista.
O CAP de hoje não é mais um calhambeque, em 1998 MCP já sabia da Copa em Curitiba, demoliu o estádio e está fazendo outro. O CAP de hoje se relaciona com clubes do primeiro escalão do planeta.



Fato: Estamos vivenciando a gestão do MAIOR DIRIGENTE DE FUTEBOL do Brasil,e ele ainda não acabou.

Anônimo disse...

Ele acertou muito mais que errou, mas muito mais mesmo!

notaram que dos 1000 gol em brasileiros 600 são da era petraglia!!! se não me engano 30 ou 29 participações em brasileiros

Nuvem passageira é essa crise de titulos, 2 aninhos só, ficamos 12 por 2 vezes seguidas 1958 - 1970 - 1982, o que ganhamos em 13 anos?

terminaremos a Brasilio itibere e vem titulo, relaxa galera, as coisas já estão voltando ao normal.

VAMOS INVENTAR UMA CRISE?

junior disse...

isso msm eu tambem faco punho firme ao FICA PETRAGLIA dando em conta o post anterior ´´Chapas comecam a se formar`` so ver meus comentes la.
Todo mundo aqui e inteligente so esses ATLETICANOS de ´´nova era`` da geracao ARENA e nao sabem do CAP dos velhos tempos.PETRAGLIA perfeito na adm.
Nao muito bom no futebol mais todo mundo erra quem nunca errou aqui.
Ta certo tudo erra e sempre temos q expor opinioes mais so mete o pau nao adianta o certo e dar forca e ajudar sempre o clube com um bom planejamento com um boa gerencia no futebol por parte de outras pessoas concerteza vem caneco o ano q vem!


SALVE A MALARIA

O ATLETICO NOS UNE E UNIAO NOS FORTALECE



GALERA VAMOS NOS DEDICAR EM UMA CAMPANHA FORA AIRTON CORDEIRO!!!




EU IMPLORO!!!


ABRAÇOS!!!

Anônimo disse...

Fica coronél!!!

Rodrigo Castrilho

fernanda disse...

Certos comentários me levam a crer que existe um código de conduta pra ser atleticano...

- Vc precisa ser pró-petraglia.

Se não for ou se questionar qualquer opinião pró-petraglia virão os rótulos pejorativos...

Falaciano! Corneteiro da Reta! Torcedores de Geração Arena! Ouvintes do COCORDEIRO! Falsos Atleticanos!

De fato, hoje estamos tranquilos. Não vamos cair, o que mostra que MCP sabe muito bem o caminho do sucesso.
Saiu o tal Maculan e tudo vai voltar à normalidade. Engraçado... quando há acertos só o Petraglia acertou, quando há erros ele não errou sozinho, tinha um grupo incompetente por trás...

Na real, fico feliz por não poder votar nestas eleições, assim tenho mais tempo para analisar o rumo do Atlético.

A permanência de uma comissão técnica competente para o ano que vem com uma pré-temporada responsável (independente da conclusão do anel da Basílio Itiberê), me parece ponto fundamental para restabelecer a confiança na atual diretoria que tenho certeza, vai permanecer à frente do CAP.