quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Sobre a Copa (I)

Acabo de descobrir a existência do interessante blog Copa em Curitiba, um site independente, feito por curitibanos e que traz informações sobre como cidade pode se mobilizar, o que tem a ganhar com o Mundial, além de mostrar como outras cidades estão se mexendo e providenciar contatos com órgãos e entidades que possam trabalhar para influenciar na escolha de Curitiba, tentando unir todos em favor do objetivo de trazer a Copa para nossa cidade.
Hoje, o blog traz uma entrevista com Silvio Rossi, gerente-geral do hotel Bourbon Curitiba Convention - um dos maiores da cidade e que já abrigou celebridades como Pelé, o ex-presidente da Fifa João Havelange, o cantor Julio Iglesias, o escritor José Saramago, o ator Anthony Quinn, o arquiteto Oscar Niemeyer, o então presidente da República Fernando Henrique Cardoso, entre outros.
Sobre a possibilidade da Copa ser disputada em Curitiba, Rossi diz que "sem dúvidas temos interesse e estamos preparados, já que vimos algo semelhante com o evento da ONU que aconteceu em março de 2006, pois na oportunidade recebemos mais de 10 comitivas de diversos países".
Mas o que impressiona é a revelação de que, até agora, o setor hoteleiro não foi procurado por nenhuma autoridade sequer, estadual ou municipal, para tratar de alguma mobilização em torno da candidatura curitibana.
♦♦♦
Só para constar: Curitiba possui 137 hotéis (17.102 leitos), 11 Centros de Convenções e tem recebido, em média, 200 eventos por ano. Para 2008 a previsão é de 270.

Ano passado foi um ano especial: a cidade recebeu mais de 350 mil visitantes gerando uma receita na ordem de 80 milhões de reais. A conta divide-se da seguinte forma: do total realizado 23% são feiras, 20% congressos e o restante são festivais, simpósios, conferências, seminários e outros tipos de eventos.

Fora isso, a capital paranaense abriga anualmente um grande evento esportivo internacional: o WTCC (World Touring Championship Car), evento oficial da Federação Internacional de Automobilística. Na última edição, o evento foi transmitido para 140 países e atraiu um público de 20 mil pessoas.

No período de alta temporada a cidade costuma abrigar de 20 a 60 eventos das mais diversas áreas por mês.

É impossível alguém que queira realizar um evento como uma Copa do Mundo ignorar tudo isso.

♦♦♦

A propósito do blog Copa em Curitiba, já coloquei um link fixo para ele aí na coluna da direita.

Nenhum comentário: