sexta-feira, 11 de julho de 2008

Pior que o soneto

Petraglia e Fleury assinam uma "nota oficial", publicada no site do clube, sobre o episódio da coluna que irritou os tricolores cariocas. "Uma retratação", considerei. "Importante, nesse momento, e muito digno da parte de nossos doutos dirigentes", pensei, mesmo antes de ler o texto.
O problema foi quando o li. Nossos presidentes, além de não publicarem um pedido de desculpas oficial, justificam a publicação da coluna como "o império da livre expressão de pensamento que norteia a editoria do Site, desde que com responsabilidade e identificação prévia dos que assinam seus artigos".
Lamentei.
Liberdade de expressão não deve se confundir com autorização para promover agressões verbais, calúnias, ofensas. No futebol, principalmente entre os torcedores, esse tipo de tratamento é comum. É aceito, até. Da mesma forma que gosta de tirar sarro, o torcedor já está preparado para ser achincalhado. É assim nos botecos, nos estádios, nas esquinas, nos blogs. Mas é preocupante ver essa opinião ser endossada num site oficial, que representa uma instituição respeitada como o Atlético, e tratar diretamente de outra instituição.
Lembram-se das polêmicas charges que ironizaram o profeta Maomé, publicadas por um jornal dinamarquês e que promoveram a ira de muçulmanos em todo o mundo? Sobre o episódio, o escritor José Saramago, prêmio Nobel, condenou a irresponsabilidade do periódico e falou da questão da liberdade de expressão: "imagina se o cartunista, em vez de ridicularizar Maomé resolvesse fazer uma caricatura chamando de imbecil o diretor do jornal. No dia seguinte, estaria na rua. A liberdade de expressão não salvaria seu emprego". Tem razão, o velho Saramago.
Petraglia, aliás, sabe bem o que isso significa. Certa vez, correu pela cidade a notícia de que tinha se irritado com o cartunista Thiago Recchia, que o havia retratado de forma ridícula, numa charge realmente ofensiva, agressiva e desnecessária. Petraglia teria ameaçado processá-lo, o escambau. Naquela situação, o presidente não quis nem pensar em "império da livre expressão do pensamento". Queria mais é uma retratação, resgatar sua honra atingida. E fez bem. Na época, penso, Petraglia estava certo. Não é em nome da tal liberdade de expressão que se pode ir achincalhando qualquer um, seja em desenhos ou em textos.
Mas, agora, Petraglia rema exatamente na direção contrária. Invoca a liberdade de expressão para justificar um erro - que, ressalte-se, não foi dele e nem do Fleury, e nem mesmo do autor do texto - afinal, ele só retratou o que todos os torcedores pensam. O erro foi de quem edita e administra o site oficial, que precisa ter um mínimo de bom-senso, ética e responsabilidade, além de um especial cuidado para não provocar uma hecatombe com uma simples palavrinha. É como disse Lya Luft: "Com uma palavra nos acercamos do outro, nos entregamos ou nos negamos, apaziguamos, ferimos e matamos. Com a palavra, liquidamos negócios e amores..."
Seria muito mais simples, e honesto, publicar um pedido de desculpas e admitir que a publicação do artigo foi de uma infelicidade colossal. Teria botado uma pá de cal sobre o assunto.
Às vezes, o Atlético parece tão à deriva quanto a Nau Capitânia do Rafael Greca na orla de Porto Seguro...

20 comentários:

Anônimo disse...

Sem mais comentários.

Apenas, parabéns! Perfeito.

Marcus Vinicius disse...

Guerrilheiro, vc acha mesmo que o Petraglia, "O SENHOR DO MUNDO" iria mesmo se rebaixar ao nível da "ralé " e pedir desculpas?
Cara.. fala sério. è como chover pra cima. Nunca o fez e nunca Fará!

Imagine se com toda aquela imponência, arrogância, iria simplesmente abaixar a cabeça diante de todos e pedir desculpas.

Com certeza o coitado do programador, que deve ganhar 250 real por mêis, e que publicou o texto, não está mais no quadro de "colaboradores" do CAP, Levou 55 chibatadas e foi lançado aos tubarões. Esse maluco com certeza tomou no rabo.
E o Juliano Ribas, Esse eu acho que vai demorar um bom tempo até escrever outra merda daquela, isso se voltar a escrever.

Atleticanoroxo disse...

Parabéns pelas sábias palavras!

rever disse...

parabéns pelo texto, mto bom..

Anônimo disse...

A imprensa especula que Roberto(givanildo)Fernadez pode deixar o Atletico nas próximas horas para dirigir o Botafogo pois Geninho caiu . Isso é uma ótima noticia amigos.Tomara que se concretize e ai quem sabe Geninho venha a CTBA.
Fonte da Noticia:
http://www2.uol.com.br/futebolpr/atletico/atletico.shtml

Anônimo disse...

Bologna oferece R$ 7,8 milhões por Danilo
O Bologna, recém-promovido à primeira divisão do Campeonato Italiano, está oferecendo 3 milhões de euros (cerca de R$ 7,8 milhões) pelo zagueiro Danilo, do Atlético. A informação foi divulgada pelo site www.goal.com, que citou como fonte a edição impressa do jornal italiano Corriere dello Sport.

Anônimo disse...

O Juliano Ribas, a Luciana Pombo, o MCP e o Fleury teriam que pedir desculpas, mas seria mais facil o Zeca Pagodinho tomar só água e o Danilo parar de dar lançamentos e chutões p/ isso acontecer.

Rubro-negro Bocaiúva

Anônimo disse...

E só espero que todas essas cagadas que a diretoria tem feito motivo alguém, para no final do ano termos uma oposição dentro do clube....

Anônimo disse...

Para mim palavras são so palavras não estariamos dando atenção nenhuma se o tal Presidente do Clube cariok que me recuso a citar o nome não tivesse reclamado tanto ninguem teria notado. Acho que ignorar certos comentarios fere mais a pessoa que os disse do que correr atras feito louco. Se importar com o fato é dizer que o adversário feriu você acho que isto não conta ponto pra ninguém mas tudo bem ........Agora imaginem se o Dunga ligasse pra tudo que dizem.........e o Felipão já estaria de volta a seleção faz tempo.......então se for ligar pra tudo o que falarem vc,vcs não fazem nada........flw BOKAO

Anônimo disse...

E falar o que se um dos "cronistas" do nosso site oficial é o florminense Nêgo Pessoa!!!
Do jeito que as coisas andam, logo o Moro vai começar a escrever sobre sexualidade e o Requião de democracia...
Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.
Blog de torcedor é blog de torcedor; site oficial é site oficial.

Anônimo disse...

Para mim o Danilo deveria ir embora ontem. Na minha humilde opinião, ele não serve nem para jogar com os funcionários do Restaurante Bologna!!!
Carlos

Anônimo disse...

Quem deveria pedir desculpas é o Juliano Ribas. Afinal, viramos chacota nacional por causa daquela coluna, por mais que não houvesse nenhuma mentira no que ele escreveu.

Anônimo disse...

Como torcedor do Fluminense e colaborador do blog da Flusócio (flusocio.com.br/blog), fico feliz em saber os torcedores do Atlético-PR reconhecem a atitude insensata de sua diretoria.

Que possa sempre prevalescer o respeito mútuo entre as instituições e que as opiniões fruto da paixão sejam sempre dadas nos foruns adequados.

Respeitosamente,

SAUDAÇÕES TRICOLORES

Fanático disse...

Que saudades eu tenho de quando ganhávamos jogos no campo. Esse Juliano Ribas, se não tinha o que e escrever, que publicasse alguma receita de bolo ou coisa parecida. A troco do que, chamar as pessoas e a intituição Fluminense de palhaços ? Atenção ??? Sei lá? Com um site oficial desses, não precisamos mais de blogs. Triste.

Anônimo disse...

Por conta de acontecimentos esportivos do passado, que não vem ao caso mencionar, não nutria grande simpatia pelo CAP. Mas fico feliz em saber que boa parte da torcida atleticana não concordou com a atitude da diretoria. Parabéns pelo texto. O respeito entre as instituições deve ser sempre mantido e acho até que vocês que mandam o jogo de volta poderiam propor uma atitude de grandeza ao receber com carinho a torcida do fluminense aí, alguma coisa como dar as mãos, ou qq outra ação pregando a paz. Até pra dar um exemplo aos nossos dirigentes. Mais uma vez, Parabéns. Com certeza, me fizeram olhar com outros olhos a torcida do CAP;
Um abraço
André Rio de janeiro.

Anônimo disse...

Guerrilheiro, é que a "política democrática e a favor da liberdade de expressão" da nossa diretoria é na base do morde-e-assopra.
Quando um caboclo se levanta apenas para uma simples indagação na reunião dos "socios", é 'convidado' a se retirar...MORDE!
Mas agora pode assoprar a vontade.

SRN

GUERRILHEIRO DA BAIXADA disse...

O caboclo da reunião de sócios era um fanfarrão agitador... eu estava lá e concordo que ele devia ser retirado do recinto... Uma assembléia de sócios do CAP não pode ser tratada como uma reunião de condomínio da Barreirinha.

Anônimo disse...

Caro guerrilheiro, parabéns pelo texto, muito bom mesmo. Reflete com excelência o que tenho lido aí e ouvido da esmagadora maioria dos atleticanos.
Lamento que a Diretoria apenas se tenha justificado e não pedido desculpas. Mas desculpas a nós atleticanos por não ter estado ao nível do nome do Atlético. Para mim, o Flormerdense não merece desculpas nenhumas, depois de tudo que nos fizeram nos últimos anos.

Quanto a alguns comentários, lamentável que tragam esse episódio do agitador da Assembléia. E por outro lado, o cara esteve na Assembléia e não ouvio o Petraglia pedir desculpas? Pediu pela perda do título e fez um mea culpa sobre a questão dos planos de sócios.

Espero que o Atlético mude esta política de se querer sobrepor a sites de torcida, como este blog e o Furacão.com. A torcida do Atlético faz um trabalho excelente neste plano, o site oficial que se restrinja à sua função.

Anônimo disse...

Sem essa de pedir desculpas, esses caras que vão se fuder...
Vão toma no c...
Perderam o título a gente pode falar o que quizer, vão perturbar a torcida do Fla que tá gozando da cara desses palhaços... nós também temos direito, nas palavras é muito melhor que nos socos e pauladas como fizeram com o Ricardo Pinto...
Na minha opinião não tem que pedir desculpa não se não gostaram azar deles.

Anônimo disse...

Falaram um monte da LDU, HAHAHAHA...
E no final... toma palhaços...
Não sou Fla tenho raiva de quem é, mas concordo com a coluna do site oficial.
Falou Galvão, Cleber Machado e Noronha (tartaruginha), chora seus manés...