quinta-feira, 10 de julho de 2008

Limpeza étnica

Por Polaco, colaborador do blog:
Muitas vezes, durante o miserável curso de nossas vidas, em uma de suas esquinas, nós esbarramos no óbvio e não o percebemos. Às vezes ele chama a nossa atenção, assovia, faz micagens, telefona e mesmo assim nós não percebemos. Procuramos explicações outras, complicadas, metafísicas, paranóicas e exageradas quando naturalmente poderíamos perceber o óbvio. Esta resistência em simplificar, este medo de parecer o conselheiro Acácio, é que faz com que às vezes, mesmo farejando a obviedade dos fatos, preferimos ignora-la. Há muito já se sabe que a incapacidade em compreender o óbvio é o grande problema do brasileiro.
Digo tudo isto para chegar ao Atlético e sua inesperada lista de dispensa. Ora, como é que ninguém percebeu que o que aconteceu é a criação de um gueto, um apartheid, um “progrom”? Ou os amigos não perceberam o liame, o traço que une todos os dispensados e os tornava um grupo à parte dentro do elenco?

Sim meus amigos, a ação da diretoria do Atlético não teve outro objetivo que não expurgar todos os mineiros do Umbará. Foi uma ação dirigida, calculada, gradual e sorrateira. Todos os jogadores que são mineiros, ou tiveram momentos marcantes em Minas, ou foram indicados pelo mineiro Franco (caso do Piauí) estão fora. Michel, Fahel, Léo Medeiros, Irênio e Zé Antonio são mineiros até a medula óssea. Marcelo Ramos é baiano de nascimento, mas seu futebol só nasceu (e morreu há muito tempo) em Minas. Se pode dizer que é o mais mineiro dos baianos. O amigo há de perguntar:
- Tá bom, mas e o Roberto? O que você me diz do Roberto?
Um caso singular. Devo reconhecer. Imagino duas possibilidades. Ou o caso entra na conta das exceções que confirmam a regra. Ou a dispensa deve-se a um “mineirismo” velado, um comportamento demasiado mineiro do atleta. Que convenhamos sempre que foi chamado foi de uma discrição uberlandense. Foram alguns anos de promessa e nem uma falta para se lembrar, nem um cartão vermelho, uma grande falha. Que dirá então, uma grande jogada, ou um chute a gol. Nada. Discreto como um mineiro de anedota.

Não estou, longe de mim - e valha-me Nossa senhora, sou um libertário, cosmopolita, cidadão do mundo, abolicionista - defendendo a prática da segregação racial. Estou apenas constatando um fato que de tão óbvio passou batido. Não consigo compreender as razões da direção do
Trétis. Mesmo porque o nosso mais importante jogador é mineiro até no nome. Por outro lado, o genial escritor mineiro Otto Lara Resende dizia que “a grande contribuição de Minas Gerais para a cultura universal é a tocaia. A tocaia é uma homenagem à vítima. Ela morre sem aviso prévio, delicadamente e, se possível, desconhecendo o autor da cilada”.
Vai ver é por isso. A direção do Atlético ficou com um pé atrás, assustada com a fama dos mineiros de escorregarem para cima. Minas não há mais no Caju e na Baixada. Minas, agora, é apenas um retrato na parede.

E, já que falamos do óbvio e do Otto, não custa repetir sua frase fatal: “O mineiro só é solidário no câncer”.

13 comentários:

Anônimo disse...

ESte "Polaco" não deve bater muito bem da cabeça !

Anônimo disse...

Deixa eu imaginar a notícia do dia hoje... "Obras adiantadas na Arena"?

Anônimo disse...

Polaco, isso não tem nada haver !! Não existe limpeza etnica no atletico, todos nós sabemos que no atletico só joga jogador de interesse comercial do Petraglia. é o caso do Danilo, Quem tem vinculo com outros empresários de jogadores, não joga no atlético. Pedro Oldoni foi obrigado a encerrar o contrato com seu empresário para jogar no Cap, Comercial Atlético Paranaense. é petraglia que manda, compra e vende e nós somos massa de manobra !!!!

Rafael disse...

ENQUANTO VCS DISCUTEM MERAS ADVERSIDADES FORA DE CAMPO NOSSO TIME TA SO SE FUDENDO FORA DE CASA SO GANHANDO DO IPATINGA SE NAO ME ENGANO E OUTRA TODO JOGO TEMOS EXPULSOES?????????????????/ NAO FALTA UM PSICOLOGO PRA CONVERSAR E VER O QUE OS CARAS PENSAM SE JOGAR COM RAÇA EH FAZER FALTA VTNC CARA DECEPCIONADO O TIME DO FLORMINENSE EM DECADENCIA E O ATLETICO NAO SABE APROVEITA JA DEU FERNANDES TCHAU PRA VC E PRA TECNICOS DO NORDESTE........CHAMA O ABEL GENINHO ATE O LOPES EH MELHOR QUE ELE FLW CARA CANSADO DE VER ISTO ACONTECER NUNCA VI TIME GANHAR SO UMA FORA ATE AGORA ..........SO QUEREM SABER DE JOGAR EM CASA...AFF ..FLW BOKAO

Flavio disse...

Típico caso de redação de vestibular de quem se f*. Texto bem montado, tals, mas de conteúdo estapafúrdio. Cara, paranóia pura! Se liga cabeção!

Fernanda disse...

Podemos pensar nisso sim Guerrilheiro que "A direção do Atlético ficou com um pé atrás, assustada com a fama dos mineiros".

Mas o que me preocupa é exatamente isto, a direção estar "assustada". Em que momento o departamento de futebol do Atlético deixou de lado o seu talento e a sua visão na escolha de jogadores, confiando as expectativas de toda uma torcida apaixonada à opinião de parceiros mineiros e de um técnico contratado que depois é demitido, sem concluir sua proposta?

De que nos adianta o moderno CT se não para formar jogadores e um time que nos traga alegrias e vitórias?

Nosso Furacão tem que ter a "cara" da nossa torcida, não adianta inventar... Esse time sem atacante que não finaliza, essas expulsões recorrentes, as "falhas individuais da zaga". Tudo isso está me dando um desespero.
Apesar disso, contra o Inter, estarei na Baixada, vestindo minha camisa rubro-negra e torcendo muito pelo meu Furacão... Essa má fase, vamos superar!

Anônimo disse...

ah so pra nao chorarem mais ESTAMOS JOGANDO NO TAL 3-5-2 QUE EU POR SINAL ODEIO MAS TUDO BEM ELE ACEITOU A MAIORIA BRASIL EH TIME DE JOGAR NO 4-4-2 MAS TUDO BEM AGORA NAO ADIANTA RECLAMAR DE POSICIONAMENTO ELE ATENDEU A TORCIDA (PARCELA DELA) ..ABRAÇOS BOKAO

atleticanoroxo disse...

Tanto faz jogar no 4-4-2 ou no 3-5-2. O time tem ter jogador de qualidade ? Danilo na zaga? e no meio, quem faz a ligação com o ataque? e no ataque quem finaliza?

Anônimo disse...

Nossa...

A ironia nesse texto não foi tão sutil a ponto de ninguem perceber...

Anônimo disse...

Geninho Caiu no Botafogo !!!

Camila disse...

Poxa, ninguém entendeu a ironia to texto????????????????

Não levem tão ao pé da letra, pessoal!

Anônimo disse...

O SITE OFICIAL DO ATLETICO LEMBRA MUITO A DIRADURA MILITAR. ONDE TUDO SE "TAPAVA O SOL COM A PANEIRA", TUDO SE COLOCAVA DEBAIXO DOS PANOS. O TIME TOMOU UMA SOVA ONTEM, E ME VEM UMA TAL DE LUCIANA POMBO ( QUE NUNCA CHUTO UMA BOLA NA VIDA) QUERAR COLOCAR O LADO "EMOÇÃO" DO TORCEDOR SOBRE O JOGO DE ONTEM. NÃO ADIANTA TAPAR O SOL COM A PENEIRA NÃO, TODOS SABEM QUE TEMOS UM TÉCNICO TAGARELA, E JOGADORES DE NIVEL BOM, MEDIO, E HORRIVEL. O ATLETICO PERDE, AI COMO FALARAM ACIMA, A PRINCIPAL NO TÍCIA É "OBRAS DA ARENA ADIANTADAS", QUERENDO ESCONDER OS FATOS. ISSO QUE É FODA, QUEREM MAQUIAR UMA IMAGEM DE QUE NO ATLETICO TUDO ESTA BEM, SENDO QUE SABEMOS QUE NADA ESTÁ BEM, PRINCIPALMENTE DEPOIS QUE DISPENSRAM JOGADORES QUE O ELENCO GOSTAVA MUITO, COMO O RAMOS. O CLIMA DENTRO DO ELENCO NÃO PARECE SER NADA BOM, NOSSO TÉCNICO É MAIS UM FANTOCHE QUE O CORONEL USA COMO BRINQUEDO PARA MATAR A TORCIDA DO FURACÃO, E NOSSA DIRETORIA, SEMPRE QUERENDO COLOCAR A SUJEIRA DBAIXO DO TAPETE...

MICHAEL ROSA.

Anônimo disse...

*DITADURA MILITAR