quarta-feira, 11 de junho de 2008

Carta de um atleticano em Bogotá e as impressões sobre El Paranaense

Don Guerrilheiro,

Tive a sorte de passar os últimos 15 dias em Bogotá e arredores e não poderia me furtar a fazer algumas observações:
Com a morte de Manuel Marulanda, o Tirofijo – líder histórico das Farc – talvez você seja agora o guerrilheiro mais velho do mundo.
Brincadeiras à parte, o negócio é que lá, como cá, todo mundo que se preza é louco por futebol. Andando ao lado de um compadre, elegantemente trajado com a que se veste por amor, éramos parados nas esquinas, neguinho puxava conversa no bar, aquela coisa toda:

– “La camiseta del Paranaense!”

Ficamos putamente orgulhosos quando um malandro num boteco definiu o nosso Furacão como o “club mas colombiano del Brasil”. É por aí.
Lá, do futebol brasileiro os caras conhecem bem (fora a Seleção) o Atlético Paranaense e também o Palmeiras de Freddy Rincon e Faustino Asprilla. Segundo e terceiro melhores jogadores da história do país, pros caras. O melhor foi o “pibe” Carlos Valderrama.
Assisti à pelada entre Colômbia X Irlanda tomando varia doses de néctar – o suave aguardente local – num bareco da quebrada. Foi bom, pois consegui extrair uma média, o senso comum, a opinião deles sobre os colombianos que jogaram e jogam no Trétis. Vê aí se é igual a tua:
- Marin – tem cartaz de grande jogador, é surpreendentemente respeitado.
- Julian Viafara – um dos últimos representantes da velha escola colombiana. Irresponsável, que joga na marca do pênalti. Amado por uns, odiado por outros. O “treineiro” da seleção e os jornalistas da capital são contra. Preferem, hoje, um goleiro mais sóbrio. A galera não. A malandragem gosta do perigo.
- Sergio Herrera“Muy malo” . Revelou-se lá, como cá, uma grande e bem urdida farsa.
- Dayro Moreno – Todos dão aquela risadinha quando falam dele. Como alguém falando do irmão mais novo que é meio malacão: “Sabe como é, joga muita bola mas... é boêmio demais, gosta de umas coisas ...”
- Davi Arturo Ferreira – Nome amaldiçoado em Bogotá. Por cinco anos foi um pesadelo para o Millonarios e Santa Fé. Os caleros dão risada sacaneando os bogotanos, (que tão há anos na fila) lembrando de gols e jogadas decisivas. Os bogotanos reagem com aquele papinho de que o Ferreira só é bom no clube e não é de seleção e coisa e tal... O que, vamos e venhamos, pra nós era bom que todos lá acreditem e, assim, parem de convocá-lo. No fundo, é sacanagem dos millos com o Ferreira que merece jogar a próxima Copa.
- Valencia – Só os iniciados o conhecem. O Borba descobriu-o no meio de sua primeira temporada profissional. Olhando a força e a técnica do Valencia ninguém diz, mas ele tem apenas 23 anos. Verdadeiro achado do Atlético.
O Montoya não é considerado colombiano.
De resto a Colômbia é um baita dum país. Bogotá é um tesão e merece uma mirada.

Grandes mulheres, uma cultura rica e peculiar, muito futebol, cassinos, lugares fodas pra conhecer, muito boa comida, preços amigos, mercado de esmeraldas e outros minérios preciosos, uma tradição espetacular de bilhares, uma história inacreditável de guerra permanente, o melhor café do mundo e... um monte de outras coisas.

Um abraço e fique tranqüilo que a tendência é as coisas melhorarem.
Sandro Moser

6 comentários:

Anônimo disse...

tezao deve ser por isto que o dayro nao rendeu no atletico o parana eh treta para uma coisitas a mais ...bokao

Franco disse...

Grande Polaco. Gostei da analise colombiana. Qdo o isca de figado volta a ativa??? E qdo vc vem pra estas bandas fazer uma visita?

Saludos

Franco

Fernanda disse...

Rsrsrsrssrs...

Também gostei da "análise colombiana"! Muito boa! Excelente post!

Anônimo disse...

Grande Guti!!!
Viajado e sempre antenado com o rubro-negro!!! Ótimo raio-x atleticano na ótica colombiana!
Abraços
Ghesti

Mirtaum disse...

Olá sou um empresário do Brasil que trabalho em uma compania norte americana que se chama Agel Enterprises e busco pessoas séria em colombia para espandir meus negócios. Pode entrar em cotato pelo celular: (57) 3016605174

www.agellife.com.br/colombia

wilton@agellife.com.br

Wilton...

Wilton Mingotti disse...

olá Pessoal venham conhecer a grande oportunidade da Agel que está formando novos milionários ao redor do mundo... Acesse:
www.agellife.com.br