domingo, 20 de abril de 2008

Meus Atletibas decisivos - I

O Atlético já disputou o título estadual contra o Coritiba em 12 oportunidades. Saiu campeão em sete delas. Mas, nesse aspecto, a minha geração é privilegiadíssisma. Dos anos 80 para cá, pude presenciar seis finais de campeonato contra os coxas. O Furacão venceu nada menos do que cinco delas. Isso sem contar o clássico decisivo pela Seletiva da Libertadores, em 1999.
Então, às vésperas de mais uma decisão, vou relembrar um pouco destas partidas históricas aqui no blog.
O time campeão de 1983 transformou o Couto Pereira num salão de festas.
Em 1983 eu era um piazote de nove anos. No ano anterior, eu já havia perdido a oportunidade de assistir a decisão entre Atlético x Colorado, no Couto Pereira - que terminou numa goleada de 4 a 1 que nos garantiu o título. Desta vez, não deixaria passar.
O Atlético já tinha vencido a primeira partida dos coxas por 1 a 0, gol de Joel. No segundo jogo, um empate bastava.
Era minha primeira final de campeonato. Adrenalina tomando conta geral. Era pequeno, lembro-me de pouca coisa. Como a ida ao estádio no Corcel II dos meus primos mais velhos. Da festa fenomenal feita por aquelas torcidas organizadas, das quais imediatamente virei fã: Os Fanáticos, Nação e, principalmente, a Guerrilheiros da Baixada.
Meu ídolo daquele time era o goleiro Rafael - substituto de Roberto Costa, meu ídolo anterior, que havia sido vendido para o Vasco. Mas eu curtia muito o Détti, o Ivair e o Renato Sá.
Lembro-me que, ingênuo e tolo, cantei "É isso aí" quando a torcida estava gritando "É Ivair!"...
Lembro-me do gol de Joel, de cabeça, e a explosão da massa rubro-negra.
Lembro-me do apito final e nós, de volta ao Corcel II, fazendo buzinaço pela cidade e provocando os coxinhas.
Eu mal sabia que iria comemorar tantas outras vezes um título de campeão em cima dos coxas... 1983 foi só o começo.

E você, esteve neste jogo?

4 comentários:

Anônimo disse...

HAHAHA...Bela iniciativa Guerrilheiro..Pena que eu com meus poucos 21 anos não vi esse Atletiba...Assim como o de 90, então, coloca aquele video de 90 quando você contar a história do Atletiba de 90...Mas esse ai, meu irmão mais velho diz que foi o melhor time que o Atletico já teve até hoje (que ele viu). Inclusive, a placar desse mes mostra uma repostagem sobre esse time ai...

Michael rosa.

Anônimo disse...

EU ESTIVE NESTE JOGO. ERA O DONO DO CORCEL II, HEHEHE

Anônimo disse...

Eu era um daqueles que chutava as portas de ferro do chiqueirão ao ir embora para casa...
Aquele estádio já fedia mijo...
Mais uma faixa Furacão!!!
Carlos

Anônimo disse...

tenho 12 anos mas meu pai me contou tudo sobre este jogo