sábado, 26 de abril de 2008

Futebol sem cerveja: quanta burrice e hipocrisia

Queremos beber nossa cervejinha em paz! Se liga, CBF!

Só me faltava essa. Querem mesmo acabar com o futebol.
O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e o presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais da Justiça (CNPG), Marfan Vieira, assinaram um "acordo" que proíbe, a partir de agora, a venda de bebidas alcoólicas nos estádios brasileiros em competições organizadas pela CBF. A medida faz parte do Termo de Adendo ao Protocolo de Intenções, assinado pelas entidades em 2007, "que busca prevenir a violência em estádios".
Quanta burrice. Quanta demagocia.
Tá certo que acabar de vez com a violência no futebol é uma meta a ser atingida. Agora, pergunto: há algum único estudo que mostre esta relação entre o consumo de cerveja dentro do estádio a violência? Principalmente aqui em Curitiba? Em dezenas, talvez centenas, de jogos realizados no estado do Paraná no ano passado, em campeonatos regionais e brasileiros de todas as divisões, além dos amadores, em quantos ocorreram problemas de violência, ainda mais ligados à venda de bebida alcoólica? NENHUM!
Nove entre 10 camaradas que eu conheço bebem cerveja no estádio - e nenhum deles sai tacando pedra em ônibus por causa disso. É um absurdo que pessoas de bem sejam obrigadas a passar horas sem poder tomar uma gelada "em nome da paz".
É uma medida paliativa. Não adianta, quem quer beber pra ficar "lôco", vai encher a cara de tubo antes de ir ao estádio; quem quiser se drogar fará o mesmo; e ainda tem os que querem brigar simplesmente por serem imbecis, sem precisar de nenhum "aditivo". E mais: a maioria absoluta das brigas de torcidas ocorrem fora dos estádios, e não nas arquibancadas.
Sejamos coerentes. Os bebedores de cerveja "do bem" agradecem.
Além disso, não sei qual é, exatamente, a validade jurídica desse "acordo". Não é uma lei. Esse protocolo assinado pode realmente proibir os clubes, instituições privadas, de vender cerveja em seus estádios particulares? E como fica o direito adquirido dos donos de bares dentro dos estádios, cujo contrato de aluguel certamente prevê a venda de cerveja? Algum advogado aí pode me dizer se não há como recorrer contra essa medida arbitrária?
Enquanto isso, mostre sua indignação junto à CBF. Mande um e-mail para lá e bote a boca no trombone! O contato é comunicacao@cbffutebol.com.br.

8 comentários:

Luiz Andrade disse...

Essa é mais uma daquelas idéias simples, para resolver problemas complexos, que parecem geniais.
É como o desarmamento dos cidadãos que possuíam armas legalizadas, segundo seus defensores reduziria imediatamente em até 70% o nº de homicídios. Aqui em Curitiba sabemos bem que isso não ocorreu.

Luiz Andrade disse...

p.s.Quero deixar bem claro, que não possuo armas, nem pretendo, apenas estou criticando a adoção de soluções simplistas para problemas complexos e que acabam ferindo direitos, cerceando a liberdade e o livre-arbítrio.

GUERRILHEIRO DA BAIXADA disse...

É aquela velha história, Luiz: o boi está com carrapato, então pra acabar com o problema decide-se matar o boi!

Rafael disse...

ah sei la galera não da pra falar muito falei com uns truta de sampa ...la é proibido já mo tempo bandeira e bateria pra algumas torcidas e bebida nem se fala .....faz uma cara que os bambi jogam sem nada por agressao de torcida...flw

Anônimo disse...

Pare de reclamar beberrão! Vá no estádio pra ver o jogo!

Anônimo disse...

bla bla bla

Anônimo disse...

ESTÃO ACABANDO COM O FUTEBOL MESMO...JÁ SOMOS LIMITADOS A VER PÉSSIMOS JOGADORES GANHANDO MILHÕES (MICHEL POR EXEMPLO...), JÁ SOMOS OBRIGADOS A ENGOLIR O DESPREZO ÀS CLASSES MAIS BAIXAS DA POPULACÃO, TENDO-SE EM CONTA A ELITIZAÇÃO DAS TORCIDAS ( O ATLETICO POR EXEMPLO...), AGORA SÓ ME FALTAVA ESSA, QUEREREM TIRAR A CERVEJINHA DO POVO...POR QUE O RICARDO TEIXERA NÃO DEVOLVE TUDO O QUE JÁ ROUBOU NA CBF E NÃO INCOMODE O TORCEDOR???? VÁ PRO INFERNO!!!

Anônimo disse...

putz meu... vcs sóbrios já são dificeis de se tolerar... imaginem bêbados... ng merece!! treticano bom é aquela q tá longe ou já morreu!!! coxa campeão pr de 2008 em plena rebaixada!!!