terça-feira, 22 de abril de 2008

Meus Atletibas decisivos - III

Ano: 1998.
O Furacão já tinha em sua esquadra alguns jogadores que viriam a ser campeões brasileiros em 2001, como Flávio, Gustavo e Adriano Gabiru.
Tinha, também, outros destaques. O lateral esquerdo Dedé, o zagueiro Wilson, o meia Paulo Miranda e o atacante Warley - que havia sido dispensado pelos coxas algum tempo antes.
Mas, naqueles três inesquecíveis Atletibas finais, ninguém se destacou mais do que o meia Nélio, contratado junto ao Flamengo.
As finais foram realizadas em três jogos. Por ter a melhor campanha, o Atlético tinha a vantagem de dois mandos de campo. O primeiro jogo foi no estádio Erasmo Carlos - o "Tremendão". Tenho duas lembranças inesquecíveis dessa partida. A primeira foi uma bomba que os suínos arremessaram contra a massa rubro-negra e que estourou bem perto do meu pé. Lembro que eu estava usando bermuda e o artefato "depilou" a minha perna direita. Chamuscou tudo quanto é pêlo. Por sorte, nada grave. Mas Nélio me vingou. Ele marcou o gol que garantiu o empate, num chute de fora da área. Esta é a segunda lembrança. Fui embora "depilado", mas rindo à toa.
As duas partidas decisivas, no Pinheirão, foram épicas.
Estádio lotadaço - só vi mais gente naquele lugar numa partida contra o Paraná "Favela" Clube com os portões abertos (se não me engano foi pelo mesmo campeonato estadual, alguém aí se recorda?).
O Furacão, treinado por Abel Braga e empurrado pela fanática torcida, meteu 4 a 1. Goleou os coxinhas, em plena final!
O primeiro gol foi do Gabiru.
O segundo, um gol daqueles que só se vê uma vez na vida: Nélio marcou um gol olímpico... rasteiro! Inacreditável! E ainda comemorou, para o regozijo da massa rubro-negra, mandando os coxas calarem a boca! Grande Nélio! Inesquecível Nélio!

Nélio manda um cala-a-boca para
a
coxarada: não tem preço.

Luizinho Neto (esse gostava de marcar gols contra os coxinhas) e Alex fecharam o placar.
Na terceira partida da grande decisão, a Nação Rubro-Negra superlotou o Pinheirão. Foram 44.475 pagantes - recorde de público no estádio. Já sem lugar nas arquibancadas, o povão começou a escalar o Pinheirão pelo lado de fora e fizeram do telhado uma nova arquibancada. Corriam pra lá e pra cá naquele teto de zinco, fazendo um barulho dos diabos.
Aos 35 minutos, um susto: pênalti para os coxinhas. O goleiro Régis quis dar uma de Rogério Ceni e cobrou pra fora. Logo após, o lateral Dedé enfia uma patada numa cobrança de falta a abre o placar para o Furacão.
No segundo tempo, o zagueirão Wilson, após cobrança de falta, enfia a cabeça na bola e a manda para o fundo das redes.
Os coxinhas ainda fizeram um golzinho de honra.
Esperei a volta olímpica e saí, a pé, comemorando pela Victor Ferreira do Amaral.

  • Quer relembrar como foi esta terceira partida? Então assista ao vídeo abaixo:

7 comentários:

Anônimo disse...

ESSE EU ESTIVE!!!! NO ÚLTIMO JOGO Q DEU 2X1 EU LEMBRO...O ARBITRO FOI O FILHO DA PUTA DO GODÓY...FOI BEM NO COMEÇO DA COPA DE 98 ESSE JOGO...O REGIS PERDEU UM PENALTI E A FESTA ERA TANTA QUE NEM O GOL DO SANDOVAL DO COXA EU VI....FOI MEU 2º TÍTULO VISTO DENTRO DO ESTADIO...O PRIMEIRO FOI AQUELE CONTRA O CENTRAL NO ÚLTIMO JOGO DA SERIE B....AI QUE SAUDADES DESSES TEMPOS...

PAULO BINHARA.

Rafael disse...

http://www.youtube.com/watch?v=e-e71iU9uao&NR=1
GUERRILHEIRO....UM VERDADEIRO JOGADOR PARA MIM EH ESTE QUE MISTURA TECNICA ...DEFESA...A RAÇA ATLETICANA ESQUECIDA......E PRINCIPALMENTE INTELIGENCIA.......COCITO NAO FOI CITADO NOS MELHORES DO ATLETICO MAS PARA MIM UM DOS MELHORES EM SUA POSIÇAO NA EPOCA......
ABRAÇOS BOKAO...

Anônimo disse...

Só um detalhe, Guerrilheiro. No primeiro Atletiba, nós é que estávamos ganhando até o finzinho do jogo e se não me engano aquela pôrra do Zambiasi que empatou aos 43 do segundo.
A conferir, ok??
Abração e Sds Rubro-Negras!!

GUERRILHEIRO DA BAIXADA disse...

Conferirei!

Anônimo disse...

Da Furacao.com:

No primeiro jogo, 33.930 pagantes viram Nélio abrir o placar para o Atlético no primeiro tempo, com o Coritiba empatando o jogo aos 42 minutos da etapa final.

http://www.furacao.com/historia/titulos/1998.php

Roger disse...

Esse video tinha que mostra para os jogadores para motivar a equipe.sabendo que todo dia e motivo para ganhar dos ervilhas hauhua

saudades desse tempo

Anônimo disse...

ALGUEM PODE ME INFORMAR O HORARIO QUE ABRIRA AS BILHETERIAS DA BAIXADA AMANHA??? GRATO

MICHAEL ROSA.